Salário para o cargo de Operador de bonde
CBO 7826-20 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de bonde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de bonde

Um Operador de bonde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.103,95 e R$ 3.130,47, com a média salarial de R$ 1.568,39 e o salário mediana em R$ 1.392,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de bonde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.568,39 18.820,69 392,10 7,16
1º Quartil 1.103,95 13.247,43 275,99 5,04
Salário Mediana 1.392,60 16.711,20 348,15 6,35
3º Quartil 2.387,43 28.649,15 596,86 10,89
Teto Salarial 3.130,47 37.565,62 782,62 14,28


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Porto Velho - RO 1.131 - 1.682 1.211,85 1.131,00 1.180,00 1.388,27 1.681,52
São Paulo - SP 1.350 - 2.826 1.746,45 1.350,12 1.538,00 2.333,33 2.826,20
Monte Carlo - SC 1.213 - 1.538 1.223,78 1.212,51 1.215,00 1.269,50 1.537,66
Campo Grande - MS 1.900 - 3.028 2.283,38 1.900,00 2.483,50 2.500,00 3.028,08
Juazeiro do Norte - CE 1.045 - 1.332 1.077,79 1.045,00 1.093,64 1.100,00 1.332,35
União da Vitoria - PR 1.498 - 2.059 1.582,00 1.498,20 1.575,20 1.700,00 2.059,09
Governador Valadares - MG 1.406 - 1.889 1.461,93 1.406,48 1.445,50 1.559,84 1.889,33
Ribeirão Preto - SP 1.496 - 4.603 2.885,66 1.496,00 2.858,98 3.800,00 4.602,67
Mafra - SC 1.221 - 4.338 1.972,30 1.221,00 1.392,60 3.581,60 4.338,14
Guarapuava - PR 1.350 - 1.740 1.367,32 1.350,00 1.350,00 1.436,60 1.740,05
Carapicuíba - SP 1.250 - 1.635 1.290,00 1.250,00 1.250,00 1.350,00 1.635,16
Palmas - PR 1.417 - 2.180 1.566,73 1.417,43 1.599,40 1.800,00 2.180,21
Itapevi - SP 1.165 - 1.411 1.165,00 1.165,00 1.165,00 1.165,00 1.411,08
General Carneiro - PR 1.575 - 1.937 1.589,72 1.575,20 1.599,40 1.599,40 1.937,24
Goiânia - GO 1.060 - 1.817 1.172,07 1.060,37 1.100,00 1.500,00 1.816,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.298 - 2.814 1.688,97 1.297,82 1.575,20 2.323,20 2.813,93
São Paulo 1.217 - 3.420 1.798,48 1.216,92 1.508,00 2.823,20 3.419,54
Santa Catarina 1.203 - 2.495 1.408,27 1.203,43 1.221,00 2.060,22 2.495,40
Rondônia 1.131 - 1.682 1.211,85 1.131,00 1.180,00 1.388,27 1.681,52
Ceará 1.045 - 2.009 1.205,86 1.045,00 1.100,00 1.658,38 2.008,68
Goiás 1.045 - 1.871 1.190,47 1.045,00 1.100,00 1.545,00 1.871,35
Minas Gerais 1.410 - 3.416 1.790,95 1.409,81 1.559,84 2.820,55 3.416,33
Mato Grosso do Sul 1.465 - 3.028 2.155,22 1.465,00 2.467,00 2.500,00 3.028,08
Mato Grosso 1.045 - 2.977 1.531,17 1.045,00 1.380,26 2.457,50 2.976,60
Pará 1.066 - 1.707 1.172,04 1.065,90 1.153,28 1.409,00 1.706,62


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de bonde

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • transportar cargas;
  • trabalhar com segurança;
  • transportar passageiros;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • operar teleférico;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • vistoriar teleférico;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;

  • Atividades

    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • cumprir horários;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • vistoriar cabos de aço;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • demonstrar segurança;
    • informar posicionamento;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • testar sistema de portas;
    • preencher livro de bordo;
    • observar condições de via;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • solicitar interdição da via;
    • recolher veículo;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • comunicar entrada na via;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • separar vagões por destino;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • acionar gerador de energia;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • obedecer sinais de manobra;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • cumprir tempo de percurso;
    • acionar teleférico;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • conferir documentação da carga;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • verificar condições de limpeza;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • treinar funcionários;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • vistoriar contra-pino;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • detectar falhas de equipamentos;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • demonstrar assiduidade;
    • prestar informações ao usuário;
    • vistoriar embuchamento;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • preparar trem para reboque;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • testar freio de reversão e automático;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • cumprir paradas programadas;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • acionar buzina;
    • manobrar para manutenção;
    • estacionar em local predeterminado;
    • desligar o veículo;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • solicitar prefixo do trem;
    • demonstrar iniciativa;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • verificar vazamentos de carga;
    • vistoriar morsas;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • uniformizar-se;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • repor equipamento de segurança;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • solicitar equipe de segurança;
    • acatar instruções via rádio;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • liberar o freio;
    • solicitar desenergização da via;
    • anunciar mensagens;
    • prestar primeiros-socorros;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • manter farol aceso;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • solucionar pequenas falhas;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • efetuar reboque;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • cumprir tempo de parada;
    • conferir limite de tração;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • ligar o veículo;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • informar nome das estações;
    • demonstrar autocontrole;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • inspecionar alavanca;
    • vistoriar cadeiras;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • anunciar energização do veículo;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • evacuar veículo;
    • observar perfil de via;
    • confirmar destino;
    • obedecer sinalização de via;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • solicitar manutenção;
    • preencher relatório de viagem;
    • monitorar painel de controle;
    • remover vagões avariados;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • trabalhar em equipe;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • manobrar para testes operacionais;
    • manobrar para lavagem;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • testar sistema de comunicação;
    • demonstrar responsabilidade;
    • conferir a formação da composição;
    • comunicar-se com clareza;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • demonstrar percepção;
    • vistoriar freio manual;
    • vistoriar roldanas;
    • verificar livro de bordo;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • aperfeiçoar-se;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • solicitar reboque;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • verificar controle de falhas;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • vistoriar fio de curso;
    • demonstrar acuidade visual;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • estacionar para limpeza;


    Setores que mais contratam Operador de bonde no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Extração de madeira em florestas plantadas
    • Serviços de usinagem, tornearia e solda
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal
    • Atividades de apoio à produção florestal
    • Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp)
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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