Salário para o cargo de Operador de trem de metrô
CBO 7826-05 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de trem de metrô - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de trem de metrô

Um Operador de trem de metrô trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.243,04 e R$ 4.330,44, com a média salarial de R$ 1.989,60 e o salário mediana em R$ 1.575,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de trem de metrô

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.989,60 23.875,15 497,40 10,11
1º Quartil 1.243,04 14.916,52 310,76 6,32
Salário Mediana 1.575,00 18.900,00 393,75 8,01
3º Quartil 3.302,58 39.630,92 825,64 16,79
Teto Salarial 4.330,44 51.965,25 1.082,61 22,01


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Salvador - BA 1.251 - 2.186 1.386,52 1.250,80 1.278,00 1.804,40 2.185,54
São Paulo - SP 1.754 - 4.336 2.466,39 1.754,45 2.266,00 3.579,80 4.335,96


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Bahia 1.255 - 2.081 1.382,29 1.255,33 1.278,00 1.717,83 2.080,69
São Paulo 1.754 - 4.336 2.466,39 1.754,45 2.266,00 3.579,80 4.335,96
Santa Catarina 1.307 - 2.132 1.419,88 1.306,80 1.344,20 1.760,00 2.131,76


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de trem de metrô

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • demonstrar competências pessoais;
  • transportar passageiros;
  • transportar cargas;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • operar teleférico;
  • trabalhar com segurança;
  • vistoriar teleférico;
  • manobrar trem, bonde e metrô;

  • Atividades

    • cumprir licenciamento via satélite;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • conferir documentação da carga;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • testar freio de reversão e automático;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • acatar instruções via rádio;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • solicitar desenergização da via;
    • estacionar para limpeza;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • observar condições de via;
    • manobrar para testes operacionais;
    • inspecionar alavanca;
    • evacuar veículo;
    • aperfeiçoar-se;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • preencher livro de bordo;
    • efetuar reboque;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • verificar condições de limpeza;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • solicitar prefixo do trem;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • anunciar energização do veículo;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • demonstrar acuidade visual;
    • verificar vazamentos de carga;
    • recolher veículo;
    • monitorar painel de controle;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • acionar teleférico;
    • liberar o freio;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • demonstrar autocontrole;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • confirmar destino;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • acionar gerador de energia;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • trabalhar em equipe;
    • informar nome das estações;
    • solicitar manutenção;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • vistoriar roldanas;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • manobrar para lavagem;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • prestar primeiros-socorros;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • cumprir tempo de parada;
    • vistoriar embuchamento;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • vistoriar morsas;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • comunicar entrada na via;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • demonstrar responsabilidade;
    • demonstrar iniciativa;
    • ligar o veículo;
    • comunicar-se com clareza;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • conferir limite de tração;
    • cumprir tempo de percurso;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • vistoriar cadeiras;
    • verificar livro de bordo;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • repor equipamento de segurança;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • uniformizar-se;
    • preparar trem para reboque;
    • demonstrar assiduidade;
    • vistoriar fio de curso;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • acionar buzina;
    • demonstrar percepção;
    • solicitar interdição da via;
    • prestar informações ao usuário;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • manobrar para manutenção;
    • vistoriar freio manual;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • verificar controle de falhas;
    • observar perfil de via;
    • vistoriar contra-pino;
    • testar sistema de portas;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • cumprir horários;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • estacionar em local predeterminado;
    • anunciar mensagens;
    • preencher relatório de viagem;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • testar sistema de comunicação;
    • solicitar equipe de segurança;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • obedecer sinalização de via;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • solucionar pequenas falhas;
    • vistoriar cabos de aço;
    • manter farol aceso;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • solicitar licenciamento para partida;
    • remover vagões avariados;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • separar vagões por destino;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • obedecer sinais de manobra;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • cumprir paradas programadas;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • informar posicionamento;
    • demonstrar segurança;
    • treinar funcionários;
    • conferir a formação da composição;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • desligar o veículo;
    • solicitar reboque;


    Setores que mais contratam Operador de trem de metrô no mercado de trabalho

    • Transporte metroviário
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Comércio atacadista de produtos da extração mineral, exceto combustíveis
    • Agências de viagens
    • Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda
    • Obras de terraplenagem
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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