Salário para o cargo de Operador de locomotiva (transporte metropolitano)
CBO 7826-15 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de locomotiva (transporte metropolitano) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Um Operador de locomotiva (transporte metropolitano) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.872,96 e R$ 4.964,10, com a média salarial de R$ 2.863,86 e o salário mediana em R$ 2.433,92 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.863,86 34.366,36 715,97 13,80
1º Quartil 1.872,96 22.475,55 468,24 9,02
Salário Mediana 2.433,92 29.207,04 608,48 11,73
3º Quartil 3.785,83 45.430,00 946,46 18,24
Teto Salarial 4.964,10 59.569,18 1.241,02 23,92


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.416 - 4.796 3.626,06 3.416,13 3.549,72 3.959,38 4.795,72
Rio de Janeiro - RJ 2.291 - 2.937 2.394,94 2.290,71 2.424,72 2.424,72 2.936,89
Santos - SP 1.911 - 2.467 1.970,10 1.910,73 1.987,37 2.037,05 2.467,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.878 - 4.697 3.136,25 1.877,53 3.521,96 3.877,90 4.697,03
Rio de Janeiro 2.308 - 2.939 2.395,92 2.307,67 2.424,72 2.426,56 2.939,12


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • operar teleférico;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • transportar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vistoriar teleférico;
  • transportar passageiros;
  • trabalhar com segurança;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;

  • Atividades

    • vistoriar roldanas;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • solicitar prefixo do trem;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • prestar informações ao usuário;
    • solucionar pequenas falhas;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • desligar o veículo;
    • informar posicionamento;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • cumprir tempo de parada;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • observar condições de via;
    • solicitar reboque;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • manobrar para testes operacionais;
    • verificar livro de bordo;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • vistoriar fio de curso;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • efetuar reboque;
    • demonstrar assiduidade;
    • verificar condições de limpeza;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • demonstrar responsabilidade;
    • evacuar veículo;
    • anunciar energização do veículo;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • comunicar-se com clareza;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • solicitar desenergização da via;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • aperfeiçoar-se;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • repor equipamento de segurança;
    • solicitar interdição da via;
    • informar nome das estações;
    • demonstrar percepção;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • manter farol aceso;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • acatar instruções via rádio;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • manobrar para lavagem;
    • vistoriar morsas;
    • vistoriar cadeiras;
    • demonstrar acuidade visual;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • conferir limite de tração;
    • anunciar mensagens;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • vistoriar embuchamento;
    • solicitar equipe de segurança;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • estacionar em local predeterminado;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • ligar o veículo;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • uniformizar-se;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • inspecionar alavanca;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • acionar buzina;
    • preencher relatório de viagem;
    • cumprir tempo de percurso;
    • acionar teleférico;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • vistoriar freio manual;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • preencher livro de bordo;
    • conferir documentação da carga;
    • obedecer sinalização de via;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • testar sistema de comunicação;
    • observar perfil de via;
    • verificar vazamentos de carga;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • confirmar destino;
    • obedecer sinais de manobra;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • cumprir paradas programadas;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • solicitar manutenção;
    • comunicar entrada na via;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • remover vagões avariados;
    • manobrar para manutenção;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • demonstrar iniciativa;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • verificar controle de falhas;
    • testar sistema de portas;
    • recolher veículo;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar autocontrole;
    • preparar trem para reboque;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • testar freio de reversão e automático;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • trabalhar em equipe;
    • cumprir horários;
    • vistoriar cabos de aço;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • monitorar painel de controle;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • estacionar para limpeza;
    • vistoriar contra-pino;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • treinar funcionários;
    • separar vagões por destino;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • liberar o freio;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • conferir a formação da composição;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • prestar primeiros-socorros;
    • acionar gerador de energia;
    • posicionar vagão para carga e descarga;


    Setores que mais contratam Operador de locomotiva (transporte metropolitano) no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Transporte metroviário
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua