Salário para o cargo de Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • prestar serviços À comunidade;
  • comunicar-se;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

Atividades

  • elaborar os planos de aula;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • selecionar material pedagógico;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • adequar material pedagógico;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • revisar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • negociar projetos e cursos;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • conferir a execução da manutenção;
  • participar de campanhas educativas;
  • preparar material didático;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • registrar controles de estoque;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • analisar as avaliações;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • dialogar com os outros professores;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • executar a manutenção preventiva;
  • demonstrar perseverança;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • expressar-se com clareza;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • selecionar recursos didáticos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • agir eticamente na profissão;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • integrar-se em eventos da área;
  • demonstrar criatividade;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • limpar os equipamentos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • demonstrar liderança;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • dialogar com os alunos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • auto avaliar-se;
  • organizar exposições de produtos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • orientar os alunos;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • preencher planilhas de custo;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • comprovar certificação das competências;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;


Setores que mais contratam Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




Profissões em Destaque: