Salário para o cargo de Operador de teleférico (passageiros)
CBO 7826-30 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de teleférico (passageiros) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de teleférico (passageiros)

Um Operador de teleférico (passageiros) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,29 e R$ 3.766,86, com a média salarial de R$ 1.843,53 e o salário mediana em R$ 1.518,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de teleférico (passageiros)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.843,53 22.122,31 460,88 8,59
1º Quartil 1.194,29 14.331,43 298,57 5,57
Salário Mediana 1.518,40 18.220,80 379,60 7,08
3º Quartil 2.872,77 34.473,21 718,19 13,39
Teto Salarial 3.766,86 45.202,30 941,71 17,56


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Balneário Camboriú - SC 1.432 - 3.028 1.699,54 1.431,67 1.518,40 2.500,00 3.028,08
Rio de Janeiro - RJ 2.013 - 3.844 2.688,57 2.013,33 2.783,71 3.173,52 3.843,86
Varginha - MG 1.110 - 1.747 1.233,02 1.110,10 1.124,56 1.442,35 1.747,02
Ubajara - CE 1.300 - 2.786 1.500,00 1.300,00 1.300,00 2.300,00 2.785,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 1.439 - 2.739 1.680,23 1.438,75 1.518,40 2.261,25 2.738,89
Rio de Janeiro 1.255 - 3.726 2.330,07 1.254,57 2.783,71 3.076,07 3.725,82
São Paulo 1.052 - 3.328 1.608,46 1.052,32 1.507,16 2.747,88 3.328,31
Minas Gerais 1.110 - 1.747 1.233,02 1.110,10 1.124,56 1.442,35 1.747,02
Ceará 1.300 - 2.786 1.500,00 1.300,00 1.300,00 2.300,00 2.785,83


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de teleférico (passageiros)

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vistoriar teleférico;
  • trabalhar com segurança;
  • transportar passageiros;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • operar teleférico;

  • Atividades

    • demonstrar iniciativa;
    • vistoriar fio de curso;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • demonstrar assiduidade;
    • vistoriar cadeiras;
    • anunciar energização do veículo;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • demonstrar responsabilidade;
    • desligar o veículo;
    • comunicar-se com clareza;
    • ligar o veículo;
    • acatar instruções via rádio;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • estacionar para limpeza;
    • informar posicionamento;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • verificar livro de bordo;
    • preparar trem para reboque;
    • demonstrar segurança;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • obedecer sinais de manobra;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • verificar vazamentos de carga;
    • demonstrar percepção;
    • cumprir paradas programadas;
    • cumprir horários;
    • solicitar equipe de segurança;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • monitorar painel de controle;
    • solucionar pequenas falhas;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • inspecionar alavanca;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • repor equipamento de segurança;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • observar perfil de via;
    • conferir limite de tração;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • preencher livro de bordo;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • manter farol aceso;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • vistoriar morsas;
    • obedecer sinalização de via;
    • anunciar mensagens;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • informar nome das estações;
    • manobrar para testes operacionais;
    • liberar o freio;
    • solicitar reboque;
    • solicitar manutenção;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • demonstrar autocontrole;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • acionar gerador de energia;
    • conferir documentação da carga;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • prestar primeiros-socorros;
    • vistoriar freio manual;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • efetuar reboque;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • vistoriar embuchamento;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • vistoriar cabos de aço;
    • testar freio de reversão e automático;
    • confirmar destino;
    • comunicar entrada na via;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • manobrar para manutenção;
    • vistoriar roldanas;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • demonstrar acuidade visual;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • acionar teleférico;
    • prestar informações ao usuário;
    • uniformizar-se;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • estacionar em local predeterminado;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • conferir a formação da composição;
    • observar condições de via;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • manobrar para lavagem;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • recolher veículo;
    • verificar controle de falhas;
    • trabalhar em equipe;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • preencher relatório de viagem;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • cumprir tempo de parada;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • evacuar veículo;
    • solicitar prefixo do trem;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • solicitar interdição da via;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • solicitar desenergização da via;
    • vistoriar contra-pino;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • remover vagões avariados;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • testar sistema de portas;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • testar sistema de comunicação;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • verificar condições de limpeza;
    • aperfeiçoar-se;
    • acionar buzina;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • separar vagões por destino;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • cumprir tempo de percurso;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • treinar funcionários;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • verificar ficha e documentação do trem;


    Setores que mais contratam Operador de teleférico (passageiros) no mercado de trabalho

    • Trens turísticos, teleféricos e similares
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Obras de montagem industrial
    • Construção de edifícios
    • Fabricação de conservas de frutas
    • Agências de viagens
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Cultivo de soja
    • Instalação e manutenção elétrica
    • Construção de rodovias e ferrovias




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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