Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em comunicação
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em comunicação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem em comunicação

Um Instrutor de aprendizagem em comunicação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.676,45 e R$ 6.949,15, com a média salarial de R$ 2.991,40 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem em comunicação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.991,40 35.896,84 747,85 14,98
1º Quartil 1.676,45 20.117,39 419,11 8,39
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,01
3º Quartil 5.299,72 63.596,65 1.324,93 26,53
Teto Salarial 6.949,15 83.389,83 1.737,29 34,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brumado - BA 1.758 - 2.132 1.759,61 1.758,43 1.760,00 1.760,00 2.131,76
São Paulo - SP 1.666 - 7.432 3.198,36 1.665,64 2.341,55 6.135,77 7.431,83
Rio de Janeiro - RJ 1.783 - 7.779 3.844,95 1.783,10 3.515,00 6.422,74 7.779,42
Belo Horizonte - MG 1.607 - 8.009 3.394,31 1.606,71 2.640,00 6.612,41 8.009,15
Taubaté - SP 1.757 - 2.431 1.844,78 1.757,16 1.844,00 2.007,41 2.431,43
Campo Grande - MS 2.009 - 8.007 5.368,14 2.009,02 6.500,00 6.610,85 8.007,26
Brasília - DF 1.504 - 5.691 2.607,94 1.504,19 2.000,00 4.698,84 5.691,38
Porto Alegre - RS 1.821 - 9.198 4.197,19 1.821,16 3.933,50 7.593,99 9.198,07
São Luís - MA 1.752 - 26.416 7.031,73 1.751,63 2.300,00 21.808,92 26.415,61
Florianópolis - SC 1.647 - 5.957 2.947,13 1.647,10 2.379,00 4.918,09 5.956,94
Curitiba - PR 1.835 - 6.888 3.581,13 1.835,06 4.013,00 5.687,03 6.888,30
Recife - PE 1.520 - 6.400 3.002,03 1.520,07 2.486,00 5.283,48 6.399,50
Barueri - SP 2.238 - 12.053 5.226,46 2.237,57 4.385,50 9.950,90 12.052,83
Fortaleza - CE 1.438 - 4.263 2.117,59 1.437,95 1.780,00 3.519,36 4.262,76
Campinas - SP 1.738 - 6.990 3.025,77 1.737,84 2.225,00 5.770,83 6.989,81
São Bernardo do Campo - SP 2.989 - 12.456 6.623,46 2.988,59 6.308,00 10.284,11 12.456,42
Montes Claros - MG 1.791 - 8.640 4.393,79 1.790,50 3.978,00 7.132,88 8.639,55
Uberlândia - MG 1.435 - 7.380 3.738,94 1.434,63 4.479,00 6.092,95 7.379,97
Goiânia - GO 1.504 - 7.168 3.255,05 1.503,79 2.875,00 5.917,59 7.167,56
Betim - MG 1.820 - 4.134 2.527,43 1.819,85 2.410,00 3.413,14 4.134,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.626 - 6.907 2.905,38 1.625,51 2.000,00 5.702,10 6.906,55
Minas Gerais 1.460 - 7.284 3.125,05 1.459,55 2.199,00 6.013,64 7.283,90
Bahia 1.703 - 2.967 1.918,12 1.702,96 1.760,00 2.449,52 2.966,94
Rio de Janeiro 1.630 - 8.074 3.935,27 1.629,91 3.613,00 6.665,87 8.073,90
Santa Catarina 1.646 - 6.125 2.917,32 1.646,18 2.379,00 5.056,44 6.124,51
Paraná 1.505 - 5.599 2.643,75 1.504,63 2.112,00 4.622,26 5.598,62
Rio Grande do Sul 1.580 - 7.707 3.360,01 1.580,21 2.705,80 6.363,29 7.707,41
Mato Grosso do Sul 1.482 - 7.984 4.696,60 1.482,31 6.500,00 6.591,73 7.984,10
Pernambuco 1.442 - 7.393 2.955,05 1.442,45 2.254,00 6.104,03 7.393,39
Espírito Santo 1.450 - 5.087 2.395,48 1.450,15 1.854,50 4.199,73 5.086,84
Ceará 1.446 - 4.957 2.303,18 1.445,72 1.788,00 4.092,86 4.957,40
Pará 1.412 - 5.531 2.299,57 1.412,00 1.590,00 4.566,79 5.531,44
Goiás 1.440 - 6.648 2.970,70 1.439,55 2.254,00 5.489,00 6.648,44
Maranhão 1.613 - 22.156 6.244,51 1.613,26 2.300,00 18.292,16 22.156,01
Distrito Federal 1.504 - 5.691 2.607,94 1.504,19 2.000,00 4.698,84 5.691,38
Rio Grande do Norte 1.496 - 15.733 4.561,38 1.496,16 1.920,00 12.989,04 15.732,72
Mato Grosso 1.453 - 4.722 2.325,45 1.453,04 1.980,00 3.898,35 4.721,80
Alagoas 1.541 - 3.330 2.147,20 1.541,38 2.218,00 2.749,35 3.330,10
Paraíba 1.412 - 3.633 2.113,80 1.412,00 2.056,52 2.999,75 3.633,39
Rondônia 1.412 - 3.267 1.799,89 1.412,00 1.500,00 2.697,48 3.267,26
Roraima 2.600 - 7.618 5.077,99 2.600,15 6.176,00 6.289,07 7.617,51
Amazonas 1.418 - 4.492 2.133,68 1.417,82 1.683,00 3.708,22 4.491,51
Tocantins 1.454 - 3.688 2.070,08 1.454,22 1.800,00 3.044,56 3.687,66
Sergipe 1.412 - 7.176 2.925,12 1.412,00 2.392,00 5.924,50 7.175,93
Piauí 1.412 - 5.772 2.429,79 1.412,00 1.639,00 4.765,33 5.771,91
Acre 1.434 - 3.390 1.878,89 1.434,00 1.710,00 2.798,50 3.389,63
Amapá 1.425 - 3.407 1.937,60 1.425,00 2.000,00 2.813,00 3.407,19


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação

Instrutores de ensino profissional devem:

  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • elaborar material pedagógico;
  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • preparar material didático;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • participar de campanhas educativas;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • comprovar experiência na área específica;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • expressar-se com clareza;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • adequar material pedagógico;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • registrar controles de estoque;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • elaborar os planos de aula;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • dialogar com os alunos;
    • limpar os equipamentos;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • selecionar recursos didáticos;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • demonstrar perseverança;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • agir eticamente na profissão;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • organizar exposições de produtos;
    • orientar os alunos;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • analisar as avaliações;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • preencher planilhas de custo;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • conferir a execução da manutenção;
    • dialogar com os outros professores;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • comprovar certificação das competências;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • auto avaliar-se;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • demonstrar criatividade;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • integrar-se em eventos da área;
    • selecionar material pedagógico;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • executar a manutenção preventiva;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • negociar projetos e cursos;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • revisar material pedagógico;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • demonstrar liderança;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho

    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em informática
    • Ensino fundamental
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens