Salário para o cargo de Operador de trem de metrô
CBO 7826-05 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de trem de metrô - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de trem de metrô

Um Operador de trem de metrô trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.243,04 e R$ 4.330,44, com a média salarial de R$ 1.989,60 e o salário mediana em R$ 1.575,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de trem de metrô

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.989,60 23.875,15 497,40 10,11
1º Quartil 1.243,04 14.916,52 310,76 6,32
Salário Mediana 1.575,00 18.900,00 393,75 8,01
3º Quartil 3.302,58 39.630,92 825,64 16,79
Teto Salarial 4.330,44 51.965,25 1.082,61 22,01


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Salvador - BA 1.251 - 2.186 1.386,52 1.250,80 1.278,00 1.804,40 2.185,54
São Paulo - SP 1.754 - 4.336 2.466,39 1.754,45 2.266,00 3.579,80 4.335,96


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Bahia 1.255 - 2.081 1.382,29 1.255,33 1.278,00 1.717,83 2.080,69
São Paulo 1.754 - 4.336 2.466,39 1.754,45 2.266,00 3.579,80 4.335,96
Santa Catarina 1.307 - 2.132 1.419,88 1.306,80 1.344,20 1.760,00 2.131,76


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de trem de metrô

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • vistoriar teleférico;
  • operar teleférico;
  • transportar passageiros;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;

  • Atividades

    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • conferir a formação da composição;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • solucionar pequenas falhas;
    • vistoriar morsas;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • demonstrar percepção;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • conferir acondicionamento da carga;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • vistoriar embuchamento;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • verificar livro de bordo;
    • repor equipamento de segurança;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • solicitar prefixo do trem;
    • vistoriar contra-pino;
    • acatar instruções via rádio;
    • recolher veículo;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • manter farol aceso;
    • acionar buzina;
    • estacionar em local predeterminado;
    • manobrar para manutenção;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • obedecer sinais de manobra;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • verificar condições de limpeza;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • solicitar interdição da via;
    • vistoriar freio manual;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • uniformizar-se;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • aperfeiçoar-se;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • remover vagões avariados;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • desligar o veículo;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • cumprir tempo de percurso;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • preencher relatório de viagem;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • preparar trem para reboque;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • separar vagões por destino;
    • informar nome das estações;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • testar freio de reversão e automático;
    • efetuar reboque;
    • informar posicionamento;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • observar perfil de via;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • evacuar veículo;
    • anunciar energização do veículo;
    • comunicar entrada na via;
    • preencher livro de bordo;
    • prestar primeiros-socorros;
    • demonstrar assiduidade;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • acionar teleférico;
    • vistoriar cabos de aço;
    • vistoriar roldanas;
    • demonstrar acuidade visual;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • cumprir horários;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • confirmar destino;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • solicitar desenergização da via;
    • cumprir paradas programadas;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • estacionar para limpeza;
    • manobrar para testes operacionais;
    • demonstrar responsabilidade;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • treinar funcionários;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • solicitar manutenção;
    • vistoriar cadeiras;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • ligar o veículo;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • obedecer sinalização de via;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • vistoriar fio de curso;
    • prestar informações ao usuário;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • anunciar mensagens;
    • solicitar reboque;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • testar sistema de portas;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • trabalhar em equipe;
    • manobrar para lavagem;
    • conferir limite de tração;
    • testar sistema de comunicação;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • solicitar equipe de segurança;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • comunicar-se com clareza;
    • verificar controle de falhas;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • demonstrar autocontrole;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • demonstrar iniciativa;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • monitorar painel de controle;
    • liberar o freio;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • acionar gerador de energia;
    • verificar vazamentos de carga;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • inspecionar alavanca;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • observar condições de via;
    • demonstrar segurança;
    • conferir documentação da carga;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • cumprir tempo de parada;


    Setores que mais contratam Operador de trem de metrô no mercado de trabalho

    • Transporte metroviário
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
    • Comércio atacadista de produtos da extração mineral, exceto combustíveis
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Agências de viagens
    • Obras de terraplenagem
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: