Salário para o cargo de Operador de locomotiva
CBO 7826-10 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de locomotiva - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de locomotiva

Um Operador de locomotiva trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.014,43 e R$ 4.041,36, com a média salarial de R$ 2.409,09 e o salário mediana em R$ 2.171,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de locomotiva

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.409,09 28.909,13 602,27 11,63
1º Quartil 2.014,43 24.173,20 503,61 9,72
Salário Mediana 2.171,00 26.052,00 542,75 10,48
3º Quartil 3.082,12 36.985,40 770,53 14,88
Teto Salarial 4.041,36 48.496,36 1.010,34 19,51


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.993 - 2.979 2.142,11 1.992,97 2.088,00 2.459,07 2.978,50
Paulínia - SP 1.913 - 3.157 2.260,54 1.912,68 2.265,00 2.606,39 3.156,94
Belo Horizonte - MG 1.746 - 3.817 2.355,51 1.745,58 2.265,00 3.151,74 3.817,48
Vitoria - ES 2.053 - 5.041 2.714,22 2.053,00 2.053,00 4.161,56 5.040,61
São Luís - MA 1.695 - 4.641 2.736,45 1.694,87 2.282,50 3.831,67 4.641,03
Juiz de Fora - MG 2.241 - 3.520 2.459,07 2.240,63 2.340,00 2.906,13 3.519,99
Canoas - RS 1.880 - 3.404 2.326,99 1.880,09 2.301,50 2.810,43 3.404,08
Curitiba - PR 2.004 - 3.392 2.278,02 2.004,33 2.088,00 2.800,17 3.391,65
Rio de Janeiro - RJ 2.251 - 7.868 3.901,38 2.251,09 3.245,00 6.496,28 7.868,48
Serra - ES 2.162 - 4.680 2.659,68 2.162,25 2.235,00 3.864,00 4.680,19
Araraquara - SP 2.017 - 2.536 2.059,78 2.017,00 2.094,00 2.094,00 2.536,32
Rondonópolis - MT 2.026 - 2.766 2.125,33 2.025,75 2.094,00 2.284,00 2.766,45
Ipatinga - MG 1.975 - 4.138 2.560,70 1.975,33 2.477,00 3.416,33 4.137,97
Anápolis - GO 1.936 - 2.536 2.065,27 1.936,00 2.094,00 2.094,00 2.536,32
Alagoinhas - BA 2.205 - 4.013 2.602,90 2.205,00 2.478,00 3.313,50 4.013,41
Uberaba - MG 2.868 - 3.543 2.880,78 2.868,00 2.868,00 2.925,50 3.543,45
Campo Grande - MS 1.871 - 2.688 2.100,63 1.870,50 2.156,50 2.219,00 2.687,72
Mafra - SC 2.048 - 3.567 2.276,14 2.048,00 2.213,00 2.945,00 3.567,07
Santos - SP 2.588 - 3.792 2.769,00 2.588,00 2.588,00 3.131,00 3.792,36
Salgueiro - PE 1.551 - 2.483 1.933,17 1.551,00 2.050,00 2.050,00 2.483,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.964 - 3.079 2.177,86 1.963,67 2.094,00 2.541,86 3.078,78
Minas Gerais 1.936 - 3.747 2.446,08 1.935,83 2.300,00 3.093,74 3.747,23
Espírito Santo 2.042 - 4.978 2.725,39 2.042,45 2.235,00 4.109,59 4.977,66
Rio Grande do Sul 1.915 - 3.823 2.408,18 1.914,87 2.213,00 3.155,97 3.822,60
Maranhão 1.695 - 4.641 2.736,45 1.694,87 2.282,50 3.831,67 4.641,03
Rio de Janeiro 2.217 - 7.868 3.785,39 2.217,09 2.684,50 6.496,28 7.868,48
Paraná 2.004 - 3.392 2.278,02 2.004,33 2.088,00 2.800,17 3.391,65
Mato Grosso 2.026 - 2.766 2.125,33 2.025,75 2.094,00 2.284,00 2.766,45
Goiás 2.015 - 2.941 2.161,00 2.015,00 2.094,00 2.428,25 2.941,17
Bahia 2.129 - 3.812 2.527,08 2.129,33 2.293,00 3.147,33 3.812,14
Pará 1.901 - 7.682 3.507,64 1.900,80 3.611,00 6.342,50 7.682,23
Ceará 1.741 - 2.511 1.990,99 1.740,50 2.050,00 2.073,50 2.511,49
Pernambuco 1.700 - 6.653 2.823,13 1.699,50 2.050,00 5.493,00 6.653,29
Mato Grosso do Sul 1.871 - 2.688 2.100,63 1.870,50 2.156,50 2.219,00 2.687,72
Santa Catarina 2.048 - 3.567 2.276,14 2.048,00 2.213,00 2.945,00 3.567,07


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de locomotiva

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • trabalhar com segurança;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • transportar cargas;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • vistoriar teleférico;
  • operar teleférico;

  • Atividades

    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • testar sistema de portas;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • verificar controle de falhas;
    • vistoriar contra-pino;
    • testar sistema de comunicação;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • conferir documentação da carga;
    • demonstrar segurança;
    • preencher relatório de viagem;
    • vistoriar cadeiras;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • detectar falhas de equipamentos;
    • verificar vazamentos de carga;
    • vistoriar embuchamento;
    • preparar trem para reboque;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • demonstrar percepção;
    • manobrar para manutenção;
    • informar nome das estações;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • solicitar desenergização da via;
    • comunicar-se com clareza;
    • observar condições de via;
    • demonstrar acuidade visual;
    • solucionar pequenas falhas;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • solicitar interdição da via;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • recolher veículo;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • aperfeiçoar-se;
    • prestar primeiros-socorros;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • repor equipamento de segurança;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • acionar teleférico;
    • manter farol aceso;
    • vistoriar cabos de aço;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • observar perfil de via;
    • demonstrar assiduidade;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • prestar informações ao usuário;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • anunciar mensagens;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • solicitar equipe de segurança;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • vistoriar roldanas;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • manobrar para testes operacionais;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • remover vagões avariados;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • solicitar prefixo do trem;
    • ligar o veículo;
    • monitorar painel de controle;
    • estacionar para limpeza;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • informar posicionamento;
    • inspecionar alavanca;
    • demonstrar iniciativa;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • cumprir paradas programadas;
    • solicitar manutenção;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • cumprir horários;
    • estacionar em local predeterminado;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • efetuar reboque;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • informar ocorrências com o usuário;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • vistoriar morsas;
    • vistoriar fio de curso;
    • conferir limite de tração;
    • cumprir tempo de parada;
    • liberar o freio;
    • solicitar reboque;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • uniformizar-se;
    • desligar o veículo;
    • obedecer sinais de manobra;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • evacuar veículo;
    • treinar funcionários;
    • testar freio de reversão e automático;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • acionar buzina;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • manobrar para lavagem;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • conferir a formação da composição;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • anunciar energização do veículo;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • separar vagões por destino;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • comunicar entrada na via;
    • verificar condições de limpeza;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • demonstrar responsabilidade;
    • cumprir tempo de percurso;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • obedecer sinalização de via;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • verificar livro de bordo;
    • preencher livro de bordo;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • vistoriar freio manual;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • acionar gerador de energia;
    • demonstrar autocontrole;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • acatar instruções via rádio;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • confirmar destino;
    • trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Operador de locomotiva no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Construção de edifícios
    • Manutenção e reparação de veículos ferroviários
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Extração de minério de alumínio
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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