Quanto ganha um Auxiliar de maquinista de trem
Um Auxiliar de maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,86 e R$ 2.737,92, com a média salarial de R$ 1.540,38 e o salário mediana em R$ 1.430,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 1.540,38 | 18.484,53 | 385,09 | 7,13 |
1º Quartil | 1.194,86 | 14.338,38 | 298,72 | 5,53 |
Salário Mediana | 1.430,53 | 17.166,36 | 357,63 | 6,62 |
3º Quartil | 2.088,05 | 25.056,63 | 522,01 | 9,66 |
Teto Salarial | 2.737,92 | 32.855,00 | 684,48 | 12,66 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores de funções transversais
- Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Juiz de Fora - MG | 1.402 - 1.733 | 1.423,52 | 1.402,04 | 1.430,53 | 1.430,53 | 1.732,70 |
São Paulo - SP | 1.311 - 2.283 | 1.499,19 | 1.310,99 | 1.430,53 | 1.884,70 | 2.282,81 |
Camaçari - BA | 1.595 - 2.577 | 1.952,79 | 1.595,18 | 2.060,00 | 2.127,40 | 2.576,77 |
Piracicaba - SP | 1.803 - 2.184 | 1.802,98 | 1.802,98 | 1.802,98 | 1.802,98 | 2.183,82 |
São Luís - MA | 1.200 - 2.306 | 1.531,41 | 1.200,00 | 1.573,91 | 1.904,00 | 2.306,18 |
Linhares - ES | 1.180 - 1.453 | 1.195,00 | 1.180,00 | 1.200,00 | 1.200,00 | 1.453,48 |
Brasília - DF | 1.452 - 2.317 | 1.680,39 | 1.451,69 | 1.678,08 | 1.913,23 | 2.317,36 |
Paulínia - SP | 1.203 - 2.338 | 1.368,34 | 1.202,77 | 1.300,00 | 1.930,06 | 2.337,75 |
Vitoria - ES | 1.289 - 7.526 | 3.184,58 | 1.289,00 | 1.904,00 | 6.213,63 | 7.526,14 |
Belo Horizonte - MG | 1.109 - 1.781 | 1.281,10 | 1.109,07 | 1.265,25 | 1.470,00 | 1.780,51 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.144 - 2.545 | 1.461,29 | 1.144,00 | 1.430,53 | 2.101,40 | 2.545,28 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Minas Gerais | 1.311 - 1.754 | 1.405,36 | 1.310,66 | 1.430,53 | 1.448,38 | 1.754,32 |
São Paulo | 1.296 - 2.334 | 1.565,44 | 1.295,76 | 1.430,53 | 1.927,08 | 2.334,14 |
Bahia | 1.479 - 2.634 | 1.934,92 | 1.478,89 | 2.100,00 | 2.174,60 | 2.633,94 |
Espírito Santo | 1.167 - 4.885 | 1.985,94 | 1.166,90 | 1.200,00 | 4.033,04 | 4.884,94 |
Maranhão | 1.200 - 2.306 | 1.531,41 | 1.200,00 | 1.573,91 | 1.904,00 | 2.306,18 |
Distrito Federal | 1.452 - 2.317 | 1.680,39 | 1.451,69 | 1.678,08 | 1.913,23 | 2.317,36 |
Goiás | 1.045 - 1.590 | 1.177,56 | 1.045,00 | 1.191,84 | 1.313,05 | 1.590,40 |
Rio de Janeiro | 1.144 - 2.545 | 1.447,22 | 1.144,00 | 1.403,70 | 2.101,40 | 2.545,28 |
Paraná | 1.062 - 2.074 | 1.237,36 | 1.062,28 | 1.150,00 | 1.712,26 | 2.073,94 |
Principais locais de trabalho
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Auxiliar de maquinista de trem
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:
Atividades
- operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
- alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
- demonstrar autocontrole;
- remover vagões avariados;
- operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
- interromper manobra em caso de perda de contato;
- inspecionar equipamentos de bordo;
- vistoriar dispositivos de segurança;
- solicitar interdição da via;
- monitorar embarque e desembarque de passageiros;
- operar aparelho de mudança de via (amv);
- demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
- estacionar para limpeza;
- observar perfil de via;
- vistoriar contra-pino;
- informar ocorrências com o usuário;
- comunicar-se com clareza;
- demonstrar percepção;
- inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
- observar condições de via;
- cumprir tempo de percurso;
- controlar velocidade do teleférico;
- retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- conferir acondicionamento da carga;
- solicitar desenergização da via;
- manobrar para manutenção de via permanente;
- demonstrar assiduidade;
- acionar buzina;
- acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
- prestar informações ao usuário;
- verificar livro de bordo;
- acionar gerador de energia;
- solicitar manutenção;
- manobrar para testes operacionais;
- vistoriar embuchamento;
- engatar locomotivas e vagões na composição;
- vistoriar cadeiras;
- vistoriar travas das cadeiras;
- verificar níveis de combustível e areia;
- conduzir trem em licenciamento emergencial;
- manobrar guindaste para prestar socorro;
- efetuar reboque;
- vistoriar sistema elétrico do teleférico;
- vistoriar freio manual;
- cumprir paradas programadas;
- demonstrar segurança;
- anunciar energização do veículo;
- concentrar-se nas suas atribuições;
- demonstrar acuidade visual;
- comunicar ocorrências externas ao sistema;
- verificar vazamentos de carga;
- combater incêndios em casos de emergência;
- conduzir usuário na passagem de emergência;
- separar vagões por destino;
- verificar condições de limpeza;
- estacionar em local predeterminado;
- inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
- desengatar locomotivas e vagões da composição;
- treinar funcionários;
- uniformizar-se;
- evacuar veículo;
- repor equipamento de segurança;
- vistoriar roldanas;
- testar freio de reversão e automático;
- comunicar-se com a base de retorno;
- conferir acomodação dos passageiros;
- acompanhar circuito fechado de televisão;
- confirmar destino;
- instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
- zelar pelos equipamentos de trabalho;
- movimentar o veículo na modalidade manual;
- vistoriar morsas;
- preencher relatório de viagem;
- instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- solicitar licenciamento para partida;
- demonstrar firmeza nas decisões;
- conferir número, quantidade e peso dos vagões;
- verificar existência de fita velocimétrica;
- manobrar para lavagem;
- prestar primeiros-socorros;
- demonstrar capacidade de assimilação;
- transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
- monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
- posicionar vagão para carga e descarga;
- preparar trem para reboque;
- anunciar mensagens;
- cumprir licenciamento via satélite;
- inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
- verificar controle de falhas;
- preencher relatório de quilometragem;
- testar sistema de portas;
- emitir relatório de ocorrência;
- verificar o comportamento da composição durante a viagem;
- informar posicionamento;
- vistoriar conjuntos das torres;
- monitorar painel de controle;
- conferir a formação da composição;
- informar nome das estações;
- movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
- aperfeiçoar-se;
- vistoriar circuito fechado de televisão;
- conferir limite de tração;
- vistoriar contrapeso do teleférico;
- solicitar prefixo do trem;
- controlar abertura e fechamento das portas;
- acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
- vistoriar sistema de comunicação visual;
- demonstrar responsabilidade;
- testar sistemas elétrico e pneumático;
- conferir documentação da carga;
- trabalhar em equipe;
- utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
- obedecer sinalização de via;
- manobrar para manutenção;
- acatar sinalização do painel de bordo;
- comunicar irregularidades ao maquinista;
- informar situação de risco ao longo da via;
- monitorar equipamentos de bordo;
- manobrar para pesagem de vagões;
- acionar freio de emergência em situação de risco;
- comunicar entrada na via;
- detectar falhas de equipamentos;
- aplicar freio de estacionamento e calços;
- testar sistema de comunicação;
- solucionar pequenas falhas;
- solicitar reboque;
- usar equipamentos de proteção individual (epi);
- cumprir tempo de parada;
- comunicar impedimentos de circulação do veículo;
- liberar o freio;
- cumprir horários;
- acionar teleférico;
- solicitar resgate de passageiros;
- manter farol aceso;
- acatar instruções via rádio;
- preencher relatório de bilhetes e malotes;
- verificar dispositivos de segurança;
- vistoriar cabos de aço;
- atentar para passagem de nível e pedestres;
- movimentar o veículo na modalidade automática;
- retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
- obedecer velocidade máxima autorizada;
- preencher livro de bordo;
- demonstrar rapidez de raciocínio;
- orientar passageiros sobre regras de segurança;
- recolher veículo;
- distribuir passageiros para balanceamento de peso;
- demonstrar iniciativa;
- adequar a condução ao tipo de veículo;
- inspecionar alavanca;
- solicitar equipe de segurança;
- conduzir veículo para a via principal;
- verificar ficha e documentação do trem;
- ligar o veículo;
- obedecer sinais de manobra;
- conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
- desligar o veículo;
- auxiliar o maquinista na condução;
- vistoriar fio de curso;
Setores que mais contratam Auxiliar de maquinista de trem no mercado de trabalho
- Transporte ferroviário de carga
- Outras obras de instalações em construções
- Comércio atacadista de resíduos e sucatas não-metálicos, exceto de papel e papelão
- Outras obras de acabamento da construção
- Fabricação de embalagens de material plástico
- Fabricação de móveis com predominância de madeira
- Fabricação de obras de caldeiraria pesada
- Fabricação de componentes eletrônicos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Transporte metroviário
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br