Quanto ganha um Operador de trem de metrô
Um Operador de trem de metrô trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.142,64 e R$ 8.166,33, com a média salarial de R$ 4.253,57 e o salário mediana em R$ 3.579,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.253,57 | 51.042,89 | 1.063,39 | 20,84 |
1º Quartil | 3.142,64 | 37.711,65 | 785,66 | 15,39 |
Salário Mediana | 3.579,00 | 42.948,00 | 894,75 | 17,53 |
3º Quartil | 6.227,99 | 74.735,88 | 1.557,00 | 30,51 |
Teto Salarial | 8.166,33 | 97.995,93 | 2.041,58 | 40,00 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores de funções transversais
- Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Osasco - SP | 3.427 - 4.533 | 3.519,33 | 3.427,06 | 3.428,00 | 3.742,42 | 4.532,93 |
São Paulo - SP | 3.049 - 7.706 | 5.056,99 | 3.049,19 | 6.203,00 | 6.361,81 | 7.705,62 |
Belo Horizonte - MG | 3.569 - 9.615 | 5.228,71 | 3.569,43 | 4.969,00 | 7.938,14 | 9.614,92 |
Salvador - BA | 2.045 - 4.533 | 2.807,87 | 2.045,43 | 2.185,00 | 3.742,71 | 4.533,29 |
Rio de Janeiro - RJ | 2.068 - 3.886 | 2.616,81 | 2.067,50 | 2.683,00 | 3.208,67 | 3.886,43 |
Porto Alegre - RS | 4.015 - 5.957 | 4.480,62 | 4.015,00 | 4.369,00 | 4.918,12 | 5.956,97 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 3.228 - 7.541 | 4.166,12 | 3.227,70 | 3.428,00 | 6.226,07 | 7.541,21 |
Minas Gerais | 3.569 - 9.615 | 5.228,71 | 3.569,43 | 4.969,00 | 7.938,14 | 9.614,92 |
Bahia | 2.003 - 4.487 | 2.751,27 | 2.003,13 | 2.185,00 | 3.704,88 | 4.487,46 |
Rio de Janeiro | 1.953 - 3.886 | 2.586,52 | 1.953,00 | 2.683,00 | 3.208,67 | 3.886,43 |
Rio Grande do Sul | 3.558 - 5.957 | 4.257,73 | 3.558,00 | 4.242,00 | 4.918,12 | 5.956,97 |
Principais locais de trabalho
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Operador de trem de metrô
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:
Atividades
- monitorar painel de controle;
- inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
- acionar teleférico;
- posicionar vagão para carga e descarga;
- vistoriar circuito fechado de televisão;
- desengatar locomotivas e vagões da composição;
- anunciar mensagens;
- vistoriar fio de curso;
- manobrar para lavagem;
- movimentar o veículo na modalidade manual;
- demonstrar capacidade de assimilação;
- solicitar reboque;
- preencher livro de bordo;
- demonstrar iniciativa;
- vistoriar sistema elétrico do teleférico;
- inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
- operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
- retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- cumprir tempo de percurso;
- manobrar para testes operacionais;
- testar sistemas elétrico e pneumático;
- demonstrar segurança;
- acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
- acionar freio de emergência em situação de risco;
- cumprir tempo de parada;
- vistoriar embuchamento;
- vistoriar contra-pino;
- testar freio de reversão e automático;
- observar condições de via;
- preencher relatório de viagem;
- conferir acomodação dos passageiros;
- uniformizar-se;
- informar nome das estações;
- cumprir licenciamento via satélite;
- preparar trem para reboque;
- treinar funcionários;
- vistoriar cadeiras;
- conduzir usuário na passagem de emergência;
- concentrar-se nas suas atribuições;
- verificar controle de falhas;
- solicitar resgate de passageiros;
- liberar o freio;
- demonstrar acuidade visual;
- atentar para passagem de nível e pedestres;
- conferir acondicionamento da carga;
- comunicar-se com a base de retorno;
- solicitar licenciamento para partida;
- acionar buzina;
- monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
- usar equipamentos de proteção individual (epi);
- vistoriar sistema de comunicação visual;
- demonstrar rapidez de raciocínio;
- manter farol aceso;
- comunicar irregularidades ao maquinista;
- verificar existência de fita velocimétrica;
- combater incêndios em casos de emergência;
- verificar ficha e documentação do trem;
- recolher veículo;
- distribuir passageiros para balanceamento de peso;
- verificar o comportamento da composição durante a viagem;
- solicitar prefixo do trem;
- efetuar reboque;
- preencher relatório de bilhetes e malotes;
- acompanhar circuito fechado de televisão;
- acatar sinalização do painel de bordo;
- estacionar para limpeza;
- vistoriar conjuntos das torres;
- acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
- controlar abertura e fechamento das portas;
- solicitar equipe de segurança;
- monitorar embarque e desembarque de passageiros;
- vistoriar contrapeso do teleférico;
- conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
- engatar locomotivas e vagões na composição;
- monitorar equipamentos de bordo;
- informar ocorrências com o usuário;
- obedecer sinais de manobra;
- evacuar veículo;
- detectar falhas de equipamentos;
- prestar informações ao usuário;
- manobrar guindaste para prestar socorro;
- vistoriar roldanas;
- demonstrar autocontrole;
- inspecionar equipamentos de bordo;
- aperfeiçoar-se;
- movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
- zelar pelos equipamentos de trabalho;
- conferir a formação da composição;
- repor equipamento de segurança;
- cumprir paradas programadas;
- anunciar energização do veículo;
- aplicar freio de estacionamento e calços;
- estacionar em local predeterminado;
- alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
- vistoriar travas das cadeiras;
- demonstrar responsabilidade;
- instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- manobrar para manutenção de via permanente;
- movimentar o veículo na modalidade automática;
- auxiliar o maquinista na condução;
- comunicar impedimentos de circulação do veículo;
- controlar velocidade do teleférico;
- observar perfil de via;
- operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
- solicitar manutenção;
- conferir número, quantidade e peso dos vagões;
- orientar passageiros sobre regras de segurança;
- vistoriar cabos de aço;
- operar aparelho de mudança de via (amv);
- desligar o veículo;
- instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
- obedecer velocidade máxima autorizada;
- verificar níveis de combustível e areia;
- manobrar para manutenção;
- verificar livro de bordo;
- vistoriar morsas;
- verificar vazamentos de carga;
- adequar a condução ao tipo de veículo;
- vistoriar freio manual;
- manobrar para pesagem de vagões;
- solicitar desenergização da via;
- conduzir trem em licenciamento emergencial;
- interromper manobra em caso de perda de contato;
- verificar condições de limpeza;
- comunicar-se com clareza;
- conferir limite de tração;
- verificar dispositivos de segurança;
- cumprir horários;
- separar vagões por destino;
- obedecer sinalização de via;
- inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
- ligar o veículo;
- conduzir veículo para a via principal;
- demonstrar assiduidade;
- conferir documentação da carga;
- comunicar ocorrências externas ao sistema;
- informar posicionamento;
- demonstrar firmeza nas decisões;
- trabalhar em equipe;
- testar sistema de comunicação;
- confirmar destino;
- acionar gerador de energia;
- preencher relatório de quilometragem;
- informar situação de risco ao longo da via;
- inspecionar alavanca;
- vistoriar dispositivos de segurança;
- demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
- demonstrar percepção;
- solicitar interdição da via;
- remover vagões avariados;
- utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
- comunicar entrada na via;
- emitir relatório de ocorrência;
- retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
- testar sistema de portas;
- transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
- acatar instruções via rádio;
- solucionar pequenas falhas;
- prestar primeiros-socorros;
Setores que mais contratam Operador de trem de metrô no mercado de trabalho
- Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
- Transporte metroviário
- Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
- Operadores turísticos
- Criação de bovinos para corte
- Outras obras de engenharia civil
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br