Quanto ganha um Operador de bonde
Um Operador de bonde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.103,95 e R$ 3.130,47, com a média salarial de R$ 1.568,39 e o salário mediana em R$ 1.392,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 1.568,39 | 18.820,69 | 392,10 | 7,16 |
1º Quartil | 1.103,95 | 13.247,43 | 275,99 | 5,04 |
Salário Mediana | 1.392,60 | 16.711,20 | 348,15 | 6,35 |
3º Quartil | 2.387,43 | 28.649,15 | 596,86 | 10,89 |
Teto Salarial | 3.130,47 | 37.565,62 | 782,62 | 14,28 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores de funções transversais
- Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Cargos relacionados:
- Maquinista de trem
- Operador de teleférico (passageiros)
- Maquinista de locomotiva
- Operador de trem metropolitano
- Ajudante de maquinista de trem
- Operador de locomotiva
- Operador de trem de metrô
- Operador de locomotiva (transporte metropolitano)
- Operador de automotriz
- Auxiliar de maquinista de trem
- Motorneiro
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Porto Velho - RO | 1.131 - 1.682 | 1.211,85 | 1.131,00 | 1.180,00 | 1.388,27 | 1.681,52 |
São Paulo - SP | 1.350 - 2.826 | 1.746,45 | 1.350,12 | 1.538,00 | 2.333,33 | 2.826,20 |
Monte Carlo - SC | 1.213 - 1.538 | 1.223,78 | 1.212,51 | 1.215,00 | 1.269,50 | 1.537,66 |
Campo Grande - MS | 1.900 - 3.028 | 2.283,38 | 1.900,00 | 2.483,50 | 2.500,00 | 3.028,08 |
Juazeiro do Norte - CE | 1.045 - 1.332 | 1.077,79 | 1.045,00 | 1.093,64 | 1.100,00 | 1.332,35 |
União da Vitoria - PR | 1.498 - 2.059 | 1.582,00 | 1.498,20 | 1.575,20 | 1.700,00 | 2.059,09 |
Governador Valadares - MG | 1.406 - 1.889 | 1.461,93 | 1.406,48 | 1.445,50 | 1.559,84 | 1.889,33 |
Ribeirão Preto - SP | 1.496 - 4.603 | 2.885,66 | 1.496,00 | 2.858,98 | 3.800,00 | 4.602,67 |
Mafra - SC | 1.221 - 4.338 | 1.972,30 | 1.221,00 | 1.392,60 | 3.581,60 | 4.338,14 |
Guarapuava - PR | 1.350 - 1.740 | 1.367,32 | 1.350,00 | 1.350,00 | 1.436,60 | 1.740,05 |
Carapicuíba - SP | 1.250 - 1.635 | 1.290,00 | 1.250,00 | 1.250,00 | 1.350,00 | 1.635,16 |
Palmas - PR | 1.417 - 2.180 | 1.566,73 | 1.417,43 | 1.599,40 | 1.800,00 | 2.180,21 |
Itapevi - SP | 1.165 - 1.411 | 1.165,00 | 1.165,00 | 1.165,00 | 1.165,00 | 1.411,08 |
General Carneiro - PR | 1.575 - 1.937 | 1.589,72 | 1.575,20 | 1.599,40 | 1.599,40 | 1.937,24 |
Goiânia - GO | 1.060 - 1.817 | 1.172,07 | 1.060,37 | 1.100,00 | 1.500,00 | 1.816,85 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Paraná | 1.298 - 2.814 | 1.688,97 | 1.297,82 | 1.575,20 | 2.323,20 | 2.813,93 |
São Paulo | 1.217 - 3.420 | 1.798,48 | 1.216,92 | 1.508,00 | 2.823,20 | 3.419,54 |
Santa Catarina | 1.203 - 2.495 | 1.408,27 | 1.203,43 | 1.221,00 | 2.060,22 | 2.495,40 |
Rondônia | 1.131 - 1.682 | 1.211,85 | 1.131,00 | 1.180,00 | 1.388,27 | 1.681,52 |
Ceará | 1.045 - 2.009 | 1.205,86 | 1.045,00 | 1.100,00 | 1.658,38 | 2.008,68 |
Goiás | 1.045 - 1.871 | 1.190,47 | 1.045,00 | 1.100,00 | 1.545,00 | 1.871,35 |
Minas Gerais | 1.410 - 3.416 | 1.790,95 | 1.409,81 | 1.559,84 | 2.820,55 | 3.416,33 |
Mato Grosso do Sul | 1.465 - 3.028 | 2.155,22 | 1.465,00 | 2.467,00 | 2.500,00 | 3.028,08 |
Mato Grosso | 1.045 - 2.977 | 1.531,17 | 1.045,00 | 1.380,26 | 2.457,50 | 2.976,60 |
Pará | 1.066 - 1.707 | 1.172,04 | 1.065,90 | 1.153,28 | 1.409,00 | 1.706,62 |
Principais locais de trabalho
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Operador de bonde
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:
Atividades
- acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
- vistoriar travas das cadeiras;
- demonstrar rapidez de raciocínio;
- cumprir horários;
- testar sistemas elétrico e pneumático;
- acatar sinalização do painel de bordo;
- vistoriar cabos de aço;
- verificar dispositivos de segurança;
- movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
- instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
- cumprir licenciamento via satélite;
- demonstrar segurança;
- informar posicionamento;
- inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
- testar sistema de portas;
- preencher livro de bordo;
- observar condições de via;
- interromper manobra em caso de perda de contato;
- solicitar interdição da via;
- recolher veículo;
- comunicar ocorrências externas ao sistema;
- comunicar entrada na via;
- zelar pelos equipamentos de trabalho;
- separar vagões por destino;
- atentar para passagem de nível e pedestres;
- demonstrar firmeza nas decisões;
- acionar gerador de energia;
- verificar o comportamento da composição durante a viagem;
- posicionar vagão para carga e descarga;
- obedecer sinais de manobra;
- adequar a condução ao tipo de veículo;
- cumprir tempo de percurso;
- acionar teleférico;
- inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
- conferir documentação da carga;
- informar ocorrências com o usuário;
- verificar condições de limpeza;
- comunicar-se com a base de retorno;
- treinar funcionários;
- conduzir trem em licenciamento emergencial;
- conferir acomodação dos passageiros;
- obedecer velocidade máxima autorizada;
- solicitar resgate de passageiros;
- vistoriar contra-pino;
- operar aparelho de mudança de via (amv);
- detectar falhas de equipamentos;
- distribuir passageiros para balanceamento de peso;
- demonstrar assiduidade;
- prestar informações ao usuário;
- vistoriar embuchamento;
- emitir relatório de ocorrência;
- preparar trem para reboque;
- verificar existência de fita velocimétrica;
- conferir número, quantidade e peso dos vagões;
- testar freio de reversão e automático;
- vistoriar circuito fechado de televisão;
- conduzir veículo para a via principal;
- demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
- operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
- cumprir paradas programadas;
- monitorar equipamentos de bordo;
- inspecionar equipamentos de bordo;
- acionar buzina;
- manobrar para manutenção;
- estacionar em local predeterminado;
- desligar o veículo;
- auxiliar o maquinista na condução;
- acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
- demonstrar capacidade de assimilação;
- solicitar prefixo do trem;
- demonstrar iniciativa;
- manobrar para pesagem de vagões;
- retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
- vistoriar contrapeso do teleférico;
- verificar vazamentos de carga;
- vistoriar morsas;
- acompanhar circuito fechado de televisão;
- uniformizar-se;
- manobrar para manutenção de via permanente;
- preencher relatório de quilometragem;
- vistoriar dispositivos de segurança;
- manobrar guindaste para prestar socorro;
- repor equipamento de segurança;
- concentrar-se nas suas atribuições;
- verificar ficha e documentação do trem;
- solicitar equipe de segurança;
- acatar instruções via rádio;
- orientar passageiros sobre regras de segurança;
- liberar o freio;
- solicitar desenergização da via;
- anunciar mensagens;
- prestar primeiros-socorros;
- conduzir usuário na passagem de emergência;
- manter farol aceso;
- controlar abertura e fechamento das portas;
- solucionar pequenas falhas;
- comunicar impedimentos de circulação do veículo;
- alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
- efetuar reboque;
- instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
- cumprir tempo de parada;
- conferir limite de tração;
- vistoriar conjuntos das torres;
- ligar o veículo;
- inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
- engatar locomotivas e vagões na composição;
- informar nome das estações;
- demonstrar autocontrole;
- combater incêndios em casos de emergência;
- inspecionar alavanca;
- vistoriar cadeiras;
- movimentar o veículo na modalidade manual;
- monitorar embarque e desembarque de passageiros;
- anunciar energização do veículo;
- monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
- retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- evacuar veículo;
- observar perfil de via;
- confirmar destino;
- obedecer sinalização de via;
- utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
- verificar níveis de combustível e areia;
- aplicar freio de estacionamento e calços;
- solicitar manutenção;
- preencher relatório de viagem;
- monitorar painel de controle;
- remover vagões avariados;
- informar situação de risco ao longo da via;
- trabalhar em equipe;
- conferir acondicionamento da carga;
- movimentar o veículo na modalidade automática;
- comunicar irregularidades ao maquinista;
- manobrar para testes operacionais;
- manobrar para lavagem;
- solicitar licenciamento para partida;
- testar sistema de comunicação;
- demonstrar responsabilidade;
- conferir a formação da composição;
- comunicar-se com clareza;
- acionar freio de emergência em situação de risco;
- usar equipamentos de proteção individual (epi);
- demonstrar percepção;
- vistoriar freio manual;
- vistoriar roldanas;
- verificar livro de bordo;
- vistoriar sistema de comunicação visual;
- aperfeiçoar-se;
- transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
- solicitar reboque;
- desengatar locomotivas e vagões da composição;
- operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
- vistoriar sistema elétrico do teleférico;
- verificar controle de falhas;
- preencher relatório de bilhetes e malotes;
- vistoriar fio de curso;
- demonstrar acuidade visual;
- controlar velocidade do teleférico;
- estacionar para limpeza;
Setores que mais contratam Operador de bonde no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Extração de madeira em florestas plantadas
- Serviços de usinagem, tornearia e solda
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista de madeira e artefatos
- Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal
- Atividades de apoio à produção florestal
- Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br