Salário para o cargo de Instrutor de informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • elaborar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • prestar serviços À comunidade;

Atividades

  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • comprovar certificação das competências;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • selecionar recursos didáticos;
  • participar de campanhas educativas;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • expressar-se com clareza;
  • executar a manutenção preventiva;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • comprovar experiência na área específica;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • preparar material didático;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • dialogar com os alunos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • organizar exposições de produtos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar perseverança;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • negociar projetos e cursos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • agir eticamente na profissão;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • orientar os alunos;
  • elaborar os planos de aula;
  • auto avaliar-se;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • integrar-se em eventos da área;
  • selecionar material pedagógico;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • revisar material pedagógico;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preencher planilhas de custo;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • limpar os equipamentos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • analisar as avaliações;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • demonstrar flexibilidade;
  • registrar controles de estoque;
  • dialogar com os outros professores;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • adequar material pedagógico;


Setores que mais contratam Instrutor de informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: