Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de educação profissional industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de informática
Instrutores de ensino profissional devem:
- elaborar material pedagógico;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- comunicar-se;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- demonstrar competências pessoais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços À comunidade;
Atividades
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- participar de campanhas educativas;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- comprovar experiência na área específica;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- demonstrar capacidade de organização;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- analisar as avaliações;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- preparar material didático;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- auto avaliar-se;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- limpar os equipamentos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- tomar providências em casos de emergência;
- registrar controles de estoque;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- criar situações operacionais de atividades;
- negociar projetos e cursos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- elaborar os planos de aula;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- executar a manutenção preventiva;
- integrar-se em eventos da área;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- comprovar certificação das competências;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- demonstrar flexibilidade;
- selecionar recursos didáticos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- promover intercâmbios institucionais;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- orientar os alunos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- expressar-se com clareza;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- conferir a execução da manutenção;
- demonstrar liderança;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- fixar metas educacionais para a escola;
- organizar exposições de produtos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- revisar material pedagógico;
- dialogar com os alunos;
- preparar recursos audiovisuais;
- simular situações atuais de trabalho;
- sistematizar a produção científica da área;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- selecionar material pedagógico;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- adequar material pedagógico;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar perseverança;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- identificar novas fontes para atualização;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- sistematizar as normas técnicas;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- dialogar com os outros professores;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar criatividade;
- preencher planilhas de custo;
- preencher diários de classe ou similares;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- sistematizar a legislação na sua área;
Setores que mais contratam Instrutor de informática no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo