Salário para o cargo de Motorneiro
CBO 7826-20 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Motorneiro - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Motorneiro

Um Motorneiro trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.103,95 e R$ 3.130,47, com a média salarial de R$ 1.568,39 e o salário mediana em R$ 1.392,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Motorneiro

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.568,39 18.820,69 392,10 7,16
1º Quartil 1.103,95 13.247,43 275,99 5,04
Salário Mediana 1.392,60 16.711,20 348,15 6,35
3º Quartil 2.387,43 28.649,15 596,86 10,89
Teto Salarial 3.130,47 37.565,62 782,62 14,28


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Porto Velho - RO 1.131 - 1.682 1.211,85 1.131,00 1.180,00 1.388,27 1.681,52
São Paulo - SP 1.350 - 2.826 1.746,45 1.350,12 1.538,00 2.333,33 2.826,20
Monte Carlo - SC 1.213 - 1.538 1.223,78 1.212,51 1.215,00 1.269,50 1.537,66
Campo Grande - MS 1.900 - 3.028 2.283,38 1.900,00 2.483,50 2.500,00 3.028,08
Juazeiro do Norte - CE 1.045 - 1.332 1.077,79 1.045,00 1.093,64 1.100,00 1.332,35
União da Vitoria - PR 1.498 - 2.059 1.582,00 1.498,20 1.575,20 1.700,00 2.059,09
Governador Valadares - MG 1.406 - 1.889 1.461,93 1.406,48 1.445,50 1.559,84 1.889,33
Ribeirão Preto - SP 1.496 - 4.603 2.885,66 1.496,00 2.858,98 3.800,00 4.602,67
Mafra - SC 1.221 - 4.338 1.972,30 1.221,00 1.392,60 3.581,60 4.338,14
Guarapuava - PR 1.350 - 1.740 1.367,32 1.350,00 1.350,00 1.436,60 1.740,05
Carapicuíba - SP 1.250 - 1.635 1.290,00 1.250,00 1.250,00 1.350,00 1.635,16
Palmas - PR 1.417 - 2.180 1.566,73 1.417,43 1.599,40 1.800,00 2.180,21
Itapevi - SP 1.165 - 1.411 1.165,00 1.165,00 1.165,00 1.165,00 1.411,08
General Carneiro - PR 1.575 - 1.937 1.589,72 1.575,20 1.599,40 1.599,40 1.937,24
Goiânia - GO 1.060 - 1.817 1.172,07 1.060,37 1.100,00 1.500,00 1.816,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.298 - 2.814 1.688,97 1.297,82 1.575,20 2.323,20 2.813,93
São Paulo 1.217 - 3.420 1.798,48 1.216,92 1.508,00 2.823,20 3.419,54
Santa Catarina 1.203 - 2.495 1.408,27 1.203,43 1.221,00 2.060,22 2.495,40
Rondônia 1.131 - 1.682 1.211,85 1.131,00 1.180,00 1.388,27 1.681,52
Ceará 1.045 - 2.009 1.205,86 1.045,00 1.100,00 1.658,38 2.008,68
Goiás 1.045 - 1.871 1.190,47 1.045,00 1.100,00 1.545,00 1.871,35
Minas Gerais 1.410 - 3.416 1.790,95 1.409,81 1.559,84 2.820,55 3.416,33
Mato Grosso do Sul 1.465 - 3.028 2.155,22 1.465,00 2.467,00 2.500,00 3.028,08
Mato Grosso 1.045 - 2.977 1.531,17 1.045,00 1.380,26 2.457,50 2.976,60
Pará 1.066 - 1.707 1.172,04 1.065,90 1.153,28 1.409,00 1.706,62


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Motorneiro

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar teleférico;
  • transportar passageiros;
  • trabalhar com segurança;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • vistoriar teleférico;

  • Atividades

    • comunicar-se com clareza;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • repor equipamento de segurança;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • separar vagões por destino;
    • confirmar destino;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • solicitar prefixo do trem;
    • obedecer sinalização de via;
    • vistoriar fio de curso;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • solicitar manutenção;
    • demonstrar segurança;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • monitorar painel de controle;
    • solicitar interdição da via;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • vistoriar cabos de aço;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • demonstrar percepção;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • verificar condições de limpeza;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • demonstrar acuidade visual;
    • manobrar para testes operacionais;
    • trabalhar em equipe;
    • acionar gerador de energia;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • demonstrar assiduidade;
    • manter farol aceso;
    • demonstrar responsabilidade;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • verificar livro de bordo;
    • evacuar veículo;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • cumprir tempo de percurso;
    • acatar instruções via rádio;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • inspecionar alavanca;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • anunciar energização do veículo;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • manobrar para manutenção;
    • observar perfil de via;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • obedecer sinais de manobra;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • acionar buzina;
    • prestar primeiros-socorros;
    • manobrar para lavagem;
    • informar posicionamento;
    • remover vagões avariados;
    • testar freio de reversão e automático;
    • testar sistema de comunicação;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • demonstrar iniciativa;
    • vistoriar morsas;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • solicitar desenergização da via;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • cumprir horários;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • anunciar mensagens;
    • estacionar para limpeza;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • liberar o freio;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • solucionar pequenas falhas;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • conferir limite de tração;
    • conferir a formação da composição;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • demonstrar autocontrole;
    • acionar teleférico;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • uniformizar-se;
    • verificar vazamentos de carga;
    • comunicar entrada na via;
    • recolher veículo;
    • vistoriar cadeiras;
    • conferir documentação da carga;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • desligar o veículo;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • solicitar equipe de segurança;
    • vistoriar embuchamento;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • conferir acondicionamento da carga;
    • preencher livro de bordo;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • treinar funcionários;
    • prestar informações ao usuário;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • cumprir tempo de parada;
    • vistoriar contra-pino;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • solicitar reboque;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • observar condições de via;
    • estacionar em local predeterminado;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • aperfeiçoar-se;
    • ligar o veículo;
    • preencher relatório de viagem;
    • preparar trem para reboque;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • informar nome das estações;
    • vistoriar freio manual;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • efetuar reboque;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • testar sistema de portas;
    • cumprir paradas programadas;
    • vistoriar roldanas;
    • verificar controle de falhas;
    • comunicar-se com a base de retorno;


    Setores que mais contratam Motorneiro no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Extração de madeira em florestas plantadas
    • Serviços de usinagem, tornearia e solda
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal
    • Atividades de apoio à produção florestal
    • Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp)
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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