Salário para o cargo de Operador de locomotiva
CBO 7826-10 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de locomotiva - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de locomotiva

Um Operador de locomotiva trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.441,32 e R$ 3.891,54, com a média salarial de R$ 1.974,00 e o salário mediana em R$ 1.696,42 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de locomotiva

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.974,00 23.688,04 493,50 9,49
1º Quartil 1.441,32 17.295,83 360,33 6,93
Salário Mediana 1.696,42 20.357,04 424,11 8,15
3º Quartil 2.967,85 35.614,25 741,96 14,26
Teto Salarial 3.891,54 46.698,48 972,88 18,70


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.579 - 2.376 1.730,13 1.578,98 1.696,42 1.961,28 2.375,56
São Luís - MA 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Vitoria - ES 2.691 - 4.777 3.302,32 2.691,12 3.227,30 3.943,61 4.776,62
Belo Horizonte - MG 1.261 - 2.801 1.607,48 1.261,45 1.419,08 2.312,69 2.801,20
Curitiba - PR 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Juiz de Fora - MG 1.687 - 3.055 2.019,32 1.687,42 1.960,10 2.521,82 3.054,51
Rondonópolis - MT 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Rio de Janeiro - RJ 1.812 - 4.962 2.583,54 1.812,33 2.079,00 4.096,28 4.961,54
Paulínia - SP 1.265 - 1.976 1.417,12 1.265,19 1.398,15 1.631,69 1.976,35
Serra - ES 1.940 - 4.350 2.487,23 1.939,76 1.939,76 3.591,06 4.349,60
Leopoldo de Bulhoes - GO 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Santos - SP 1.951 - 3.446 2.185,31 1.950,51 2.001,07 2.844,76 3.445,65
Fortaleza - CE 1.488 - 2.200 1.638,72 1.487,94 1.627,35 1.816,03 2.199,63
Araraquara - SP 1.538 - 2.055 1.667,62 1.538,00 1.696,42 1.696,42 2.054,75
Canoas - RS 1.427 - 1.880 1.476,96 1.427,23 1.464,12 1.552,38 1.880,29
Uberaba - MG 2.228 - 2.920 2.328,49 2.227,75 2.340,70 2.410,92 2.920,18
Mafra - SC 1.140 - 1.943 1.446,68 1.140,00 1.462,55 1.603,75 1.942,51
São Gonçalo do Amarante - CE 1.371 - 2.000 1.584,90 1.370,68 1.611,88 1.651,53 2.000,38
Bauru - SP 1.463 - 1.863 1.508,49 1.462,55 1.519,50 1.538,00 1.862,87
Ipatinga - MG 1.338 - 2.354 1.536,82 1.337,75 1.435,60 1.943,60 2.354,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.476 - 2.531 1.729,88 1.476,27 1.696,42 2.089,95 2.531,41
Minas Gerais 1.347 - 3.026 1.863,46 1.346,56 1.763,34 2.498,07 3.025,74
Espírito Santo 2.137 - 4.716 3.093,00 2.136,62 3.172,68 3.893,75 4.716,23
Maranhão 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Paraná 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Rio de Janeiro 1.684 - 4.856 2.429,24 1.684,44 2.038,51 4.009,50 4.856,43
Mato Grosso 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Ceará 1.486 - 2.149 1.633,44 1.486,18 1.627,35 1.774,19 2.148,95
Goiás 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Rio Grande do Sul 1.427 - 2.198 1.566,59 1.427,23 1.501,00 1.814,59 2.197,88
Santa Catarina 1.275 - 3.139 1.701,04 1.274,65 1.526,37 2.591,29 3.138,65
Pará 2.726 - 5.458 3.356,40 2.725,80 3.307,44 4.505,80 5.457,56


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de locomotiva

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • trabalhar com segurança;
  • vistoriar teleférico;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • transportar cargas;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • demonstrar competências pessoais;
  • transportar passageiros;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • operar teleférico;

  • Atividades

    • demonstrar assiduidade;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • testar freio de reversão e automático;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • demonstrar iniciativa;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • testar sistema de comunicação;
    • solicitar reboque;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • anunciar energização do veículo;
    • solicitar desenergização da via;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • vistoriar cadeiras;
    • manobrar para lavagem;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • vistoriar cabos de aço;
    • repor equipamento de segurança;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • manter farol aceso;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • vistoriar fio de curso;
    • solicitar manutenção;
    • manobrar para manutenção;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • separar vagões por destino;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • manobrar para testes operacionais;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • preencher relatório de viagem;
    • obedecer sinalização de via;
    • comunicar-se com clareza;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • prestar primeiros-socorros;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • cumprir paradas programadas;
    • recolher veículo;
    • conferir limite de tração;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • informar nome das estações;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • solicitar interdição da via;
    • prestar informações ao usuário;
    • cumprir tempo de percurso;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • testar sistema de portas;
    • treinar funcionários;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • acionar teleférico;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • inspecionar alavanca;
    • acatar instruções via rádio;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • trabalhar em equipe;
    • vistoriar embuchamento;
    • ligar o veículo;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • acionar gerador de energia;
    • obedecer sinais de manobra;
    • observar perfil de via;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • aperfeiçoar-se;
    • cumprir horários;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • uniformizar-se;
    • informar posicionamento;
    • solicitar prefixo do trem;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • verificar vazamentos de carga;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • anunciar mensagens;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • remover vagões avariados;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • monitorar painel de controle;
    • cumprir tempo de parada;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • verificar dispositivos de segurança;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • comunicar entrada na via;
    • verificar controle de falhas;
    • efetuar reboque;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • demonstrar autocontrole;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • solucionar pequenas falhas;
    • preencher livro de bordo;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • vistoriar freio manual;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • observar condições de via;
    • demonstrar responsabilidade;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • estacionar em local predeterminado;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • demonstrar percepção;
    • desligar o veículo;
    • acionar buzina;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • vistoriar contra-pino;
    • demonstrar segurança;
    • vistoriar morsas;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • demonstrar acuidade visual;
    • preparar trem para reboque;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • estacionar para limpeza;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • confirmar destino;
    • verificar condições de limpeza;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • vistoriar roldanas;
    • liberar o freio;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • conferir documentação da carga;
    • solicitar equipe de segurança;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • evacuar veículo;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • verificar livro de bordo;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • conferir a formação da composição;


    Setores que mais contratam Operador de locomotiva no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Construção de edifícios
    • Produção de semi-acabados de aço
    • Serviços de engenharia
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Transporte ferroviário de passageiros intermunicipal e interestadual
    • Carga e descarga




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão