Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Um Administrador de carteiras de crédito e cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.238,98 e R$ 18.996,97, com a média salarial de R$ 5.521,18 e o salário mediana em R$ 2.640,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.521,18 66.254,17 1.380,30 25,85
1º Quartil 1.238,98 14.867,74 309,74 5,80
Salário Mediana 2.640,00 31.680,00 660,00 12,36
3º Quartil 14.487,90 173.854,84 3.621,98 67,84
Teto Salarial 18.996,97 227.963,69 4.749,24 88,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.593 - 28.858 11.285,27 2.592,80 9.385,56 23.825,64 28.858,33
Fortaleza - CE 1.168 - 16.158 5.110,94 1.167,50 2.113,06 13.340,45 16.158,36
Curitiba - PR 1.605 - 11.382 4.339,90 1.604,72 3.393,00 9.397,46 11.382,48
Rio de Janeiro - RJ 1.613 - 13.833 4.871,77 1.612,69 3.230,63 11.420,77 13.833,18
Goiânia - GO 1.648 - 20.345 6.367,19 1.648,23 2.620,00 16.797,01 20.345,04
Belo Horizonte - MG 1.453 - 10.334 3.646,80 1.453,47 2.500,00 8.531,51 10.333,63
Recife - PE 1.149 - 6.951 2.719,22 1.149,00 2.132,69 5.738,47 6.950,61
Teresina - PI 1.078 - 1.963 1.213,62 1.077,55 1.101,00 1.620,90 1.963,29
Aracaju - SE 1.102 - 2.600 1.471,46 1.101,74 1.350,00 2.146,50 2.599,91
Umuarama - PR 1.383 - 3.268 1.885,99 1.383,36 1.558,20 2.698,44 3.268,43
Porto Alegre - RS 1.978 - 20.508 7.489,08 1.978,07 4.827,59 16.931,73 20.508,22
Ribeirão Preto - SP 1.409 - 10.809 4.672,53 1.409,01 4.658,42 8.923,58 10.808,51
Redenção - PA 1.045 - 1.480 1.100,11 1.045,00 1.045,00 1.221,79 1.479,86
Caruaru - PE 1.065 - 1.366 1.115,52 1.065,00 1.128,15 1.128,15 1.366,45
São José do Rio Preto - SP 1.993 - 9.936 4.097,48 1.993,00 3.000,00 8.203,60 9.936,44
Aparecida de Goiânia - GO 2.390 - 8.728 4.968,08 2.390,03 5.883,92 7.205,80 8.727,88
Presidente Prudente - SP 1.650 - 12.510 5.044,66 1.650,00 2.579,00 10.328,24 12.509,87
Maringá - PR 1.230 - 6.056 2.647,75 1.229,60 2.111,40 5.000,00 6.056,15
Franca - SP 3.644 - 4.757 3.776,10 3.643,90 3.740,00 3.927,00 4.756,50
Salvador - BA 1.055 - 13.140 4.186,87 1.055,19 3.500,00 10.848,39 13.139,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.917 - 24.739 9.023,50 1.917,17 6.522,23 20.424,51 24.738,77
Paraná 1.348 - 8.854 3.246,34 1.348,47 2.100,00 7.309,71 8.853,74
Santa Catarina 1.408 - 7.525 2.785,26 1.407,92 1.696,00 6.213,03 7.525,41
Ceará 1.138 - 13.359 3.988,22 1.138,20 1.500,00 11.029,63 13.359,42
Minas Gerais 1.102 - 8.885 3.118,62 1.102,37 2.041,40 7.335,79 8.885,33
Goiás 1.668 - 16.004 5.367,07 1.668,36 2.648,36 13.212,65 16.003,56
Rio de Janeiro 1.471 - 12.034 4.229,24 1.470,85 2.629,17 9.935,00 12.033,57
Rio Grande do Sul 1.208 - 17.124 5.720,83 1.207,57 3.359,83 14.137,64 17.123,94
Pernambuco 1.092 - 5.142 2.063,85 1.091,72 1.202,50 4.245,50 5.142,27
Piauí 1.078 - 2.154 1.259,97 1.077,96 1.117,72 1.778,10 2.153,69
Pará 1.045 - 4.882 1.838,51 1.045,00 1.154,50 4.030,66 4.882,06
Sergipe 1.102 - 2.745 1.513,07 1.101,74 1.500,00 2.266,50 2.745,25
Bahia 1.204 - 7.484 3.128,14 1.204,34 2.427,09 6.178,61 7.483,72
Mato Grosso 1.146 - 23.127 6.712,06 1.146,33 3.621,54 19.093,50 23.126,62
Maranhão 1.075 - 9.263 2.461,06 1.074,56 1.194,65 7.647,31 9.262,65
Rondônia 1.133 - 6.675 2.268,80 1.133,33 1.315,40 5.510,83 6.674,88
Rio Grande do Norte 1.045 - 8.479 3.115,75 1.045,00 2.213,89 7.000,00 8.478,61
Mato Grosso do Sul 1.137 - 4.065 1.942,82 1.136,67 1.463,00 3.355,74 4.064,58
Amazonas 1.045 - 5.429 2.570,00 1.045,00 2.667,03 4.482,03 5.428,76
Espírito Santo 1.256 - 8.935 3.752,65 1.256,40 2.336,90 7.377,00 8.935,24
Roraima 1.059 - 1.575 1.099,17 1.059,00 1.059,00 1.300,00 1.574,60
Distrito Federal 1.476 - 7.953 3.280,17 1.476,28 2.570,33 6.566,29 7.953,29
Alagoas 1.200 - 6.243 2.321,57 1.200,00 1.635,00 5.154,00 6.242,68


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • gerenciar pessoas;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;

  • Atividades

    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • conferir autenticidade de informações;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • contratar serviços terceirizados;
    • estudar sugestões de clientes;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • acompanhar formalização de operações;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • analisar mercado e concorrência;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • propor remuneração de pessoal;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • promover interação da equipe;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • examinar operações gerenciais;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • delegar atribuições;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • estipular políticas por produto;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • executar consultas de crédito;
    • elaborar orçamento da área;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • demonstrar segurança;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • gerir processos de crédito;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • respeitar valores da instituição;
    • coordenar equipes;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • selecionar pessoas;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • identificar necessidade de cliente;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • participar de comitê de crédito;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • visitar clientes;
    • revisar plano diretor;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • dispensar pessoas;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • demonstrar liderança;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • incrementar resultados;
    • classificar clientes (rating e score);
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • remanejar pessoal;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • demonstrar visão gerencial;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • consolidar informações gerenciais;
    • demonstrar persuasão;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • programar férias da equipe;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • determinar perfil de ocupações;
    • implementar políticas internas e externas;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estabelecer prioridades;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • atender auditoria interna e externa;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • participar de projetos da instituição;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • motivar equipes;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • controlar orçamento da área;
    • demonstrar poder de decisão;
    • controlar custos;


    Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista de móveis
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços advocatícios
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Comércio varejista de calçados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: