Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Um Administrador de carteiras de crédito imobiliário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.364,37 e R$ 14.789,82, com a média salarial de R$ 5.628,79 e o salário mediana em R$ 3.606,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.628,79 67.545,50 1.407,20 26,23
1º Quartil 2.364,37 28.372,45 591,09 11,02
Salário Mediana 3.606,00 43.272,00 901,50 16,80
3º Quartil 11.279,35 135.352,21 2.819,84 52,55
Teto Salarial 14.789,82 177.477,88 3.697,46 68,91


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.256 - 20.682 7.950,76 3.255,91 5.300,00 17.075,36 20.682,19
Rio de Janeiro - RJ 2.192 - 25.500 7.485,54 2.192,33 3.471,00 21.053,33 25.500,43
Belo Horizonte - MG 2.447 - 13.604 5.565,92 2.447,33 4.299,00 11.231,33 13.603,73
Goiânia - GO 1.925 - 7.124 3.582,92 1.925,00 3.606,00 5.882,00 7.124,45
Caxias do Sul - RS 1.650 - 2.350 1.768,60 1.650,00 1.750,00 1.940,00 2.349,79
Curitiba - PR 2.326 - 19.770 6.719,63 2.326,00 4.098,00 16.322,00 19.769,70
Fortaleza - CE 1.933 - 7.537 2.845,00 1.933,00 2.068,00 6.223,00 7.537,48
São Bernardo do Campo - SP 2.300 - 15.007 6.153,60 2.300,00 2.300,00 12.390,00 15.007,14
Salvador - BA 1.800 - 5.735 2.800,00 1.800,00 2.316,00 4.735,00 5.735,17


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.710 - 23.043 8.517,06 2.709,87 5.360,50 19.024,20 23.042,68
Minas Gerais 2.025 - 10.951 4.623,54 2.025,45 4.150,00 9.041,40 10.951,21
Goiás 1.913 - 7.061 3.604,60 1.912,50 3.606,00 5.829,50 7.060,87
Rio de Janeiro 2.316 - 20.746 6.686,75 2.316,25 3.338,50 17.128,25 20.746,25
Rio Grande do Sul 1.650 - 3.476 1.949,64 1.650,00 1.800,00 2.870,00 3.476,23
Paraná 2.326 - 19.770 7.306,33 2.326,00 4.735,00 16.322,00 19.769,70
Mato Grosso do Sul 1.412 - 6.783 2.863,78 1.412,00 2.000,00 5.600,00 6.782,89
Bahia 1.931 - 5.351 3.087,50 1.931,00 2.793,50 4.417,50 5.350,61
Ceará 1.412 - 7.537 2.606,17 1.412,00 2.000,50 6.223,00 7.537,48


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • planejar processos de operações bancárias;
  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • implementar políticas internas e externas;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • identificar necessidade de cliente;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • remanejar pessoal;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • atender auditoria interna e externa;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • coordenar equipes;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • examinar operações gerenciais;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar persuasão;
    • determinar perfil de ocupações;
    • programar férias da equipe;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • motivar equipes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • incrementar resultados;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • demonstrar visão gerencial;
    • analisar mercado e concorrência;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • consolidar informações gerenciais;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • estudar sugestões de clientes;
    • visitar clientes;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • participar de projetos da instituição;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • selecionar pessoas;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • conferir autenticidade de informações;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • delegar atribuições;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • classificar clientes (rating e score);
    • estabelecer prioridades;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • controlar orçamento da área;
    • controlar custos;
    • participar de comitê de crédito;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • demonstrar poder de decisão;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • acompanhar formalização de operações;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • propor remuneração de pessoal;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • gerir processos de crédito;
    • elaborar orçamento da área;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • contratar serviços terceirizados;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • demonstrar segurança;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • estipular políticas por produto;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • promover interação da equipe;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • revisar plano diretor;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • administrar conflitos;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • demonstrar flexibilidade;
    • dispensar pessoas;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • respeitar valores da instituição;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • executar consultas de crédito;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • prever impactos de normas internas e externas;


    Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

    • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Construção de edifícios
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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