Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

Atividades

  • adequar material pedagógico;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • preparar material didático;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • dialogar com os outros professores;
  • organizar exposições de produtos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • conferir a execução da manutenção;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • analisar as avaliações;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • revisar material pedagógico;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • comprovar experiência na área específica;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • comprovar certificação das competências;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • registrar controles de estoque;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • expressar-se com clareza;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • executar a manutenção preventiva;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • negociar projetos e cursos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • orientar os alunos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • integrar-se em eventos da área;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • preencher planilhas de custo;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • demonstrar criatividade;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • participar de campanhas educativas;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • limpar os equipamentos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • selecionar material pedagógico;
  • elaborar os planos de aula;
  • agir eticamente na profissão;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demonstrar perseverança;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • dialogar com os alunos;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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