Quanto ganha um Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
Um Instrutor de treinamento industrial (formação profissional) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.586,86 e R$ 13.426,25, com a média salarial de R$ 5.821,04 e o salário mediana em R$ 4.325,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 5.821,04 | 69.852,48 | 1.455,26 | 29,11 |
1º Quartil | 2.586,86 | 31.042,32 | 646,72 | 12,93 |
Salário Mediana | 4.325,00 | 51.900,00 | 1.081,25 | 21,63 |
3º Quartil | 11.084,80 | 133.017,60 | 2.771,20 | 55,42 |
Teto Salarial | 13.426,25 | 161.115,00 | 3.356,56 | 67,13 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de informática
- Instrutor agrícola
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
Instrutores de ensino profissional devem:
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
Atividades
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- identificar novas fontes para atualização;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- demonstrar flexibilidade;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- comprovar experiência na área específica;
- registrar controles de estoque;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- comprovar certificação das competências;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- criar situações operacionais de atividades;
- integrar-se em eventos da área;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- demonstrar capacidade de organização;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- auto avaliar-se;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- simular situações atuais de trabalho;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- sistematizar a produção científica da área;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- conferir a execução da manutenção;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- organizar exposições de produtos;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- preencher planilhas de custo;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- tomar providências em casos de emergência;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- promover intercâmbios institucionais;
- expressar-se com clareza;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- preencher diários de classe ou similares;
- criar situações de trabalho em equipe;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- revisar material pedagógico;
- selecionar recursos didáticos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- dialogar com os alunos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- elaborar os planos de aula;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- negociar projetos e cursos;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- demonstrar tolerância e paciência;
- dialogar com os outros professores;
- analisar as avaliações;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- sistematizar as normas técnicas;
- adequar material pedagógico;
- preparar recursos audiovisuais;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- limpar os equipamentos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- orientar os alunos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- demonstrar liderança;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- selecionar material pedagógico;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- agir eticamente na profissão;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- executar a manutenção preventiva;
- participar de campanhas educativas;
- demonstrar perseverança;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar criatividade;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- preparar material didático;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- fixar metas educacionais para a escola;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento industrial (formação profissional) no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo