Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Um Administrador de carteiras de crédito imobiliário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.413,60 e R$ 18.445,29, com a média salarial de R$ 5.176,10 e o salário mediana em R$ 2.350,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.176,10 62.113,24 1.294,03 23,98
1º Quartil 1.413,60 16.963,14 353,40 6,55
Salário Mediana 2.350,00 28.200,00 587,50 10,89
3º Quartil 14.067,17 168.806,02 3.516,79 65,18
Teto Salarial 18.445,29 221.343,51 4.611,32 85,47


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.278 - 31.668 11.429,43 2.277,76 8.000,00 26.145,06 31.667,68
Belo Horizonte - MG 1.614 - 3.598 2.026,68 1.614,29 1.813,14 2.970,80 3.598,32
Rio de Janeiro - RJ 1.703 - 10.653 4.131,35 1.703,13 2.900,00 8.795,28 10.653,10
Goiânia - GO 1.045 - 3.815 1.493,66 1.045,00 1.050,00 3.150,00 3.815,37
Curitiba - PR 1.400 - 5.470 2.475,79 1.400,00 1.800,00 4.516,13 5.470,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.806 - 26.334 8.800,14 1.806,39 5.500,00 21.741,69 26.334,19
Minas Gerais 1.564 - 4.041 2.104,21 1.563,55 1.813,14 3.336,13 4.040,82
Rio de Janeiro 1.672 - 10.653 4.005,98 1.671,88 2.500,00 8.795,28 10.653,10
Rio Grande do Sul 1.544 - 3.815 2.445,19 1.544,32 2.500,00 3.150,00 3.815,37
Goiás 1.045 - 3.815 1.493,66 1.045,00 1.050,00 3.150,00 3.815,37
Paraná 1.400 - 5.470 2.475,79 1.400,00 1.800,00 4.516,13 5.470,07


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;

  • Atividades

    • validar contratos de produtos com compliance;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • controlar custos;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • examinar operações gerenciais;
    • motivar equipes;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • revisar plano diretor;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • implementar políticas internas e externas;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • demonstrar poder de decisão;
    • estabelecer prioridades;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar segurança;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • elaborar orçamento da área;
    • propor remuneração de pessoal;
    • coordenar equipes;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • remanejar pessoal;
    • participar de projetos da instituição;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • estudar sugestões de clientes;
    • acompanhar formalização de operações;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • executar consultas de crédito;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • promover interação da equipe;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • delegar atribuições;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • consolidar informações gerenciais;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • contratar serviços terceirizados;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • classificar clientes (rating e score);
    • participar de comitê de crédito;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • estipular políticas por produto;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • atender auditoria interna e externa;
    • respeitar valores da instituição;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • selecionar pessoas;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • analisar mercado e concorrência;
    • controlar orçamento da área;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • administrar conflitos;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • dispensar pessoas;
    • identificar necessidade de cliente;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • determinar perfil de ocupações;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar visão gerencial;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • incrementar resultados;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • demonstrar persuasão;
    • conferir autenticidade de informações;
    • gerir processos de crédito;
    • programar férias da equipe;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • solucionar reclamações de clientes;
    • visitar clientes;


    Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Construção de edifícios
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Compra e venda de imóveis próprios
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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