Salário para o cargo de Operador de locomotiva
CBO 7826-10 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de locomotiva - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de locomotiva

Um Operador de locomotiva trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.441,32 e R$ 3.891,54, com a média salarial de R$ 1.974,00 e o salário mediana em R$ 1.696,42 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de locomotiva

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.974,00 23.688,04 493,50 9,49
1º Quartil 1.441,32 17.295,83 360,33 6,93
Salário Mediana 1.696,42 20.357,04 424,11 8,15
3º Quartil 2.967,85 35.614,25 741,96 14,26
Teto Salarial 3.891,54 46.698,48 972,88 18,70


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.579 - 2.376 1.730,13 1.578,98 1.696,42 1.961,28 2.375,56
São Luís - MA 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Vitoria - ES 2.691 - 4.777 3.302,32 2.691,12 3.227,30 3.943,61 4.776,62
Belo Horizonte - MG 1.261 - 2.801 1.607,48 1.261,45 1.419,08 2.312,69 2.801,20
Curitiba - PR 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Juiz de Fora - MG 1.687 - 3.055 2.019,32 1.687,42 1.960,10 2.521,82 3.054,51
Rondonópolis - MT 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Rio de Janeiro - RJ 1.812 - 4.962 2.583,54 1.812,33 2.079,00 4.096,28 4.961,54
Paulínia - SP 1.265 - 1.976 1.417,12 1.265,19 1.398,15 1.631,69 1.976,35
Serra - ES 1.940 - 4.350 2.487,23 1.939,76 1.939,76 3.591,06 4.349,60
Leopoldo de Bulhoes - GO 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Santos - SP 1.951 - 3.446 2.185,31 1.950,51 2.001,07 2.844,76 3.445,65
Fortaleza - CE 1.488 - 2.200 1.638,72 1.487,94 1.627,35 1.816,03 2.199,63
Araraquara - SP 1.538 - 2.055 1.667,62 1.538,00 1.696,42 1.696,42 2.054,75
Canoas - RS 1.427 - 1.880 1.476,96 1.427,23 1.464,12 1.552,38 1.880,29
Mafra - SC 1.140 - 1.943 1.446,68 1.140,00 1.462,55 1.603,75 1.942,51
Uberaba - MG 2.228 - 2.920 2.328,49 2.227,75 2.340,70 2.410,92 2.920,18
São Gonçalo do Amarante - CE 1.371 - 2.000 1.584,90 1.370,68 1.611,88 1.651,53 2.000,38
Bauru - SP 1.463 - 1.863 1.508,49 1.462,55 1.519,50 1.538,00 1.862,87
Ipatinga - MG 1.338 - 2.354 1.536,82 1.337,75 1.435,60 1.943,60 2.354,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.476 - 2.531 1.729,88 1.476,27 1.696,42 2.089,95 2.531,41
Minas Gerais 1.347 - 3.026 1.863,46 1.346,56 1.763,34 2.498,07 3.025,74
Espírito Santo 2.137 - 4.716 3.093,00 2.136,62 3.172,68 3.893,75 4.716,23
Maranhão 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Paraná 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Rio de Janeiro 1.684 - 4.856 2.429,24 1.684,44 2.038,51 4.009,50 4.856,43
Mato Grosso 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Ceará 1.486 - 2.149 1.633,44 1.486,18 1.627,35 1.774,19 2.148,95
Goiás 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Rio Grande do Sul 1.427 - 2.198 1.566,59 1.427,23 1.501,00 1.814,59 2.197,88
Santa Catarina 1.275 - 3.139 1.701,04 1.274,65 1.526,37 2.591,29 3.138,65
Pará 2.726 - 5.458 3.356,40 2.725,80 3.307,44 4.505,80 5.457,56


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de locomotiva

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • vistoriar teleférico;
  • operar teleférico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • transportar cargas;
  • trabalhar com segurança;
  • atuar em falhas de equipamentos;

  • Atividades

    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • verificar controle de falhas;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • vistoriar freio manual;
    • cumprir horários;
    • demonstrar responsabilidade;
    • vistoriar morsas;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • remover vagões avariados;
    • solicitar reboque;
    • observar condições de via;
    • trabalhar em equipe;
    • solicitar desenergização da via;
    • solicitar manutenção;
    • vistoriar roldanas;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • solucionar pequenas falhas;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • preencher relatório de viagem;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • verificar livro de bordo;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • manobrar para manutenção;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • anunciar energização do veículo;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • manobrar para testes operacionais;
    • obedecer sinais de manobra;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • treinar funcionários;
    • comunicar entrada na via;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • inspecionar alavanca;
    • prestar informações ao usuário;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • observar perfil de via;
    • testar sistema de comunicação;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • solicitar equipe de segurança;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • efetuar reboque;
    • confirmar destino;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • prestar primeiros-socorros;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • acionar teleférico;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • acionar gerador de energia;
    • informar posicionamento;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • testar sistema de portas;
    • liberar o freio;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • estacionar para limpeza;
    • separar vagões por destino;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • verificar vazamentos de carga;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • informar nome das estações;
    • acatar instruções via rádio;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • vistoriar cabos de aço;
    • demonstrar acuidade visual;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • solicitar prefixo do trem;
    • vistoriar embuchamento;
    • preencher livro de bordo;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • aperfeiçoar-se;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • cumprir tempo de parada;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • manter farol aceso;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • demonstrar percepção;
    • demonstrar autocontrole;
    • conferir limite de tração;
    • verificar condições de limpeza;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • anunciar mensagens;
    • acionar buzina;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • demonstrar segurança;
    • desligar o veículo;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • demonstrar iniciativa;
    • vistoriar fio de curso;
    • conferir a formação da composição;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • conferir documentação da carga;
    • obedecer sinalização de via;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • evacuar veículo;
    • estacionar em local predeterminado;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • demonstrar assiduidade;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • recolher veículo;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • cumprir tempo de percurso;
    • comunicar-se com clareza;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • monitorar painel de controle;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • repor equipamento de segurança;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • manobrar para lavagem;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • vistoriar cadeiras;
    • testar freio de reversão e automático;
    • cumprir paradas programadas;
    • preparar trem para reboque;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • solicitar interdição da via;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • ligar o veículo;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • uniformizar-se;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • vistoriar contra-pino;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • cumprir licenciamento via satélite;


    Setores que mais contratam Operador de locomotiva no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Construção de edifícios
    • Produção de semi-acabados de aço
    • Serviços de engenharia
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Carga e descarga
    • Transporte ferroviário de passageiros intermunicipal e interestadual
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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