Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
- Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde
Cargos relacionados:
- Diretor médico-hospitalar
- Diretor de divisão médica
- Gerente de pronto-socorro
- Gerente de programas de saúde
- Tecnólogo em gestão hospitalar
- Chefe de serviços de saúde
- Administrador de ambulatório
- Diretor clínico
- Diretor de unidade hospitalar
- Gerente da área de saúde mental
- Diretor de departamento médico
- Diretor de departamento de saúde
Principais locais de trabalho
Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.
Funções e atividades do Gerontólogo
Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar ações de saúde;
- planejar ações de saúde;
- coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
- gerenciar recursos humanos;
- realizar atendimento biopsicossocial;
- definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
- coordenar ações de saúde;
- administrar recursos financeiros;
Atividades
- demonstrar empatia;
- encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
- delegar funções;
- aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
- participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
- orientar usuários, familiares e cuidadores;
- aplicar instrumentos de avaliação complementar;
- realizar pesquisas;
- discutir casos com equipe interdisciplinar;
- demonstrar capacidade de administrar conflitos;
- definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
- adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
- demonstrar capacidade retórica;
- executar atividades socioculturais e educacionais;
- evidenciar capacidade crítica;
- planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
- coordenar projetos de qualidade em atendimento;
- estabelecer critérios de avaliação;
- elaborar relatórios;
- demonstrar capacidade de tomar decisão;
- orientar adaptação do ambiente ao usuário;
- capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- avaliar desempenho dos profissionais;
- coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
- avaliar o impacto das ações de saúde;
- implementar ações de sensibilização;
- verificar qualidade do atendimento;
- propor contratações e/ou demissões;
- organizar fluxo de atendimento aos usuários;
- planejar ações de sensibilização;
- planejar ações de capacitação;
- levantar custo por departamento;
- estabelecer critérios para otimização de atendimento;
- realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
- participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
- supervisionar convênios e parcerias;
- demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
- elaborar projetos de pesquisa;
- realizar convênios e parcerias;
- identificar necessidades de capacitação e qualificação;
- representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
- demonstrar criatividade;
- definir estratégias de avaliação;
- aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
- contornar situações adversas;
- demonstrar capacidade de observação;
- analisar indicadores sociodemográficos;
- analisar indicadores de saúde;
- demonstrar iniciativa;
- dimensionar necessidade de contratação;
- prestar consultoria;
- identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
- avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
- avaliar programas implementados;
- participar do planejamento de políticas públicas;
- definir instruções de serviços internos;
- estabelecer protocolos de atendimento;
- implementar programas de atendimento biopsicossocial;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- evidenciar acessibilidade;
- avaliar resultados de campanhas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- acompanhar processos de assistência à saúde;
- conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
- levantar custo da prestação de serviços;
- viabilizar captação de recursos;
- planejar eventos gerontológicos;
- planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
- participar em conselhos;
- dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
- demonstrar capacidade de negociação;
- prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
- liderar pessoas;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
- monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
- prestar auditoria;
- demonstrar capacidade analítica;
- demonstrar capacidade de escuta;
Setores que mais contratam Gerontólogo no mercado de trabalho
- Instituições de longa permanência para idosos