Salário para o cargo de Operador de teleférico (passageiros)
CBO 7826-30 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de teleférico (passageiros) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de teleférico (passageiros)

Um Operador de teleférico (passageiros) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,29 e R$ 3.766,86, com a média salarial de R$ 1.843,53 e o salário mediana em R$ 1.518,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de teleférico (passageiros)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.843,53 22.122,31 460,88 8,59
1º Quartil 1.194,29 14.331,43 298,57 5,57
Salário Mediana 1.518,40 18.220,80 379,60 7,08
3º Quartil 2.872,77 34.473,21 718,19 13,39
Teto Salarial 3.766,86 45.202,30 941,71 17,56


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Balneário Camboriú - SC 1.432 - 3.028 1.699,54 1.431,67 1.518,40 2.500,00 3.028,08
Rio de Janeiro - RJ 2.013 - 3.844 2.688,57 2.013,33 2.783,71 3.173,52 3.843,86
Varginha - MG 1.110 - 1.747 1.233,02 1.110,10 1.124,56 1.442,35 1.747,02
Ubajara - CE 1.300 - 2.786 1.500,00 1.300,00 1.300,00 2.300,00 2.785,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 1.439 - 2.739 1.680,23 1.438,75 1.518,40 2.261,25 2.738,89
Rio de Janeiro 1.255 - 3.726 2.330,07 1.254,57 2.783,71 3.076,07 3.725,82
São Paulo 1.052 - 3.328 1.608,46 1.052,32 1.507,16 2.747,88 3.328,31
Minas Gerais 1.110 - 1.747 1.233,02 1.110,10 1.124,56 1.442,35 1.747,02
Ceará 1.300 - 2.786 1.500,00 1.300,00 1.300,00 2.300,00 2.785,83


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de teleférico (passageiros)

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • operar teleférico;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • vistoriar teleférico;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • trabalhar com segurança;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • preparar trem para reboque;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • ligar o veículo;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • informar posicionamento;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • acatar instruções via rádio;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • liberar o freio;
    • confirmar destino;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • aperfeiçoar-se;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • testar sistema de portas;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • vistoriar fio de curso;
    • inspecionar alavanca;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • observar perfil de via;
    • demonstrar autocontrole;
    • prestar primeiros-socorros;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • manobrar para lavagem;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • demonstrar acuidade visual;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • solicitar prefixo do trem;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • desligar o veículo;
    • cumprir paradas programadas;
    • solicitar reboque;
    • obedecer sinais de manobra;
    • testar sistema de comunicação;
    • monitorar painel de controle;
    • verificar condições de limpeza;
    • cumprir tempo de parada;
    • solicitar manutenção;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • trabalhar em equipe;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • conferir limite de tração;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • verificar vazamentos de carga;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • observar condições de via;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar iniciativa;
    • vistoriar cabos de aço;
    • prestar informações ao usuário;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • vistoriar morsas;
    • estacionar em local predeterminado;
    • vistoriar contra-pino;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • acionar teleférico;
    • evacuar veículo;
    • remover vagões avariados;
    • preencher relatório de viagem;
    • cumprir horários;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • manobrar para manutenção;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • demonstrar assiduidade;
    • estacionar para limpeza;
    • solucionar pequenas falhas;
    • conferir documentação da carga;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • recolher veículo;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • solicitar equipe de segurança;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • anunciar mensagens;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • repor equipamento de segurança;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • informar nome das estações;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • anunciar energização do veículo;
    • demonstrar responsabilidade;
    • treinar funcionários;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • solicitar desenergização da via;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • conferir a formação da composição;
    • obedecer sinalização de via;
    • comunicar entrada na via;
    • vistoriar freio manual;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • efetuar reboque;
    • testar freio de reversão e automático;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • verificar livro de bordo;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • cumprir tempo de percurso;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • vistoriar roldanas;
    • uniformizar-se;
    • verificar controle de falhas;
    • manobrar para testes operacionais;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • manter farol aceso;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • demonstrar percepção;
    • acionar buzina;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • vistoriar cadeiras;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • acionar gerador de energia;
    • comunicar-se com clareza;
    • solicitar interdição da via;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • preencher livro de bordo;
    • vistoriar embuchamento;
    • separar vagões por destino;


    Setores que mais contratam Operador de teleférico (passageiros) no mercado de trabalho

    • Trens turísticos, teleféricos e similares
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Obras de montagem industrial
    • Construção de edifícios
    • Fabricação de conservas de frutas
    • Agências de viagens
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Cultivo de soja
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fabricação de papel




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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