Salário para o cargo de Auxiliar de maquinista de trem
CBO 7826-25 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Auxiliar de maquinista de trem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Auxiliar de maquinista de trem

Um Auxiliar de maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,86 e R$ 2.737,92, com a média salarial de R$ 1.540,38 e o salário mediana em R$ 1.430,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de maquinista de trem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.540,38 18.484,53 385,09 7,13
1º Quartil 1.194,86 14.338,38 298,72 5,53
Salário Mediana 1.430,53 17.166,36 357,63 6,62
3º Quartil 2.088,05 25.056,63 522,01 9,66
Teto Salarial 2.737,92 32.855,00 684,48 12,66


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Juiz de Fora - MG 1.402 - 1.733 1.423,52 1.402,04 1.430,53 1.430,53 1.732,70
São Paulo - SP 1.311 - 2.283 1.499,19 1.310,99 1.430,53 1.884,70 2.282,81
Camaçari - BA 1.595 - 2.577 1.952,79 1.595,18 2.060,00 2.127,40 2.576,77
Piracicaba - SP 1.803 - 2.184 1.802,98 1.802,98 1.802,98 1.802,98 2.183,82
São Luís - MA 1.200 - 2.306 1.531,41 1.200,00 1.573,91 1.904,00 2.306,18
Linhares - ES 1.180 - 1.453 1.195,00 1.180,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Brasília - DF 1.452 - 2.317 1.680,39 1.451,69 1.678,08 1.913,23 2.317,36
Paulínia - SP 1.203 - 2.338 1.368,34 1.202,77 1.300,00 1.930,06 2.337,75
Vitoria - ES 1.289 - 7.526 3.184,58 1.289,00 1.904,00 6.213,63 7.526,14
Belo Horizonte - MG 1.109 - 1.781 1.281,10 1.109,07 1.265,25 1.470,00 1.780,51
Rio de Janeiro - RJ 1.144 - 2.545 1.461,29 1.144,00 1.430,53 2.101,40 2.545,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.311 - 1.754 1.405,36 1.310,66 1.430,53 1.448,38 1.754,32
São Paulo 1.296 - 2.334 1.565,44 1.295,76 1.430,53 1.927,08 2.334,14
Bahia 1.479 - 2.634 1.934,92 1.478,89 2.100,00 2.174,60 2.633,94
Espírito Santo 1.167 - 4.885 1.985,94 1.166,90 1.200,00 4.033,04 4.884,94
Maranhão 1.200 - 2.306 1.531,41 1.200,00 1.573,91 1.904,00 2.306,18
Distrito Federal 1.452 - 2.317 1.680,39 1.451,69 1.678,08 1.913,23 2.317,36
Goiás 1.045 - 1.590 1.177,56 1.045,00 1.191,84 1.313,05 1.590,40
Rio de Janeiro 1.144 - 2.545 1.447,22 1.144,00 1.403,70 2.101,40 2.545,28
Paraná 1.062 - 2.074 1.237,36 1.062,28 1.150,00 1.712,26 2.073,94


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de maquinista de trem

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • trabalhar com segurança;
  • vistoriar teleférico;
  • operar teleférico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • transportar cargas;
  • manobrar trem, bonde e metrô;

  • Atividades

    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • demonstrar autocontrole;
    • remover vagões avariados;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • solicitar interdição da via;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • estacionar para limpeza;
    • observar perfil de via;
    • vistoriar contra-pino;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • comunicar-se com clareza;
    • demonstrar percepção;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • observar condições de via;
    • cumprir tempo de percurso;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • solicitar desenergização da via;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • demonstrar assiduidade;
    • acionar buzina;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • prestar informações ao usuário;
    • verificar livro de bordo;
    • acionar gerador de energia;
    • solicitar manutenção;
    • manobrar para testes operacionais;
    • vistoriar embuchamento;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • vistoriar cadeiras;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • efetuar reboque;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • vistoriar freio manual;
    • cumprir paradas programadas;
    • demonstrar segurança;
    • anunciar energização do veículo;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • demonstrar acuidade visual;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • verificar vazamentos de carga;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • separar vagões por destino;
    • verificar condições de limpeza;
    • estacionar em local predeterminado;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • treinar funcionários;
    • uniformizar-se;
    • evacuar veículo;
    • repor equipamento de segurança;
    • vistoriar roldanas;
    • testar freio de reversão e automático;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • confirmar destino;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • vistoriar morsas;
    • preencher relatório de viagem;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • manobrar para lavagem;
    • prestar primeiros-socorros;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • preparar trem para reboque;
    • anunciar mensagens;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • verificar controle de falhas;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • testar sistema de portas;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • informar posicionamento;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • monitorar painel de controle;
    • conferir a formação da composição;
    • informar nome das estações;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • aperfeiçoar-se;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • conferir limite de tração;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • solicitar prefixo do trem;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • demonstrar responsabilidade;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • conferir documentação da carga;
    • trabalhar em equipe;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • obedecer sinalização de via;
    • manobrar para manutenção;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • comunicar entrada na via;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • testar sistema de comunicação;
    • solucionar pequenas falhas;
    • solicitar reboque;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • cumprir tempo de parada;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • liberar o freio;
    • cumprir horários;
    • acionar teleférico;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • manter farol aceso;
    • acatar instruções via rádio;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • vistoriar cabos de aço;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • preencher livro de bordo;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • recolher veículo;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • demonstrar iniciativa;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • inspecionar alavanca;
    • solicitar equipe de segurança;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • ligar o veículo;
    • obedecer sinais de manobra;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • desligar o veículo;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • vistoriar fio de curso;


    Setores que mais contratam Auxiliar de maquinista de trem no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Outras obras de instalações em construções
    • Comércio atacadista de resíduos e sucatas não-metálicos, exceto de papel e papelão
    • Outras obras de acabamento da construção
    • Fabricação de embalagens de material plástico
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Fabricação de obras de caldeiraria pesada
    • Fabricação de componentes eletrônicos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Transporte metroviário




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista