Salário para o cargo de Ajudante de maquinista de trem
CBO 7826-25 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Ajudante de maquinista de trem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Ajudante de maquinista de trem

Um Ajudante de maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,86 e R$ 2.737,92, com a média salarial de R$ 1.540,38 e o salário mediana em R$ 1.430,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ajudante de maquinista de trem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.540,38 18.484,53 385,09 7,13
1º Quartil 1.194,86 14.338,38 298,72 5,53
Salário Mediana 1.430,53 17.166,36 357,63 6,62
3º Quartil 2.088,05 25.056,63 522,01 9,66
Teto Salarial 2.737,92 32.855,00 684,48 12,66


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Juiz de Fora - MG 1.402 - 1.733 1.423,52 1.402,04 1.430,53 1.430,53 1.732,70
São Paulo - SP 1.311 - 2.283 1.499,19 1.310,99 1.430,53 1.884,70 2.282,81
Camaçari - BA 1.595 - 2.577 1.952,79 1.595,18 2.060,00 2.127,40 2.576,77
Piracicaba - SP 1.803 - 2.184 1.802,98 1.802,98 1.802,98 1.802,98 2.183,82
São Luís - MA 1.200 - 2.306 1.531,41 1.200,00 1.573,91 1.904,00 2.306,18
Linhares - ES 1.180 - 1.453 1.195,00 1.180,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Brasília - DF 1.452 - 2.317 1.680,39 1.451,69 1.678,08 1.913,23 2.317,36
Paulínia - SP 1.203 - 2.338 1.368,34 1.202,77 1.300,00 1.930,06 2.337,75
Belo Horizonte - MG 1.109 - 1.781 1.281,10 1.109,07 1.265,25 1.470,00 1.780,51
Vitoria - ES 1.289 - 7.526 3.184,58 1.289,00 1.904,00 6.213,63 7.526,14
Rio de Janeiro - RJ 1.144 - 2.545 1.461,29 1.144,00 1.430,53 2.101,40 2.545,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.311 - 1.754 1.405,36 1.310,66 1.430,53 1.448,38 1.754,32
São Paulo 1.296 - 2.334 1.565,44 1.295,76 1.430,53 1.927,08 2.334,14
Bahia 1.479 - 2.634 1.934,92 1.478,89 2.100,00 2.174,60 2.633,94
Espírito Santo 1.167 - 4.885 1.985,94 1.166,90 1.200,00 4.033,04 4.884,94
Maranhão 1.200 - 2.306 1.531,41 1.200,00 1.573,91 1.904,00 2.306,18
Distrito Federal 1.452 - 2.317 1.680,39 1.451,69 1.678,08 1.913,23 2.317,36
Goiás 1.045 - 1.590 1.177,56 1.045,00 1.191,84 1.313,05 1.590,40
Rio de Janeiro 1.144 - 2.545 1.447,22 1.144,00 1.403,70 2.101,40 2.545,28
Paraná 1.062 - 2.074 1.237,36 1.062,28 1.150,00 1.712,26 2.073,94


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ajudante de maquinista de trem

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • transportar cargas;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar com segurança;
  • vistoriar teleférico;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • operar teleférico;
  • transportar passageiros;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • conduzir trem, bonde e metrô;

  • Atividades

    • verificar condições de limpeza;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • vistoriar cabos de aço;
    • conferir documentação da carga;
    • confirmar destino;
    • demonstrar responsabilidade;
    • obedecer sinalização de via;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • manobrar para lavagem;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • vistoriar contra-pino;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • preencher relatório de viagem;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • manter farol aceso;
    • acionar teleférico;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • repor equipamento de segurança;
    • trabalhar em equipe;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • aperfeiçoar-se;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • solicitar licenciamento para partida;
    • remover vagões avariados;
    • comunicar-se com clareza;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • demonstrar iniciativa;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • desligar o veículo;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • comunicar entrada na via;
    • preencher livro de bordo;
    • recolher veículo;
    • vistoriar roldanas;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • treinar funcionários;
    • solicitar manutenção;
    • acionar gerador de energia;
    • acionar buzina;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • conferir a formação da composição;
    • efetuar reboque;
    • conferir limite de tração;
    • cumprir tempo de percurso;
    • prestar primeiros-socorros;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • demonstrar percepção;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • demonstrar acuidade visual;
    • solucionar pequenas falhas;
    • informar nome das estações;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • demonstrar segurança;
    • anunciar mensagens;
    • cumprir horários;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • separar vagões por destino;
    • manobrar para manutenção;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • liberar o freio;
    • solicitar reboque;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • observar perfil de via;
    • informar posicionamento;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • solicitar interdição da via;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • cumprir paradas programadas;
    • observar condições de via;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • vistoriar fio de curso;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • estacionar em local predeterminado;
    • evacuar veículo;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • testar freio de reversão e automático;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • preparar trem para reboque;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • vistoriar cadeiras;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • anunciar energização do veículo;
    • vistoriar embuchamento;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • conduzir veículo para a via principal;
    • manobrar para testes operacionais;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • cumprir tempo de parada;
    • inspecionar alavanca;
    • vistoriar morsas;
    • solicitar equipe de segurança;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • uniformizar-se;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • testar sistema de portas;
    • solicitar desenergização da via;
    • demonstrar assiduidade;
    • obedecer sinais de manobra;
    • verificar controle de falhas;
    • verificar vazamentos de carga;
    • prestar informações ao usuário;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • monitorar painel de controle;
    • solicitar prefixo do trem;
    • ligar o veículo;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • acatar instruções via rádio;
    • estacionar para limpeza;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • vistoriar freio manual;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • testar sistema de comunicação;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • verificar livro de bordo;
    • demonstrar autocontrole;


    Setores que mais contratam Ajudante de maquinista de trem no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Outras obras de instalações em construções
    • Comércio atacadista de resíduos e sucatas não-metálicos, exceto de papel e papelão
    • Outras obras de acabamento da construção
    • Fabricação de embalagens de material plástico
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Fabricação de componentes eletrônicos
    • Transporte metroviário
    • Fabricação de obras de caldeiraria pesada
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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