Salário para o cargo de Ajudante de maquinista de trem
CBO 7826-25 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Ajudante de maquinista de trem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Ajudante de maquinista de trem

Um Ajudante de maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.703,11 e R$ 2.913,81, com a média salarial de R$ 1.899,06 e o salário mediana em R$ 1.844,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ajudante de maquinista de trem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.899,06 22.788,68 474,76 8,80
1º Quartil 1.703,11 20.437,28 425,78 7,89
Salário Mediana 1.844,00 22.128,00 461,00 8,54
3º Quartil 2.222,20 26.666,37 555,55 10,29
Teto Salarial 2.913,81 34.965,75 728,45 13,50


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Juiz de Fora - MG 1.768 - 2.234 1.821,54 1.768,00 1.844,00 1.844,00 2.233,51
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 2.234 1.653,52 1.412,00 1.768,00 1.844,00 2.233,51
São Paulo - SP 1.784 - 2.330 1.848,39 1.783,52 1.844,00 1.923,29 2.329,54
Belo Horizonte - MG 1.656 - 2.665 2.043,55 1.655,60 2.168,00 2.200,00 2.664,71
Campinas - SP 1.742 - 2.429 1.941,71 1.742,00 2.005,00 2.005,00 2.428,52
Paulínia - SP 1.893 - 2.665 2.122,90 1.893,00 2.169,50 2.200,00 2.664,71
Curitiba - PR 2.699 - 3.269 2.699,00 2.699,00 2.699,00 2.699,00 3.269,11
Piracicaba - SP 2.230 - 2.835 2.293,48 2.230,00 2.341,00 2.341,00 2.835,49
Vitoria - ES 2.170 - 4.511 2.957,83 2.170,00 3.016,00 3.724,00 4.510,62
Bento Goncalves - RS 2.417 - 3.414 2.596,67 2.417,00 2.610,00 2.819,00 3.414,46
São Luís - MA 1.452 - 3.646 1.810,99 1.452,36 1.544,00 3.009,94 3.645,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.732 - 2.473 1.861,86 1.732,11 1.844,00 2.041,44 2.472,66
São Paulo 1.784 - 2.734 1.976,37 1.783,60 1.907,00 2.257,08 2.733,85
Rio de Janeiro 1.412 - 2.234 1.649,36 1.412,00 1.768,00 1.844,00 2.233,51
Espírito Santo 1.810 - 4.410 2.780,38 1.810,00 2.976,50 3.641,00 4.410,09
Paraná 2.100 - 3.269 2.549,13 2.099,50 2.699,00 2.699,00 3.269,11
Goiás 1.412 - 2.665 1.896,33 1.412,00 2.094,50 2.200,00 2.664,71
Rio Grande do Sul 2.417 - 3.414 2.596,67 2.417,00 2.610,00 2.819,00 3.414,46
Maranhão 1.452 - 3.646 1.810,99 1.452,36 1.544,00 3.009,94 3.645,73


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ajudante de maquinista de trem

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • vistoriar teleférico;
  • transportar cargas;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • trabalhar com segurança;
  • transportar passageiros;
  • operar teleférico;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • obedecer sinalização de via;
    • solicitar prefixo do trem;
    • manobrar para testes operacionais;
    • vistoriar freio manual;
    • demonstrar iniciativa;
    • anunciar energização do veículo;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • repor equipamento de segurança;
    • confirmar destino;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • estacionar para limpeza;
    • vistoriar cadeiras;
    • verificar vazamentos de carga;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • informar posicionamento;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • testar sistema de portas;
    • verificar livro de bordo;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • vistoriar embuchamento;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • demonstrar responsabilidade;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • observar perfil de via;
    • inspecionar alavanca;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • obedecer sinais de manobra;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • cumprir horários;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • preencher livro de bordo;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • acionar teleférico;
    • solicitar reboque;
    • demonstrar percepção;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • monitorar painel de controle;
    • recolher veículo;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • treinar funcionários;
    • estacionar em local predeterminado;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • anunciar mensagens;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • prestar informações ao usuário;
    • manobrar para lavagem;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • remover vagões avariados;
    • evacuar veículo;
    • preparar trem para reboque;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • cumprir tempo de parada;
    • verificar controle de falhas;
    • comunicar entrada na via;
    • cumprir paradas programadas;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • manobrar para manutenção;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • conferir a formação da composição;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • conferir limite de tração;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • vistoriar roldanas;
    • solucionar pequenas falhas;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • vistoriar morsas;
    • conferir documentação da carga;
    • preencher relatório de viagem;
    • comunicar-se com clareza;
    • acionar buzina;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • testar sistema de comunicação;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • trabalhar em equipe;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • testar freio de reversão e automático;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • solicitar manutenção;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • solicitar desenergização da via;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • vistoriar contra-pino;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • aperfeiçoar-se;
    • demonstrar acuidade visual;
    • vistoriar cabos de aço;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • prestar primeiros-socorros;
    • solicitar interdição da via;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • uniformizar-se;
    • solicitar equipe de segurança;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • informar nome das estações;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • cumprir tempo de percurso;
    • separar vagões por destino;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • ligar o veículo;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • efetuar reboque;
    • demonstrar autocontrole;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • acionar gerador de energia;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • observar condições de via;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • vistoriar fio de curso;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • verificar condições de limpeza;
    • liberar o freio;
    • desligar o veículo;
    • demonstrar assiduidade;
    • manter farol aceso;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • demonstrar segurança;
    • acatar instruções via rádio;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • combater incêndios em casos de emergência;


    Setores que mais contratam Ajudante de maquinista de trem no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Marketing direto
    • Fabricação de outros produtos de metal não especificados anteriormente
    • Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Agências de viagens
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Serviços de engenharia
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista