Quanto ganha um Maquinista de locomotiva
Um Maquinista de locomotiva trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.441,32 e R$ 3.891,54, com a média salarial de R$ 1.974,00 e o salário mediana em R$ 1.696,42 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 1.974,00 | 23.688,04 | 493,50 | 9,49 |
1º Quartil | 1.441,32 | 17.295,83 | 360,33 | 6,93 |
Salário Mediana | 1.696,42 | 20.357,04 | 424,11 | 8,15 |
3º Quartil | 2.967,85 | 35.614,25 | 741,96 | 14,26 |
Teto Salarial | 3.891,54 | 46.698,48 | 972,88 | 18,70 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores de funções transversais
- Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.579 - 2.376 | 1.730,13 | 1.578,98 | 1.696,42 | 1.961,28 | 2.375,56 |
São Luís - MA | 1.582 - 4.711 | 2.335,47 | 1.581,67 | 1.721,46 | 3.889,65 | 4.711,26 |
Vitoria - ES | 2.691 - 4.777 | 3.302,32 | 2.691,12 | 3.227,30 | 3.943,61 | 4.776,62 |
Belo Horizonte - MG | 1.261 - 2.801 | 1.607,48 | 1.261,45 | 1.419,08 | 2.312,69 | 2.801,20 |
Curitiba - PR | 1.296 - 2.506 | 1.641,49 | 1.295,74 | 1.603,76 | 2.069,11 | 2.506,17 |
Juiz de Fora - MG | 1.687 - 3.055 | 2.019,32 | 1.687,42 | 1.960,10 | 2.521,82 | 3.054,51 |
Rondonópolis - MT | 1.529 - 2.108 | 1.654,74 | 1.528,77 | 1.696,42 | 1.740,16 | 2.107,74 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.812 - 4.962 | 2.583,54 | 1.812,33 | 2.079,00 | 4.096,28 | 4.961,54 |
Paulínia - SP | 1.265 - 1.976 | 1.417,12 | 1.265,19 | 1.398,15 | 1.631,69 | 1.976,35 |
Serra - ES | 1.940 - 4.350 | 2.487,23 | 1.939,76 | 1.939,76 | 3.591,06 | 4.349,60 |
Leopoldo de Bulhoes - GO | 1.398 - 2.431 | 1.551,45 | 1.398,15 | 1.440,09 | 2.007,25 | 2.431,24 |
Santos - SP | 1.951 - 3.446 | 2.185,31 | 1.950,51 | 2.001,07 | 2.844,76 | 3.445,65 |
Fortaleza - CE | 1.488 - 2.200 | 1.638,72 | 1.487,94 | 1.627,35 | 1.816,03 | 2.199,63 |
Araraquara - SP | 1.538 - 2.055 | 1.667,62 | 1.538,00 | 1.696,42 | 1.696,42 | 2.054,75 |
Canoas - RS | 1.427 - 1.880 | 1.476,96 | 1.427,23 | 1.464,12 | 1.552,38 | 1.880,29 |
Uberaba - MG | 2.228 - 2.920 | 2.328,49 | 2.227,75 | 2.340,70 | 2.410,92 | 2.920,18 |
Mafra - SC | 1.140 - 1.943 | 1.446,68 | 1.140,00 | 1.462,55 | 1.603,75 | 1.942,51 |
São Gonçalo do Amarante - CE | 1.371 - 2.000 | 1.584,90 | 1.370,68 | 1.611,88 | 1.651,53 | 2.000,38 |
Bauru - SP | 1.463 - 1.863 | 1.508,49 | 1.462,55 | 1.519,50 | 1.538,00 | 1.862,87 |
Ipatinga - MG | 1.338 - 2.354 | 1.536,82 | 1.337,75 | 1.435,60 | 1.943,60 | 2.354,15 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.476 - 2.531 | 1.729,88 | 1.476,27 | 1.696,42 | 2.089,95 | 2.531,41 |
Minas Gerais | 1.347 - 3.026 | 1.863,46 | 1.346,56 | 1.763,34 | 2.498,07 | 3.025,74 |
Espírito Santo | 2.137 - 4.716 | 3.093,00 | 2.136,62 | 3.172,68 | 3.893,75 | 4.716,23 |
Maranhão | 1.582 - 4.711 | 2.335,47 | 1.581,67 | 1.721,46 | 3.889,65 | 4.711,26 |
Paraná | 1.296 - 2.506 | 1.641,49 | 1.295,74 | 1.603,76 | 2.069,11 | 2.506,17 |
Rio de Janeiro | 1.684 - 4.856 | 2.429,24 | 1.684,44 | 2.038,51 | 4.009,50 | 4.856,43 |
Mato Grosso | 1.529 - 2.108 | 1.654,74 | 1.528,77 | 1.696,42 | 1.740,16 | 2.107,74 |
Ceará | 1.486 - 2.149 | 1.633,44 | 1.486,18 | 1.627,35 | 1.774,19 | 2.148,95 |
Goiás | 1.398 - 2.431 | 1.551,45 | 1.398,15 | 1.440,09 | 2.007,25 | 2.431,24 |
Rio Grande do Sul | 1.427 - 2.198 | 1.566,59 | 1.427,23 | 1.501,00 | 1.814,59 | 2.197,88 |
Santa Catarina | 1.275 - 3.139 | 1.701,04 | 1.274,65 | 1.526,37 | 2.591,29 | 3.138,65 |
Pará | 2.726 - 5.458 | 3.356,40 | 2.725,80 | 3.307,44 | 4.505,80 | 5.457,56 |
Principais locais de trabalho
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Maquinista de locomotiva
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:
Atividades
- operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
- confirmar destino;
- testar sistemas elétrico e pneumático;
- conferir acondicionamento da carga;
- verificar dispositivos de segurança;
- treinar funcionários;
- alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
- combater incêndios em casos de emergência;
- conduzir usuário na passagem de emergência;
- solicitar interdição da via;
- prestar informações ao usuário;
- manobrar para lavagem;
- verificar ficha e documentação do trem;
- engatar locomotivas e vagões na composição;
- usar equipamentos de proteção individual (epi);
- conferir documentação da carga;
- concentrar-se nas suas atribuições;
- vistoriar morsas;
- repor equipamento de segurança;
- preencher relatório de viagem;
- anunciar energização do veículo;
- auxiliar o maquinista na condução;
- demonstrar iniciativa;
- obedecer sinalização de via;
- posicionar vagão para carga e descarga;
- interromper manobra em caso de perda de contato;
- monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
- demonstrar autocontrole;
- vistoriar fio de curso;
- vistoriar circuito fechado de televisão;
- verificar níveis de combustível e areia;
- vistoriar travas das cadeiras;
- informar situação de risco ao longo da via;
- acionar teleférico;
- monitorar equipamentos de bordo;
- acatar sinalização do painel de bordo;
- efetuar reboque;
- acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
- inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
- acompanhar circuito fechado de televisão;
- inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
- observar perfil de via;
- verificar condições de limpeza;
- verificar o comportamento da composição durante a viagem;
- demonstrar rapidez de raciocínio;
- demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
- vistoriar sistema de comunicação visual;
- solicitar manutenção;
- comunicar-se com clareza;
- demonstrar segurança;
- adequar a condução ao tipo de veículo;
- testar freio de reversão e automático;
- demonstrar acuidade visual;
- manter farol aceso;
- vistoriar contrapeso do teleférico;
- trabalhar em equipe;
- movimentar o veículo na modalidade automática;
- obedecer sinais de manobra;
- conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
- cumprir tempo de parada;
- vistoriar cabos de aço;
- preencher relatório de bilhetes e malotes;
- conferir número, quantidade e peso dos vagões;
- inspecionar equipamentos de bordo;
- operar aparelho de mudança de via (amv);
- estacionar para limpeza;
- zelar pelos equipamentos de trabalho;
- detectar falhas de equipamentos;
- vistoriar conjuntos das torres;
- anunciar mensagens;
- conduzir trem em licenciamento emergencial;
- obedecer velocidade máxima autorizada;
- operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
- cumprir licenciamento via satélite;
- informar posicionamento;
- manobrar para manutenção de via permanente;
- vistoriar cadeiras;
- aplicar freio de estacionamento e calços;
- utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
- inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
- desligar o veículo;
- atentar para passagem de nível e pedestres;
- manobrar para manutenção;
- vistoriar freio manual;
- estacionar em local predeterminado;
- manobrar para testes operacionais;
- testar sistema de portas;
- movimentar o veículo na modalidade manual;
- prestar primeiros-socorros;
- inspecionar alavanca;
- manobrar guindaste para prestar socorro;
- retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- vistoriar dispositivos de segurança;
- acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
- ligar o veículo;
- evacuar veículo;
- controlar velocidade do teleférico;
- movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
- solucionar pequenas falhas;
- uniformizar-se;
- orientar passageiros sobre regras de segurança;
- instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- conferir a formação da composição;
- demonstrar assiduidade;
- demonstrar responsabilidade;
- instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
- comunicar irregularidades ao maquinista;
- acionar buzina;
- desengatar locomotivas e vagões da composição;
- recolher veículo;
- informar nome das estações;
- cumprir tempo de percurso;
- distribuir passageiros para balanceamento de peso;
- informar ocorrências com o usuário;
- conferir limite de tração;
- controlar abertura e fechamento das portas;
- demonstrar percepção;
- monitorar embarque e desembarque de passageiros;
- conduzir veículo para a via principal;
- solicitar equipe de segurança;
- vistoriar contra-pino;
- verificar controle de falhas;
- cumprir paradas programadas;
- preencher livro de bordo;
- comunicar entrada na via;
- vistoriar embuchamento;
- acatar instruções via rádio;
- manobrar para pesagem de vagões;
- acionar freio de emergência em situação de risco;
- comunicar impedimentos de circulação do veículo;
- monitorar painel de controle;
- liberar o freio;
- verificar existência de fita velocimétrica;
- transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
- vistoriar sistema elétrico do teleférico;
- remover vagões avariados;
- verificar vazamentos de carga;
- comunicar-se com a base de retorno;
- cumprir horários;
- preparar trem para reboque;
- verificar livro de bordo;
- solicitar licenciamento para partida;
- preencher relatório de quilometragem;
- demonstrar capacidade de assimilação;
- solicitar desenergização da via;
- solicitar resgate de passageiros;
- acionar gerador de energia;
- separar vagões por destino;
- vistoriar roldanas;
- testar sistema de comunicação;
- observar condições de via;
- emitir relatório de ocorrência;
- demonstrar firmeza nas decisões;
- aperfeiçoar-se;
- retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
- comunicar ocorrências externas ao sistema;
- solicitar reboque;
- conferir acomodação dos passageiros;
- solicitar prefixo do trem;
Setores que mais contratam Maquinista de locomotiva no mercado de trabalho
- Transporte ferroviário de carga
- Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
- Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
- Construção de edifícios
- Produção de semi-acabados de aço
- Serviços de engenharia
- Comércio varejista de madeira e artefatos
- Fabricação de móveis com predominância de madeira
- Transporte ferroviário de passageiros intermunicipal e interestadual
- Carga e descarga
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br