Salário para o cargo de Motorneiro
CBO 7826-20 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Motorneiro - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Motorneiro

Um Motorneiro trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.103,95 e R$ 3.130,47, com a média salarial de R$ 1.568,39 e o salário mediana em R$ 1.392,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Motorneiro

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.568,39 18.820,69 392,10 7,16
1º Quartil 1.103,95 13.247,43 275,99 5,04
Salário Mediana 1.392,60 16.711,20 348,15 6,35
3º Quartil 2.387,43 28.649,15 596,86 10,89
Teto Salarial 3.130,47 37.565,62 782,62 14,28


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Porto Velho - RO 1.131 - 1.682 1.211,85 1.131,00 1.180,00 1.388,27 1.681,52
São Paulo - SP 1.350 - 2.826 1.746,45 1.350,12 1.538,00 2.333,33 2.826,20
Monte Carlo - SC 1.213 - 1.538 1.223,78 1.212,51 1.215,00 1.269,50 1.537,66
Juazeiro do Norte - CE 1.045 - 1.332 1.077,79 1.045,00 1.093,64 1.100,00 1.332,35
Campo Grande - MS 1.900 - 3.028 2.283,38 1.900,00 2.483,50 2.500,00 3.028,08
União da Vitoria - PR 1.498 - 2.059 1.582,00 1.498,20 1.575,20 1.700,00 2.059,09
Mafra - SC 1.221 - 4.338 1.972,30 1.221,00 1.392,60 3.581,60 4.338,14
Ribeirão Preto - SP 1.496 - 4.603 2.885,66 1.496,00 2.858,98 3.800,00 4.602,67
Governador Valadares - MG 1.406 - 1.889 1.461,93 1.406,48 1.445,50 1.559,84 1.889,33
Guarapuava - PR 1.350 - 1.740 1.367,32 1.350,00 1.350,00 1.436,60 1.740,05
Carapicuíba - SP 1.250 - 1.635 1.290,00 1.250,00 1.250,00 1.350,00 1.635,16
Palmas - PR 1.417 - 2.180 1.566,73 1.417,43 1.599,40 1.800,00 2.180,21
General Carneiro - PR 1.575 - 1.937 1.589,72 1.575,20 1.599,40 1.599,40 1.937,24
Itapevi - SP 1.165 - 1.411 1.165,00 1.165,00 1.165,00 1.165,00 1.411,08
Goiânia - GO 1.060 - 1.817 1.172,07 1.060,37 1.100,00 1.500,00 1.816,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.298 - 2.814 1.688,97 1.297,82 1.575,20 2.323,20 2.813,93
São Paulo 1.217 - 3.420 1.798,48 1.216,92 1.508,00 2.823,20 3.419,54
Santa Catarina 1.203 - 2.495 1.408,27 1.203,43 1.221,00 2.060,22 2.495,40
Rondônia 1.131 - 1.682 1.211,85 1.131,00 1.180,00 1.388,27 1.681,52
Ceará 1.045 - 2.009 1.205,86 1.045,00 1.100,00 1.658,38 2.008,68
Goiás 1.045 - 1.871 1.190,47 1.045,00 1.100,00 1.545,00 1.871,35
Minas Gerais 1.410 - 3.416 1.790,95 1.409,81 1.559,84 2.820,55 3.416,33
Mato Grosso do Sul 1.465 - 3.028 2.155,22 1.465,00 2.467,00 2.500,00 3.028,08
Mato Grosso 1.045 - 2.977 1.531,17 1.045,00 1.380,26 2.457,50 2.976,60
Pará 1.066 - 1.707 1.172,04 1.065,90 1.153,28 1.409,00 1.706,62


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Motorneiro

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • transportar passageiros;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • trabalhar com segurança;
  • transportar cargas;
  • vistoriar teleférico;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • operar teleférico;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • demonstrar iniciativa;
    • conferir a formação da composição;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • preencher relatório de viagem;
    • verificar vazamentos de carga;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • aperfeiçoar-se;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • repor equipamento de segurança;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • estacionar para limpeza;
    • solicitar interdição da via;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • solicitar manutenção;
    • acionar gerador de energia;
    • testar sistema de portas;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • vistoriar fio de curso;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • prestar primeiros-socorros;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • obedecer sinalização de via;
    • inspecionar alavanca;
    • verificar livro de bordo;
    • manobrar para lavagem;
    • acionar teleférico;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • prestar informações ao usuário;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • manobrar para manutenção;
    • vistoriar freio manual;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • vistoriar cabos de aço;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • informar posicionamento;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • recolher veículo;
    • demonstrar autocontrole;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • preparar trem para reboque;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • solicitar licenciamento para partida;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • demonstrar acuidade visual;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • solicitar desenergização da via;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • cumprir paradas programadas;
    • solucionar pequenas falhas;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • solicitar reboque;
    • vistoriar contra-pino;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • uniformizar-se;
    • liberar o freio;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • solicitar equipe de segurança;
    • monitorar painel de controle;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • vistoriar roldanas;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • manobrar para testes operacionais;
    • acatar instruções via rádio;
    • demonstrar assiduidade;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • trabalhar em equipe;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • demonstrar percepção;
    • informar nome das estações;
    • comunicar-se com clareza;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • demonstrar responsabilidade;
    • estacionar em local predeterminado;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • acionar buzina;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • confirmar destino;
    • testar freio de reversão e automático;
    • ligar o veículo;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • preencher livro de bordo;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • demonstrar segurança;
    • vistoriar morsas;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • cumprir tempo de percurso;
    • separar vagões por destino;
    • cumprir horários;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • cumprir tempo de parada;
    • solicitar prefixo do trem;
    • testar sistema de comunicação;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • anunciar energização do veículo;
    • remover vagões avariados;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • efetuar reboque;
    • verificar controle de falhas;
    • desligar o veículo;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • observar condições de via;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • treinar funcionários;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • vistoriar embuchamento;
    • manter farol aceso;
    • anunciar mensagens;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • observar perfil de via;
    • verificar condições de limpeza;
    • obedecer sinais de manobra;
    • conferir documentação da carga;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • evacuar veículo;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • vistoriar cadeiras;
    • comunicar entrada na via;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • conferir limite de tração;


    Setores que mais contratam Motorneiro no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Extração de madeira em florestas plantadas
    • Serviços de usinagem, tornearia e solda
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Atividades de apoio à produção florestal
    • Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal
    • Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp)
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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