Salário para o cargo de Gerente distrital de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente distrital de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente distrital de vendas

Um Gerente distrital de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,13 e R$ 18.266,38, com a média salarial de R$ 6.273,19 e o salário mediana em R$ 2.944,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente distrital de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.273,19 75.278,26 1.568,30 29,08
1º Quartil 2.064,13 24.769,60 516,03 9,57
Salário Mediana 2.944,50 35.334,00 736,13 13,65
3º Quartil 13.930,72 167.168,67 3.482,68 64,57
Teto Salarial 18.266,38 219.196,58 4.566,60 84,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.499 - 34.714 12.661,12 2.498,81 9.314,50 28.659,77 34.713,57
Rio de Janeiro - RJ 1.657 - 20.162 6.217,29 1.656,75 2.758,80 16.646,15 20.162,32
Barueri - SP 2.106 - 26.875 8.628,76 2.106,22 4.500,00 22.188,53 26.875,41
Belo Horizonte - MG 1.684 - 14.743 4.940,17 1.683,61 2.750,00 12.171,85 14.742,92
Fortaleza - CE 1.532 - 7.829 3.135,99 1.532,35 2.172,50 6.463,76 7.829,10
Campinas - SP 1.744 - 23.763 7.813,72 1.744,05 3.708,00 19.618,93 23.763,04
Curitiba - PR 1.905 - 19.756 6.402,28 1.904,87 3.250,00 16.310,31 19.755,54
Brasília - DF 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Goiânia - GO 1.626 - 14.626 4.751,13 1.625,61 2.500,00 12.075,53 14.626,24
Recife - PE 1.643 - 11.196 3.993,75 1.643,44 2.400,00 9.243,67 11.196,21
Salvador - BA 1.597 - 11.502 4.111,34 1.597,27 2.553,00 9.496,09 11.501,95
Porto Alegre - RS 1.846 - 15.060 5.240,56 1.846,49 3.000,00 12.433,72 15.060,10
Cuiabá - MT 1.565 - 10.796 4.172,02 1.565,05 2.964,00 8.913,16 10.795,89
São Bernardo do Campo - SP 2.280 - 19.668 6.952,58 2.280,49 5.369,00 16.238,04 19.668,00
Ribeirão Preto - SP 2.165 - 20.613 6.687,13 2.165,25 3.300,00 17.017,99 20.612,70
Teresina - PI 1.484 - 5.798 2.444,46 1.484,29 1.618,00 4.787,18 5.798,38
Manaus - AM 1.532 - 10.792 3.726,10 1.531,83 2.083,00 8.910,03 10.792,09
Guarulhos - SP 2.031 - 23.121 7.554,50 2.030,53 3.551,00 19.089,14 23.121,34
Contagem - MG 1.660 - 13.433 4.873,11 1.660,09 3.200,00 11.090,55 13.433,21
São Luís - MA 1.511 - 6.708 2.817,61 1.510,56 2.121,23 5.538,42 6.708,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.132 - 28.903 9.588,60 2.131,77 5.029,00 23.862,39 28.902,84
Minas Gerais 1.583 - 12.340 4.261,05 1.583,20 2.500,00 10.188,15 12.340,19
Rio de Janeiro 1.622 - 16.301 5.128,45 1.621,79 2.500,00 13.457,93 16.300,65
Paraná 1.825 - 14.336 4.825,86 1.824,55 2.618,50 11.835,72 14.335,78
Santa Catarina 1.853 - 12.727 4.549,96 1.852,79 2.721,00 10.507,48 12.726,97
Rio Grande do Sul 1.748 - 12.798 4.499,83 1.747,56 2.600,00 10.566,01 12.797,86
Ceará 1.490 - 7.869 3.103,95 1.489,52 2.118,00 6.497,02 7.869,38
Goiás 1.545 - 13.553 4.461,73 1.545,19 2.500,00 11.189,10 13.552,57
Bahia 1.560 - 10.005 3.721,01 1.559,93 2.500,00 8.260,05 10.004,82
Pernambuco 1.558 - 9.810 3.588,87 1.558,08 2.223,00 8.099,26 9.810,06
Mato Grosso 1.544 - 12.904 4.414,56 1.544,42 2.500,00 10.653,59 12.903,95
Espírito Santo 1.622 - 10.666 3.993,19 1.621,87 2.500,00 8.805,55 10.665,54
Distrito Federal 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Pará 1.510 - 7.828 3.088,54 1.509,79 2.091,00 6.463,12 7.828,32
Maranhão 1.501 - 6.724 2.829,05 1.500,60 2.100,00 5.551,60 6.724,27
Mato Grosso do Sul 1.601 - 10.766 3.881,37 1.600,75 2.316,00 8.888,38 10.765,88
Piauí 1.464 - 5.869 2.450,12 1.464,07 1.618,00 4.845,75 5.869,32
Rio Grande do Norte 1.480 - 5.973 2.697,17 1.479,83 2.118,00 4.931,36 5.973,01
Paraíba 1.490 - 7.628 3.066,77 1.490,08 2.167,50 6.297,73 7.628,00
Amazonas 1.507 - 10.750 3.682,22 1.506,75 2.040,00 8.875,63 10.750,43
Rondônia 1.532 - 7.622 3.084,83 1.532,13 2.300,00 6.292,54 7.621,72
Alagoas 1.513 - 7.043 3.072,01 1.513,16 2.355,74 5.814,70 7.042,94
Sergipe 1.520 - 6.653 2.883,28 1.520,46 2.151,00 5.492,40 6.652,56
Tocantins 1.464 - 8.658 3.305,97 1.463,97 2.160,00 7.147,73 8.657,55
Roraima 1.503 - 4.365 2.247,30 1.503,17 1.800,00 3.604,13 4.365,44
Amapá 1.492 - 6.194 2.693,89 1.492,39 2.000,00 5.113,98 6.194,20
Acre 1.458 - 5.035 2.449,94 1.457,86 2.052,00 4.156,52 5.034,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente distrital de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar cenários;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • otimizar custos e recursos;
    • analisar contexto;
    • realizar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar tendências do mercado;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • delegar atribuições;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • liderar pessoas;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • contratar serviços de terceiros;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar demanda do cliente;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • tomar decisões;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • gerenciar equipes;
    • avaliar desempenho;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • entrevistar candidatos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • captar recursos;
    • elaborar relatórios;
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • estabelecer diálogo;
    • analisar impacto normativo;
    • saber ouvir;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar contratos;
    • negociar com partes interessadas;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • estabelecer política comercial;
    • dimensionar equipe;
    • examinar currículos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • elaborar orçamentos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • checar informações para divulgação;
    • formular plano de incentivos;
    • autorizar pagamentos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • administrar orçamentos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • representar empresa publicamente;
    • identificar necessidade de recursos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • gerenciar remanejamentos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • realizar escuta ativa;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • cobrar ações;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar mercado;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • demonstrar criatividade;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • agir com empatia;
    • monitorar mídias;
    • mapear processo de decisão;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • analisar demanda reclamatória;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • negociar com clientes;
    • cobrar resultados da equipe;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • mediar conflitos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • definir perfis profissionais;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • pensar estrategicamente;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • revisar planos;


    Setores que mais contratam Gerente distrital de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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