O Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança (CBO 1417-20) planeja, organiza, coordena, controla e avalia as operações de crédito - para aquisição de viagens, automóveis ou outros serviços e bens (exceto imóveis) – e cobrança, em instituição financeira. Coordena processos de análise de histórico e perfil financeiro de cliente, para avaliar riscos inerentes à concessão de crédito. Instrui processos de cobrança. Monitora a qualidade das operações de crédito e avalia o alcance de metas. Faz gestão de pessoal. Gerencia recursos materiais e financeiros e administra serviços de terceiros. Adota novas tecnologias para otimizar operações e utiliza sistemas informatizados para gerenciamento de atividades. Elabora relatórios. Atua seguindo preceitos do sigilo de informações. Cumpre legislação, normas do Sistema Financeiro Nacional (SFN), normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Também chamado de Administrador de carteiras de crédito e cobrança · Gerente de crédito e cobrança
Prepara-se para o planejamento de atividades de crédito e cobrança, monitorando tendências do mercado financeiro nacional e internacional, acompanhando conjuntura política e econômica e avaliando a concorrência.
Contribui, com a diretoria, no estabelecimento de estratégias operacionais para concessão de crédito aos clientes. Verifica as metas definidas no processo de planejamento da instituição financeira. Realiza prospecção de novos clientes e promove captação de recursos financeiros para operações de crédito. Cria modelos de pontuação para avaliação de risco na concessão de crédito.
Traça o plano diretor para a gerência de crédito e cobrança, detalhando prioridades, definindo estrutura organizacional, estabelecendo orçamento, selecionando indicadores de avaliação de desempenho, entre outros parâmetros e diretrizes. Submete o plano diretor à aprovação da diretoria.
Organiza processos operacionais, para otimizar o fluxo de trabalho. Define padrão de atendimento a clientes.
Orienta equipe da gerência de crédito e cobrança sobre a forma de recepção de solicitações, apresentando ao cliente as opções disponíveis de crédito, para escolha daquela mais adequada à sua capacidade de pagamento e à sua necessidade de recursos financeiros.
Coordena e monitora o processo para concessão de crédito. Acompanha a coleta de informações de cliente (pessoa física ou jurídica), tais como situação financeira, valor de patrimônio e dívidas pendentes. Controla a pontuação (escore) de crédito de cliente, com base em classificação de avaliação de risco. Verifica as características de garantias contratuais e a taxa de juros calculada. Examina a formalização e a documentação das operações, para assegurar a conformidade com leis e normas vigentes. Monitora cronograma de reembolso. Instrui processos de cobrança. Confere o registro das operações de crédito no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR).
Pode atender clientes durante processo de concessão de crédito, ouvindo dúvidas e explicando os requisitos ou as restrições do empréstimo.
Monitora a qualidade das operações de crédito, analisando indicadores de desempenho. Analisa a evolução da rentabilidade das operações de crédito. Gerencia desembolsos e parcelas pagas de empréstimos, atuando para manter o fluxo de caixa equilibrado. Verifica a coerência entre a classificação de risco e o efetivo pagamento do empréstimo. Pode revisar as operações de crédito, para melhoria contínua de práticas e processos adotados. Atualiza os procedimentos, para adequá-los às mudanças da legislação.
Faz gestão de pessoal, dimensionando equipes e determinando perfis profissionais. Motiva as equipes para o cumprimento das metas. Realiza avaliação de desempenho e promove programas de desenvolvimento de pessoal. Garante que as equipes estejam atualizadas com as normas.
Realiza controle de recursos materiais e financeiros, orientando a administração dos ativos e recursos recebidos. Administra serviços de terceiros, monitorando a execução dos serviços contratados.
Faz uso de novas tecnologias – tais como uso da inteligência artificial para apurar a probabilidade de inadimplência a partir de informações de cliente, aplicativos para registrar operações de crédito, agendar pagamentos, entre outras funcionalidades, e sistemas para gerenciamento dos processos de cobrança -, visando otimizar operações. Utiliza sistemas informatizados – como sistemas integrados de gestão empresarial - para gerenciamento das atividades.
Elabora relatórios, com análise dos resultados obtidos em relação às metas.
Realiza ações de comunicação interna e externa, desenvolvendo e mantendo relacionamentos com outras instituições de crédito, participando em comitê de crédito, atendendo auditorias interna e externa, representando o banco junto a organizações da comunidade, e prestando informações a órgãos reguladores.
Zela pela segurança no trabalho, prevenindo acidentes e atuando para eliminar possíveis situações de risco.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 1417-20 se encontra hoje em zona de restritivo.
Os principais empregadores concentram-se em: Empresas de Cobrança, Bancos Múltiplos, Atacadistas de Mercadorias (Alimentos), Apoio Administrativo, Call Centers, Lojas de Eletrodomésticos.
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências exatas e da terra | Ciência da computação | Metodologia e técnicas da computação | 4 | 5 | 5 |
| Sistemas de informação | 4 | 5 | 5 | ||
| Metodologia e técnicas da computação | 2 | 2 | 3 | ||
| Outros elementos (metodologia e técnicas da computação) inteligência artificial | 2 | 2 | 3 | ||
| Geociências | Outros elementos do campo geociências | 3 | 3 | 3 | |
| Outros elementos (geociências) conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável | 3 | 3 | 3 | ||
| Matemática | Matemática aplicada | 5 | 5 | 5 | |
| Outros elementos (matemática aplicada) matemática aplicada à economia e finanças | 5 | 5 | 5 | ||
| Matemática aplicada | 5 | 5 | 5 | ||
| Outros elementos (matemática aplicada) matemática financeira | 5 | 5 | 5 | ||
| Probabilidade e estatística | Probabilidade e estatística aplicadas | 4 | 4 | 4 | |
| Outros elementos (probabilidade e estatística aplicadas) estatística aplicada à economia e finanças | 4 | 4 | 4 | ||
| Probabilidade e estatística aplicadas | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos (probabilidade e estatística aplicadas) probabilidade aplicada à economia e finanças | 4 | 4 | 4 | ||
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 4 | 4 | 5 | |
| Informática | 4 | 4 | 5 | ||
| Internet | 4 | 4 | 4 | ||
| Internet | 4 | 4 | 4 | ||
| Software específico | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos (software específico) sistema brasileiro de pagamentos | 4 | 4 | 4 | ||
| Software específico | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (software específico) sistemas integrados de gestão empresarial | 4 | 4 | 5 | ||
| Software específico | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (software específico) sistemas para gestão de relacionamento com clientes | 4 | 4 | 5 | ||
| Software específico | 5 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (software específico) softwares específicos para análise de informações gerenciais | 5 | 4 | 5 | ||
| Software específico | 5 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (software específico) softwares específicos para gestão de crédito e cobrança | 5 | 4 | 5 | ||
| Ciências humanas | Filosofia | Ética | 5 | 5 | 5 |
| Ética | 5 | 5 | 5 | ||
| Psicologia | Psicologia social | 5 | 5 | 5 | |
| Relações interpessoais | 5 | 5 | 5 | ||
| Psicologia social | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos (psicologia social) psicologia social e do trabalho | 4 | 4 | 4 | ||
| Sociologia | Outros elementos do campo sociologia | 3 | 3 | 3 | |
| Outros elementos (sociologia) ciências sociais para profissionais da área financeira | 3 | 3 | 3 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Administração | Administração de empresas | 3 | 3 | 4 |
| Administração de recursos humanos | 3 | 3 | 4 | ||
| Administração de empresas | 4 | 4 | 4 | ||
| Administração financeira | 4 | 4 | 4 | ||
| Administração de empresas | 3 | 3 | 3 | ||
| Mercadologia | 3 | 3 | 3 | ||
| Administração de empresas | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) análise de crédito e de investimentos | 3 | 4 | 4 | ||
| Administração de empresas | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) análise de demonstrações financeiras | 3 | 4 | 4 | ||
| Administração de empresas | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) análise de indicadores financeiros | 3 | 4 | 4 | ||
| Administração de empresas | 4 | 5 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) análise de indicadores operacionais | 4 | 5 | 5 | ||
| Administração de empresas | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) apreçamento de produtos e serviços financeiros | 4 | 4 | 4 | ||
| Administração de empresas | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) auditoria e controles internos | 4 | 4 | 5 | ||
| Administração de empresas | 4 | 5 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) cadastro informativo de créditos não quitados do setor público federal (cadin) | 4 | 5 | 5 | ||
| Administração de empresas | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) cultura e comportamento organizacional | 4 | 4 | 4 | ||
| Administração de empresas | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) finanças sustentáveis | 4 | 4 | 5 | ||
| Administração de empresas | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) governança corporativa | 3 | 3 | 4 | ||
| Administração de empresas | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) mercados financeiros | 3 | 3 | 4 | ||
| Administração de empresas | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) modelos de negócios | 4 | 4 | 4 | ||
| Administração de empresas | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) planejamento e controle financeiro | 4 | 4 | 4 | ||
| Administração de empresas | 5 | 5 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) planejamento operacional | 5 | 5 | 5 | ||
| Administração de empresas | 5 | 5 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) processos de cobrança | 5 | 5 | 5 | ||
| Administração de empresas | 5 | 5 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) serviços de proteção ao crédito e de cadastros positivo e negativo | 5 | 5 | 5 | ||
| Administração de empresas | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) sistema de informações de crédito do banco central do brasil (scr) | 4 | 4 | 5 | ||
| Administração de empresas | 4 | 5 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) sistema de registro de operações de crédito com o setor público (cadip) | 4 | 5 | 5 | ||
| Administração de empresas | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) teoria geral da administração | 4 | 4 | 5 | ||
| Administração de empresas | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de empresas) transparência (compliance) e gestão de riscos | 4 | 4 | 5 | ||
| Administração de setores específicos | 5 | 5 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de setores específicos) documentação de operações de crédito e cobrança | 5 | 5 | 5 | ||
| Administração de setores específicos | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de setores específicos) estrutura dos órgãos que compõem o sistema financeiro nacional | 4 | 4 | 5 | ||
| Administração de setores específicos | 5 | 5 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de setores específicos) gestão de operações de crédito e cobrança | 5 | 5 | 5 | ||
| Administração de setores específicos | 5 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de setores específicos) modelos de pontuação para avaliação e classificação de risco na concessão de crédito | 5 | 4 | 5 | ||
| Administração de setores específicos | 5 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (administração de setores específicos) normas técnicas aplicadas às operações de crédito e cobrança | 5 | 4 | 5 | ||
| Ciências contábeis | 3 | 3 | 4 | ||
| Ciências contábeis | 3 | 3 | 4 | ||
| Ciências contábeis | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (ciências contábeis) análise da rentabilidade de produtos e serviços financeiros | 4 | 4 | 5 | ||
| Ciências contábeis | 4 | 3 | 4 | ||
| Outros elementos (ciências contábeis) conciliação bancária | 4 | 3 | 4 | ||
| Ciências contábeis | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (ciências contábeis) contabilidade e análise de balanço | 4 | 4 | 5 | ||
| Ciências contábeis | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros elementos (ciências contábeis) contabilidade gerencial | 3 | 3 | 3 | ||
| Ciências contábeis | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros elementos (ciências contábeis) controladoria | 3 | 3 | 3 | ||
| Ciências contábeis | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (ciências contábeis) orçamento empresarial | 4 | 4 | 5 | ||
| Ciências contábeis | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros elementos (ciências contábeis) planejamento tributário | 3 | 3 | 3 | ||
| Ciências contábeis | 5 | 5 | 5 | ||
| Outros elementos (ciências contábeis) provisão de devedores duvidosos | 5 | 5 | 5 | ||
| Comunicação | Teoria da comunicação | 3 | 3 | 3 | |
| Teoria da comunicação | 3 | 3 | 3 | ||
| Direito | Direito público | 3 | 3 | 3 | |
| Direito administrativo | 3 | 3 | 3 | ||
| Direito público | 3 | 3 | 3 | ||
| Direito tributário | 3 | 3 | 3 | ||
| Direito privado | 3 | 3 | 3 | ||
| Direito comercial | 3 | 3 | 3 | ||
| Direito privado | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros elementos (direito privado) sociedades no código civil | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros elementos do campo direito | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (direito) cobrança judicial | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos do campo direito | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos (direito) código de defesa do consumidor | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros elementos do campo direito | 5 | 5 | 5 | ||
| Outros elementos (direito) legislações do sistema financeiro nacional | 5 | 5 | 5 | ||
| Economia | Teoria econômica | 4 | 4 | 4 | |
| Economia geral | 4 | 4 | 4 | ||
| Economia monetária e fiscal | 3 | 3 | 4 | ||
| Instituições monetárias e financeiras do brasil | 3 | 3 | 4 | ||
| Economia monetária e fiscal | 3 | 3 | 3 | ||
| Política fiscal do brasil | 3 | 3 | 3 | ||
| Economia monetária e fiscal | 4 | 3 | 4 | ||
| Teoria monetária e financeira | 4 | 3 | 4 | ||
| Crescimento, flutuações e planejamento econômico | 3 | 4 | 4 | ||
| Flutações ciclícas e projeções econômicas | 3 | 4 | 4 | ||
| Economia regional e urbana | 3 | 4 | 4 | ||
| Renda e tributação | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos do campo economia | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos (economia) acordos de basiléia | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos do campo economia | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos (economia) avaliação de cenários econômicos | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros elementos do campo economia | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros elementos (economia) política cambial | 3 | 3 | 3 | ||
| Engenharias | Engenharia de produção | Gerência de produção | 3 | 4 | 4 |
| Garantia de controle de qualidade | 3 | 4 | 4 | ||
| Gerência de produção | 4 | 4 | 5 | ||
| Higiene e segurança do trabalho | 4 | 4 | 5 | ||
| Gerência de produção | 3 | 3 | 4 | ||
| Suprimentos | 3 | 3 | 4 | ||
| Engenharia do produto | 4 | 5 | 5 | ||
| Processos de trabalho | 4 | 5 | 5 | ||
| Engenharia econômica | 4 | 4 | 5 | ||
| Análise de custos | 4 | 4 | 5 | ||
| Engenharia econômica | 3 | 3 | 3 | ||
| Estudo de mercado | 3 | 3 | 3 | ||
| Linguística, letras e artes | Letras | Língua portuguesa | 4 | 5 | 5 |
| Língua portuguesa | 4 | 5 | 5 | ||
| Língua portuguesa | 5 | 5 | 5 | ||
| Outros elementos (língua portuguesa) terminologias utilizadas na área financeira | 5 | 5 | 5 | ||
| Línguas estrangeiras modernas | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) inglês instrumental | 3 | 3 | 3 | ||
| Tecnologias estratégicas | Métodos e procedimentos científicos | Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) | 4 | 3 | 3 |
| Metodologia científica | 4 | 3 | 3 | ||
| Tecnologias estratégicas | Tecnologias estratégicas | 3 | 3 | 4 | |
| Análise de riscos | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros elementos do campo tecnologias estratégicas | 2 | 2 | 3 | ||
| Outros elementos (tecnologias estratégicas) tecnologias bancárias | 2 | 2 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 4 | 5 |
| Escuta ativa | 4 | 5 | |
| Expressão oral | 5 | 5 | |
| Compreensão escrita | 5 | 5 | |
| Expressão escrita | 4 | 5 | |
| Aprendizado ativo | 4 | 4 | |
| Persuasão | 5 | 5 | |
| Negociação | 5 | 5 | |
| Habilidade de orientar serviços | 5 | 5 | |
| Raciocínio | Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 4 | 5 |
| Raciocínio analítico | 5 | 5 | |
| Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) | 5 | 5 | |
| Raciocínio crítico | 5 | 5 | |
| Raciocíonio científico | 2 | 3 | |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 4 | 4 |
| Comparação de dados | 5 | 5 | |
| Classificação de dados | 4 | 5 | |
| Compreensão numérica | 5 | 5 | |
| Expressão numérica | 5 | 5 | |
| Análise de dados | 5 | 5 | |
| Sintetização de dados | 5 | 5 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Flexibilidade de extensão | 3 | 3 |
| Habilidades psicomotoras | Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 4 |
| Destreza manual | 4 | 4 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 4 |
| Reconhecimento de fala | 4 | 4 | |
| Clareza de fala | 4 | 5 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 5 | 5 |
| Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... | 4 | 5 | |
| Troca de informações | 5 | 5 | |
| Fornecimento de informações | 4 | 5 | |
| Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços | 5 | 5 | |
| Orientação de pessoas | 5 | 5 | |
| Supervisão | 5 | 5 | |
| Coordenação | 5 | 5 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas | 5 | 5 |
| Aplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas | 4 | 5 | |
| Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico | 4 | 5 | |
| Aplicação de conhecimento científico de alta complexidade | 2 | 3 | |
| Habilidades organizacionais | Análise sistêmica | 5 | 5 |
| Gerenciamento de recursos materiais | 4 | 5 | |
| Gerenciamento de recursos financeiros | 5 | 5 | |
| Gerenciamento de recursos humanos | 5 | 5 | |
| Análise de riscos | 3 | 4 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. | 4 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento | 5 |
| Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles | 5 | |
| Supervisão do trabalho de outros | Supervisão de profissionais em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. | 4 |
Os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança (CBO 1417-20) pertence à família dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira, dentro do grande grupo dos membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes .
O código é CBO 1417-20 (ou CBO 141720 sem o hífen), dentro da família 1417 (Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira), no grande grupo 1 (Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes ).
Planeja, organiza, coordena, controla e avalia as operações de crédito - para aquisição de viagens, automóveis ou outros serviços e bens (exceto imóveis) – e cobrança, em instituição financeira. Coordena processos de análise de histórico e perfil financeiro de cliente, para avaliar riscos inerentes à concessão de crédito. Instrui processos de cobrança. Monitora a qualidade das operações de crédito…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Empresas de Cobrança, Bancos Múltiplos, Atacadistas de Mercadorias (Alimentos), Apoio Administrativo.
A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.