Salário para o cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de câmbio e comércio exterior

Um Gerente de câmbio e comércio exterior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.865,85 e R$ 22.619,71, com a média salarial de R$ 8.738,47 e o salário mediana em R$ 7.048,39 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.738,47 104.861,58 2.184,62 41,88
1º Quartil 2.865,85 34.390,16 716,46 13,73
Salário Mediana 7.048,39 84.580,68 1.762,10 33,78
3º Quartil 17.250,75 207.009,04 4.312,69 82,67
Teto Salarial 22.619,71 271.436,47 5.654,93 108,40


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.170 - 22.852 9.580,68 3.169,78 8.478,68 18.866,53 22.851,71
Campinas - SP 4.266 - 17.692 8.530,41 4.265,98 8.500,00 14.606,61 17.691,97
Rio de Janeiro - RJ 2.761 - 23.403 11.448,79 2.760,50 12.000,57 19.321,71 23.403,03
Curitiba - PR 2.575 - 22.558 7.161,01 2.574,88 5.485,69 18.624,00 22.557,95
Florianópolis - SC 2.000 - 5.439 2.803,78 2.000,00 2.764,21 4.490,46 5.438,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.122 - 21.760 9.235,28 3.122,37 7.835,88 17.965,52 21.760,37
Santa Catarina 2.224 - 17.128 6.394,84 2.224,29 4.745,23 14.140,89 17.127,87
Paraná 2.058 - 12.968 5.433,03 2.058,29 4.971,37 10.706,61 12.968,17
Rio de Janeiro 3.526 - 21.860 10.411,94 3.525,59 9.881,16 18.047,80 21.860,04
Rio Grande do Sul 2.238 - 16.770 7.939,77 2.237,98 7.000,00 13.845,02 16.769,50
Minas Gerais 3.000 - 18.967 7.135,17 3.000,00 4.500,00 15.659,00 18.966,65


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • comunicar-se;
  • implementar processos operacionais;

  • Atividades

    • divulgar objetivos e metas da área;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • demonstrar liderança;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • contratar serviços terceirizados;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • demonstrar visão gerencial;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • elaborar orçamento da área;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • visitar clientes;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar poder de decisão;
    • estudar sugestões de clientes;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • consolidar informações gerenciais;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • incrementar resultados;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • participar de projetos da instituição;
    • selecionar pessoas;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • administrar conflitos;
    • dispensar pessoas;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • atender auditoria interna e externa;
    • analisar mercado e concorrência;
    • demonstrar persuasão;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • remanejar pessoal;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • respeitar valores da instituição;
    • coordenar equipes;
    • acompanhar formalização de operações;
    • delegar atribuições;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • propor remuneração de pessoal;
    • estipular políticas por produto;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • controlar orçamento da área;
    • executar consultas de crédito;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • implementar políticas internas e externas;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • participar de comitê de crédito;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • motivar equipes;
    • controlar custos;
    • gerir processos de crédito;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • classificar clientes (rating e score);
    • estabelecer prioridades;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • programar férias da equipe;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • revisar plano diretor;
    • promover interação da equipe;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • identificar necessidade de cliente;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • determinar perfil de ocupações;
    • examinar operações gerenciais;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • conferir autenticidade de informações;


    Setores que mais contratam Gerente de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Corretoras de câmbio
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Bancos comerciais
    • Organização logística do transporte de carga
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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