Salário para o cargo de Operador de automotriz
CBO 7826-20 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de automotriz - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de automotriz

Um Operador de automotriz trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.103,95 e R$ 3.130,47, com a média salarial de R$ 1.568,39 e o salário mediana em R$ 1.392,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de automotriz

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.568,39 18.820,69 392,10 7,16
1º Quartil 1.103,95 13.247,43 275,99 5,04
Salário Mediana 1.392,60 16.711,20 348,15 6,35
3º Quartil 2.387,43 28.649,15 596,86 10,89
Teto Salarial 3.130,47 37.565,62 782,62 14,28


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Porto Velho - RO 1.131 - 1.682 1.211,85 1.131,00 1.180,00 1.388,27 1.681,52
São Paulo - SP 1.350 - 2.826 1.746,45 1.350,12 1.538,00 2.333,33 2.826,20
Monte Carlo - SC 1.213 - 1.538 1.223,78 1.212,51 1.215,00 1.269,50 1.537,66
Juazeiro do Norte - CE 1.045 - 1.332 1.077,79 1.045,00 1.093,64 1.100,00 1.332,35
Campo Grande - MS 1.900 - 3.028 2.283,38 1.900,00 2.483,50 2.500,00 3.028,08
União da Vitoria - PR 1.498 - 2.059 1.582,00 1.498,20 1.575,20 1.700,00 2.059,09
Mafra - SC 1.221 - 4.338 1.972,30 1.221,00 1.392,60 3.581,60 4.338,14
Ribeirão Preto - SP 1.496 - 4.603 2.885,66 1.496,00 2.858,98 3.800,00 4.602,67
Governador Valadares - MG 1.406 - 1.889 1.461,93 1.406,48 1.445,50 1.559,84 1.889,33
Carapicuíba - SP 1.250 - 1.635 1.290,00 1.250,00 1.250,00 1.350,00 1.635,16
Palmas - PR 1.417 - 2.180 1.566,73 1.417,43 1.599,40 1.800,00 2.180,21
General Carneiro - PR 1.575 - 1.937 1.589,72 1.575,20 1.599,40 1.599,40 1.937,24
Itapevi - SP 1.165 - 1.411 1.165,00 1.165,00 1.165,00 1.165,00 1.411,08
Goiânia - GO 1.060 - 1.817 1.172,07 1.060,37 1.100,00 1.500,00 1.816,85
Guarapuava - PR 1.350 - 1.740 1.367,32 1.350,00 1.350,00 1.436,60 1.740,05


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.298 - 2.814 1.688,97 1.297,82 1.575,20 2.323,20 2.813,93
São Paulo 1.217 - 3.420 1.798,48 1.216,92 1.508,00 2.823,20 3.419,54
Santa Catarina 1.203 - 2.495 1.408,27 1.203,43 1.221,00 2.060,22 2.495,40
Ceará 1.045 - 2.009 1.205,86 1.045,00 1.100,00 1.658,38 2.008,68
Rondônia 1.131 - 1.682 1.211,85 1.131,00 1.180,00 1.388,27 1.681,52
Goiás 1.045 - 1.871 1.190,47 1.045,00 1.100,00 1.545,00 1.871,35
Minas Gerais 1.410 - 3.416 1.790,95 1.409,81 1.559,84 2.820,55 3.416,33
Mato Grosso 1.045 - 2.977 1.531,17 1.045,00 1.380,26 2.457,50 2.976,60
Mato Grosso do Sul 1.465 - 3.028 2.155,22 1.465,00 2.467,00 2.500,00 3.028,08
Pará 1.066 - 1.707 1.172,04 1.065,90 1.153,28 1.409,00 1.706,62


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de automotriz

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • vistoriar teleférico;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • operar teleférico;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • transportar cargas;
  • manobrar trem, bonde e metrô;

  • Atividades

    • separar vagões por destino;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • demonstrar acuidade visual;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • vistoriar contra-pino;
    • preencher relatório de viagem;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • cumprir tempo de percurso;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar percepção;
    • testar sistema de portas;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • emitir relatório de ocorrência;
    • trabalhar em equipe;
    • repor equipamento de segurança;
    • acatar instruções via rádio;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • preparar trem para reboque;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • uniformizar-se;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • verificar livro de bordo;
    • ligar o veículo;
    • solicitar manutenção;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • manobrar para testes operacionais;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • conferir limite de tração;
    • solicitar desenergização da via;
    • observar perfil de via;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • verificar condições de limpeza;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • monitorar painel de controle;
    • desligar o veículo;
    • cumprir paradas programadas;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • testar freio de reversão e automático;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • manter farol aceso;
    • estacionar para limpeza;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • remover vagões avariados;
    • inspecionar alavanca;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • informar posicionamento;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • testar sistema de comunicação;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • solicitar interdição da via;
    • solicitar equipe de segurança;
    • solucionar pequenas falhas;
    • solicitar prefixo do trem;
    • demonstrar autocontrole;
    • vistoriar fio de curso;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • verificar controle de falhas;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • liberar o freio;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • manobrar para manutenção;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • verificar vazamentos de carga;
    • evacuar veículo;
    • solicitar reboque;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • vistoriar roldanas;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • acionar teleférico;
    • vistoriar cadeiras;
    • obedecer sinais de manobra;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • demonstrar responsabilidade;
    • prestar informações ao usuário;
    • conferir a formação da composição;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • observar condições de via;
    • comunicar entrada na via;
    • vistoriar freio manual;
    • preencher livro de bordo;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • demonstrar assiduidade;
    • acionar buzina;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • comunicar-se com clareza;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • estacionar em local predeterminado;
    • prestar primeiros-socorros;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • confirmar destino;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • manobrar para lavagem;
    • cumprir tempo de parada;
    • acionar gerador de energia;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • conferir documentação da carga;
    • demonstrar iniciativa;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • cumprir horários;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • informar nome das estações;
    • vistoriar cabos de aço;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • vistoriar embuchamento;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • obedecer sinalização de via;
    • vistoriar morsas;
    • anunciar energização do veículo;
    • aperfeiçoar-se;
    • recolher veículo;
    • anunciar mensagens;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • treinar funcionários;
    • efetuar reboque;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • conferir acomodação dos passageiros;


    Setores que mais contratam Operador de automotriz no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Extração de madeira em florestas plantadas
    • Serviços de usinagem, tornearia e solda
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Atividades de apoio à produção florestal
    • Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp)




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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