Salário para o cargo de Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Um Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.413,60 e R$ 18.445,29, com a média salarial de R$ 5.176,10 e o salário mediana em R$ 2.350,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.176,10 62.113,24 1.294,03 23,98
1º Quartil 1.413,60 16.963,14 353,40 6,55
Salário Mediana 2.350,00 28.200,00 587,50 10,89
3º Quartil 14.067,17 168.806,02 3.516,79 65,18
Teto Salarial 18.445,29 221.343,51 4.611,32 85,47


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.278 - 31.668 11.429,43 2.277,76 8.000,00 26.145,06 31.667,68
Belo Horizonte - MG 1.614 - 3.598 2.026,68 1.614,29 1.813,14 2.970,80 3.598,32
Rio de Janeiro - RJ 1.703 - 10.653 4.131,35 1.703,13 2.900,00 8.795,28 10.653,10
Goiânia - GO 1.045 - 3.815 1.493,66 1.045,00 1.050,00 3.150,00 3.815,37
Curitiba - PR 1.400 - 5.470 2.475,79 1.400,00 1.800,00 4.516,13 5.470,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.806 - 26.334 8.800,14 1.806,39 5.500,00 21.741,69 26.334,19
Minas Gerais 1.564 - 4.041 2.104,21 1.563,55 1.813,14 3.336,13 4.040,82
Rio de Janeiro 1.672 - 10.653 4.005,98 1.671,88 2.500,00 8.795,28 10.653,10
Goiás 1.045 - 3.815 1.493,66 1.045,00 1.050,00 3.150,00 3.815,37
Rio Grande do Sul 1.544 - 3.815 2.445,19 1.544,32 2.500,00 3.150,00 3.815,37
Paraná 1.400 - 5.470 2.475,79 1.400,00 1.800,00 4.516,13 5.470,07


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • comunicar-se;
  • implementar processos operacionais;

  • Atividades

    • otimizar fluxo de trabalho;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • contratar serviços terceirizados;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • promover interação da equipe;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • consolidar informações gerenciais;
    • participar de projetos da instituição;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • visitar clientes;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • atender auditoria interna e externa;
    • identificar necessidade de cliente;
    • gerir processos de crédito;
    • propor remuneração de pessoal;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • participar de comitê de crédito;
    • programar férias da equipe;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • estipular políticas por produto;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • administrar conflitos;
    • elaborar orçamento da área;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • analisar mercado e concorrência;
    • demonstrar persuasão;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • selecionar pessoas;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • revisar plano diretor;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • demonstrar segurança;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • determinar perfil de ocupações;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • incrementar resultados;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • acompanhar formalização de operações;
    • motivar equipes;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • controlar orçamento da área;
    • demonstrar poder de decisão;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • coordenar equipes;
    • estabelecer prioridades;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • delegar atribuições;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • implementar políticas internas e externas;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • dispensar pessoas;
    • estudar sugestões de clientes;
    • demonstrar liderança;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • remanejar pessoal;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • examinar operações gerenciais;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • classificar clientes (rating e score);
    • executar consultas de crédito;
    • demonstrar visão gerencial;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • conferir autenticidade de informações;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • controlar custos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • respeitar valores da instituição;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;


    Setores que mais contratam Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário no mercado de trabalho

    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
    • Construção de edifícios
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Compra e venda de imóveis próprios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de artigos de óptica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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