Quanto ganha um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.861,02 e R$ 7.945,14, com a média salarial de R$ 5.399,22 e o salário mediana em R$ 5.684,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 5.399,22 | 64.790,70 | 1.349,81 | 26,81 |
1º Quartil | 4.861,02 | 58.332,22 | 1.215,25 | 24,14 |
Salário Mediana | 5.684,00 | 68.208,00 | 1.421,00 | 28,22 |
3º Quartil | 6.059,31 | 72.711,67 | 1.514,83 | 30,09 |
Teto Salarial | 7.945,14 | 95.341,72 | 1.986,29 | 39,45 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de informática
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Campo Grande - MS | 5.684 - 7.161 | 5.742,51 | 5.684,00 | 5.684,00 | 5.911,88 | 7.160,64 |
Dourados - MS | 5.684 - 7.161 | 5.735,48 | 5.684,00 | 5.684,00 | 5.912,00 | 7.160,79 |
Três Lagoas - MS | 4.150 - 7.121 | 5.360,97 | 4.150,29 | 5.684,00 | 5.879,43 | 7.121,34 |
Corumbá - MS | 5.286 - 7.003 | 5.609,00 | 5.286,29 | 5.684,00 | 5.781,71 | 7.002,99 |
Lençóis Paulista - SP | 5.503 - 7.236 | 5.745,71 | 5.503,03 | 5.703,00 | 5.974,00 | 7.235,89 |
Aparecida do Taboado - MS | 5.506 - 7.069 | 5.678,36 | 5.505,67 | 5.684,00 | 5.836,00 | 7.068,74 |
Itatinga - SP | 4.888 - 7.402 | 5.159,91 | 4.888,00 | 4.888,40 | 6.111,00 | 7.401,83 |
Navirai - MS | 5.684 - 7.161 | 5.749,14 | 5.684,00 | 5.684,00 | 5.912,00 | 7.160,79 |
Maracaju - MS | 5.684 - 7.161 | 5.836,00 | 5.684,00 | 5.912,00 | 5.912,00 | 7.160,79 |
São Paulo - SP | 2.060 - 5.782 | 3.398,80 | 2.060,00 | 2.969,00 | 4.774,00 | 5.782,41 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Mato Grosso do Sul | 5.228 - 7.133 | 5.621,64 | 5.228,10 | 5.684,00 | 5.888,79 | 7.132,68 |
São Paulo | 3.735 - 7.372 | 5.167,95 | 3.735,25 | 5.574,00 | 6.086,50 | 7.372,15 |
Minas Gerais | 2.640 - 6.056 | 3.596,33 | 2.640,00 | 3.399,00 | 5.000,00 | 6.056,15 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- preencher planilhas de custo;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- revisar material pedagógico;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- simular situações atuais de trabalho;
- sistematizar a produção científica da área;
- demonstrar criatividade;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- dialogar com os outros professores;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- demonstrar tolerância e paciência;
- tomar providências em casos de emergência;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- agir eticamente na profissão;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- identificar novas fontes para atualização;
- comprovar experiência na área específica;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- organizar exposições de produtos;
- expressar-se com clareza;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- conferir a execução da manutenção;
- sistematizar as normas técnicas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- demonstrar perseverança;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- demonstrar liderança;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- fixar metas educacionais para a escola;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- adequar material pedagógico;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- demonstrar flexibilidade;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- selecionar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- registrar controles de estoque;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- preparar material didático;
- negociar projetos e cursos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- dialogar com os alunos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- executar a manutenção preventiva;
- criar situações de trabalho em equipe;
- preencher diários de classe ou similares;
- orientar os alunos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- auto avaliar-se;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- comprovar certificação das competências;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- preparar recursos audiovisuais;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- integrar-se em eventos da área;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- promover intercâmbios institucionais;
- limpar os equipamentos;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- participar de campanhas educativas;
- criar situações operacionais de atividades;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- analisar as avaliações;
- demonstrar capacidade de organização;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- elaborar os planos de aula;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- demonstrar capacidade de avaliação;
Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de apoio à produção florestal
- Cultivo de eucalipto
- Fabricação de álcool
- Ensino de idiomas
- Fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel
- Ensino médio
- Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br