Salário para o cargo de Gerontólogo
CBO 1312-20 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerontólogo - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerontólogo

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;

Atividades

  • demonstrar empatia;
  • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
  • delegar funções;
  • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
  • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
  • orientar usuários, familiares e cuidadores;
  • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
  • realizar pesquisas;
  • discutir casos com equipe interdisciplinar;
  • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
  • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
  • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
  • demonstrar capacidade retórica;
  • executar atividades socioculturais e educacionais;
  • evidenciar capacidade crítica;
  • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
  • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
  • estabelecer critérios de avaliação;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de tomar decisão;
  • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
  • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • avaliar desempenho dos profissionais;
  • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
  • avaliar o impacto das ações de saúde;
  • implementar ações de sensibilização;
  • verificar qualidade do atendimento;
  • propor contratações e/ou demissões;
  • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
  • planejar ações de sensibilização;
  • planejar ações de capacitação;
  • levantar custo por departamento;
  • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
  • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
  • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
  • supervisionar convênios e parcerias;
  • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • realizar convênios e parcerias;
  • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
  • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
  • demonstrar criatividade;
  • definir estratégias de avaliação;
  • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • analisar indicadores sociodemográficos;
  • analisar indicadores de saúde;
  • demonstrar iniciativa;
  • dimensionar necessidade de contratação;
  • prestar consultoria;
  • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
  • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
  • avaliar programas implementados;
  • participar do planejamento de políticas públicas;
  • definir instruções de serviços internos;
  • estabelecer protocolos de atendimento;
  • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
  • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
  • evidenciar acessibilidade;
  • avaliar resultados de campanhas;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • acompanhar processos de assistência à saúde;
  • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
  • levantar custo da prestação de serviços;
  • viabilizar captação de recursos;
  • planejar eventos gerontológicos;
  • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
  • participar em conselhos;
  • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
  • liderar pessoas;
  • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
  • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
  • prestar auditoria;
  • demonstrar capacidade analítica;
  • demonstrar capacidade de escuta;


Setores que mais contratam Gerontólogo no mercado de trabalho

  • Instituições de longa permanência para idosos




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