Quanto ganha um Ajudante de maquinista de trem
Um Ajudante de maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.703,11 e R$ 2.913,81, com a média salarial de R$ 1.899,06 e o salário mediana em R$ 1.844,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 1.899,06 | 22.788,68 | 474,76 | 8,80 |
1º Quartil | 1.703,11 | 20.437,28 | 425,78 | 7,89 |
Salário Mediana | 1.844,00 | 22.128,00 | 461,00 | 8,54 |
3º Quartil | 2.222,20 | 26.666,37 | 555,55 | 10,29 |
Teto Salarial | 2.913,81 | 34.965,75 | 728,45 | 13,50 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores de funções transversais
- Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Juiz de Fora - MG | 1.768 - 2.234 | 1.821,54 | 1.768,00 | 1.844,00 | 1.844,00 | 2.233,51 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.412 - 2.234 | 1.653,52 | 1.412,00 | 1.768,00 | 1.844,00 | 2.233,51 |
São Paulo - SP | 1.784 - 2.330 | 1.848,39 | 1.783,52 | 1.844,00 | 1.923,29 | 2.329,54 |
Belo Horizonte - MG | 1.656 - 2.665 | 2.043,55 | 1.655,60 | 2.168,00 | 2.200,00 | 2.664,71 |
Campinas - SP | 1.742 - 2.429 | 1.941,71 | 1.742,00 | 2.005,00 | 2.005,00 | 2.428,52 |
Paulínia - SP | 1.893 - 2.665 | 2.122,90 | 1.893,00 | 2.169,50 | 2.200,00 | 2.664,71 |
Curitiba - PR | 2.699 - 3.269 | 2.699,00 | 2.699,00 | 2.699,00 | 2.699,00 | 3.269,11 |
Piracicaba - SP | 2.230 - 2.835 | 2.293,48 | 2.230,00 | 2.341,00 | 2.341,00 | 2.835,49 |
Vitoria - ES | 2.170 - 4.511 | 2.957,83 | 2.170,00 | 3.016,00 | 3.724,00 | 4.510,62 |
Bento Goncalves - RS | 2.417 - 3.414 | 2.596,67 | 2.417,00 | 2.610,00 | 2.819,00 | 3.414,46 |
São Luís - MA | 1.452 - 3.646 | 1.810,99 | 1.452,36 | 1.544,00 | 3.009,94 | 3.645,73 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Minas Gerais | 1.732 - 2.473 | 1.861,86 | 1.732,11 | 1.844,00 | 2.041,44 | 2.472,66 |
São Paulo | 1.784 - 2.734 | 1.976,37 | 1.783,60 | 1.907,00 | 2.257,08 | 2.733,85 |
Rio de Janeiro | 1.412 - 2.234 | 1.649,36 | 1.412,00 | 1.768,00 | 1.844,00 | 2.233,51 |
Espírito Santo | 1.810 - 4.410 | 2.780,38 | 1.810,00 | 2.976,50 | 3.641,00 | 4.410,09 |
Paraná | 2.100 - 3.269 | 2.549,13 | 2.099,50 | 2.699,00 | 2.699,00 | 3.269,11 |
Goiás | 1.412 - 2.665 | 1.896,33 | 1.412,00 | 2.094,50 | 2.200,00 | 2.664,71 |
Rio Grande do Sul | 2.417 - 3.414 | 2.596,67 | 2.417,00 | 2.610,00 | 2.819,00 | 3.414,46 |
Maranhão | 1.452 - 3.646 | 1.810,99 | 1.452,36 | 1.544,00 | 3.009,94 | 3.645,73 |
Principais locais de trabalho
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Ajudante de maquinista de trem
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:
Atividades
- obedecer sinalização de via;
- solicitar prefixo do trem;
- manobrar para testes operacionais;
- vistoriar freio manual;
- demonstrar iniciativa;
- anunciar energização do veículo;
- manobrar para pesagem de vagões;
- repor equipamento de segurança;
- confirmar destino;
- manobrar para manutenção de via permanente;
- estacionar para limpeza;
- vistoriar cadeiras;
- verificar vazamentos de carga;
- comunicar impedimentos de circulação do veículo;
- preencher relatório de quilometragem;
- informar situação de risco ao longo da via;
- informar posicionamento;
- atentar para passagem de nível e pedestres;
- testar sistema de portas;
- verificar livro de bordo;
- distribuir passageiros para balanceamento de peso;
- vistoriar embuchamento;
- retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
- demonstrar capacidade de assimilação;
- acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
- manobrar guindaste para prestar socorro;
- instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- demonstrar responsabilidade;
- comunicar irregularidades ao maquinista;
- observar perfil de via;
- inspecionar alavanca;
- movimentar o veículo na modalidade manual;
- movimentar o veículo na modalidade automática;
- conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
- aplicar freio de estacionamento e calços;
- obedecer sinais de manobra;
- cumprir licenciamento via satélite;
- controlar abertura e fechamento das portas;
- cumprir horários;
- verificar o comportamento da composição durante a viagem;
- preencher livro de bordo;
- solicitar resgate de passageiros;
- acionar teleférico;
- solicitar reboque;
- demonstrar percepção;
- operar aparelho de mudança de via (amv);
- interromper manobra em caso de perda de contato;
- monitorar painel de controle;
- recolher veículo;
- demonstrar rapidez de raciocínio;
- demonstrar firmeza nas decisões;
- acionar freio de emergência em situação de risco;
- verificar existência de fita velocimétrica;
- concentrar-se nas suas atribuições;
- verificar dispositivos de segurança;
- treinar funcionários;
- estacionar em local predeterminado;
- adequar a condução ao tipo de veículo;
- solicitar licenciamento para partida;
- acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
- anunciar mensagens;
- movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
- desengatar locomotivas e vagões da composição;
- prestar informações ao usuário;
- manobrar para lavagem;
- obedecer velocidade máxima autorizada;
- remover vagões avariados;
- evacuar veículo;
- preparar trem para reboque;
- vistoriar circuito fechado de televisão;
- cumprir tempo de parada;
- verificar controle de falhas;
- comunicar entrada na via;
- cumprir paradas programadas;
- retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- manobrar para manutenção;
- inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
- conferir a formação da composição;
- informar ocorrências com o usuário;
- conferir limite de tração;
- comunicar-se com a base de retorno;
- vistoriar roldanas;
- solucionar pequenas falhas;
- inspecionar equipamentos de bordo;
- conduzir veículo para a via principal;
- operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
- acatar sinalização do painel de bordo;
- zelar pelos equipamentos de trabalho;
- instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
- vistoriar morsas;
- conferir documentação da carga;
- preencher relatório de viagem;
- comunicar-se com clareza;
- acionar buzina;
- vistoriar dispositivos de segurança;
- usar equipamentos de proteção individual (epi);
- inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
- testar sistema de comunicação;
- detectar falhas de equipamentos;
- trabalhar em equipe;
- comunicar ocorrências externas ao sistema;
- testar freio de reversão e automático;
- inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
- demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
- solicitar manutenção;
- verificar ficha e documentação do trem;
- alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
- solicitar desenergização da via;
- vistoriar sistema elétrico do teleférico;
- transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
- vistoriar contra-pino;
- conduzir usuário na passagem de emergência;
- emitir relatório de ocorrência;
- aperfeiçoar-se;
- demonstrar acuidade visual;
- vistoriar cabos de aço;
- vistoriar travas das cadeiras;
- prestar primeiros-socorros;
- solicitar interdição da via;
- conferir número, quantidade e peso dos vagões;
- uniformizar-se;
- solicitar equipe de segurança;
- verificar níveis de combustível e areia;
- utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
- informar nome das estações;
- monitorar equipamentos de bordo;
- monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
- posicionar vagão para carga e descarga;
- vistoriar conjuntos das torres;
- cumprir tempo de percurso;
- separar vagões por destino;
- testar sistemas elétrico e pneumático;
- acompanhar circuito fechado de televisão;
- ligar o veículo;
- monitorar embarque e desembarque de passageiros;
- efetuar reboque;
- demonstrar autocontrole;
- vistoriar sistema de comunicação visual;
- conferir acondicionamento da carga;
- acionar gerador de energia;
- conferir acomodação dos passageiros;
- orientar passageiros sobre regras de segurança;
- engatar locomotivas e vagões na composição;
- auxiliar o maquinista na condução;
- observar condições de via;
- operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
- vistoriar fio de curso;
- vistoriar contrapeso do teleférico;
- conduzir trem em licenciamento emergencial;
- verificar condições de limpeza;
- liberar o freio;
- desligar o veículo;
- demonstrar assiduidade;
- manter farol aceso;
- preencher relatório de bilhetes e malotes;
- demonstrar segurança;
- acatar instruções via rádio;
- controlar velocidade do teleférico;
- combater incêndios em casos de emergência;
Setores que mais contratam Ajudante de maquinista de trem no mercado de trabalho
- Transporte ferroviário de carga
- Marketing direto
- Fabricação de outros produtos de metal não especificados anteriormente
- Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos
- Construção de rodovias e ferrovias
- Fabricação de móveis com predominância de madeira
- Agências de viagens
- Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
- Serviços de engenharia
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br