Salário para o cargo de Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;

Atividades

  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • dialogar com os alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • elaborar os planos de aula;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • limpar os equipamentos;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • agir eticamente na profissão;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • orientar os alunos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • dialogar com os outros professores;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • registrar controles de estoque;
  • auto avaliar-se;
  • conferir a execução da manutenção;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • preencher planilhas de custo;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • selecionar recursos didáticos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • executar a manutenção preventiva;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • analisar as avaliações;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • negociar projetos e cursos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • selecionar material pedagógico;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • demonstrar perseverança;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • preparar material didático;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • integrar-se em eventos da área;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • demonstrar criatividade;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • demonstrar liderança;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • expressar-se com clareza;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • adequar material pedagógico;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • comprovar certificação das competências;
  • comprovar experiência na área específica;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • organizar exposições de produtos;
  • revisar material pedagógico;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;


Setores que mais contratam Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Chargista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Chargista