Quanto ganha um Operador de trem metropolitano
Um Operador de trem metropolitano trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.442,41 e R$ 5.633,08, com a média salarial de R$ 2.427,80 e o salário mediana em R$ 1.618,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.427,80 | 29.133,62 | 606,95 | 11,89 |
1º Quartil | 1.442,41 | 17.308,96 | 360,60 | 7,06 |
Salário Mediana | 1.618,00 | 19.416,00 | 404,50 | 7,92 |
3º Quartil | 4.296,02 | 51.552,28 | 1.074,01 | 21,04 |
Teto Salarial | 5.633,08 | 67.596,90 | 1.408,27 | 27,59 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores de funções transversais
- Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.412 - 6.319 | 2.707,86 | 1.412,00 | 1.412,00 | 5.217,26 | 6.319,30 |
Fortaleza - CE | 1.469 - 2.204 | 1.630,56 | 1.468,67 | 1.618,00 | 1.819,67 | 2.204,03 |
Rio de Janeiro - RJ | 2.516 - 3.916 | 3.059,97 | 2.516,45 | 3.233,00 | 3.233,00 | 3.915,91 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.412 - 6.305 | 2.690,07 | 1.412,00 | 1.412,00 | 5.205,40 | 6.304,94 |
Ceará | 1.469 - 2.204 | 1.630,56 | 1.468,67 | 1.618,00 | 1.819,67 | 2.204,03 |
Rio de Janeiro | 2.164 - 3.916 | 2.988,39 | 2.164,25 | 3.233,00 | 3.233,00 | 3.915,91 |
Principais locais de trabalho
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Operador de trem metropolitano
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:
Atividades
- conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
- alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
- demonstrar assiduidade;
- verificar livro de bordo;
- vistoriar morsas;
- manobrar para pesagem de vagões;
- demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
- inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
- atentar para passagem de nível e pedestres;
- solicitar equipe de segurança;
- demonstrar autocontrole;
- movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
- manter farol aceso;
- desligar o veículo;
- solicitar prefixo do trem;
- acionar freio de emergência em situação de risco;
- demonstrar iniciativa;
- acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
- inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
- vistoriar circuito fechado de televisão;
- informar nome das estações;
- vistoriar travas das cadeiras;
- solucionar pequenas falhas;
- obedecer velocidade máxima autorizada;
- cumprir paradas programadas;
- emitir relatório de ocorrência;
- comunicar irregularidades ao maquinista;
- obedecer sinalização de via;
- transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
- manobrar guindaste para prestar socorro;
- cumprir tempo de parada;
- cumprir licenciamento via satélite;
- solicitar manutenção;
- anunciar mensagens;
- solicitar desenergização da via;
- orientar passageiros sobre regras de segurança;
- observar condições de via;
- inspecionar alavanca;
- instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
- verificar vazamentos de carga;
- demonstrar responsabilidade;
- manobrar para testes operacionais;
- uniformizar-se;
- cumprir horários;
- preencher relatório de viagem;
- verificar existência de fita velocimétrica;
- manobrar para lavagem;
- testar sistemas elétrico e pneumático;
- testar sistema de portas;
- comunicar impedimentos de circulação do veículo;
- acionar teleférico;
- evacuar veículo;
- verificar dispositivos de segurança;
- vistoriar dispositivos de segurança;
- controlar velocidade do teleférico;
- utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
- verificar ficha e documentação do trem;
- demonstrar rapidez de raciocínio;
- inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
- vistoriar contrapeso do teleférico;
- acatar sinalização do painel de bordo;
- usar equipamentos de proteção individual (epi);
- prestar informações ao usuário;
- comunicar-se com a base de retorno;
- demonstrar capacidade de assimilação;
- cumprir tempo de percurso;
- anunciar energização do veículo;
- preparar trem para reboque;
- monitorar equipamentos de bordo;
- conferir número, quantidade e peso dos vagões;
- retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
- conferir acondicionamento da carga;
- vistoriar sistema de comunicação visual;
- vistoriar contra-pino;
- monitorar embarque e desembarque de passageiros;
- acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
- verificar condições de limpeza;
- vistoriar embuchamento;
- aplicar freio de estacionamento e calços;
- detectar falhas de equipamentos;
- informar ocorrências com o usuário;
- solicitar resgate de passageiros;
- trabalhar em equipe;
- monitorar painel de controle;
- vistoriar cadeiras;
- aperfeiçoar-se;
- auxiliar o maquinista na condução;
- efetuar reboque;
- preencher relatório de quilometragem;
- preencher relatório de bilhetes e malotes;
- confirmar destino;
- vistoriar cabos de aço;
- demonstrar acuidade visual;
- informar situação de risco ao longo da via;
- estacionar em local predeterminado;
- recolher veículo;
- observar perfil de via;
- distribuir passageiros para balanceamento de peso;
- liberar o freio;
- informar posicionamento;
- conduzir usuário na passagem de emergência;
- conferir documentação da carga;
- operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
- movimentar o veículo na modalidade automática;
- acatar instruções via rádio;
- vistoriar freio manual;
- testar sistema de comunicação;
- monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
- operar aparelho de mudança de via (amv);
- comunicar ocorrências externas ao sistema;
- conferir a formação da composição;
- vistoriar conjuntos das torres;
- prestar primeiros-socorros;
- zelar pelos equipamentos de trabalho;
- operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
- verificar controle de falhas;
- engatar locomotivas e vagões na composição;
- verificar o comportamento da composição durante a viagem;
- comunicar-se com clareza;
- testar freio de reversão e automático;
- comunicar entrada na via;
- solicitar interdição da via;
- ligar o veículo;
- movimentar o veículo na modalidade manual;
- controlar abertura e fechamento das portas;
- conduzir trem em licenciamento emergencial;
- estacionar para limpeza;
- preencher livro de bordo;
- concentrar-se nas suas atribuições;
- adequar a condução ao tipo de veículo;
- acionar buzina;
- demonstrar firmeza nas decisões;
- interromper manobra em caso de perda de contato;
- repor equipamento de segurança;
- obedecer sinais de manobra;
- conferir limite de tração;
- posicionar vagão para carga e descarga;
- retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- vistoriar fio de curso;
- instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- acompanhar circuito fechado de televisão;
- vistoriar roldanas;
- demonstrar segurança;
- acionar gerador de energia;
- solicitar licenciamento para partida;
- treinar funcionários;
- demonstrar percepção;
- inspecionar equipamentos de bordo;
- combater incêndios em casos de emergência;
- vistoriar sistema elétrico do teleférico;
- verificar níveis de combustível e areia;
- manobrar para manutenção;
- conferir acomodação dos passageiros;
- remover vagões avariados;
- desengatar locomotivas e vagões da composição;
- separar vagões por destino;
- conduzir veículo para a via principal;
- solicitar reboque;
- manobrar para manutenção de via permanente;
Setores que mais contratam Operador de trem metropolitano no mercado de trabalho
- Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
- Transporte metroviário
- Comércio atacadista de materiais de construção em geral
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio varejista de pedras para revestimento
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br