Salário para o cargo de Operador de bonde
CBO 7826-20 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de bonde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de bonde

Um Operador de bonde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.585,13 e R$ 3.607,64, com a média salarial de R$ 2.013,55 e o salário mediana em R$ 1.765,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de bonde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.013,55 24.162,55 503,39 9,23
1º Quartil 1.585,13 19.021,53 396,28 7,26
Salário Mediana 1.765,00 21.180,00 441,25 8,09
3º Quartil 2.751,34 33.016,13 687,84 12,61
Teto Salarial 3.607,64 43.291,74 901,91 16,53


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.546 - 2.279 1.644,14 1.546,25 1.547,00 1.881,88 2.279,38
Macieira - SC 1.650 - 2.946 1.941,90 1.650,00 1.710,00 2.432,40 2.946,20
União da Vitoria - PR 1.857 - 3.149 2.324,07 1.856,67 2.500,00 2.600,00 3.149,20
Pederneiras - SP 1.539 - 2.025 1.573,83 1.539,00 1.539,00 1.672,00 2.025,18
Guarapuava - PR 1.640 - 2.249 1.773,17 1.640,00 1.777,00 1.857,00 2.249,25
Fernandes Pinheiro - PR 1.617 - 2.281 1.749,33 1.617,00 1.749,00 1.883,00 2.280,75
Xanxerê - SC 2.464 - 4.789 3.209,00 2.464,00 3.209,00 3.954,00 4.789,20
Concordia - SC 1.740 - 2.108 1.740,00 1.740,00 1.740,00 1.740,00 2.107,54
Moreira Sales - PR 1.412 - 2.180 1.644,80 1.412,00 1.800,00 1.800,00 2.180,21
Cruz Machado - PR 1.731 - 2.248 1.781,00 1.731,00 1.731,00 1.856,00 2.248,04
Lebon Regis - SC 1.650 - 2.144 1.698,00 1.650,00 1.650,00 1.770,00 2.143,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.667 - 3.032 1.966,49 1.666,75 1.804,00 2.502,92 3.031,61
Santa Catarina 1.613 - 3.765 2.098,69 1.613,08 1.770,00 3.108,33 3.764,91
Rio de Janeiro 1.546 - 2.279 1.644,14 1.546,25 1.547,00 1.881,88 2.279,38
São Paulo 1.525 - 4.912 2.545,48 1.525,00 2.100,00 4.055,00 4.911,54
Mato Grosso 1.800 - 3.777 2.403,20 1.800,00 2.286,00 3.118,00 3.776,62
Minas Gerais 1.472 - 3.743 2.397,67 1.472,00 2.500,00 3.090,00 3.742,70
Ceará 1.412 - 2.963 1.664,60 1.412,00 1.503,00 2.446,00 2.962,67


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de bonde

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • operar teleférico;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • trabalhar com segurança;
  • transportar cargas;
  • vistoriar teleférico;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • transportar passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • conduzir trem, bonde e metrô;

  • Atividades

    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • preparar trem para reboque;
    • estacionar em local predeterminado;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • prestar primeiros-socorros;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar autocontrole;
    • solicitar reboque;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • informar posicionamento;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • acionar buzina;
    • solicitar interdição da via;
    • obedecer sinais de manobra;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • preencher livro de bordo;
    • conferir limite de tração;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • cumprir horários;
    • conferir documentação da carga;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • anunciar mensagens;
    • separar vagões por destino;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • acatar instruções via rádio;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • vistoriar contra-pino;
    • preencher relatório de viagem;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • testar sistema de portas;
    • solicitar equipe de segurança;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • vistoriar roldanas;
    • solicitar prefixo do trem;
    • desligar o veículo;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • uniformizar-se;
    • demonstrar acuidade visual;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • demonstrar percepção;
    • treinar funcionários;
    • prestar informações ao usuário;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • inspecionar alavanca;
    • demonstrar assiduidade;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • remover vagões avariados;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • demonstrar responsabilidade;
    • observar condições de via;
    • aperfeiçoar-se;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • cumprir tempo de parada;
    • solucionar pequenas falhas;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • efetuar reboque;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • conferir a formação da composição;
    • verificar vazamentos de carga;
    • repor equipamento de segurança;
    • manobrar para lavagem;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • estacionar para limpeza;
    • vistoriar cadeiras;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • solicitar licenciamento para partida;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • manobrar para testes operacionais;
    • cumprir paradas programadas;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • vistoriar freio manual;
    • vistoriar morsas;
    • monitorar painel de controle;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • manter farol aceso;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • acionar teleférico;
    • testar freio de reversão e automático;
    • comunicar entrada na via;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • informar nome das estações;
    • comunicar-se com clareza;
    • solicitar desenergização da via;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • verificar controle de falhas;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • cumprir tempo de percurso;
    • confirmar destino;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • anunciar energização do veículo;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • solicitar manutenção;
    • verificar condições de limpeza;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • verificar livro de bordo;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • vistoriar fio de curso;
    • vistoriar cabos de aço;
    • testar sistema de comunicação;
    • ligar o veículo;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • vistoriar embuchamento;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • evacuar veículo;
    • recolher veículo;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • liberar o freio;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • acionar gerador de energia;
    • demonstrar segurança;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • demonstrar iniciativa;
    • obedecer sinalização de via;
    • manobrar para manutenção;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • observar perfil de via;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;


    Setores que mais contratam Operador de bonde no mercado de trabalho

    • Atividades de apoio à produção florestal
    • Marketing direto
    • Extração de madeira em florestas plantadas
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
    • Serviços de entrega rápida
    • Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal
    • Serviço de poda de árvores para lavouras
    • Serviços de usinagem, tornearia e solda
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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