Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • comunicar-se;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;

Atividades

  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • organizar exposições de produtos;
  • comprovar certificação das competências;
  • participar de campanhas educativas;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • selecionar recursos didáticos;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • preencher planilhas de custo;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • executar a manutenção preventiva;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • adequar material pedagógico;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • preparar material didático;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • demonstrar liderança;
  • expressar-se com clareza;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • orientar os alunos;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • revisar material pedagógico;
  • demonstrar criatividade;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • auto avaliar-se;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • demonstrar flexibilidade;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • registrar controles de estoque;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • demonstrar perseverança;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • integrar-se em eventos da área;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • elaborar os planos de aula;
  • conferir a execução da manutenção;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • analisar as avaliações;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • agir eticamente na profissão;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • dialogar com os alunos;
  • dialogar com os outros professores;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • negociar projetos e cursos;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • limpar os equipamentos;
  • selecionar material pedagógico;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • processar materiais para a utilização em ensino;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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