Salário para o cargo de Operador de trem metropolitano
CBO 7826-15 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de trem metropolitano - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de trem metropolitano

Um Operador de trem metropolitano trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.872,96 e R$ 4.964,10, com a média salarial de R$ 2.863,86 e o salário mediana em R$ 2.433,92 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de trem metropolitano

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.863,86 34.366,36 715,97 13,80
1º Quartil 1.872,96 22.475,55 468,24 9,02
Salário Mediana 2.433,92 29.207,04 608,48 11,73
3º Quartil 3.785,83 45.430,00 946,46 18,24
Teto Salarial 4.964,10 59.569,18 1.241,02 23,92


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.416 - 4.796 3.626,06 3.416,13 3.549,72 3.959,38 4.795,72
Rio de Janeiro - RJ 2.291 - 2.937 2.394,94 2.290,71 2.424,72 2.424,72 2.936,89
Santos - SP 1.911 - 2.467 1.970,10 1.910,73 1.987,37 2.037,05 2.467,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.878 - 4.697 3.136,25 1.877,53 3.521,96 3.877,90 4.697,03
Rio de Janeiro 2.308 - 2.939 2.395,92 2.307,67 2.424,72 2.426,56 2.939,12


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de trem metropolitano

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • vistoriar teleférico;
  • operar teleférico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • trabalhar com segurança;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);

  • Atividades

    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • evacuar veículo;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • solicitar desenergização da via;
    • conferir limite de tração;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • obedecer sinalização de via;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • vistoriar morsas;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • solucionar pequenas falhas;
    • observar condições de via;
    • acionar gerador de energia;
    • solicitar interdição da via;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • acionar buzina;
    • conferir a formação da composição;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • obedecer sinais de manobra;
    • efetuar reboque;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • estacionar para limpeza;
    • remover vagões avariados;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • demonstrar segurança;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • vistoriar cabos de aço;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • cumprir tempo de percurso;
    • anunciar energização do veículo;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • trabalhar em equipe;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • inspecionar alavanca;
    • prestar primeiros-socorros;
    • informar nome das estações;
    • conferir documentação da carga;
    • manter farol aceso;
    • verificar condições de limpeza;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • manobrar para manutenção;
    • uniformizar-se;
    • verificar livro de bordo;
    • solicitar equipe de segurança;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • desligar o veículo;
    • acionar teleférico;
    • cumprir paradas programadas;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • treinar funcionários;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • vistoriar freio manual;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • anunciar mensagens;
    • informar posicionamento;
    • cumprir tempo de parada;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • observar perfil de via;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • demonstrar percepção;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • preparar trem para reboque;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • demonstrar responsabilidade;
    • prestar informações ao usuário;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • comunicar-se com clareza;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • monitorar painel de controle;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • repor equipamento de segurança;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • demonstrar assiduidade;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • estacionar em local predeterminado;
    • verificar controle de falhas;
    • ligar o veículo;
    • vistoriar cadeiras;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • aperfeiçoar-se;
    • testar sistema de portas;
    • vistoriar roldanas;
    • preencher livro de bordo;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • demonstrar iniciativa;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • preencher relatório de viagem;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • manobrar para lavagem;
    • vistoriar contra-pino;
    • testar freio de reversão e automático;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • testar sistema de comunicação;
    • comunicar entrada na via;
    • demonstrar autocontrole;
    • liberar o freio;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • confirmar destino;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • recolher veículo;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • vistoriar fio de curso;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • solicitar reboque;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • verificar vazamentos de carga;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • acatar instruções via rádio;
    • separar vagões por destino;
    • vistoriar embuchamento;
    • demonstrar acuidade visual;
    • solicitar prefixo do trem;
    • solicitar manutenção;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • manobrar para testes operacionais;
    • cumprir horários;


    Setores que mais contratam Operador de trem metropolitano no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Transporte metroviário
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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