Salário para o cargo de Auxiliar de maquinista de trem
CBO 7826-25 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Auxiliar de maquinista de trem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Auxiliar de maquinista de trem

Um Auxiliar de maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,86 e R$ 2.737,92, com a média salarial de R$ 1.540,38 e o salário mediana em R$ 1.430,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de maquinista de trem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.540,38 18.484,53 385,09 7,13
1º Quartil 1.194,86 14.338,38 298,72 5,53
Salário Mediana 1.430,53 17.166,36 357,63 6,62
3º Quartil 2.088,05 25.056,63 522,01 9,66
Teto Salarial 2.737,92 32.855,00 684,48 12,66


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Juiz de Fora - MG 1.402 - 1.733 1.423,52 1.402,04 1.430,53 1.430,53 1.732,70
São Paulo - SP 1.311 - 2.283 1.499,19 1.310,99 1.430,53 1.884,70 2.282,81
Camaçari - BA 1.595 - 2.577 1.952,79 1.595,18 2.060,00 2.127,40 2.576,77
Piracicaba - SP 1.803 - 2.184 1.802,98 1.802,98 1.802,98 1.802,98 2.183,82
São Luís - MA 1.200 - 2.306 1.531,41 1.200,00 1.573,91 1.904,00 2.306,18
Linhares - ES 1.180 - 1.453 1.195,00 1.180,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Brasília - DF 1.452 - 2.317 1.680,39 1.451,69 1.678,08 1.913,23 2.317,36
Paulínia - SP 1.203 - 2.338 1.368,34 1.202,77 1.300,00 1.930,06 2.337,75
Vitoria - ES 1.289 - 7.526 3.184,58 1.289,00 1.904,00 6.213,63 7.526,14
Belo Horizonte - MG 1.109 - 1.781 1.281,10 1.109,07 1.265,25 1.470,00 1.780,51
Rio de Janeiro - RJ 1.144 - 2.545 1.461,29 1.144,00 1.430,53 2.101,40 2.545,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.311 - 1.754 1.405,36 1.310,66 1.430,53 1.448,38 1.754,32
São Paulo 1.296 - 2.334 1.565,44 1.295,76 1.430,53 1.927,08 2.334,14
Bahia 1.479 - 2.634 1.934,92 1.478,89 2.100,00 2.174,60 2.633,94
Espírito Santo 1.167 - 4.885 1.985,94 1.166,90 1.200,00 4.033,04 4.884,94
Maranhão 1.200 - 2.306 1.531,41 1.200,00 1.573,91 1.904,00 2.306,18
Distrito Federal 1.452 - 2.317 1.680,39 1.451,69 1.678,08 1.913,23 2.317,36
Goiás 1.045 - 1.590 1.177,56 1.045,00 1.191,84 1.313,05 1.590,40
Rio de Janeiro 1.144 - 2.545 1.447,22 1.144,00 1.403,70 2.101,40 2.545,28
Paraná 1.062 - 2.074 1.237,36 1.062,28 1.150,00 1.712,26 2.073,94


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de maquinista de trem

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • vistoriar teleférico;
  • transportar passageiros;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • trabalhar com segurança;
  • operar teleférico;

  • Atividades

    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • solicitar reboque;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • uniformizar-se;
    • cumprir tempo de parada;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • acionar buzina;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • verificar livro de bordo;
    • estacionar para limpeza;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • solucionar pequenas falhas;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • solicitar manutenção;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • verificar condições de limpeza;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • treinar funcionários;
    • testar sistema de comunicação;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • monitorar painel de controle;
    • demonstrar acuidade visual;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • demonstrar autocontrole;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • vistoriar morsas;
    • estacionar em local predeterminado;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • demonstrar iniciativa;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • acionar teleférico;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • vistoriar embuchamento;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • demonstrar responsabilidade;
    • anunciar mensagens;
    • testar freio de reversão e automático;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • anunciar energização do veículo;
    • remover vagões avariados;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • informar posicionamento;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • desligar o veículo;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • repor equipamento de segurança;
    • obedecer sinalização de via;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • acionar gerador de energia;
    • demonstrar assiduidade;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • comunicar entrada na via;
    • confirmar destino;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • preencher livro de bordo;
    • preparar trem para reboque;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • solicitar equipe de segurança;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • vistoriar cabos de aço;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • vistoriar contra-pino;
    • vistoriar fio de curso;
    • cumprir paradas programadas;
    • prestar primeiros-socorros;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • demonstrar percepção;
    • vistoriar roldanas;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • vistoriar freio manual;
    • aperfeiçoar-se;
    • prestar informações ao usuário;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • observar condições de via;
    • separar vagões por destino;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • inspecionar alavanca;
    • informar nome das estações;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • ligar o veículo;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • solicitar interdição da via;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • conferir limite de tração;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • conferir a formação da composição;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • recolher veículo;
    • manobrar para testes operacionais;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • verificar vazamentos de carga;
    • trabalhar em equipe;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • cumprir horários;
    • comunicar-se com clareza;
    • manobrar para lavagem;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • evacuar veículo;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • manobrar para manutenção;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • demonstrar segurança;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • testar sistema de portas;
    • obedecer sinais de manobra;
    • solicitar desenergização da via;
    • preencher relatório de viagem;
    • efetuar reboque;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • observar perfil de via;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • cumprir tempo de percurso;
    • solicitar prefixo do trem;
    • acatar instruções via rádio;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • manter farol aceso;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • conferir documentação da carga;
    • vistoriar cadeiras;
    • verificar controle de falhas;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • liberar o freio;


    Setores que mais contratam Auxiliar de maquinista de trem no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Outras obras de instalações em construções
    • Comércio atacadista de resíduos e sucatas não-metálicos, exceto de papel e papelão
    • Outras obras de acabamento da construção
    • Fabricação de embalagens de material plástico
    • Fabricação de componentes eletrônicos
    • Transporte metroviário
    • Fabricação de obras de caldeiraria pesada
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico