Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Um Administrador de carteiras de crédito e cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.238,98 e R$ 18.996,97, com a média salarial de R$ 5.521,18 e o salário mediana em R$ 2.640,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.521,18 66.254,17 1.380,30 25,85
1º Quartil 1.238,98 14.867,74 309,74 5,80
Salário Mediana 2.640,00 31.680,00 660,00 12,36
3º Quartil 14.487,90 173.854,84 3.621,98 67,84
Teto Salarial 18.996,97 227.963,69 4.749,24 88,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.593 - 28.858 11.285,27 2.592,80 9.385,56 23.825,64 28.858,33
Fortaleza - CE 1.168 - 16.158 5.110,94 1.167,50 2.113,06 13.340,45 16.158,36
Curitiba - PR 1.605 - 11.382 4.339,90 1.604,72 3.393,00 9.397,46 11.382,48
Rio de Janeiro - RJ 1.613 - 13.833 4.871,77 1.612,69 3.230,63 11.420,77 13.833,18
Goiânia - GO 1.648 - 20.345 6.367,19 1.648,23 2.620,00 16.797,01 20.345,04
Belo Horizonte - MG 1.453 - 10.334 3.646,80 1.453,47 2.500,00 8.531,51 10.333,63
Teresina - PI 1.078 - 1.963 1.213,62 1.077,55 1.101,00 1.620,90 1.963,29
Recife - PE 1.149 - 6.951 2.719,22 1.149,00 2.132,69 5.738,47 6.950,61
Aracaju - SE 1.102 - 2.600 1.471,46 1.101,74 1.350,00 2.146,50 2.599,91
Umuarama - PR 1.383 - 3.268 1.885,99 1.383,36 1.558,20 2.698,44 3.268,43
Porto Alegre - RS 1.978 - 20.508 7.489,08 1.978,07 4.827,59 16.931,73 20.508,22
Ribeirão Preto - SP 1.409 - 10.809 4.672,53 1.409,01 4.658,42 8.923,58 10.808,51
Redenção - PA 1.045 - 1.480 1.100,11 1.045,00 1.045,00 1.221,79 1.479,86
Caruaru - PE 1.065 - 1.366 1.115,52 1.065,00 1.128,15 1.128,15 1.366,45
Aparecida de Goiânia - GO 2.390 - 8.728 4.968,08 2.390,03 5.883,92 7.205,80 8.727,88
São José do Rio Preto - SP 1.993 - 9.936 4.097,48 1.993,00 3.000,00 8.203,60 9.936,44
Presidente Prudente - SP 1.650 - 12.510 5.044,66 1.650,00 2.579,00 10.328,24 12.509,87
Franca - SP 3.644 - 4.757 3.776,10 3.643,90 3.740,00 3.927,00 4.756,50
Maringá - PR 1.230 - 6.056 2.647,75 1.229,60 2.111,40 5.000,00 6.056,15
Sorocaba - SP 1.158 - 20.426 7.661,94 1.158,00 4.934,67 16.864,00 20.426,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.917 - 24.739 9.023,50 1.917,17 6.522,23 20.424,51 24.738,77
Paraná 1.348 - 8.854 3.246,34 1.348,47 2.100,00 7.309,71 8.853,74
Santa Catarina 1.408 - 7.525 2.785,26 1.407,92 1.696,00 6.213,03 7.525,41
Ceará 1.138 - 13.359 3.988,22 1.138,20 1.500,00 11.029,63 13.359,42
Minas Gerais 1.102 - 8.885 3.118,62 1.102,37 2.041,40 7.335,79 8.885,33
Goiás 1.668 - 16.004 5.367,07 1.668,36 2.648,36 13.212,65 16.003,56
Rio de Janeiro 1.471 - 12.034 4.229,24 1.470,85 2.629,17 9.935,00 12.033,57
Rio Grande do Sul 1.208 - 17.124 5.720,83 1.207,57 3.359,83 14.137,64 17.123,94
Pernambuco 1.092 - 5.142 2.063,85 1.091,72 1.202,50 4.245,50 5.142,27
Piauí 1.078 - 2.154 1.259,97 1.077,96 1.117,72 1.778,10 2.153,69
Pará 1.045 - 4.882 1.838,51 1.045,00 1.154,50 4.030,66 4.882,06
Sergipe 1.102 - 2.745 1.513,07 1.101,74 1.500,00 2.266,50 2.745,25
Bahia 1.204 - 7.484 3.128,14 1.204,34 2.427,09 6.178,61 7.483,72
Mato Grosso 1.146 - 23.127 6.712,06 1.146,33 3.621,54 19.093,50 23.126,62
Maranhão 1.075 - 9.263 2.461,06 1.074,56 1.194,65 7.647,31 9.262,65
Rondônia 1.133 - 6.675 2.268,80 1.133,33 1.315,40 5.510,83 6.674,88
Mato Grosso do Sul 1.137 - 4.065 1.942,82 1.136,67 1.463,00 3.355,74 4.064,58
Rio Grande do Norte 1.045 - 8.479 3.115,75 1.045,00 2.213,89 7.000,00 8.478,61
Espírito Santo 1.256 - 8.935 3.752,65 1.256,40 2.336,90 7.377,00 8.935,24
Amazonas 1.045 - 5.429 2.570,00 1.045,00 2.667,03 4.482,03 5.428,76
Roraima 1.059 - 1.575 1.099,17 1.059,00 1.059,00 1.300,00 1.574,60
Distrito Federal 1.476 - 7.953 3.280,17 1.476,28 2.570,33 6.566,29 7.953,29
Alagoas 1.200 - 6.243 2.321,57 1.200,00 1.635,00 5.154,00 6.242,68


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • comunicar-se;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • gerenciar pessoas;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • implementar processos operacionais;

  • Atividades

    • reconhecer nichos de mercado;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • programar férias da equipe;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • implementar políticas internas e externas;
    • conferir autenticidade de informações;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • estudar sugestões de clientes;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • dispensar pessoas;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • promover interação da equipe;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar flexibilidade;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • participar de comitê de crédito;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • elaborar orçamento da área;
    • examinar operações gerenciais;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar orçamento da área;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • revisar plano diretor;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • selecionar pessoas;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • participar de projetos da instituição;
    • classificar clientes (rating e score);
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • respeitar valores da instituição;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • consolidar informações gerenciais;
    • determinar perfil de ocupações;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • propor remuneração de pessoal;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • visitar clientes;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • controlar custos;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar persuasão;
    • coordenar equipes;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • gerir processos de crédito;
    • remanejar pessoal;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • identificar necessidade de cliente;
    • estipular políticas por produto;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • administrar conflitos;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • motivar equipes;
    • demonstrar visão gerencial;
    • contratar serviços terceirizados;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • acompanhar formalização de operações;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • demonstrar poder de decisão;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • delegar atribuições;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • atender auditoria interna e externa;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • incrementar resultados;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • estabelecer prioridades;
    • demonstrar segurança;
    • analisar mercado e concorrência;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • executar consultas de crédito;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;


    Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista de móveis
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Serviços advocatícios
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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