Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de ofícios industriais
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- comunicar-se;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- prestar serviços À comunidade;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
Atividades
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- selecionar material pedagógico;
- analisar as avaliações;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- conferir a execução da manutenção;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- adequar material pedagógico;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- comprovar experiência na área específica;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- dialogar com os outros professores;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- demonstrar capacidade de organização;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- elaborar os planos de aula;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- participar de campanhas educativas;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- agir eticamente na profissão;
- registrar controles de estoque;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- integrar-se em eventos da área;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- preencher diários de classe ou similares;
- dialogar com os alunos;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- limpar os equipamentos;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- comprovar certificação das competências;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- criar situações de trabalho em equipe;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- organizar exposições de produtos;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- fixar metas educacionais para a escola;
- demonstrar liderança;
- auto avaliar-se;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- demonstrar perseverança;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- selecionar recursos didáticos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- revisar material pedagógico;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- orientar os alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- negociar projetos e cursos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- promover intercâmbios institucionais;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- expressar-se com clareza;
- tomar providências em casos de emergência;
- sistematizar as normas técnicas;
- executar a manutenção preventiva;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar flexibilidade;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- sistematizar a produção científica da área;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- identificar novas fontes para atualização;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- criar situações operacionais de atividades;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- preparar recursos audiovisuais;
- simular situações atuais de trabalho;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- demonstrar tolerância e paciência;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- preencher planilhas de custo;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- preparar material didático;
Setores que mais contratam Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo