Salário para o cargo de Operador de locomotiva (transporte metropolitano)
CBO 7826-15 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de locomotiva (transporte metropolitano) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Um Operador de locomotiva (transporte metropolitano) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.442,41 e R$ 5.633,08, com a média salarial de R$ 2.427,80 e o salário mediana em R$ 1.618,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.427,80 29.133,62 606,95 11,89
1º Quartil 1.442,41 17.308,96 360,60 7,06
Salário Mediana 1.618,00 19.416,00 404,50 7,92
3º Quartil 4.296,02 51.552,28 1.074,01 21,04
Teto Salarial 5.633,08 67.596,90 1.408,27 27,59


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 6.319 2.707,86 1.412,00 1.412,00 5.217,26 6.319,30
Fortaleza - CE 1.469 - 2.204 1.630,56 1.468,67 1.618,00 1.819,67 2.204,03
Rio de Janeiro - RJ 2.516 - 3.916 3.059,97 2.516,45 3.233,00 3.233,00 3.915,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 6.305 2.690,07 1.412,00 1.412,00 5.205,40 6.304,94
Ceará 1.469 - 2.204 1.630,56 1.468,67 1.618,00 1.819,67 2.204,03
Rio de Janeiro 2.164 - 3.916 2.988,39 2.164,25 3.233,00 3.233,00 3.915,91


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • transportar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar teleférico;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • trabalhar com segurança;
  • transportar passageiros;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • vistoriar teleférico;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;

  • Atividades

    • monitorar painel de controle;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • acatar instruções via rádio;
    • trabalhar em equipe;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • solicitar interdição da via;
    • anunciar mensagens;
    • solucionar pequenas falhas;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • demonstrar autocontrole;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • verificar livro de bordo;
    • solicitar manutenção;
    • solicitar reboque;
    • demonstrar percepção;
    • evacuar veículo;
    • cumprir tempo de parada;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • vistoriar contra-pino;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • preparar trem para reboque;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • liberar o freio;
    • anunciar energização do veículo;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • observar condições de via;
    • vistoriar morsas;
    • repor equipamento de segurança;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • estacionar em local predeterminado;
    • solicitar prefixo do trem;
    • demonstrar segurança;
    • testar sistema de comunicação;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • testar freio de reversão e automático;
    • manobrar para testes operacionais;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • prestar primeiros-socorros;
    • uniformizar-se;
    • comunicar-se com clareza;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • demonstrar responsabilidade;
    • acionar gerador de energia;
    • manter farol aceso;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • acionar teleférico;
    • informar nome das estações;
    • estacionar para limpeza;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • cumprir horários;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • demonstrar iniciativa;
    • efetuar reboque;
    • vistoriar roldanas;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • vistoriar cadeiras;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • obedecer sinalização de via;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • acionar buzina;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • informar posicionamento;
    • inspecionar alavanca;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • verificar condições de limpeza;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • solicitar desenergização da via;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • testar sistema de portas;
    • vistoriar freio manual;
    • recolher veículo;
    • confirmar destino;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • aperfeiçoar-se;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • conferir documentação da carga;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • cumprir tempo de percurso;
    • separar vagões por destino;
    • preencher relatório de viagem;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • treinar funcionários;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • preencher livro de bordo;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • comunicar entrada na via;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • solicitar equipe de segurança;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • manobrar para lavagem;
    • manobrar para manutenção;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • verificar vazamentos de carga;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • demonstrar assiduidade;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • conferir limite de tração;
    • verificar controle de falhas;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • ligar o veículo;
    • conferir a formação da composição;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • vistoriar fio de curso;
    • obedecer sinais de manobra;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • observar perfil de via;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • demonstrar acuidade visual;
    • vistoriar embuchamento;
    • desligar o veículo;
    • vistoriar cabos de aço;
    • cumprir paradas programadas;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • prestar informações ao usuário;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • remover vagões avariados;


    Setores que mais contratam Operador de locomotiva (transporte metropolitano) no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Transporte metroviário
    • Comércio atacadista de materiais de construção em geral
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio varejista de pedras para revestimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista