Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de educação profissional industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de treinamento agropecuário
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços À comunidade;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- elaborar material pedagógico;
- comunicar-se;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
Atividades
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- promover intercâmbios institucionais;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- adequar material pedagógico;
- demonstrar tolerância e paciência;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- registrar controles de estoque;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- preencher planilhas de custo;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- demonstrar criatividade;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- dialogar com os alunos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- integrar-se em eventos da área;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- comprovar certificação das competências;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- organizar exposições de produtos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- demonstrar liderança;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- tomar providências em casos de emergência;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- participar de campanhas educativas;
- negociar projetos e cursos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- sistematizar a legislação na sua área;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- dialogar com os outros professores;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- preparar material didático;
- selecionar material pedagógico;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- revisar material pedagógico;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- limpar os equipamentos;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- preparar recursos audiovisuais;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- orientar os alunos;
- elaborar os planos de aula;
- comprovar experiência na área específica;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- simular situações atuais de trabalho;
- criar situações operacionais de atividades;
- analisar as avaliações;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- agir eticamente na profissão;
- executar a manutenção preventiva;
- sistematizar a produção científica da área;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- conferir a execução da manutenção;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- auto avaliar-se;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- expressar-se com clareza;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- criar situações de trabalho em equipe;
- preencher diários de classe ou similares;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- fixar metas educacionais para a escola;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- identificar novas fontes para atualização;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- selecionar recursos didáticos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- demonstrar capacidade de organização;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- demonstrar perseverança;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- sistematizar as normas técnicas;
- demonstrar flexibilidade;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas