Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • comunicar-se;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • implementar processos operacionais;

Atividades

  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • coordenar equipes;
  • demonstrar persuasão;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • acompanhar formalização de operações;
  • executar consultas de crédito;
  • administrar conflitos;
  • analisar mercado e concorrência;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • demonstrar segurança;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • demonstrar poder de decisão;
  • examinar operações gerenciais;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • remanejar pessoal;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • controlar custos;
  • estabelecer prioridades;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • identificar necessidade de cliente;
  • atender auditoria interna e externa;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • conferir autenticidade de informações;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • estipular políticas por produto;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • motivar equipes;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • visitar clientes;
  • programar férias da equipe;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • respeitar valores da instituição;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • participar de projetos da instituição;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • incrementar resultados;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • estudar sugestões de clientes;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • dispensar pessoas;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • controlar orçamento da área;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • classificar clientes (rating e score);
  • selecionar pessoas;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • demonstrar visão gerencial;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • propor remuneração de pessoal;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • consolidar informações gerenciais;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • interagir com demais áreas do banco;
  • promover interação da equipe;
  • contratar serviços terceirizados;
  • determinar perfil de ocupações;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • implementar políticas internas e externas;
  • participar de comitê de crédito;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • elaborar orçamento da área;
  • revisar plano diretor;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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