Salário para o cargo de Operador de locomotiva (transporte metropolitano)
CBO 7826-15 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de locomotiva (transporte metropolitano) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Um Operador de locomotiva (transporte metropolitano) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.872,96 e R$ 4.964,10, com a média salarial de R$ 2.863,86 e o salário mediana em R$ 2.433,92 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.863,86 34.366,36 715,97 13,80
1º Quartil 1.872,96 22.475,55 468,24 9,02
Salário Mediana 2.433,92 29.207,04 608,48 11,73
3º Quartil 3.785,83 45.430,00 946,46 18,24
Teto Salarial 4.964,10 59.569,18 1.241,02 23,92


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.416 - 4.796 3.626,06 3.416,13 3.549,72 3.959,38 4.795,72
Rio de Janeiro - RJ 2.291 - 2.937 2.394,94 2.290,71 2.424,72 2.424,72 2.936,89
Santos - SP 1.911 - 2.467 1.970,10 1.910,73 1.987,37 2.037,05 2.467,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.878 - 4.697 3.136,25 1.877,53 3.521,96 3.877,90 4.697,03
Rio de Janeiro 2.308 - 2.939 2.395,92 2.307,67 2.424,72 2.426,56 2.939,12


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar com segurança;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • transportar passageiros;
  • vistoriar teleférico;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • operar teleférico;

  • Atividades

    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • solicitar prefixo do trem;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • aperfeiçoar-se;
    • conferir limite de tração;
    • manobrar para testes operacionais;
    • acionar teleférico;
    • trabalhar em equipe;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • preencher relatório de viagem;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • vistoriar contra-pino;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • verificar livro de bordo;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • inspecionar alavanca;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • efetuar reboque;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • preparar trem para reboque;
    • demonstrar acuidade visual;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • demonstrar percepção;
    • manobrar para manutenção;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • obedecer sinalização de via;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • cumprir tempo de percurso;
    • conferir documentação da carga;
    • cumprir paradas programadas;
    • observar condições de via;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • vistoriar fio de curso;
    • informar posicionamento;
    • verificar condições de limpeza;
    • solicitar manutenção;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • solicitar reboque;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • vistoriar roldanas;
    • manobrar para lavagem;
    • demonstrar assiduidade;
    • vistoriar cabos de aço;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • treinar funcionários;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • vistoriar freio manual;
    • solicitar equipe de segurança;
    • anunciar energização do veículo;
    • informar nome das estações;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • solicitar desenergização da via;
    • uniformizar-se;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • anunciar mensagens;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • testar freio de reversão e automático;
    • testar sistema de comunicação;
    • prestar primeiros-socorros;
    • estacionar para limpeza;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • verificar controle de falhas;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • confirmar destino;
    • ligar o veículo;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • evacuar veículo;
    • solicitar interdição da via;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • acatar instruções via rádio;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • remover vagões avariados;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • verificar vazamentos de carga;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • obedecer sinais de manobra;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • vistoriar embuchamento;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • observar perfil de via;
    • acionar buzina;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • cumprir horários;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • repor equipamento de segurança;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • vistoriar cadeiras;
    • preencher livro de bordo;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • demonstrar segurança;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • desligar o veículo;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • recolher veículo;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • demonstrar responsabilidade;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • prestar informações ao usuário;
    • comunicar-se com clareza;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • separar vagões por destino;
    • vistoriar morsas;
    • comunicar entrada na via;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • demonstrar iniciativa;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • solucionar pequenas falhas;
    • manter farol aceso;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • acionar gerador de energia;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • testar sistema de portas;
    • estacionar em local predeterminado;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • monitorar painel de controle;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • liberar o freio;
    • demonstrar autocontrole;
    • conferir a formação da composição;
    • cumprir tempo de parada;


    Setores que mais contratam Operador de locomotiva (transporte metropolitano) no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Transporte metroviário
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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