Salário para o cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
CBO 2332-20 > Instrutores de ensino profissional

Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal

Instrutores de ensino profissional devem:

  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;

Atividades

  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • integrar-se em eventos da área;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • negociar projetos e cursos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • conferir a execução da manutenção;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • revisar material pedagógico;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • dialogar com os outros professores;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • auto avaliar-se;
  • comprovar certificação das competências;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • comprovar experiência na área específica;
  • executar a manutenção preventiva;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • demonstrar perseverança;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • orientar os alunos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • demonstrar liderança;
  • dialogar com os alunos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • analisar as avaliações;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • preencher planilhas de custo;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • limpar os equipamentos;
  • participar de campanhas educativas;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • organizar exposições de produtos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • demonstrar criatividade;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • expressar-se com clareza;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • agir eticamente na profissão;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • elaborar os planos de aula;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • adequar material pedagógico;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • registrar controles de estoque;


Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de apoio à produção florestal
  • Locação de mão-de-obra temporária




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