Salário para o cargo de Gerente de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de crédito e cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de crédito e cobrança

Um Gerente de crédito e cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.586,36 e R$ 26.355,40, com a média salarial de R$ 9.208,41 e o salário mediana em R$ 5.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de crédito e cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.208,41 110.500,92 2.302,10 42,85
1º Quartil 2.586,36 31.036,29 646,59 12,03
Salário Mediana 5.000,00 60.000,00 1.250,00 23,27
3º Quartil 20.099,76 241.197,06 5.024,94 93,53
Teto Salarial 26.355,40 316.264,82 6.588,85 122,64


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.270 - 35.577 15.719,00 4.270,49 15.000,00 29.372,72 35.577,12
Curitiba - PR 1.955 - 13.363 5.269,23 1.955,00 3.788,00 11.032,40 13.362,77
Fortaleza - CE 1.445 - 18.057 5.964,44 1.444,79 3.150,00 14.908,21 18.057,27
Osasco - SP 12.321 - 48.348 25.602,25 12.320,50 25.000,00 39.916,25 48.347,76
Goiânia - GO 2.696 - 32.418 10.930,94 2.695,50 6.410,50 26.764,88 32.418,42
Ribeirão Preto - SP 2.066 - 15.377 5.917,69 2.066,33 4.725,00 12.695,71 15.377,43
Porto Alegre - RS 2.835 - 40.617 16.567,78 2.835,00 14.000,00 33.533,50 40.616,78
Rio de Janeiro - RJ 2.055 - 25.873 11.102,50 2.055,20 11.536,50 21.360,80 25.872,84
Teresina - PI 1.419 - 6.473 2.485,68 1.419,20 1.424,00 5.344,00 6.472,81
Belo Horizonte - MG 2.634 - 14.992 6.793,29 2.633,60 6.214,50 12.377,89 14.992,47
Recife - PE 1.716 - 16.211 5.250,89 1.716,25 4.000,00 13.383,75 16.210,80
Barueri - SP 5.155 - 37.214 17.190,94 5.154,50 17.023,50 30.724,25 37.214,13
Campinas - SP 2.500 - 50.635 14.879,54 2.500,00 5.000,00 41.804,33 50.634,66
Salvador - BA 2.290 - 9.022 4.293,54 2.290,00 3.800,00 7.448,67 9.022,05
Uberlândia - MG 4.617 - 22.200 10.810,50 4.617,00 9.965,50 18.328,67 22.200,23
Pato Branco - PR 1.507 - 5.394 2.250,53 1.507,00 1.859,65 4.453,50 5.394,21
São Luís - MA 1.486 - 15.537 3.764,70 1.486,00 1.486,00 12.827,50 15.537,05
São José do Rio Preto - SP 3.224 - 27.196 11.767,67 3.223,50 9.000,00 22.453,50 27.196,35
Campo Grande - MS 3.947 - 22.762 11.884,44 3.947,00 12.424,00 18.792,50 22.762,04
Petrolina - PE 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.090 - 34.953 14.063,42 3.089,58 11.665,00 28.857,15 34.952,65
Paraná 1.763 - 14.245 5.111,49 1.763,41 3.500,00 11.760,38 14.244,52
Santa Catarina 1.906 - 15.607 4.861,81 1.905,73 2.178,00 12.885,51 15.607,31
Minas Gerais 1.615 - 18.025 6.486,93 1.614,70 4.437,00 14.881,63 18.025,08
Ceará 1.448 - 14.117 4.538,09 1.448,11 2.278,00 11.655,23 14.117,16
Rio Grande do Sul 1.914 - 35.108 11.925,35 1.914,29 5.869,50 28.985,77 35.108,43
Goiás 2.052 - 26.609 8.972,82 2.051,58 5.588,00 21.968,17 26.608,50
Rio de Janeiro 1.774 - 22.520 7.825,99 1.773,56 3.752,29 18.592,44 22.519,73
Bahia 1.583 - 9.951 4.088,50 1.582,75 3.800,00 8.215,25 9.950,56
Mato Grosso 2.567 - 22.874 9.444,57 2.567,14 8.882,00 18.884,63 22.873,62
Pernambuco 1.412 - 12.157 3.906,23 1.412,00 1.902,00 10.036,86 12.156,94
Piauí 1.420 - 6.403 2.503,14 1.420,00 1.424,64 5.286,67 6.403,37
Maranhão 1.422 - 8.994 3.032,85 1.422,13 1.486,00 7.425,33 8.993,79
Mato Grosso do Sul 2.028 - 20.594 8.038,41 2.028,00 4.500,00 17.002,50 20.593,94
Rondônia 1.720 - 10.094 4.491,00 1.720,00 2.937,50 8.333,67 10.093,99
Rio Grande do Norte 1.412 - 5.461 2.085,19 1.412,00 1.438,00 4.508,89 5.461,31
Espírito Santo 1.983 - 7.860 4.424,67 1.983,33 4.810,00 6.489,00 7.859,67
Pará 1.449 - 8.794 3.152,08 1.449,33 1.675,00 7.260,67 8.794,34
Tocantins 2.324 - 21.369 8.450,69 2.324,26 6.505,50 17.642,50 21.369,13
Amazonas 1.412 - 28.464 5.583,43 1.412,00 1.412,00 23.500,00 28.463,91
Paraíba 1.412 - 3.548 1.725,17 1.412,00 1.510,00 2.929,00 3.547,69
Distrito Federal 1.572 - 12.977 4.476,37 1.572,00 2.956,47 10.714,29 12.977,47


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar processos operacionais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • validar contratos de produtos com compliance;
    • demonstrar persuasão;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • respeitar valores da instituição;
    • estudar sugestões de clientes;
    • revisar plano diretor;
    • demonstrar segurança;
    • delegar atribuições;
    • coordenar equipes;
    • classificar clientes (rating e score);
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • motivar equipes;
    • participar de projetos da instituição;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • gerir processos de crédito;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • propor remuneração de pessoal;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • selecionar pessoas;
    • analisar mercado e concorrência;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • demonstrar flexibilidade;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • consolidar informações gerenciais;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • elaborar orçamento da área;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • estipular políticas por produto;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • executar consultas de crédito;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • examinar operações gerenciais;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • determinar perfil de ocupações;
    • conferir autenticidade de informações;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • administrar conflitos;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • acompanhar formalização de operações;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • programar férias da equipe;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • demonstrar visão gerencial;
    • contratar serviços terceirizados;
    • controlar orçamento da área;
    • implementar políticas internas e externas;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • identificar necessidade de cliente;
    • atender auditoria interna e externa;
    • estabelecer prioridades;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • controlar custos;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • demonstrar poder de decisão;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • visitar clientes;
    • demonstrar liderança;
    • promover interação da equipe;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • remanejar pessoal;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar de comitê de crédito;
    • incrementar resultados;
    • dispensar pessoas;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;


    Setores que mais contratam Gerente de crédito e cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Atividades de teleatendimento
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Serviços advocatícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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