Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de educação profissional industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação
Instrutores de ensino profissional devem:
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- elaborar material pedagógico;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços À comunidade;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
Atividades
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- promover intercâmbios institucionais;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- criar situações operacionais de atividades;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- demonstrar flexibilidade;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- preencher diários de classe ou similares;
- elaborar os planos de aula;
- selecionar recursos didáticos;
- expressar-se com clareza;
- integrar-se em eventos da área;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- preparar material didático;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- dialogar com os alunos;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- simular situações atuais de trabalho;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- sistematizar a produção científica da área;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- revisar material pedagógico;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- auto avaliar-se;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- executar a manutenção preventiva;
- demonstrar tolerância e paciência;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- participar de campanhas educativas;
- orientar os alunos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- analisar as avaliações;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- agir eticamente na profissão;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- conferir a execução da manutenção;
- selecionar material pedagógico;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- registrar controles de estoque;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- sistematizar as normas técnicas;
- tomar providências em casos de emergência;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- dialogar com os outros professores;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- fixar metas educacionais para a escola;
- demonstrar perseverança;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- comprovar certificação das competências;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- limpar os equipamentos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- criar situações de trabalho em equipe;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- identificar novas fontes para atualização;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- preencher planilhas de custo;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- demonstrar liderança;
- comprovar experiência na área específica;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- organizar exposições de produtos;
- preparar recursos audiovisuais;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- demonstrar capacidade de organização;
- adequar material pedagógico;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- estabelecer referenciais de avaliação;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo