Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Um Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.865,85 e R$ 22.619,71, com a média salarial de R$ 8.738,47 e o salário mediana em R$ 7.048,39 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.738,47 104.861,58 2.184,62 41,88
1º Quartil 2.865,85 34.390,16 716,46 13,73
Salário Mediana 7.048,39 84.580,68 1.762,10 33,78
3º Quartil 17.250,75 207.009,04 4.312,69 82,67
Teto Salarial 22.619,71 271.436,47 5.654,93 108,40


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.170 - 22.852 9.580,68 3.169,78 8.478,68 18.866,53 22.851,71
Campinas - SP 4.266 - 17.692 8.530,41 4.265,98 8.500,00 14.606,61 17.691,97
Rio de Janeiro - RJ 2.761 - 23.403 11.448,79 2.760,50 12.000,57 19.321,71 23.403,03
Curitiba - PR 2.575 - 22.558 7.161,01 2.574,88 5.485,69 18.624,00 22.557,95
Florianópolis - SC 2.000 - 5.439 2.803,78 2.000,00 2.764,21 4.490,46 5.438,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.122 - 21.760 9.235,28 3.122,37 7.835,88 17.965,52 21.760,37
Santa Catarina 2.224 - 17.128 6.394,84 2.224,29 4.745,23 14.140,89 17.127,87
Paraná 2.058 - 12.968 5.433,03 2.058,29 4.971,37 10.706,61 12.968,17
Rio de Janeiro 3.526 - 21.860 10.411,94 3.525,59 9.881,16 18.047,80 21.860,04
Rio Grande do Sul 2.238 - 16.770 7.939,77 2.237,98 7.000,00 13.845,02 16.769,50
Minas Gerais 3.000 - 18.967 7.135,17 3.000,00 4.500,00 15.659,00 18.966,65


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • implementar processos operacionais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • interagir com demais áreas do banco;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • classificar clientes (rating e score);
    • reconhecer nichos de mercado;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • implementar políticas internas e externas;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • demonstrar liderança;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • examinar operações gerenciais;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • elaborar orçamento da área;
    • conferir autenticidade de informações;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • gerir processos de crédito;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • programar férias da equipe;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • executar consultas de crédito;
    • demonstrar flexibilidade;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • demonstrar visão gerencial;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • demonstrar persuasão;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • promover interação da equipe;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • remanejar pessoal;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • incrementar resultados;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • demonstrar segurança;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • selecionar pessoas;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • delegar atribuições;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • propor remuneração de pessoal;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • visitar clientes;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • contratar serviços terceirizados;
    • participar de projetos da instituição;
    • participar de comitê de crédito;
    • administrar conflitos;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • controlar orçamento da área;
    • estabelecer prioridades;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • consolidar informações gerenciais;
    • dispensar pessoas;
    • identificar necessidade de cliente;
    • demonstrar poder de decisão;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • coordenar equipes;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • estudar sugestões de clientes;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • revisar plano diretor;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • respeitar valores da instituição;
    • atender auditoria interna e externa;
    • analisar mercado e concorrência;
    • acompanhar formalização de operações;
    • determinar perfil de ocupações;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • controlar custos;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • motivar equipes;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • estipular políticas por produto;


    Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Corretoras de câmbio
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Bancos comerciais
    • Organização logística do transporte de carga
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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