Quanto ganha um Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
Um Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.533,86 e R$ 10.878,48, com a média salarial de R$ 4.836,41 e o salário mediana em R$ 4.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.836,41 | 58.036,92 | 1.209,10 | 24,65 |
1º Quartil | 2.533,86 | 30.406,26 | 633,46 | 12,92 |
Salário Mediana | 4.118,00 | 49.416,00 | 1.029,50 | 20,99 |
3º Quartil | 8.296,39 | 99.556,70 | 2.074,10 | 42,29 |
Teto Salarial | 10.878,48 | 130.541,73 | 2.719,62 | 55,45 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.544 - 10.963 | 4.220,22 | 1.543,54 | 2.805,00 | 9.050,99 | 10.962,83 |
São Bernardo do Campo - SP | 2.504 - 9.771 | 4.950,33 | 2.504,40 | 4.267,00 | 8.066,81 | 9.770,77 |
Curitiba - PR | 1.803 - 7.620 | 3.795,42 | 1.803,08 | 3.662,00 | 6.290,88 | 7.619,70 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.506 - 10.531 | 3.750,70 | 1.505,73 | 2.402,00 | 8.694,49 | 10.531,03 |
Belo Horizonte - MG | 1.526 - 7.292 | 3.525,25 | 1.526,34 | 3.240,00 | 6.020,71 | 7.292,47 |
Goiânia - GO | 2.042 - 9.777 | 5.132,86 | 2.042,40 | 4.888,00 | 8.071,81 | 9.776,82 |
Macaé - RJ | 2.117 - 9.470 | 4.181,12 | 2.117,02 | 3.226,00 | 7.818,19 | 9.469,62 |
Joinville - SC | 2.065 - 14.260 | 6.556,96 | 2.065,17 | 6.096,00 | 11.772,86 | 14.259,64 |
Florianópolis - SC | 6.941 - 15.555 | 9.500,97 | 6.941,42 | 8.802,00 | 12.842,01 | 15.554,62 |
Campinas - SP | 1.902 - 22.248 | 7.935,48 | 1.901,96 | 5.282,00 | 18.367,73 | 22.247,55 |
Barueri - SP | 1.967 - 8.630 | 3.959,89 | 1.967,25 | 3.500,00 | 7.125,20 | 8.630,25 |
Fortaleza - CE | 1.510 - 6.421 | 3.174,79 | 1.510,41 | 2.800,00 | 5.301,41 | 6.421,23 |
Jaraguá do Sul - SC | 3.904 - 13.073 | 7.538,33 | 3.903,75 | 8.500,00 | 10.793,25 | 13.073,11 |
São Luís - MA | 1.622 - 9.203 | 4.365,69 | 1.622,23 | 5.038,00 | 7.597,80 | 9.202,68 |
São Caetano do Sul - SP | 2.165 - 10.295 | 4.518,21 | 2.164,65 | 3.216,00 | 8.499,63 | 10.295,01 |
São Jose - SC | 3.598 - 10.602 | 6.186,39 | 3.597,89 | 6.140,00 | 8.752,74 | 10.601,58 |
Blumenau - SC | 4.457 - 16.677 | 8.874,79 | 4.456,94 | 8.500,80 | 13.768,29 | 16.676,56 |
Criciúma - SC | 2.055 - 10.884 | 6.586,76 | 2.055,33 | 7.994,40 | 8.985,88 | 10.883,96 |
Sorocaba - SP | 1.872 - 12.225 | 5.016,31 | 1.872,03 | 3.255,00 | 10.092,82 | 12.224,73 |
Guarulhos - SP | 1.704 - 12.900 | 5.363,12 | 1.703,76 | 4.820,00 | 10.650,46 | 12.900,16 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.769 - 11.963 | 5.070,11 | 1.769,20 | 3.903,00 | 9.876,95 | 11.963,25 |
Santa Catarina | 3.590 - 12.463 | 7.342,85 | 3.589,55 | 7.350,00 | 10.289,20 | 12.462,59 |
Minas Gerais | 1.878 - 7.337 | 3.718,38 | 1.877,72 | 3.127,00 | 6.057,29 | 7.336,77 |
Paraná | 1.919 - 8.515 | 4.197,00 | 1.918,66 | 4.118,00 | 7.030,35 | 8.515,37 |
Rio de Janeiro | 1.515 - 9.005 | 3.616,61 | 1.514,93 | 2.800,00 | 7.434,94 | 9.005,42 |
Goiás | 1.680 - 9.293 | 4.629,18 | 1.680,43 | 4.669,00 | 7.672,34 | 9.292,97 |
Mato Grosso | 2.508 - 8.353 | 4.998,15 | 2.508,07 | 5.282,00 | 6.895,97 | 8.352,61 |
Bahia | 1.585 - 7.467 | 3.729,14 | 1.585,10 | 3.614,00 | 6.165,17 | 7.467,44 |
Maranhão | 2.026 - 8.017 | 4.408,76 | 2.026,50 | 5.038,00 | 6.618,89 | 8.017,00 |
Rio Grande do Sul | 1.662 - 8.964 | 3.730,26 | 1.661,59 | 2.599,50 | 7.400,66 | 8.963,90 |
Ceará | 1.520 - 6.290 | 3.084,63 | 1.520,31 | 2.740,00 | 5.193,28 | 6.290,26 |
Espírito Santo | 1.996 - 9.030 | 4.610,46 | 1.995,58 | 4.318,00 | 7.455,11 | 9.029,86 |
Mato Grosso do Sul | 2.300 - 7.464 | 4.507,55 | 2.299,85 | 4.226,00 | 6.162,03 | 7.463,64 |
Pará | 2.059 - 10.138 | 5.381,20 | 2.059,03 | 5.050,00 | 8.369,83 | 10.137,79 |
Pernambuco | 1.652 - 6.651 | 3.216,09 | 1.652,27 | 2.491,00 | 5.491,42 | 6.651,37 |
Tocantins | 3.292 - 5.923 | 3.963,85 | 3.291,80 | 3.810,00 | 4.890,30 | 5.923,28 |
Distrito Federal | 1.599 - 7.818 | 3.479,83 | 1.599,46 | 2.798,00 | 6.454,82 | 7.818,28 |
Paraíba | 1.576 - 5.124 | 2.838,04 | 1.575,76 | 2.381,00 | 4.230,37 | 5.123,96 |
Alagoas | 1.607 - 7.115 | 3.197,90 | 1.607,36 | 2.508,00 | 5.874,60 | 7.115,49 |
Amazonas | 2.180 - 6.898 | 4.214,17 | 2.179,90 | 4.432,50 | 5.695,08 | 6.898,06 |
Rondônia | 1.438 - 5.990 | 3.250,70 | 1.438,22 | 3.452,00 | 4.945,78 | 5.990,47 |
Roraima | 1.750 - 7.463 | 3.422,97 | 1.749,63 | 2.940,00 | 6.161,75 | 7.463,30 |
Piauí | 1.748 - 5.229 | 3.347,76 | 1.748,00 | 3.737,00 | 4.317,25 | 5.229,18 |
Amapá | 2.567 - 6.461 | 4.540,60 | 2.566,80 | 5.080,00 | 5.334,00 | 6.460,70 |
Rio Grande do Norte | 1.863 - 10.586 | 6.214,56 | 1.862,50 | 7.926,00 | 8.740,00 | 10.586,15 |
Acre | 3.103 - 5.065 | 3.813,43 | 3.103,00 | 4.084,00 | 4.181,67 | 5.064,96 |
Sergipe | 1.518 - 5.233 | 2.303,80 | 1.518,00 | 1.816,00 | 4.320,00 | 5.232,51 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- limpar os equipamentos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- adequar material pedagógico;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- selecionar recursos didáticos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- demonstrar liderança;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- fixar metas educacionais para a escola;
- revisar material pedagógico;
- criar situações operacionais de atividades;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- orientar os alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- criar situações de trabalho em equipe;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- integrar-se em eventos da área;
- dialogar com os outros professores;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- comprovar experiência na área específica;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- demonstrar capacidade de organização;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- negociar projetos e cursos;
- tomar providências em casos de emergência;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- agir eticamente na profissão;
- conferir a execução da manutenção;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- expressar-se com clareza;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- organizar exposições de produtos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- comprovar certificação das competências;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- sistematizar a legislação na sua área;
- selecionar material pedagógico;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- demonstrar perseverança;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- registrar controles de estoque;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- identificar novas fontes para atualização;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- sistematizar as normas técnicas;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- sistematizar a produção científica da área;
- participar de campanhas educativas;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- dialogar com os alunos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- auto avaliar-se;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- executar a manutenção preventiva;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- analisar as avaliações;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- elaborar os planos de aula;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- preencher diários de classe ou similares;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- preencher planilhas de custo;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- preparar material didático;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- simular situações atuais de trabalho;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- demonstrar tolerância e paciência;
- promover intercâmbios institucionais;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- preparar recursos audiovisuais;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
Setores que mais contratam Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Serviços de engenharia
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br