Salário para o cargo de Maquinista de trem
CBO 7826-10 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Maquinista de trem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Maquinista de trem

Um Maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.441,32 e R$ 3.891,54, com a média salarial de R$ 1.974,00 e o salário mediana em R$ 1.696,42 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maquinista de trem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.974,00 23.688,04 493,50 9,49
1º Quartil 1.441,32 17.295,83 360,33 6,93
Salário Mediana 1.696,42 20.357,04 424,11 8,15
3º Quartil 2.967,85 35.614,25 741,96 14,26
Teto Salarial 3.891,54 46.698,48 972,88 18,70


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.579 - 2.376 1.730,13 1.578,98 1.696,42 1.961,28 2.375,56
São Luís - MA 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Vitoria - ES 2.691 - 4.777 3.302,32 2.691,12 3.227,30 3.943,61 4.776,62
Belo Horizonte - MG 1.261 - 2.801 1.607,48 1.261,45 1.419,08 2.312,69 2.801,20
Curitiba - PR 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Juiz de Fora - MG 1.687 - 3.055 2.019,32 1.687,42 1.960,10 2.521,82 3.054,51
Rondonópolis - MT 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Rio de Janeiro - RJ 1.812 - 4.962 2.583,54 1.812,33 2.079,00 4.096,28 4.961,54
Paulínia - SP 1.265 - 1.976 1.417,12 1.265,19 1.398,15 1.631,69 1.976,35
Serra - ES 1.940 - 4.350 2.487,23 1.939,76 1.939,76 3.591,06 4.349,60
Leopoldo de Bulhoes - GO 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Santos - SP 1.951 - 3.446 2.185,31 1.950,51 2.001,07 2.844,76 3.445,65
Fortaleza - CE 1.488 - 2.200 1.638,72 1.487,94 1.627,35 1.816,03 2.199,63
Araraquara - SP 1.538 - 2.055 1.667,62 1.538,00 1.696,42 1.696,42 2.054,75
Canoas - RS 1.427 - 1.880 1.476,96 1.427,23 1.464,12 1.552,38 1.880,29
Uberaba - MG 2.228 - 2.920 2.328,49 2.227,75 2.340,70 2.410,92 2.920,18
Mafra - SC 1.140 - 1.943 1.446,68 1.140,00 1.462,55 1.603,75 1.942,51
São Gonçalo do Amarante - CE 1.371 - 2.000 1.584,90 1.370,68 1.611,88 1.651,53 2.000,38
Bauru - SP 1.463 - 1.863 1.508,49 1.462,55 1.519,50 1.538,00 1.862,87
Ipatinga - MG 1.338 - 2.354 1.536,82 1.337,75 1.435,60 1.943,60 2.354,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.476 - 2.531 1.729,88 1.476,27 1.696,42 2.089,95 2.531,41
Minas Gerais 1.347 - 3.026 1.863,46 1.346,56 1.763,34 2.498,07 3.025,74
Espírito Santo 2.137 - 4.716 3.093,00 2.136,62 3.172,68 3.893,75 4.716,23
Maranhão 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Paraná 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Rio de Janeiro 1.684 - 4.856 2.429,24 1.684,44 2.038,51 4.009,50 4.856,43
Mato Grosso 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Ceará 1.486 - 2.149 1.633,44 1.486,18 1.627,35 1.774,19 2.148,95
Goiás 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Rio Grande do Sul 1.427 - 2.198 1.566,59 1.427,23 1.501,00 1.814,59 2.197,88
Santa Catarina 1.275 - 3.139 1.701,04 1.274,65 1.526,37 2.591,29 3.138,65
Pará 2.726 - 5.458 3.356,40 2.725,80 3.307,44 4.505,80 5.457,56


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maquinista de trem

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • operar teleférico;
  • trabalhar com segurança;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • vistoriar teleférico;
  • transportar passageiros;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • manobrar para testes operacionais;
    • demonstrar segurança;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • conferir limite de tração;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • manobrar para lavagem;
    • recolher veículo;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • demonstrar iniciativa;
    • manobrar para manutenção;
    • repor equipamento de segurança;
    • estacionar para limpeza;
    • vistoriar roldanas;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • vistoriar freio manual;
    • cumprir tempo de percurso;
    • ligar o veículo;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • manter farol aceso;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • anunciar mensagens;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • estacionar em local predeterminado;
    • solicitar interdição da via;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • preencher relatório de viagem;
    • solicitar reboque;
    • demonstrar assiduidade;
    • demonstrar responsabilidade;
    • vistoriar embuchamento;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • cumprir horários;
    • observar perfil de via;
    • testar freio de reversão e automático;
    • vistoriar morsas;
    • cumprir paradas programadas;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • prestar informações ao usuário;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • anunciar energização do veículo;
    • verificar livro de bordo;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • obedecer sinalização de via;
    • observar condições de via;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • liberar o freio;
    • acionar teleférico;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • demonstrar autocontrole;
    • obedecer sinais de manobra;
    • solicitar equipe de segurança;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • acionar buzina;
    • vistoriar cabos de aço;
    • remover vagões avariados;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • testar sistema de comunicação;
    • testar sistema de portas;
    • conferir a formação da composição;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • treinar funcionários;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • informar nome das estações;
    • vistoriar contra-pino;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • prestar primeiros-socorros;
    • cumprir tempo de parada;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • acionar gerador de energia;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • solucionar pequenas falhas;
    • preencher livro de bordo;
    • desligar o veículo;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • comunicar entrada na via;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • vistoriar fio de curso;
    • separar vagões por destino;
    • vistoriar cadeiras;
    • comunicar-se com clareza;
    • verificar vazamentos de carga;
    • solicitar prefixo do trem;
    • conferir documentação da carga;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • aperfeiçoar-se;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • uniformizar-se;
    • confirmar destino;
    • demonstrar percepção;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • demonstrar acuidade visual;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • informar posicionamento;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • solicitar desenergização da via;
    • monitorar painel de controle;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • verificar condições de limpeza;
    • inspecionar alavanca;
    • evacuar veículo;
    • acatar instruções via rádio;
    • preparar trem para reboque;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • verificar controle de falhas;
    • efetuar reboque;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • solicitar manutenção;
    • vistoriar travas das cadeiras;


    Setores que mais contratam Maquinista de trem no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Construção de edifícios
    • Produção de semi-acabados de aço
    • Serviços de engenharia
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Transporte ferroviário de passageiros intermunicipal e interestadual
    • Carga e descarga




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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