Salário para o cargo de Maquinista de locomotiva
CBO 7826-10 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Maquinista de locomotiva - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Maquinista de locomotiva

Um Maquinista de locomotiva trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.441,32 e R$ 3.891,54, com a média salarial de R$ 1.974,00 e o salário mediana em R$ 1.696,42 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maquinista de locomotiva

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.974,00 23.688,04 493,50 9,49
1º Quartil 1.441,32 17.295,83 360,33 6,93
Salário Mediana 1.696,42 20.357,04 424,11 8,15
3º Quartil 2.967,85 35.614,25 741,96 14,26
Teto Salarial 3.891,54 46.698,48 972,88 18,70


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.579 - 2.376 1.730,13 1.578,98 1.696,42 1.961,28 2.375,56
São Luís - MA 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Vitoria - ES 2.691 - 4.777 3.302,32 2.691,12 3.227,30 3.943,61 4.776,62
Belo Horizonte - MG 1.261 - 2.801 1.607,48 1.261,45 1.419,08 2.312,69 2.801,20
Curitiba - PR 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Juiz de Fora - MG 1.687 - 3.055 2.019,32 1.687,42 1.960,10 2.521,82 3.054,51
Rondonópolis - MT 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Rio de Janeiro - RJ 1.812 - 4.962 2.583,54 1.812,33 2.079,00 4.096,28 4.961,54
Paulínia - SP 1.265 - 1.976 1.417,12 1.265,19 1.398,15 1.631,69 1.976,35
Serra - ES 1.940 - 4.350 2.487,23 1.939,76 1.939,76 3.591,06 4.349,60
Leopoldo de Bulhoes - GO 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Santos - SP 1.951 - 3.446 2.185,31 1.950,51 2.001,07 2.844,76 3.445,65
Fortaleza - CE 1.488 - 2.200 1.638,72 1.487,94 1.627,35 1.816,03 2.199,63
Araraquara - SP 1.538 - 2.055 1.667,62 1.538,00 1.696,42 1.696,42 2.054,75
Canoas - RS 1.427 - 1.880 1.476,96 1.427,23 1.464,12 1.552,38 1.880,29
Uberaba - MG 2.228 - 2.920 2.328,49 2.227,75 2.340,70 2.410,92 2.920,18
Mafra - SC 1.140 - 1.943 1.446,68 1.140,00 1.462,55 1.603,75 1.942,51
São Gonçalo do Amarante - CE 1.371 - 2.000 1.584,90 1.370,68 1.611,88 1.651,53 2.000,38
Bauru - SP 1.463 - 1.863 1.508,49 1.462,55 1.519,50 1.538,00 1.862,87
Ipatinga - MG 1.338 - 2.354 1.536,82 1.337,75 1.435,60 1.943,60 2.354,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.476 - 2.531 1.729,88 1.476,27 1.696,42 2.089,95 2.531,41
Minas Gerais 1.347 - 3.026 1.863,46 1.346,56 1.763,34 2.498,07 3.025,74
Espírito Santo 2.137 - 4.716 3.093,00 2.136,62 3.172,68 3.893,75 4.716,23
Maranhão 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Paraná 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Rio de Janeiro 1.684 - 4.856 2.429,24 1.684,44 2.038,51 4.009,50 4.856,43
Mato Grosso 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Ceará 1.486 - 2.149 1.633,44 1.486,18 1.627,35 1.774,19 2.148,95
Goiás 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Rio Grande do Sul 1.427 - 2.198 1.566,59 1.427,23 1.501,00 1.814,59 2.197,88
Santa Catarina 1.275 - 3.139 1.701,04 1.274,65 1.526,37 2.591,29 3.138,65
Pará 2.726 - 5.458 3.356,40 2.725,80 3.307,44 4.505,80 5.457,56


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maquinista de locomotiva

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • transportar passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar com segurança;
  • vistoriar teleférico;
  • transportar cargas;
  • operar teleférico;

  • Atividades

    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • confirmar destino;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • treinar funcionários;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • solicitar interdição da via;
    • prestar informações ao usuário;
    • manobrar para lavagem;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • conferir documentação da carga;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • vistoriar morsas;
    • repor equipamento de segurança;
    • preencher relatório de viagem;
    • anunciar energização do veículo;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • demonstrar iniciativa;
    • obedecer sinalização de via;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • demonstrar autocontrole;
    • vistoriar fio de curso;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • acionar teleférico;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • efetuar reboque;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • observar perfil de via;
    • verificar condições de limpeza;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • solicitar manutenção;
    • comunicar-se com clareza;
    • demonstrar segurança;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • testar freio de reversão e automático;
    • demonstrar acuidade visual;
    • manter farol aceso;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • trabalhar em equipe;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • obedecer sinais de manobra;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • cumprir tempo de parada;
    • vistoriar cabos de aço;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • estacionar para limpeza;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • anunciar mensagens;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • informar posicionamento;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • vistoriar cadeiras;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • desligar o veículo;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • manobrar para manutenção;
    • vistoriar freio manual;
    • estacionar em local predeterminado;
    • manobrar para testes operacionais;
    • testar sistema de portas;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • prestar primeiros-socorros;
    • inspecionar alavanca;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • ligar o veículo;
    • evacuar veículo;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • solucionar pequenas falhas;
    • uniformizar-se;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • conferir a formação da composição;
    • demonstrar assiduidade;
    • demonstrar responsabilidade;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • acionar buzina;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • recolher veículo;
    • informar nome das estações;
    • cumprir tempo de percurso;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • conferir limite de tração;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • demonstrar percepção;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • solicitar equipe de segurança;
    • vistoriar contra-pino;
    • verificar controle de falhas;
    • cumprir paradas programadas;
    • preencher livro de bordo;
    • comunicar entrada na via;
    • vistoriar embuchamento;
    • acatar instruções via rádio;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • monitorar painel de controle;
    • liberar o freio;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • remover vagões avariados;
    • verificar vazamentos de carga;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • cumprir horários;
    • preparar trem para reboque;
    • verificar livro de bordo;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • solicitar desenergização da via;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • acionar gerador de energia;
    • separar vagões por destino;
    • vistoriar roldanas;
    • testar sistema de comunicação;
    • observar condições de via;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • aperfeiçoar-se;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • solicitar reboque;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • solicitar prefixo do trem;


    Setores que mais contratam Maquinista de locomotiva no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Construção de edifícios
    • Produção de semi-acabados de aço
    • Serviços de engenharia
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Transporte ferroviário de passageiros intermunicipal e interestadual
    • Carga e descarga




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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