Salário para o cargo de Ajudante de maquinista de trem
CBO 7826-25 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Ajudante de maquinista de trem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Ajudante de maquinista de trem

Um Ajudante de maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,86 e R$ 2.737,92, com a média salarial de R$ 1.540,38 e o salário mediana em R$ 1.430,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ajudante de maquinista de trem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.540,38 18.484,53 385,09 7,13
1º Quartil 1.194,86 14.338,38 298,72 5,53
Salário Mediana 1.430,53 17.166,36 357,63 6,62
3º Quartil 2.088,05 25.056,63 522,01 9,66
Teto Salarial 2.737,92 32.855,00 684,48 12,66


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Juiz de Fora - MG 1.402 - 1.733 1.423,52 1.402,04 1.430,53 1.430,53 1.732,70
São Paulo - SP 1.311 - 2.283 1.499,19 1.310,99 1.430,53 1.884,70 2.282,81
Camaçari - BA 1.595 - 2.577 1.952,79 1.595,18 2.060,00 2.127,40 2.576,77
Piracicaba - SP 1.803 - 2.184 1.802,98 1.802,98 1.802,98 1.802,98 2.183,82
São Luís - MA 1.200 - 2.306 1.531,41 1.200,00 1.573,91 1.904,00 2.306,18
Linhares - ES 1.180 - 1.453 1.195,00 1.180,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Brasília - DF 1.452 - 2.317 1.680,39 1.451,69 1.678,08 1.913,23 2.317,36
Paulínia - SP 1.203 - 2.338 1.368,34 1.202,77 1.300,00 1.930,06 2.337,75
Vitoria - ES 1.289 - 7.526 3.184,58 1.289,00 1.904,00 6.213,63 7.526,14
Belo Horizonte - MG 1.109 - 1.781 1.281,10 1.109,07 1.265,25 1.470,00 1.780,51
Rio de Janeiro - RJ 1.144 - 2.545 1.461,29 1.144,00 1.430,53 2.101,40 2.545,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.311 - 1.754 1.405,36 1.310,66 1.430,53 1.448,38 1.754,32
São Paulo 1.296 - 2.334 1.565,44 1.295,76 1.430,53 1.927,08 2.334,14
Bahia 1.479 - 2.634 1.934,92 1.478,89 2.100,00 2.174,60 2.633,94
Espírito Santo 1.167 - 4.885 1.985,94 1.166,90 1.200,00 4.033,04 4.884,94
Maranhão 1.200 - 2.306 1.531,41 1.200,00 1.573,91 1.904,00 2.306,18
Distrito Federal 1.452 - 2.317 1.680,39 1.451,69 1.678,08 1.913,23 2.317,36
Goiás 1.045 - 1.590 1.177,56 1.045,00 1.191,84 1.313,05 1.590,40
Rio de Janeiro 1.144 - 2.545 1.447,22 1.144,00 1.403,70 2.101,40 2.545,28
Paraná 1.062 - 2.074 1.237,36 1.062,28 1.150,00 1.712,26 2.073,94


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ajudante de maquinista de trem

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • operar teleférico;
  • transportar passageiros;
  • vistoriar teleférico;
  • transportar cargas;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar com segurança;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;

  • Atividades

    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • testar sistema de portas;
    • acionar gerador de energia;
    • preparar trem para reboque;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • estacionar em local predeterminado;
    • demonstrar responsabilidade;
    • acionar buzina;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • observar condições de via;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • vistoriar freio manual;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • solicitar desenergização da via;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • treinar funcionários;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • repor equipamento de segurança;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • aperfeiçoar-se;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • demonstrar autocontrole;
    • obedecer sinalização de via;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • conferir documentação da carga;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • manter farol aceso;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • acionar teleférico;
    • monitorar painel de controle;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • confirmar destino;
    • solicitar manutenção;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • vistoriar contra-pino;
    • solucionar pequenas falhas;
    • testar freio de reversão e automático;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • informar posicionamento;
    • informar nome das estações;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • cumprir tempo de parada;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • manobrar para lavagem;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • vistoriar roldanas;
    • obedecer sinais de manobra;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • verificar livro de bordo;
    • comunicar entrada na via;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • verificar vazamentos de carga;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • verificar controle de falhas;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • vistoriar fio de curso;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • demonstrar percepção;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • cumprir tempo de percurso;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • testar sistema de comunicação;
    • vistoriar cadeiras;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • liberar o freio;
    • preencher livro de bordo;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • anunciar mensagens;
    • solicitar equipe de segurança;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • anunciar energização do veículo;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • cumprir paradas programadas;
    • comunicar-se com clareza;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • manobrar para manutenção;
    • manobrar para testes operacionais;
    • conferir limite de tração;
    • desligar o veículo;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • preencher relatório de viagem;
    • prestar primeiros-socorros;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • demonstrar assiduidade;
    • uniformizar-se;
    • efetuar reboque;
    • solicitar interdição da via;
    • verificar condições de limpeza;
    • vistoriar cabos de aço;
    • vistoriar embuchamento;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • estacionar para limpeza;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • ligar o veículo;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • recolher veículo;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • conferir a formação da composição;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • observar perfil de via;
    • demonstrar iniciativa;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • demonstrar acuidade visual;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • inspecionar alavanca;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • cumprir horários;
    • remover vagões avariados;
    • vistoriar morsas;
    • acatar instruções via rádio;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • evacuar veículo;
    • solicitar prefixo do trem;
    • separar vagões por destino;
    • trabalhar em equipe;
    • prestar informações ao usuário;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • demonstrar segurança;
    • solicitar reboque;


    Setores que mais contratam Ajudante de maquinista de trem no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Outras obras de instalações em construções
    • Comércio atacadista de resíduos e sucatas não-metálicos, exceto de papel e papelão
    • Outras obras de acabamento da construção
    • Fabricação de embalagens de material plástico
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Fabricação de obras de caldeiraria pesada
    • Fabricação de componentes eletrônicos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Transporte metroviário




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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