Salário para o cargo de Maquinista de locomotiva
CBO 7826-10 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Maquinista de locomotiva - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Maquinista de locomotiva

Um Maquinista de locomotiva trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.441,32 e R$ 3.891,54, com a média salarial de R$ 1.974,00 e o salário mediana em R$ 1.696,42 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maquinista de locomotiva

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.974,00 23.688,04 493,50 9,49
1º Quartil 1.441,32 17.295,83 360,33 6,93
Salário Mediana 1.696,42 20.357,04 424,11 8,15
3º Quartil 2.967,85 35.614,25 741,96 14,26
Teto Salarial 3.891,54 46.698,48 972,88 18,70


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.579 - 2.376 1.730,13 1.578,98 1.696,42 1.961,28 2.375,56
São Luís - MA 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Vitoria - ES 2.691 - 4.777 3.302,32 2.691,12 3.227,30 3.943,61 4.776,62
Belo Horizonte - MG 1.261 - 2.801 1.607,48 1.261,45 1.419,08 2.312,69 2.801,20
Curitiba - PR 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Juiz de Fora - MG 1.687 - 3.055 2.019,32 1.687,42 1.960,10 2.521,82 3.054,51
Rondonópolis - MT 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Rio de Janeiro - RJ 1.812 - 4.962 2.583,54 1.812,33 2.079,00 4.096,28 4.961,54
Paulínia - SP 1.265 - 1.976 1.417,12 1.265,19 1.398,15 1.631,69 1.976,35
Serra - ES 1.940 - 4.350 2.487,23 1.939,76 1.939,76 3.591,06 4.349,60
Leopoldo de Bulhoes - GO 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Santos - SP 1.951 - 3.446 2.185,31 1.950,51 2.001,07 2.844,76 3.445,65
Fortaleza - CE 1.488 - 2.200 1.638,72 1.487,94 1.627,35 1.816,03 2.199,63
Araraquara - SP 1.538 - 2.055 1.667,62 1.538,00 1.696,42 1.696,42 2.054,75
Canoas - RS 1.427 - 1.880 1.476,96 1.427,23 1.464,12 1.552,38 1.880,29
Uberaba - MG 2.228 - 2.920 2.328,49 2.227,75 2.340,70 2.410,92 2.920,18
Mafra - SC 1.140 - 1.943 1.446,68 1.140,00 1.462,55 1.603,75 1.942,51
Bauru - SP 1.463 - 1.863 1.508,49 1.462,55 1.519,50 1.538,00 1.862,87
São Gonçalo do Amarante - CE 1.371 - 2.000 1.584,90 1.370,68 1.611,88 1.651,53 2.000,38
Ipatinga - MG 1.338 - 2.354 1.536,82 1.337,75 1.435,60 1.943,60 2.354,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.476 - 2.531 1.729,88 1.476,27 1.696,42 2.089,95 2.531,41
Minas Gerais 1.347 - 3.026 1.863,46 1.346,56 1.763,34 2.498,07 3.025,74
Espírito Santo 2.137 - 4.716 3.093,00 2.136,62 3.172,68 3.893,75 4.716,23
Maranhão 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Paraná 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Rio de Janeiro 1.684 - 4.856 2.429,24 1.684,44 2.038,51 4.009,50 4.856,43
Mato Grosso 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Ceará 1.486 - 2.149 1.633,44 1.486,18 1.627,35 1.774,19 2.148,95
Goiás 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Rio Grande do Sul 1.427 - 2.198 1.566,59 1.427,23 1.501,00 1.814,59 2.197,88
Santa Catarina 1.275 - 3.139 1.701,04 1.274,65 1.526,37 2.591,29 3.138,65
Pará 2.726 - 5.458 3.356,40 2.725,80 3.307,44 4.505,80 5.457,56


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maquinista de locomotiva

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • transportar passageiros;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • transportar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • vistoriar teleférico;
  • operar teleférico;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • trabalhar com segurança;

  • Atividades

    • demonstrar iniciativa;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • solicitar prefixo do trem;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • manter farol aceso;
    • aperfeiçoar-se;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • demonstrar autocontrole;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • acatar instruções via rádio;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • obedecer sinalização de via;
    • acionar teleférico;
    • recolher veículo;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • vistoriar contra-pino;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • anunciar mensagens;
    • preparar trem para reboque;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • verificar livro de bordo;
    • prestar informações ao usuário;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • demonstrar acuidade visual;
    • cumprir tempo de percurso;
    • observar condições de via;
    • preencher relatório de viagem;
    • treinar funcionários;
    • observar perfil de via;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • solicitar interdição da via;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • demonstrar segurança;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • liberar o freio;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • conferir a formação da composição;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • vistoriar freio manual;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • inspecionar alavanca;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • testar sistema de comunicação;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • demonstrar assiduidade;
    • prestar primeiros-socorros;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • manobrar para manutenção;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • desligar o veículo;
    • solucionar pequenas falhas;
    • solicitar equipe de segurança;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • conferir documentação da carga;
    • manobrar para lavagem;
    • confirmar destino;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • acionar gerador de energia;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • vistoriar cabos de aço;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • verificar vazamentos de carga;
    • vistoriar embuchamento;
    • informar nome das estações;
    • vistoriar roldanas;
    • cumprir horários;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • verificar condições de limpeza;
    • comunicar entrada na via;
    • vistoriar fio de curso;
    • anunciar energização do veículo;
    • cumprir tempo de parada;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • acionar buzina;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • estacionar em local predeterminado;
    • informar posicionamento;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • comunicar-se com clareza;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • remover vagões avariados;
    • vistoriar morsas;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • separar vagões por destino;
    • ligar o veículo;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • solicitar manutenção;
    • preencher livro de bordo;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • estacionar para limpeza;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • monitorar painel de controle;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • trabalhar em equipe;
    • testar sistema de portas;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • demonstrar responsabilidade;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • efetuar reboque;
    • testar freio de reversão e automático;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • obedecer sinais de manobra;
    • cumprir paradas programadas;
    • vistoriar cadeiras;
    • solicitar desenergização da via;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • demonstrar percepção;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • repor equipamento de segurança;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • solicitar reboque;
    • evacuar veículo;
    • conferir limite de tração;
    • uniformizar-se;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • manobrar para testes operacionais;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • verificar controle de falhas;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;


    Setores que mais contratam Maquinista de locomotiva no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Construção de edifícios
    • Produção de semi-acabados de aço
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Serviços de engenharia
    • Transporte ferroviário de passageiros intermunicipal e interestadual
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Carga e descarga




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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