Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
- comunicar-se;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- elaborar material pedagógico;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
Atividades
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- elaborar os planos de aula;
- selecionar recursos didáticos;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- dialogar com os alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- preencher planilhas de custo;
- participar de campanhas educativas;
- adequar material pedagógico;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
- revisar material pedagógico;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- identificar novas fontes para atualização;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- executar a manutenção preventiva;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- tomar providências em casos de emergência;
- demonstrar capacidade de organização;
- registrar controles de estoque;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- demonstrar flexibilidade;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- auto avaliar-se;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar tolerância e paciência;
- simular situações atuais de trabalho;
- demonstrar perseverança;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- integrar-se em eventos da área;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- demonstrar liderança;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- criar situações operacionais de atividades;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- orientar os alunos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- analisar as avaliações;
- criar situações de trabalho em equipe;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- expressar-se com clareza;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- preparar recursos audiovisuais;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- sistematizar as normas técnicas;
- preencher diários de classe ou similares;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- promover intercâmbios institucionais;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- fixar metas educacionais para a escola;
- sistematizar a produção científica da área;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- dialogar com os outros professores;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- preparar material didático;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- demonstrar criatividade;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- comprovar experiência na área específica;
- comprovar certificação das competências;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- organizar exposições de produtos;
- conferir a execução da manutenção;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar a legislação na sua área;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- limpar os equipamentos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- selecionar material pedagógico;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- agir eticamente na profissão;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
Setores que mais contratam Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo