Salário para o cargo de Operador de automotriz
CBO 7826-20 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de automotriz - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de automotriz

Um Operador de automotriz trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.103,95 e R$ 3.130,47, com a média salarial de R$ 1.568,39 e o salário mediana em R$ 1.392,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de automotriz

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.568,39 18.820,69 392,10 7,16
1º Quartil 1.103,95 13.247,43 275,99 5,04
Salário Mediana 1.392,60 16.711,20 348,15 6,35
3º Quartil 2.387,43 28.649,15 596,86 10,89
Teto Salarial 3.130,47 37.565,62 782,62 14,28


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Porto Velho - RO 1.131 - 1.682 1.211,85 1.131,00 1.180,00 1.388,27 1.681,52
São Paulo - SP 1.350 - 2.826 1.746,45 1.350,12 1.538,00 2.333,33 2.826,20
Monte Carlo - SC 1.213 - 1.538 1.223,78 1.212,51 1.215,00 1.269,50 1.537,66
Campo Grande - MS 1.900 - 3.028 2.283,38 1.900,00 2.483,50 2.500,00 3.028,08
Juazeiro do Norte - CE 1.045 - 1.332 1.077,79 1.045,00 1.093,64 1.100,00 1.332,35
União da Vitoria - PR 1.498 - 2.059 1.582,00 1.498,20 1.575,20 1.700,00 2.059,09
Governador Valadares - MG 1.406 - 1.889 1.461,93 1.406,48 1.445,50 1.559,84 1.889,33
Ribeirão Preto - SP 1.496 - 4.603 2.885,66 1.496,00 2.858,98 3.800,00 4.602,67
Mafra - SC 1.221 - 4.338 1.972,30 1.221,00 1.392,60 3.581,60 4.338,14
Guarapuava - PR 1.350 - 1.740 1.367,32 1.350,00 1.350,00 1.436,60 1.740,05
Carapicuíba - SP 1.250 - 1.635 1.290,00 1.250,00 1.250,00 1.350,00 1.635,16
Palmas - PR 1.417 - 2.180 1.566,73 1.417,43 1.599,40 1.800,00 2.180,21
Itapevi - SP 1.165 - 1.411 1.165,00 1.165,00 1.165,00 1.165,00 1.411,08
General Carneiro - PR 1.575 - 1.937 1.589,72 1.575,20 1.599,40 1.599,40 1.937,24
Goiânia - GO 1.060 - 1.817 1.172,07 1.060,37 1.100,00 1.500,00 1.816,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.298 - 2.814 1.688,97 1.297,82 1.575,20 2.323,20 2.813,93
São Paulo 1.217 - 3.420 1.798,48 1.216,92 1.508,00 2.823,20 3.419,54
Santa Catarina 1.203 - 2.495 1.408,27 1.203,43 1.221,00 2.060,22 2.495,40
Rondônia 1.131 - 1.682 1.211,85 1.131,00 1.180,00 1.388,27 1.681,52
Ceará 1.045 - 2.009 1.205,86 1.045,00 1.100,00 1.658,38 2.008,68
Goiás 1.045 - 1.871 1.190,47 1.045,00 1.100,00 1.545,00 1.871,35
Minas Gerais 1.410 - 3.416 1.790,95 1.409,81 1.559,84 2.820,55 3.416,33
Mato Grosso do Sul 1.465 - 3.028 2.155,22 1.465,00 2.467,00 2.500,00 3.028,08
Mato Grosso 1.045 - 2.977 1.531,17 1.045,00 1.380,26 2.457,50 2.976,60
Pará 1.066 - 1.707 1.172,04 1.065,90 1.153,28 1.409,00 1.706,62


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de automotriz

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • atuar em falhas de equipamentos;
  • transportar passageiros;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • trabalhar com segurança;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • operar teleférico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vistoriar teleférico;

  • Atividades

    • vistoriar morsas;
    • manobrar para manutenção;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • trabalhar em equipe;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • verificar controle de falhas;
    • confirmar destino;
    • monitorar painel de controle;
    • inspecionar alavanca;
    • testar sistema de portas;
    • vistoriar embuchamento;
    • verificar condições de limpeza;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • demonstrar assiduidade;
    • cumprir tempo de percurso;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • solicitar manutenção;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • vistoriar freio manual;
    • liberar o freio;
    • cumprir paradas programadas;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • verificar livro de bordo;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • evacuar veículo;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • solicitar prefixo do trem;
    • preencher relatório de viagem;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • preencher livro de bordo;
    • ligar o veículo;
    • solucionar pequenas falhas;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • treinar funcionários;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • vistoriar fio de curso;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • estacionar em local predeterminado;
    • acionar gerador de energia;
    • acatar instruções via rádio;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • comunicar-se com clareza;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • acionar buzina;
    • testar sistema de comunicação;
    • vistoriar cabos de aço;
    • conferir limite de tração;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • vistoriar cadeiras;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • estacionar para limpeza;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • aperfeiçoar-se;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • vistoriar roldanas;
    • solicitar interdição da via;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • obedecer sinalização de via;
    • conferir documentação da carga;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • observar perfil de via;
    • separar vagões por destino;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • remover vagões avariados;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • cumprir horários;
    • comunicar entrada na via;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • demonstrar percepção;
    • solicitar equipe de segurança;
    • testar freio de reversão e automático;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • anunciar mensagens;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • manter farol aceso;
    • informar nome das estações;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • informar posicionamento;
    • recolher veículo;
    • solicitar reboque;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • prestar informações ao usuário;
    • demonstrar segurança;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • efetuar reboque;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • acionar teleférico;
    • desligar o veículo;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • manobrar para testes operacionais;
    • repor equipamento de segurança;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • manobrar para lavagem;
    • demonstrar iniciativa;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • verificar vazamentos de carga;
    • solicitar desenergização da via;
    • uniformizar-se;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • conferir a formação da composição;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • demonstrar responsabilidade;
    • preparar trem para reboque;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • demonstrar acuidade visual;
    • anunciar energização do veículo;
    • observar condições de via;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • demonstrar autocontrole;
    • cumprir tempo de parada;
    • obedecer sinais de manobra;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • vistoriar contra-pino;
    • prestar primeiros-socorros;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;


    Setores que mais contratam Operador de automotriz no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Extração de madeira em florestas plantadas
    • Serviços de usinagem, tornearia e solda
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal
    • Atividades de apoio à produção florestal
    • Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp)
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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