Quanto ganha um Operador de trem de metrô
Um Operador de trem de metrô trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.243,04 e R$ 4.330,44, com a média salarial de R$ 1.989,60 e o salário mediana em R$ 1.575,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 1.989,60 | 23.875,15 | 497,40 | 10,11 |
1º Quartil | 1.243,04 | 14.916,52 | 310,76 | 6,32 |
Salário Mediana | 1.575,00 | 18.900,00 | 393,75 | 8,01 |
3º Quartil | 3.302,58 | 39.630,92 | 825,64 | 16,79 |
Teto Salarial | 4.330,44 | 51.965,25 | 1.082,61 | 22,01 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores de funções transversais
- Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Salvador - BA | 1.251 - 2.186 | 1.386,52 | 1.250,80 | 1.278,00 | 1.804,40 | 2.185,54 |
São Paulo - SP | 1.754 - 4.336 | 2.466,39 | 1.754,45 | 2.266,00 | 3.579,80 | 4.335,96 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Bahia | 1.255 - 2.081 | 1.382,29 | 1.255,33 | 1.278,00 | 1.717,83 | 2.080,69 |
São Paulo | 1.754 - 4.336 | 2.466,39 | 1.754,45 | 2.266,00 | 3.579,80 | 4.335,96 |
Santa Catarina | 1.307 - 2.132 | 1.419,88 | 1.306,80 | 1.344,20 | 1.760,00 | 2.131,76 |
Principais locais de trabalho
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Operador de trem de metrô
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:
Atividades
- orientar passageiros sobre regras de segurança;
- verificar o comportamento da composição durante a viagem;
- conferir a formação da composição;
- monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
- solucionar pequenas falhas;
- vistoriar morsas;
- desengatar locomotivas e vagões da composição;
- demonstrar percepção;
- utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
- conferir acondicionamento da carga;
- verificar níveis de combustível e areia;
- vistoriar embuchamento;
- movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
- preencher relatório de quilometragem;
- verificar livro de bordo;
- repor equipamento de segurança;
- operar aparelho de mudança de via (amv);
- instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
- solicitar prefixo do trem;
- vistoriar contra-pino;
- acatar instruções via rádio;
- recolher veículo;
- comunicar impedimentos de circulação do veículo;
- aplicar freio de estacionamento e calços;
- manter farol aceso;
- acionar buzina;
- estacionar em local predeterminado;
- manobrar para manutenção;
- emitir relatório de ocorrência;
- obedecer sinais de manobra;
- operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
- verificar condições de limpeza;
- vistoriar dispositivos de segurança;
- solicitar interdição da via;
- vistoriar freio manual;
- concentrar-se nas suas atribuições;
- inspecionar equipamentos de bordo;
- uniformizar-se;
- solicitar resgate de passageiros;
- comunicar-se com a base de retorno;
- manobrar para pesagem de vagões;
- instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- aperfeiçoar-se;
- vistoriar sistema de comunicação visual;
- acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
- remover vagões avariados;
- controlar velocidade do teleférico;
- desligar o veículo;
- operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
- cumprir tempo de percurso;
- auxiliar o maquinista na condução;
- preencher relatório de viagem;
- vistoriar contrapeso do teleférico;
- zelar pelos equipamentos de trabalho;
- preparar trem para reboque;
- usar equipamentos de proteção individual (epi);
- separar vagões por destino;
- informar nome das estações;
- detectar falhas de equipamentos;
- testar freio de reversão e automático;
- efetuar reboque;
- informar posicionamento;
- comunicar irregularidades ao maquinista;
- movimentar o veículo na modalidade manual;
- retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- observar perfil de via;
- verificar dispositivos de segurança;
- testar sistemas elétrico e pneumático;
- inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
- informar situação de risco ao longo da via;
- vistoriar conjuntos das torres;
- conferir acomodação dos passageiros;
- evacuar veículo;
- anunciar energização do veículo;
- comunicar entrada na via;
- preencher livro de bordo;
- prestar primeiros-socorros;
- demonstrar assiduidade;
- demonstrar firmeza nas decisões;
- acionar teleférico;
- vistoriar cabos de aço;
- vistoriar roldanas;
- demonstrar acuidade visual;
- comunicar ocorrências externas ao sistema;
- informar ocorrências com o usuário;
- posicionar vagão para carga e descarga;
- cumprir horários;
- retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
- adequar a condução ao tipo de veículo;
- confirmar destino;
- manobrar guindaste para prestar socorro;
- manobrar para manutenção de via permanente;
- demonstrar rapidez de raciocínio;
- conferir número, quantidade e peso dos vagões;
- solicitar desenergização da via;
- cumprir paradas programadas;
- transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
- estacionar para limpeza;
- manobrar para testes operacionais;
- demonstrar responsabilidade;
- vistoriar travas das cadeiras;
- treinar funcionários;
- verificar existência de fita velocimétrica;
- monitorar embarque e desembarque de passageiros;
- acompanhar circuito fechado de televisão;
- movimentar o veículo na modalidade automática;
- solicitar manutenção;
- vistoriar cadeiras;
- cumprir licenciamento via satélite;
- acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
- ligar o veículo;
- solicitar licenciamento para partida;
- vistoriar circuito fechado de televisão;
- demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
- obedecer sinalização de via;
- combater incêndios em casos de emergência;
- preencher relatório de bilhetes e malotes;
- acionar freio de emergência em situação de risco;
- vistoriar fio de curso;
- prestar informações ao usuário;
- conduzir trem em licenciamento emergencial;
- acatar sinalização do painel de bordo;
- anunciar mensagens;
- solicitar reboque;
- engatar locomotivas e vagões na composição;
- conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
- testar sistema de portas;
- inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
- trabalhar em equipe;
- manobrar para lavagem;
- conferir limite de tração;
- testar sistema de comunicação;
- verificar ficha e documentação do trem;
- solicitar equipe de segurança;
- demonstrar capacidade de assimilação;
- obedecer velocidade máxima autorizada;
- conduzir usuário na passagem de emergência;
- comunicar-se com clareza;
- verificar controle de falhas;
- alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
- demonstrar autocontrole;
- vistoriar sistema elétrico do teleférico;
- conduzir veículo para a via principal;
- demonstrar iniciativa;
- inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
- monitorar painel de controle;
- liberar o freio;
- distribuir passageiros para balanceamento de peso;
- acionar gerador de energia;
- verificar vazamentos de carga;
- interromper manobra em caso de perda de contato;
- inspecionar alavanca;
- monitorar equipamentos de bordo;
- atentar para passagem de nível e pedestres;
- observar condições de via;
- demonstrar segurança;
- conferir documentação da carga;
- controlar abertura e fechamento das portas;
- cumprir tempo de parada;
Setores que mais contratam Operador de trem de metrô no mercado de trabalho
- Transporte metroviário
- Fabricação de móveis com predominância de madeira
- Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
- Comércio atacadista de produtos da extração mineral, exceto combustíveis
- Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
- Agências de viagens
- Obras de terraplenagem
- Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
- Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br