Quanto ganha um Instrutor de treinamento comercial
Um Instrutor de treinamento comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.441,36 e R$ 9.775,18, com a média salarial de R$ 4.693,04 e o salário mediana em R$ 3.820,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.693,04 | 56.316,48 | 1.173,26 | 25,37 |
1º Quartil | 2.441,36 | 29.296,32 | 610,34 | 13,20 |
Salário Mediana | 3.820,00 | 45.840,00 | 955,00 | 20,65 |
3º Quartil | 8.070,45 | 96.845,40 | 2.017,61 | 43,62 |
Teto Salarial | 9.775,18 | 117.302,16 | 2.443,80 | 52,84 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de ofícios industriais
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços À comunidade;
- elaborar material pedagógico;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- comunicar-se;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
Atividades
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- executar a manutenção preventiva;
- preencher diários de classe ou similares;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- demonstrar liderança;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- organizar exposições de produtos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- sistematizar a legislação na sua área;
- revisar material pedagógico;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- agir eticamente na profissão;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- expressar-se com clareza;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- fixar metas educacionais para a escola;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- adequar material pedagógico;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- selecionar recursos didáticos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- selecionar material pedagógico;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- comprovar certificação das competências;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- integrar-se em eventos da área;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- dialogar com os alunos;
- comprovar experiência na área específica;
- simular situações atuais de trabalho;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- sistematizar a produção científica da área;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- elaborar os planos de aula;
- limpar os equipamentos;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- identificar novas fontes para atualização;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- preencher planilhas de custo;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- demonstrar capacidade de organização;
- negociar projetos e cursos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- analisar as avaliações;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- demonstrar tolerância e paciência;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- demonstrar criatividade;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- dialogar com os outros professores;
- registrar controles de estoque;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- preparar material didático;
- demonstrar perseverança;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- orientar os alunos;
- tomar providências em casos de emergência;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- preparar recursos audiovisuais;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- sistematizar as normas técnicas;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- conferir a execução da manutenção;
- auto avaliar-se;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- promover intercâmbios institucionais;
- criar situações operacionais de atividades;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- participar de campanhas educativas;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas