Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem industrial
Um Instrutor de aprendizagem industrial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.533,86 e R$ 10.878,48, com a média salarial de R$ 4.836,41 e o salário mediana em R$ 4.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.836,41 | 58.036,92 | 1.209,10 | 24,65 |
1º Quartil | 2.533,86 | 30.406,26 | 633,46 | 12,92 |
Salário Mediana | 4.118,00 | 49.416,00 | 1.029,50 | 20,99 |
3º Quartil | 8.296,39 | 99.556,70 | 2.074,10 | 42,29 |
Teto Salarial | 10.878,48 | 130.541,73 | 2.719,62 | 55,45 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.544 - 10.963 | 4.220,22 | 1.543,54 | 2.805,00 | 9.050,99 | 10.962,83 |
São Bernardo do Campo - SP | 2.504 - 9.771 | 4.950,33 | 2.504,40 | 4.267,00 | 8.066,81 | 9.770,77 |
Curitiba - PR | 1.803 - 7.620 | 3.795,42 | 1.803,08 | 3.662,00 | 6.290,88 | 7.619,70 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.506 - 10.531 | 3.750,70 | 1.505,73 | 2.402,00 | 8.694,49 | 10.531,03 |
Belo Horizonte - MG | 1.526 - 7.292 | 3.525,25 | 1.526,34 | 3.240,00 | 6.020,71 | 7.292,47 |
Goiânia - GO | 2.042 - 9.777 | 5.132,86 | 2.042,40 | 4.888,00 | 8.071,81 | 9.776,82 |
Macaé - RJ | 2.117 - 9.470 | 4.181,12 | 2.117,02 | 3.226,00 | 7.818,19 | 9.469,62 |
Joinville - SC | 2.065 - 14.260 | 6.556,96 | 2.065,17 | 6.096,00 | 11.772,86 | 14.259,64 |
Florianópolis - SC | 6.941 - 15.555 | 9.500,97 | 6.941,42 | 8.802,00 | 12.842,01 | 15.554,62 |
Campinas - SP | 1.902 - 22.248 | 7.935,48 | 1.901,96 | 5.282,00 | 18.367,73 | 22.247,55 |
Barueri - SP | 1.967 - 8.630 | 3.959,89 | 1.967,25 | 3.500,00 | 7.125,20 | 8.630,25 |
Fortaleza - CE | 1.510 - 6.421 | 3.174,79 | 1.510,41 | 2.800,00 | 5.301,41 | 6.421,23 |
Jaraguá do Sul - SC | 3.904 - 13.073 | 7.538,33 | 3.903,75 | 8.500,00 | 10.793,25 | 13.073,11 |
São Luís - MA | 1.622 - 9.203 | 4.365,69 | 1.622,23 | 5.038,00 | 7.597,80 | 9.202,68 |
São Caetano do Sul - SP | 2.165 - 10.295 | 4.518,21 | 2.164,65 | 3.216,00 | 8.499,63 | 10.295,01 |
São Jose - SC | 3.598 - 10.602 | 6.186,39 | 3.597,89 | 6.140,00 | 8.752,74 | 10.601,58 |
Blumenau - SC | 4.457 - 16.677 | 8.874,79 | 4.456,94 | 8.500,80 | 13.768,29 | 16.676,56 |
Criciúma - SC | 2.055 - 10.884 | 6.586,76 | 2.055,33 | 7.994,40 | 8.985,88 | 10.883,96 |
Sorocaba - SP | 1.872 - 12.225 | 5.016,31 | 1.872,03 | 3.255,00 | 10.092,82 | 12.224,73 |
Guarulhos - SP | 1.704 - 12.900 | 5.363,12 | 1.703,76 | 4.820,00 | 10.650,46 | 12.900,16 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.769 - 11.963 | 5.070,11 | 1.769,20 | 3.903,00 | 9.876,95 | 11.963,25 |
Santa Catarina | 3.590 - 12.463 | 7.342,85 | 3.589,55 | 7.350,00 | 10.289,20 | 12.462,59 |
Minas Gerais | 1.878 - 7.337 | 3.718,38 | 1.877,72 | 3.127,00 | 6.057,29 | 7.336,77 |
Paraná | 1.919 - 8.515 | 4.197,00 | 1.918,66 | 4.118,00 | 7.030,35 | 8.515,37 |
Rio de Janeiro | 1.515 - 9.005 | 3.616,61 | 1.514,93 | 2.800,00 | 7.434,94 | 9.005,42 |
Goiás | 1.680 - 9.293 | 4.629,18 | 1.680,43 | 4.669,00 | 7.672,34 | 9.292,97 |
Mato Grosso | 2.508 - 8.353 | 4.998,15 | 2.508,07 | 5.282,00 | 6.895,97 | 8.352,61 |
Bahia | 1.585 - 7.467 | 3.729,14 | 1.585,10 | 3.614,00 | 6.165,17 | 7.467,44 |
Maranhão | 2.026 - 8.017 | 4.408,76 | 2.026,50 | 5.038,00 | 6.618,89 | 8.017,00 |
Rio Grande do Sul | 1.662 - 8.964 | 3.730,26 | 1.661,59 | 2.599,50 | 7.400,66 | 8.963,90 |
Ceará | 1.520 - 6.290 | 3.084,63 | 1.520,31 | 2.740,00 | 5.193,28 | 6.290,26 |
Espírito Santo | 1.996 - 9.030 | 4.610,46 | 1.995,58 | 4.318,00 | 7.455,11 | 9.029,86 |
Mato Grosso do Sul | 2.300 - 7.464 | 4.507,55 | 2.299,85 | 4.226,00 | 6.162,03 | 7.463,64 |
Pará | 2.059 - 10.138 | 5.381,20 | 2.059,03 | 5.050,00 | 8.369,83 | 10.137,79 |
Pernambuco | 1.652 - 6.651 | 3.216,09 | 1.652,27 | 2.491,00 | 5.491,42 | 6.651,37 |
Tocantins | 3.292 - 5.923 | 3.963,85 | 3.291,80 | 3.810,00 | 4.890,30 | 5.923,28 |
Distrito Federal | 1.599 - 7.818 | 3.479,83 | 1.599,46 | 2.798,00 | 6.454,82 | 7.818,28 |
Paraíba | 1.576 - 5.124 | 2.838,04 | 1.575,76 | 2.381,00 | 4.230,37 | 5.123,96 |
Alagoas | 1.607 - 7.115 | 3.197,90 | 1.607,36 | 2.508,00 | 5.874,60 | 7.115,49 |
Amazonas | 2.180 - 6.898 | 4.214,17 | 2.179,90 | 4.432,50 | 5.695,08 | 6.898,06 |
Rondônia | 1.438 - 5.990 | 3.250,70 | 1.438,22 | 3.452,00 | 4.945,78 | 5.990,47 |
Roraima | 1.750 - 7.463 | 3.422,97 | 1.749,63 | 2.940,00 | 6.161,75 | 7.463,30 |
Piauí | 1.748 - 5.229 | 3.347,76 | 1.748,00 | 3.737,00 | 4.317,25 | 5.229,18 |
Amapá | 2.567 - 6.461 | 4.540,60 | 2.566,80 | 5.080,00 | 5.334,00 | 6.460,70 |
Rio Grande do Norte | 1.863 - 10.586 | 6.214,56 | 1.862,50 | 7.926,00 | 8.740,00 | 10.586,15 |
Acre | 3.103 - 5.065 | 3.813,43 | 3.103,00 | 4.084,00 | 4.181,67 | 5.064,96 |
Sergipe | 1.518 - 5.233 | 2.303,80 | 1.518,00 | 1.816,00 | 4.320,00 | 5.232,51 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- preparar recursos audiovisuais;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- criar situações operacionais de atividades;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- sistematizar a produção científica da área;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- comprovar experiência na área específica;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- demonstrar liderança;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- sistematizar as normas técnicas;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- selecionar recursos didáticos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- comprovar certificação das competências;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- expressar-se com clareza;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- demonstrar criatividade;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- agir eticamente na profissão;
- executar a manutenção preventiva;
- participar de campanhas educativas;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- negociar projetos e cursos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- preencher diários de classe ou similares;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- preencher planilhas de custo;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- auto avaliar-se;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- dialogar com os outros professores;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- limpar os equipamentos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- preparar material didático;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- organizar exposições de produtos;
- demonstrar capacidade de organização;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- fixar metas educacionais para a escola;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- promover intercâmbios institucionais;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- demonstrar perseverança;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- elaborar os planos de aula;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- orientar os alunos;
- registrar controles de estoque;
- dialogar com os alunos;
- adequar material pedagógico;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- conferir a execução da manutenção;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- demonstrar tolerância e paciência;
- identificar novas fontes para atualização;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- revisar material pedagógico;
- analisar as avaliações;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- tomar providências em casos de emergência;
- integrar-se em eventos da área;
- simular situações atuais de trabalho;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- demonstrar flexibilidade;
- selecionar material pedagógico;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Serviços de engenharia
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br