Salário para o cargo de Operador de bonde
CBO 7826-20 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de bonde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de bonde

Um Operador de bonde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.103,95 e R$ 3.130,47, com a média salarial de R$ 1.568,39 e o salário mediana em R$ 1.392,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de bonde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.568,39 18.820,69 392,10 7,16
1º Quartil 1.103,95 13.247,43 275,99 5,04
Salário Mediana 1.392,60 16.711,20 348,15 6,35
3º Quartil 2.387,43 28.649,15 596,86 10,89
Teto Salarial 3.130,47 37.565,62 782,62 14,28


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Porto Velho - RO 1.131 - 1.682 1.211,85 1.131,00 1.180,00 1.388,27 1.681,52
São Paulo - SP 1.350 - 2.826 1.746,45 1.350,12 1.538,00 2.333,33 2.826,20
Monte Carlo - SC 1.213 - 1.538 1.223,78 1.212,51 1.215,00 1.269,50 1.537,66
Juazeiro do Norte - CE 1.045 - 1.332 1.077,79 1.045,00 1.093,64 1.100,00 1.332,35
Campo Grande - MS 1.900 - 3.028 2.283,38 1.900,00 2.483,50 2.500,00 3.028,08
União da Vitoria - PR 1.498 - 2.059 1.582,00 1.498,20 1.575,20 1.700,00 2.059,09
Mafra - SC 1.221 - 4.338 1.972,30 1.221,00 1.392,60 3.581,60 4.338,14
Ribeirão Preto - SP 1.496 - 4.603 2.885,66 1.496,00 2.858,98 3.800,00 4.602,67
Governador Valadares - MG 1.406 - 1.889 1.461,93 1.406,48 1.445,50 1.559,84 1.889,33
Carapicuíba - SP 1.250 - 1.635 1.290,00 1.250,00 1.250,00 1.350,00 1.635,16
Palmas - PR 1.417 - 2.180 1.566,73 1.417,43 1.599,40 1.800,00 2.180,21
General Carneiro - PR 1.575 - 1.937 1.589,72 1.575,20 1.599,40 1.599,40 1.937,24
Itapevi - SP 1.165 - 1.411 1.165,00 1.165,00 1.165,00 1.165,00 1.411,08
Goiânia - GO 1.060 - 1.817 1.172,07 1.060,37 1.100,00 1.500,00 1.816,85
Guarapuava - PR 1.350 - 1.740 1.367,32 1.350,00 1.350,00 1.436,60 1.740,05


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.298 - 2.814 1.688,97 1.297,82 1.575,20 2.323,20 2.813,93
São Paulo 1.217 - 3.420 1.798,48 1.216,92 1.508,00 2.823,20 3.419,54
Santa Catarina 1.203 - 2.495 1.408,27 1.203,43 1.221,00 2.060,22 2.495,40
Ceará 1.045 - 2.009 1.205,86 1.045,00 1.100,00 1.658,38 2.008,68
Rondônia 1.131 - 1.682 1.211,85 1.131,00 1.180,00 1.388,27 1.681,52
Goiás 1.045 - 1.871 1.190,47 1.045,00 1.100,00 1.545,00 1.871,35
Minas Gerais 1.410 - 3.416 1.790,95 1.409,81 1.559,84 2.820,55 3.416,33
Mato Grosso 1.045 - 2.977 1.531,17 1.045,00 1.380,26 2.457,50 2.976,60
Mato Grosso do Sul 1.465 - 3.028 2.155,22 1.465,00 2.467,00 2.500,00 3.028,08
Pará 1.066 - 1.707 1.172,04 1.065,90 1.153,28 1.409,00 1.706,62


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de bonde

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • trabalhar com segurança;
  • vistoriar teleférico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • transportar passageiros;
  • operar teleférico;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • conduzir trem, bonde e metrô;

  • Atividades

    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • liberar o freio;
    • demonstrar segurança;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • vistoriar morsas;
    • solicitar interdição da via;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • conferir documentação da carga;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • solicitar prefixo do trem;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • informar posicionamento;
    • demonstrar iniciativa;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • cumprir paradas programadas;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • vistoriar freio manual;
    • uniformizar-se;
    • vistoriar contra-pino;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • obedecer sinalização de via;
    • observar condições de via;
    • demonstrar acuidade visual;
    • solicitar equipe de segurança;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • anunciar mensagens;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • demonstrar responsabilidade;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • solicitar reboque;
    • remover vagões avariados;
    • comunicar entrada na via;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • vistoriar fio de curso;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • trabalhar em equipe;
    • verificar livro de bordo;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • conferir a formação da composição;
    • confirmar destino;
    • demonstrar autocontrole;
    • acionar gerador de energia;
    • preencher livro de bordo;
    • testar freio de reversão e automático;
    • observar perfil de via;
    • vistoriar cabos de aço;
    • cumprir horários;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • acatar instruções via rádio;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • estacionar em local predeterminado;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • treinar funcionários;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • manobrar para testes operacionais;
    • verificar vazamentos de carga;
    • preparar trem para reboque;
    • monitorar painel de controle;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • obedecer sinais de manobra;
    • solucionar pequenas falhas;
    • cumprir tempo de percurso;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • aperfeiçoar-se;
    • recolher veículo;
    • manobrar para lavagem;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • anunciar energização do veículo;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • demonstrar assiduidade;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • testar sistema de comunicação;
    • demonstrar percepção;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • conferir limite de tração;
    • manter farol aceso;
    • verificar controle de falhas;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • comunicar-se com clareza;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • vistoriar roldanas;
    • desligar o veículo;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • estacionar para limpeza;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • inspecionar alavanca;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • acionar teleférico;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • vistoriar cadeiras;
    • efetuar reboque;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • solicitar desenergização da via;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • solicitar manutenção;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • verificar condições de limpeza;
    • repor equipamento de segurança;
    • ligar o veículo;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • cumprir tempo de parada;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • separar vagões por destino;
    • vistoriar embuchamento;
    • prestar primeiros-socorros;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • informar nome das estações;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • testar sistema de portas;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • conduzir veículo para a via principal;
    • prestar informações ao usuário;
    • manobrar para manutenção;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • preencher relatório de viagem;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • acionar buzina;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • evacuar veículo;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;


    Setores que mais contratam Operador de bonde no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Extração de madeira em florestas plantadas
    • Serviços de usinagem, tornearia e solda
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal
    • Atividades de apoio à produção florestal
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp)




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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