Salário para o cargo de Maquinista de locomotiva
CBO 7826-10 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Maquinista de locomotiva - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Maquinista de locomotiva

Um Maquinista de locomotiva trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.014,43 e R$ 4.041,36, com a média salarial de R$ 2.409,09 e o salário mediana em R$ 2.171,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maquinista de locomotiva

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.409,09 28.909,13 602,27 11,63
1º Quartil 2.014,43 24.173,20 503,61 9,72
Salário Mediana 2.171,00 26.052,00 542,75 10,48
3º Quartil 3.082,12 36.985,40 770,53 14,88
Teto Salarial 4.041,36 48.496,36 1.010,34 19,51


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.993 - 2.979 2.142,11 1.992,97 2.088,00 2.459,07 2.978,50
Paulínia - SP 1.913 - 3.157 2.260,54 1.912,68 2.265,00 2.606,39 3.156,94
Belo Horizonte - MG 1.746 - 3.817 2.355,51 1.745,58 2.265,00 3.151,74 3.817,48
Vitoria - ES 2.053 - 5.041 2.714,22 2.053,00 2.053,00 4.161,56 5.040,61
São Luís - MA 1.695 - 4.641 2.736,45 1.694,87 2.282,50 3.831,67 4.641,03
Juiz de Fora - MG 2.241 - 3.520 2.459,07 2.240,63 2.340,00 2.906,13 3.519,99
Canoas - RS 1.880 - 3.404 2.326,99 1.880,09 2.301,50 2.810,43 3.404,08
Curitiba - PR 2.004 - 3.392 2.278,02 2.004,33 2.088,00 2.800,17 3.391,65
Rio de Janeiro - RJ 2.251 - 7.868 3.901,38 2.251,09 3.245,00 6.496,28 7.868,48
Serra - ES 2.162 - 4.680 2.659,68 2.162,25 2.235,00 3.864,00 4.680,19
Araraquara - SP 2.017 - 2.536 2.059,78 2.017,00 2.094,00 2.094,00 2.536,32
Rondonópolis - MT 2.026 - 2.766 2.125,33 2.025,75 2.094,00 2.284,00 2.766,45
Ipatinga - MG 1.975 - 4.138 2.560,70 1.975,33 2.477,00 3.416,33 4.137,97
Anápolis - GO 1.936 - 2.536 2.065,27 1.936,00 2.094,00 2.094,00 2.536,32
Alagoinhas - BA 2.205 - 4.013 2.602,90 2.205,00 2.478,00 3.313,50 4.013,41
Uberaba - MG 2.868 - 3.543 2.880,78 2.868,00 2.868,00 2.925,50 3.543,45
Campo Grande - MS 1.871 - 2.688 2.100,63 1.870,50 2.156,50 2.219,00 2.687,72
Mafra - SC 2.048 - 3.567 2.276,14 2.048,00 2.213,00 2.945,00 3.567,07
Santos - SP 2.588 - 3.792 2.769,00 2.588,00 2.588,00 3.131,00 3.792,36
Salgueiro - PE 1.551 - 2.483 1.933,17 1.551,00 2.050,00 2.050,00 2.483,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.964 - 3.079 2.177,86 1.963,67 2.094,00 2.541,86 3.078,78
Minas Gerais 1.936 - 3.747 2.446,08 1.935,83 2.300,00 3.093,74 3.747,23
Espírito Santo 2.042 - 4.978 2.725,39 2.042,45 2.235,00 4.109,59 4.977,66
Rio Grande do Sul 1.915 - 3.823 2.408,18 1.914,87 2.213,00 3.155,97 3.822,60
Maranhão 1.695 - 4.641 2.736,45 1.694,87 2.282,50 3.831,67 4.641,03
Rio de Janeiro 2.217 - 7.868 3.785,39 2.217,09 2.684,50 6.496,28 7.868,48
Paraná 2.004 - 3.392 2.278,02 2.004,33 2.088,00 2.800,17 3.391,65
Mato Grosso 2.026 - 2.766 2.125,33 2.025,75 2.094,00 2.284,00 2.766,45
Goiás 2.015 - 2.941 2.161,00 2.015,00 2.094,00 2.428,25 2.941,17
Bahia 2.129 - 3.812 2.527,08 2.129,33 2.293,00 3.147,33 3.812,14
Pará 1.901 - 7.682 3.507,64 1.900,80 3.611,00 6.342,50 7.682,23
Ceará 1.741 - 2.511 1.990,99 1.740,50 2.050,00 2.073,50 2.511,49
Pernambuco 1.700 - 6.653 2.823,13 1.699,50 2.050,00 5.493,00 6.653,29
Mato Grosso do Sul 1.871 - 2.688 2.100,63 1.870,50 2.156,50 2.219,00 2.687,72
Santa Catarina 2.048 - 3.567 2.276,14 2.048,00 2.213,00 2.945,00 3.567,07


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maquinista de locomotiva

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • trabalhar com segurança;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • operar teleférico;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • transportar passageiros;
  • vistoriar teleférico;

  • Atividades

    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • aperfeiçoar-se;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • prestar informações ao usuário;
    • demonstrar autocontrole;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • testar sistema de portas;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • estacionar em local predeterminado;
    • verificar livro de bordo;
    • estacionar para limpeza;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • vistoriar contra-pino;
    • solicitar desenergização da via;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • solicitar prefixo do trem;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • cumprir horários;
    • vistoriar freio manual;
    • evacuar veículo;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • vistoriar roldanas;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • comunicar entrada na via;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • observar perfil de via;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • solicitar manutenção;
    • anunciar energização do veículo;
    • verificar condições de limpeza;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • testar sistema de comunicação;
    • remover vagões avariados;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • preencher relatório de viagem;
    • comunicar-se com clareza;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • vistoriar morsas;
    • liberar o freio;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • demonstrar percepção;
    • conferir a formação da composição;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • preparar trem para reboque;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • acionar teleférico;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • inspecionar alavanca;
    • conferir documentação da carga;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • manobrar para lavagem;
    • demonstrar acuidade visual;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • informar posicionamento;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • demonstrar assiduidade;
    • cumprir paradas programadas;
    • acionar buzina;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • verificar controle de falhas;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • solucionar pequenas falhas;
    • conferir limite de tração;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • demonstrar segurança;
    • efetuar reboque;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • manter farol aceso;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • treinar funcionários;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • uniformizar-se;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • cumprir tempo de percurso;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • repor equipamento de segurança;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • vistoriar cadeiras;
    • informar nome das estações;
    • solicitar equipe de segurança;
    • obedecer sinalização de via;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • desligar o veículo;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • separar vagões por destino;
    • recolher veículo;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • verificar vazamentos de carga;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • solicitar interdição da via;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • observar condições de via;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • anunciar mensagens;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • testar freio de reversão e automático;
    • ligar o veículo;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • cumprir tempo de parada;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • manobrar para testes operacionais;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • obedecer sinais de manobra;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • vistoriar fio de curso;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • demonstrar iniciativa;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • confirmar destino;
    • acatar instruções via rádio;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • manobrar para manutenção;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • vistoriar cabos de aço;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • demonstrar responsabilidade;
    • solicitar reboque;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • prestar primeiros-socorros;
    • monitorar painel de controle;
    • preencher livro de bordo;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • acionar gerador de energia;
    • vistoriar embuchamento;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Maquinista de locomotiva no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Construção de edifícios
    • Manutenção e reparação de veículos ferroviários
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Extração de minério de alumínio
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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