Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Um Administrador de carteiras de crédito imobiliário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.413,60 e R$ 18.445,29, com a média salarial de R$ 5.176,10 e o salário mediana em R$ 2.350,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.176,10 62.113,24 1.294,03 23,98
1º Quartil 1.413,60 16.963,14 353,40 6,55
Salário Mediana 2.350,00 28.200,00 587,50 10,89
3º Quartil 14.067,17 168.806,02 3.516,79 65,18
Teto Salarial 18.445,29 221.343,51 4.611,32 85,47


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.278 - 31.668 11.429,43 2.277,76 8.000,00 26.145,06 31.667,68
Belo Horizonte - MG 1.614 - 3.598 2.026,68 1.614,29 1.813,14 2.970,80 3.598,32
Rio de Janeiro - RJ 1.703 - 10.653 4.131,35 1.703,13 2.900,00 8.795,28 10.653,10
Goiânia - GO 1.045 - 3.815 1.493,66 1.045,00 1.050,00 3.150,00 3.815,37
Curitiba - PR 1.400 - 5.470 2.475,79 1.400,00 1.800,00 4.516,13 5.470,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.806 - 26.334 8.800,14 1.806,39 5.500,00 21.741,69 26.334,19
Minas Gerais 1.564 - 4.041 2.104,21 1.563,55 1.813,14 3.336,13 4.040,82
Rio de Janeiro 1.672 - 10.653 4.005,98 1.671,88 2.500,00 8.795,28 10.653,10
Goiás 1.045 - 3.815 1.493,66 1.045,00 1.050,00 3.150,00 3.815,37
Rio Grande do Sul 1.544 - 3.815 2.445,19 1.544,32 2.500,00 3.150,00 3.815,37
Paraná 1.400 - 5.470 2.475,79 1.400,00 1.800,00 4.516,13 5.470,07


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • gerenciar pessoas;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;

  • Atividades

    • ajustar parâmetros operacionais;
    • demonstrar flexibilidade;
    • controlar custos;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • demonstrar persuasão;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • dispensar pessoas;
    • respeitar valores da instituição;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • demonstrar liderança;
    • conferir autenticidade de informações;
    • identificar necessidade de cliente;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • estipular políticas por produto;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • promover interação da equipe;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • acompanhar formalização de operações;
    • participar de comitê de crédito;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • atender auditoria interna e externa;
    • estudar sugestões de clientes;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • controlar orçamento da área;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • remanejar pessoal;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • delegar atribuições;
    • participar de projetos da instituição;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • gerir processos de crédito;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • executar consultas de crédito;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • propor remuneração de pessoal;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • estabelecer prioridades;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • classificar clientes (rating e score);
    • programar férias da equipe;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • assegurar padrões de atendimento;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • demonstrar poder de decisão;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • motivar equipes;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • contratar serviços terceirizados;
    • selecionar pessoas;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • revisar plano diretor;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • visitar clientes;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • analisar mercado e concorrência;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • incrementar resultados;
    • examinar operações gerenciais;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • coordenar equipes;
    • demonstrar visão gerencial;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • consolidar informações gerenciais;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • administrar conflitos;
    • determinar perfil de ocupações;
    • implementar políticas internas e externas;
    • elaborar orçamento da área;


    Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Construção de edifícios
    • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Compra e venda de imóveis próprios
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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