Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem industrial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • prestar serviços À comunidade;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • identificar novas fontes para atualização;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • preparar material didático;
  • agir eticamente na profissão;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • dialogar com os alunos;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • organizar exposições de produtos;
  • selecionar material pedagógico;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • analisar as avaliações;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • orientar os alunos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • comprovar certificação das competências;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • demonstrar liderança;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • registrar controles de estoque;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • revisar material pedagógico;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • expressar-se com clareza;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • executar a manutenção preventiva;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • dialogar com os outros professores;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • selecionar recursos didáticos;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • adequar material pedagógico;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • elaborar os planos de aula;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • integrar-se em eventos da área;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar perseverança;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • limpar os equipamentos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • conferir a execução da manutenção;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • auto avaliar-se;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • participar de campanhas educativas;
  • preencher planilhas de custo;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • negociar projetos e cursos;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem industrial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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