Salário para o cargo de Maquinista de trem
CBO 7826-10 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Maquinista de trem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Maquinista de trem

Um Maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.441,32 e R$ 3.891,54, com a média salarial de R$ 1.974,00 e o salário mediana em R$ 1.696,42 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maquinista de trem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.974,00 23.688,04 493,50 9,49
1º Quartil 1.441,32 17.295,83 360,33 6,93
Salário Mediana 1.696,42 20.357,04 424,11 8,15
3º Quartil 2.967,85 35.614,25 741,96 14,26
Teto Salarial 3.891,54 46.698,48 972,88 18,70


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.579 - 2.376 1.730,13 1.578,98 1.696,42 1.961,28 2.375,56
São Luís - MA 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Vitoria - ES 2.691 - 4.777 3.302,32 2.691,12 3.227,30 3.943,61 4.776,62
Belo Horizonte - MG 1.261 - 2.801 1.607,48 1.261,45 1.419,08 2.312,69 2.801,20
Curitiba - PR 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Juiz de Fora - MG 1.687 - 3.055 2.019,32 1.687,42 1.960,10 2.521,82 3.054,51
Rondonópolis - MT 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Rio de Janeiro - RJ 1.812 - 4.962 2.583,54 1.812,33 2.079,00 4.096,28 4.961,54
Paulínia - SP 1.265 - 1.976 1.417,12 1.265,19 1.398,15 1.631,69 1.976,35
Serra - ES 1.940 - 4.350 2.487,23 1.939,76 1.939,76 3.591,06 4.349,60
Leopoldo de Bulhoes - GO 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Santos - SP 1.951 - 3.446 2.185,31 1.950,51 2.001,07 2.844,76 3.445,65
Fortaleza - CE 1.488 - 2.200 1.638,72 1.487,94 1.627,35 1.816,03 2.199,63
Araraquara - SP 1.538 - 2.055 1.667,62 1.538,00 1.696,42 1.696,42 2.054,75
Canoas - RS 1.427 - 1.880 1.476,96 1.427,23 1.464,12 1.552,38 1.880,29
Uberaba - MG 2.228 - 2.920 2.328,49 2.227,75 2.340,70 2.410,92 2.920,18
Mafra - SC 1.140 - 1.943 1.446,68 1.140,00 1.462,55 1.603,75 1.942,51
Bauru - SP 1.463 - 1.863 1.508,49 1.462,55 1.519,50 1.538,00 1.862,87
São Gonçalo do Amarante - CE 1.371 - 2.000 1.584,90 1.370,68 1.611,88 1.651,53 2.000,38
Ipatinga - MG 1.338 - 2.354 1.536,82 1.337,75 1.435,60 1.943,60 2.354,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.476 - 2.531 1.729,88 1.476,27 1.696,42 2.089,95 2.531,41
Minas Gerais 1.347 - 3.026 1.863,46 1.346,56 1.763,34 2.498,07 3.025,74
Espírito Santo 2.137 - 4.716 3.093,00 2.136,62 3.172,68 3.893,75 4.716,23
Maranhão 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Paraná 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Rio de Janeiro 1.684 - 4.856 2.429,24 1.684,44 2.038,51 4.009,50 4.856,43
Mato Grosso 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Ceará 1.486 - 2.149 1.633,44 1.486,18 1.627,35 1.774,19 2.148,95
Goiás 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Rio Grande do Sul 1.427 - 2.198 1.566,59 1.427,23 1.501,00 1.814,59 2.197,88
Santa Catarina 1.275 - 3.139 1.701,04 1.274,65 1.526,37 2.591,29 3.138,65
Pará 2.726 - 5.458 3.356,40 2.725,80 3.307,44 4.505,80 5.457,56


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maquinista de trem

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar com segurança;
  • vistoriar teleférico;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • operar teleférico;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • transportar cargas;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);

  • Atividades

    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • vistoriar cadeiras;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • acatar instruções via rádio;
    • ligar o veículo;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • informar posicionamento;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • demonstrar segurança;
    • confirmar destino;
    • vistoriar roldanas;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • evacuar veículo;
    • treinar funcionários;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • manobrar para lavagem;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • verificar livro de bordo;
    • cumprir tempo de percurso;
    • cumprir horários;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • uniformizar-se;
    • solicitar reboque;
    • preparar trem para reboque;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • observar condições de via;
    • vistoriar freio manual;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • comunicar-se com clareza;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • vistoriar fio de curso;
    • manobrar para testes operacionais;
    • conferir a formação da composição;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • efetuar reboque;
    • acionar teleférico;
    • solicitar desenergização da via;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • informar nome das estações;
    • trabalhar em equipe;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • remover vagões avariados;
    • cumprir tempo de parada;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • vistoriar morsas;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • prestar primeiros-socorros;
    • demonstrar percepção;
    • prestar informações ao usuário;
    • verificar controle de falhas;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • vistoriar contra-pino;
    • verificar vazamentos de carga;
    • preencher livro de bordo;
    • demonstrar assiduidade;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • vistoriar cabos de aço;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • acionar buzina;
    • manter farol aceso;
    • cumprir paradas programadas;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • preencher relatório de viagem;
    • inspecionar alavanca;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • demonstrar iniciativa;
    • solicitar prefixo do trem;
    • repor equipamento de segurança;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • separar vagões por destino;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • conferir limite de tração;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • aperfeiçoar-se;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • liberar o freio;
    • testar sistema de portas;
    • desligar o veículo;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • testar sistema de comunicação;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • vistoriar embuchamento;
    • recolher veículo;
    • obedecer sinalização de via;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • solicitar equipe de segurança;
    • estacionar para limpeza;
    • anunciar energização do veículo;
    • comunicar entrada na via;
    • demonstrar acuidade visual;
    • anunciar mensagens;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • observar perfil de via;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • solicitar manutenção;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • obedecer sinais de manobra;
    • demonstrar autocontrole;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • manobrar para manutenção;
    • estacionar em local predeterminado;
    • conferir documentação da carga;
    • testar freio de reversão e automático;
    • monitorar painel de controle;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • verificar condições de limpeza;
    • acionar gerador de energia;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • solucionar pequenas falhas;
    • solicitar interdição da via;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • demonstrar responsabilidade;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;


    Setores que mais contratam Maquinista de trem no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Construção de edifícios
    • Produção de semi-acabados de aço
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Serviços de engenharia
    • Transporte ferroviário de passageiros intermunicipal e interestadual
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Carga e descarga




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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