Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Um Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.865,85 e R$ 22.619,71, com a média salarial de R$ 8.738,47 e o salário mediana em R$ 7.048,39 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.738,47 104.861,58 2.184,62 41,88
1º Quartil 2.865,85 34.390,16 716,46 13,73
Salário Mediana 7.048,39 84.580,68 1.762,10 33,78
3º Quartil 17.250,75 207.009,04 4.312,69 82,67
Teto Salarial 22.619,71 271.436,47 5.654,93 108,40


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.170 - 22.852 9.580,68 3.169,78 8.478,68 18.866,53 22.851,71
Campinas - SP 4.266 - 17.692 8.530,41 4.265,98 8.500,00 14.606,61 17.691,97
Rio de Janeiro - RJ 2.761 - 23.403 11.448,79 2.760,50 12.000,57 19.321,71 23.403,03
Curitiba - PR 2.575 - 22.558 7.161,01 2.574,88 5.485,69 18.624,00 22.557,95
Florianópolis - SC 2.000 - 5.439 2.803,78 2.000,00 2.764,21 4.490,46 5.438,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.122 - 21.760 9.235,28 3.122,37 7.835,88 17.965,52 21.760,37
Santa Catarina 2.224 - 17.128 6.394,84 2.224,29 4.745,23 14.140,89 17.127,87
Paraná 2.058 - 12.968 5.433,03 2.058,29 4.971,37 10.706,61 12.968,17
Rio de Janeiro 3.526 - 21.860 10.411,94 3.525,59 9.881,16 18.047,80 21.860,04
Rio Grande do Sul 2.238 - 16.770 7.939,77 2.237,98 7.000,00 13.845,02 16.769,50
Minas Gerais 3.000 - 18.967 7.135,17 3.000,00 4.500,00 15.659,00 18.966,65


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • gerenciar pessoas;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • comunicar-se;
  • implementar processos operacionais;

  • Atividades

    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • controlar orçamento da área;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • demonstrar liderança;
    • conferir autenticidade de informações;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • identificar necessidade de cliente;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • demonstrar segurança;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • coordenar equipes;
    • demonstrar poder de decisão;
    • participar de projetos da instituição;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • delegar atribuições;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • selecionar pessoas;
    • administrar conflitos;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • contratar serviços terceirizados;
    • consolidar informações gerenciais;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • remanejar pessoal;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • elaborar orçamento da área;
    • classificar clientes (rating e score);
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • acompanhar formalização de operações;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • promover interação da equipe;
    • examinar operações gerenciais;
    • determinar perfil de ocupações;
    • dispensar pessoas;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • controlar custos;
    • gerir processos de crédito;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • atender auditoria interna e externa;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • demonstrar persuasão;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • implementar políticas internas e externas;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • incrementar resultados;
    • visitar clientes;
    • estabelecer prioridades;
    • demonstrar visão gerencial;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • executar consultas de crédito;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • propor remuneração de pessoal;
    • demonstrar flexibilidade;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • analisar mercado e concorrência;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • estudar sugestões de clientes;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • respeitar valores da instituição;
    • programar férias da equipe;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • motivar equipes;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • estipular políticas por produto;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • participar de comitê de crédito;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • revisar plano diretor;


    Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Corretoras de câmbio
    • Bancos comerciais
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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