Quanto ganha um Operador de teleférico (passageiros)
Um Operador de teleférico (passageiros) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,29 e R$ 3.766,86, com a média salarial de R$ 1.843,53 e o salário mediana em R$ 1.518,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 1.843,53 | 22.122,31 | 460,88 | 8,59 |
1º Quartil | 1.194,29 | 14.331,43 | 298,57 | 5,57 |
Salário Mediana | 1.518,40 | 18.220,80 | 379,60 | 7,08 |
3º Quartil | 2.872,77 | 34.473,21 | 718,19 | 13,39 |
Teto Salarial | 3.766,86 | 45.202,30 | 941,71 | 17,56 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores de funções transversais
- Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Balneário Camboriú - SC | 1.432 - 3.028 | 1.699,54 | 1.431,67 | 1.518,40 | 2.500,00 | 3.028,08 |
Rio de Janeiro - RJ | 2.013 - 3.844 | 2.688,57 | 2.013,33 | 2.783,71 | 3.173,52 | 3.843,86 |
Varginha - MG | 1.110 - 1.747 | 1.233,02 | 1.110,10 | 1.124,56 | 1.442,35 | 1.747,02 |
Ubajara - CE | 1.300 - 2.786 | 1.500,00 | 1.300,00 | 1.300,00 | 2.300,00 | 2.785,83 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Santa Catarina | 1.439 - 2.739 | 1.680,23 | 1.438,75 | 1.518,40 | 2.261,25 | 2.738,89 |
Rio de Janeiro | 1.255 - 3.726 | 2.330,07 | 1.254,57 | 2.783,71 | 3.076,07 | 3.725,82 |
São Paulo | 1.052 - 3.328 | 1.608,46 | 1.052,32 | 1.507,16 | 2.747,88 | 3.328,31 |
Minas Gerais | 1.110 - 1.747 | 1.233,02 | 1.110,10 | 1.124,56 | 1.442,35 | 1.747,02 |
Ceará | 1.300 - 2.786 | 1.500,00 | 1.300,00 | 1.300,00 | 2.300,00 | 2.785,83 |
Principais locais de trabalho
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Operador de teleférico (passageiros)
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:
Atividades
- preparar trem para reboque;
- vistoriar contrapeso do teleférico;
- vistoriar travas das cadeiras;
- ligar o veículo;
- informar ocorrências com o usuário;
- informar posicionamento;
- distribuir passageiros para balanceamento de peso;
- posicionar vagão para carga e descarga;
- acatar instruções via rádio;
- informar situação de risco ao longo da via;
- vistoriar sistema de comunicação visual;
- conduzir veículo para a via principal;
- liberar o freio;
- confirmar destino;
- retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- movimentar o veículo na modalidade automática;
- manobrar para manutenção de via permanente;
- aperfeiçoar-se;
- interromper manobra em caso de perda de contato;
- controlar velocidade do teleférico;
- vistoriar conjuntos das torres;
- comunicar-se com a base de retorno;
- testar sistema de portas;
- verificar existência de fita velocimétrica;
- zelar pelos equipamentos de trabalho;
- vistoriar fio de curso;
- inspecionar alavanca;
- instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- comunicar impedimentos de circulação do veículo;
- conduzir usuário na passagem de emergência;
- observar perfil de via;
- demonstrar autocontrole;
- prestar primeiros-socorros;
- demonstrar capacidade de assimilação;
- monitorar equipamentos de bordo;
- preencher relatório de quilometragem;
- manobrar para lavagem;
- conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
- demonstrar acuidade visual;
- adequar a condução ao tipo de veículo;
- conferir número, quantidade e peso dos vagões;
- usar equipamentos de proteção individual (epi);
- engatar locomotivas e vagões na composição;
- solicitar prefixo do trem;
- verificar níveis de combustível e areia;
- concentrar-se nas suas atribuições;
- demonstrar rapidez de raciocínio;
- alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
- inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
- desligar o veículo;
- cumprir paradas programadas;
- solicitar reboque;
- obedecer sinais de manobra;
- testar sistema de comunicação;
- monitorar painel de controle;
- verificar condições de limpeza;
- cumprir tempo de parada;
- solicitar manutenção;
- verificar dispositivos de segurança;
- trabalhar em equipe;
- vistoriar circuito fechado de televisão;
- conferir limite de tração;
- cumprir licenciamento via satélite;
- verificar vazamentos de carga;
- orientar passageiros sobre regras de segurança;
- demonstrar firmeza nas decisões;
- observar condições de via;
- demonstrar segurança;
- demonstrar iniciativa;
- vistoriar cabos de aço;
- prestar informações ao usuário;
- movimentar o veículo na modalidade manual;
- vistoriar morsas;
- estacionar em local predeterminado;
- vistoriar contra-pino;
- comunicar irregularidades ao maquinista;
- acionar teleférico;
- evacuar veículo;
- remover vagões avariados;
- preencher relatório de viagem;
- cumprir horários;
- monitorar embarque e desembarque de passageiros;
- manobrar para manutenção;
- acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
- transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
- instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
- demonstrar assiduidade;
- estacionar para limpeza;
- solucionar pequenas falhas;
- conferir documentação da carga;
- auxiliar o maquinista na condução;
- aplicar freio de estacionamento e calços;
- acompanhar circuito fechado de televisão;
- vistoriar dispositivos de segurança;
- conduzir trem em licenciamento emergencial;
- acatar sinalização do painel de bordo;
- recolher veículo;
- utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
- solicitar equipe de segurança;
- vistoriar sistema elétrico do teleférico;
- conferir acomodação dos passageiros;
- anunciar mensagens;
- operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
- verificar ficha e documentação do trem;
- repor equipamento de segurança;
- inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
- controlar abertura e fechamento das portas;
- atentar para passagem de nível e pedestres;
- informar nome das estações;
- solicitar resgate de passageiros;
- operar aparelho de mudança de via (amv);
- anunciar energização do veículo;
- demonstrar responsabilidade;
- treinar funcionários;
- demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
- solicitar desenergização da via;
- acionar freio de emergência em situação de risco;
- testar sistemas elétrico e pneumático;
- conferir a formação da composição;
- obedecer sinalização de via;
- comunicar entrada na via;
- vistoriar freio manual;
- detectar falhas de equipamentos;
- efetuar reboque;
- testar freio de reversão e automático;
- retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
- preencher relatório de bilhetes e malotes;
- manobrar para pesagem de vagões;
- solicitar licenciamento para partida;
- verificar o comportamento da composição durante a viagem;
- monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
- verificar livro de bordo;
- manobrar guindaste para prestar socorro;
- cumprir tempo de percurso;
- inspecionar equipamentos de bordo;
- vistoriar roldanas;
- uniformizar-se;
- verificar controle de falhas;
- manobrar para testes operacionais;
- inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
- manter farol aceso;
- conferir acondicionamento da carga;
- desengatar locomotivas e vagões da composição;
- combater incêndios em casos de emergência;
- demonstrar percepção;
- acionar buzina;
- comunicar ocorrências externas ao sistema;
- movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
- vistoriar cadeiras;
- emitir relatório de ocorrência;
- acionar gerador de energia;
- comunicar-se com clareza;
- solicitar interdição da via;
- obedecer velocidade máxima autorizada;
- operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
- acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
- preencher livro de bordo;
- vistoriar embuchamento;
- separar vagões por destino;
Setores que mais contratam Operador de teleférico (passageiros) no mercado de trabalho
- Trens turísticos, teleféricos e similares
- Parques de diversão e parques temáticos
- Obras de montagem industrial
- Construção de edifícios
- Fabricação de conservas de frutas
- Agências de viagens
- Locação de mão-de-obra temporária
- Cultivo de soja
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Fabricação de papel
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br