Salário para o cargo de Operador de trem metropolitano
CBO 7826-15 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de trem metropolitano - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de trem metropolitano

Um Operador de trem metropolitano trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.872,96 e R$ 4.964,10, com a média salarial de R$ 2.863,86 e o salário mediana em R$ 2.433,92 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de trem metropolitano

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.863,86 34.366,36 715,97 13,80
1º Quartil 1.872,96 22.475,55 468,24 9,02
Salário Mediana 2.433,92 29.207,04 608,48 11,73
3º Quartil 3.785,83 45.430,00 946,46 18,24
Teto Salarial 4.964,10 59.569,18 1.241,02 23,92


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.416 - 4.796 3.626,06 3.416,13 3.549,72 3.959,38 4.795,72
Rio de Janeiro - RJ 2.291 - 2.937 2.394,94 2.290,71 2.424,72 2.424,72 2.936,89
Santos - SP 1.911 - 2.467 1.970,10 1.910,73 1.987,37 2.037,05 2.467,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.878 - 4.697 3.136,25 1.877,53 3.521,96 3.877,90 4.697,03
Rio de Janeiro 2.308 - 2.939 2.395,92 2.307,67 2.424,72 2.426,56 2.939,12


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de trem metropolitano

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • transportar cargas;
  • vistoriar teleférico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • transportar passageiros;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • trabalhar com segurança;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • operar teleférico;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);

  • Atividades

    • cumprir paradas programadas;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • informar nome das estações;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • vistoriar cadeiras;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • comunicar entrada na via;
    • solicitar manutenção;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • solucionar pequenas falhas;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • evacuar veículo;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • vistoriar cabos de aço;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • verificar condições de limpeza;
    • informar posicionamento;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • repor equipamento de segurança;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • confirmar destino;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • manobrar para lavagem;
    • demonstrar acuidade visual;
    • preencher livro de bordo;
    • demonstrar percepção;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • verificar controle de falhas;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • manter farol aceso;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • preparar trem para reboque;
    • acionar gerador de energia;
    • preencher relatório de viagem;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • solicitar equipe de segurança;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • vistoriar roldanas;
    • vistoriar contra-pino;
    • acionar buzina;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • separar vagões por destino;
    • anunciar energização do veículo;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • liberar o freio;
    • testar freio de reversão e automático;
    • uniformizar-se;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • trabalhar em equipe;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • demonstrar assiduidade;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • acionar teleférico;
    • comunicar-se com clareza;
    • recolher veículo;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • demonstrar autocontrole;
    • estacionar em local predeterminado;
    • efetuar reboque;
    • acatar instruções via rádio;
    • estacionar para limpeza;
    • conferir documentação da carga;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • prestar informações ao usuário;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • obedecer sinalização de via;
    • anunciar mensagens;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • monitorar painel de controle;
    • cumprir tempo de percurso;
    • observar condições de via;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • treinar funcionários;
    • testar sistema de portas;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • solicitar interdição da via;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • solicitar reboque;
    • vistoriar fio de curso;
    • aperfeiçoar-se;
    • solicitar desenergização da via;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • observar perfil de via;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • demonstrar segurança;
    • desligar o veículo;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • manobrar para testes operacionais;
    • obedecer sinais de manobra;
    • testar sistema de comunicação;
    • solicitar prefixo do trem;
    • conferir limite de tração;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • vistoriar freio manual;
    • prestar primeiros-socorros;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • demonstrar responsabilidade;
    • cumprir horários;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • inspecionar alavanca;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • verificar vazamentos de carga;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • vistoriar embuchamento;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • demonstrar iniciativa;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • remover vagões avariados;
    • cumprir tempo de parada;
    • ligar o veículo;
    • conferir a formação da composição;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • vistoriar morsas;
    • manobrar para manutenção;
    • verificar livro de bordo;


    Setores que mais contratam Operador de trem metropolitano no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Transporte metroviário
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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