Salário para o cargo de Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • prestar serviços À comunidade;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;

Atividades

  • orientar os alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • dialogar com os outros professores;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • agir eticamente na profissão;
  • selecionar material pedagógico;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • preparar material didático;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • analisar as avaliações;
  • expressar-se com clareza;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • comprovar certificação das competências;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • elaborar os planos de aula;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • demonstrar liderança;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar criatividade;
  • conferir a execução da manutenção;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • comprovar experiência na área específica;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • executar a manutenção preventiva;
  • demonstrar flexibilidade;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • participar de campanhas educativas;
  • auto avaliar-se;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • adequar material pedagógico;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • preencher planilhas de custo;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • registrar controles de estoque;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • limpar os equipamentos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • dialogar com os alunos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • organizar exposições de produtos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • negociar projetos e cursos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • revisar material pedagógico;
  • demonstrar perseverança;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;


Setores que mais contratam Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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