Salário para o cargo de Gerontólogo
CBO 1312-20 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerontólogo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerontólogo

Um Gerontólogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.219,32 e R$ 7.264,90, com a média salarial de R$ 3.587,56 e o salário mediana em R$ 3.173,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerontólogo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.587,56 43.050,74 896,89 19,14
1º Quartil 2.219,32 26.631,80 554,83 11,84
Salário Mediana 3.173,50 38.082,00 793,38 16,93
3º Quartil 5.540,52 66.486,26 1.385,13 29,57
Teto Salarial 7.264,90 87.178,78 1.816,22 38,77


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.673 - 4.783 2.501,89 1.672,67 2.116,00 3.949,00 4.783,15
São Carlos - SP 4.908 - 6.061 4.979,88 4.907,50 5.004,00 5.004,00 6.060,99


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.869 - 6.259 3.370,19 1.869,20 3.094,00 5.167,30 6.258,79


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerontólogo

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • administrar recursos financeiros;
  • planejar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • realizar atendimento biopsicossocial;

  • Atividades

    • evidenciar acessibilidade;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • participar de conferência de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • liderar pessoas;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • produzir material técnico-científico;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • avaliar resultados financeiros;
    • planejar ações de educação permanente;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • promover atividades científicas;
    • definir investimentos e custeio;
    • planejar ações de capacitação;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • nomear ouvidores;
    • demonstrar iniciativa;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • participar em conselhos;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • delegar funções;
    • definir estratégias de avaliação;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • implementar programas de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • realizar convênios e parcerias;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • implementar ações de sensibilização;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • elaborar relatórios;
    • realizar pesquisas;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • prestar auditoria;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • avaliar programas implementados;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • elaborar indicadores de saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • demonstrar empatia;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • analisar indicadores de saúde;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • prestar assessoria;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • propor auditorias;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • elaborar plano estratégico;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • prestar consultoria;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • levantar custo por departamento;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • contornar situações adversas;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • viabilizar captação de recursos;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • contratar auditorias;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • calcular custo de tratamentos;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;


    Setores que mais contratam Gerontólogo no mercado de trabalho

    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio
    • Serviços de engenharia
    • Atividades associativas
    • Serviços de assistência social sem alojamento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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