Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em comunicação
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em comunicação - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação

Instrutores de ensino profissional devem:

  • prestar serviços À comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • comunicar-se;

Atividades

  • preparar recursos audiovisuais;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • demonstrar perseverança;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • conferir a execução da manutenção;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • participar de campanhas educativas;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar criatividade;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • dialogar com os alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar liderança;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • orientar os alunos;
  • elaborar os planos de aula;
  • registrar controles de estoque;
  • preencher planilhas de custo;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • organizar exposições de produtos;
  • negociar projetos e cursos;
  • comprovar certificação das competências;
  • comprovar experiência na área específica;
  • dialogar com os outros professores;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • auto avaliar-se;
  • adequar material pedagógico;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • expressar-se com clareza;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • agir eticamente na profissão;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • analisar as avaliações;
  • selecionar material pedagógico;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • executar a manutenção preventiva;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • revisar material pedagógico;
  • limpar os equipamentos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • preparar material didático;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • demonstrar flexibilidade;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • integrar-se em eventos da área;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: