Salário para o cargo de Gerente de relações corporativas
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de relações corporativas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de relações corporativas

Um Gerente de relações corporativas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.529,23 e R$ 26.437,59, com a média salarial de R$ 9.882,01 e o salário mediana em R$ 6.583,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de relações corporativas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.882,01 118.584,16 2.470,50 47,29
1º Quartil 3.529,23 42.350,75 882,31 16,89
Salário Mediana 6.583,00 78.996,00 1.645,75 31,50
3º Quartil 20.162,44 241.949,24 5.040,61 96,48
Teto Salarial 26.437,59 317.251,11 6.609,40 126,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.106 - 33.779 13.080,75 3.106,47 10.367,50 27.888,01 33.778,79
Rio de Janeiro - RJ 3.141 - 30.419 11.946,86 3.140,95 10.000,00 25.114,04 30.418,88
Belo Horizonte - MG 2.206 - 18.323 6.946,49 2.206,06 5.021,00 15.127,30 18.322,64
Brasília - DF 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Barueri - SP 3.418 - 32.733 12.430,31 3.418,19 8.250,00 27.024,38 32.732,74
Curitiba - PR 3.014 - 20.427 8.093,24 3.014,18 6.000,00 16.864,83 20.427,19
Fortaleza - CE 1.948 - 11.802 4.526,39 1.948,20 3.323,00 9.743,70 11.801,86
Porto Alegre - RS 2.435 - 24.337 7.874,81 2.435,24 3.893,00 20.092,95 24.337,18
Salvador - BA 1.931 - 15.626 5.912,93 1.930,64 4.300,00 12.900,71 15.625,73
Campinas - SP 3.268 - 28.448 10.431,98 3.268,46 8.000,00 23.487,00 28.448,16
Vitoria - ES 2.562 - 19.304 7.994,21 2.561,55 7.028,50 15.937,11 19.303,50
Niterói - RJ 4.486 - 9.567 6.746,26 4.486,10 7.250,00 7.898,20 9.566,54
Goiânia - GO 2.298 - 19.295 6.716,16 2.297,98 4.800,00 15.930,24 19.295,19
Recife - PE 2.149 - 15.326 5.726,32 2.149,25 3.715,00 12.653,38 15.326,15
Florianópolis - SC 2.452 - 16.137 6.408,60 2.452,38 3.863,50 13.322,75 16.136,91
Guarulhos - SP 3.240 - 18.398 7.859,48 3.240,00 6.171,00 15.189,60 18.398,10
Uberlândia - MG 1.588 - 7.777 3.422,95 1.588,40 3.000,00 6.420,40 7.776,58
Osasco - SP 5.228 - 39.118 17.112,52 5.227,78 12.600,00 32.295,80 39.117,64
Nova Lima - MG 1.900 - 22.826 7.405,92 1.900,20 4.678,00 18.845,20 22.825,87
Ribeirão Preto - SP 1.874 - 17.831 5.694,32 1.874,00 3.100,00 14.721,00 17.830,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.947 - 32.319 12.380,46 2.946,99 9.573,50 26.682,91 32.319,14
Minas Gerais 1.900 - 16.316 5.952,53 1.900,43 4.190,00 13.470,25 16.315,57
Rio de Janeiro 2.782 - 28.139 10.613,09 2.782,19 7.250,00 23.231,65 28.138,88
Paraná 2.342 - 19.758 7.184,28 2.341,86 4.879,00 16.312,06 19.757,65
Rio Grande do Sul 2.184 - 21.120 7.118,11 2.184,09 3.800,00 17.436,82 21.120,00
Ceará 1.810 - 14.711 5.202,18 1.810,32 3.323,00 12.145,89 14.711,47
Bahia 1.848 - 15.672 5.715,91 1.847,84 3.351,17 12.939,04 15.672,15
Santa Catarina 2.291 - 16.436 6.446,43 2.291,40 4.623,00 13.569,53 16.435,82
Distrito Federal 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Espírito Santo 1.938 - 17.621 6.582,15 1.937,50 4.685,00 14.547,62 17.620,52
Goiás 1.533 - 17.042 5.678,06 1.532,66 3.300,00 14.069,76 17.041,71
Pernambuco 1.991 - 13.185 5.253,33 1.990,50 4.924,00 10.885,26 13.184,55
Pará 1.532 - 18.173 6.332,00 1.531,56 4.285,50 15.003,89 18.173,16
Mato Grosso 1.779 - 40.893 13.119,00 1.778,75 7.649,00 33.761,38 40.892,79
Maranhão 1.532 - 10.393 3.761,00 1.531,75 2.257,50 8.580,88 10.393,41
Mato Grosso do Sul 1.792 - 24.544 7.775,30 1.792,17 3.798,50 20.263,50 24.543,76
Paraíba 1.992 - 14.030 5.690,17 1.992,35 3.452,50 11.583,17 14.029,88
Alagoas 1.803 - 14.311 5.426,64 1.803,09 3.500,00 11.815,00 14.310,68
Rio Grande do Norte 1.996 - 8.950 4.023,25 1.996,00 3.500,00 7.389,00 8.949,78
Amazonas 1.637 - 17.126 5.205,06 1.637,33 3.500,00 14.139,00 17.125,58
Sergipe 1.773 - 6.701 3.107,92 1.773,33 2.500,00 5.532,00 6.700,52
Amapá 1.424 - 6.398 2.266,01 1.423,50 1.435,00 5.282,00 6.397,72
Acre 3.088 - 20.607 7.442,17 3.088,00 6.338,00 17.013,00 20.606,66
Tocantins 1.702 - 16.417 5.498,83 1.702,00 3.395,50 13.554,00 16.417,01
Rondônia 2.076 - 7.810 4.000,60 2.076,00 2.600,00 6.448,00 7.810,01
Piauí 3.500 - 21.287 6.396,79 3.500,00 3.700,00 17.575,00 21.287,37


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de relações corporativas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • contratar serviços de terceiros;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • cobrar ações;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • pesquisar mercado;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • monitorar mídias;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • saber ouvir;
    • checar informações para divulgação;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • gerenciar equipes;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • demonstrar visão sistêmica;
    • formular plano de incentivos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • examinar currículos;
    • pensar estrategicamente;
    • gerenciar remanejamentos;
    • mapear processo de decisão;
    • realizar escuta ativa;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • planejar campanhas de vendas;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • mediar conflitos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • agir com empatia;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • dimensionar equipe;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • elaborar orçamentos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar cenários;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • administrar conflitos entre partes;
    • tomar decisões;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • monitorar contratos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • analisar demanda reclamatória;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • administrar orçamentos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • identificar necessidade de recursos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • elaborar relatórios;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • analisar tendências do mercado;
    • estabelecer política comercial;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • entrevistar candidatos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • gerir lucratividade;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • revisar planos;
    • negociar com partes interessadas;
    • delegar atribuições;
    • representar empresa publicamente;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • otimizar custos e recursos;
    • avaliar desempenho;
    • analisar demanda do cliente;
    • negociar com clientes;
    • analisar contexto;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • cobrar resultados da equipe;
    • estabelecer diálogo;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • captar recursos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • definir perfis profissionais;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar impacto normativo;


    Setores que mais contratam Gerente de relações corporativas no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades associativas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: