Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • implementar processos operacionais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

Atividades

  • contratar serviços terceirizados;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • remanejar pessoal;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • demonstrar segurança;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • participar de comitê de crédito;
  • demonstrar poder de decisão;
  • classificar clientes (rating e score);
  • visitar clientes;
  • estudar sugestões de clientes;
  • selecionar pessoas;
  • controlar orçamento da área;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • programar férias da equipe;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • participar de projetos da instituição;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar flexibilidade;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • implementar políticas internas e externas;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • acompanhar formalização de operações;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • fomentar prospecção de clientes;
  • conferir autenticidade de informações;
  • demonstrar liderança;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • propor remuneração de pessoal;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • examinar operações gerenciais;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • demonstrar persuasão;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • analisar mercado e concorrência;
  • estabelecer prioridades;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • consolidar informações gerenciais;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • coordenar equipes;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • identificar necessidade de cliente;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • dispensar pessoas;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • promover interação da equipe;
  • executar consultas de crédito;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • estipular políticas por produto;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • determinar perfil de ocupações;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • incrementar resultados;
  • respeitar valores da instituição;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • controlar custos;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • atender auditoria interna e externa;
  • demonstrar visão gerencial;
  • elaborar orçamento da área;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • motivar equipes;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • revisar plano diretor;
  • assegurar padrões de atendimento;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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