Salário para o cargo de Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Um Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.413,60 e R$ 18.445,29, com a média salarial de R$ 5.176,10 e o salário mediana em R$ 2.350,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.176,10 62.113,24 1.294,03 23,98
1º Quartil 1.413,60 16.963,14 353,40 6,55
Salário Mediana 2.350,00 28.200,00 587,50 10,89
3º Quartil 14.067,17 168.806,02 3.516,79 65,18
Teto Salarial 18.445,29 221.343,51 4.611,32 85,47


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.278 - 31.668 11.429,43 2.277,76 8.000,00 26.145,06 31.667,68
Belo Horizonte - MG 1.614 - 3.598 2.026,68 1.614,29 1.813,14 2.970,80 3.598,32
Rio de Janeiro - RJ 1.703 - 10.653 4.131,35 1.703,13 2.900,00 8.795,28 10.653,10
Goiânia - GO 1.045 - 3.815 1.493,66 1.045,00 1.050,00 3.150,00 3.815,37
Curitiba - PR 1.400 - 5.470 2.475,79 1.400,00 1.800,00 4.516,13 5.470,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.806 - 26.334 8.800,14 1.806,39 5.500,00 21.741,69 26.334,19
Minas Gerais 1.564 - 4.041 2.104,21 1.563,55 1.813,14 3.336,13 4.040,82
Rio de Janeiro 1.672 - 10.653 4.005,98 1.671,88 2.500,00 8.795,28 10.653,10
Goiás 1.045 - 3.815 1.493,66 1.045,00 1.050,00 3.150,00 3.815,37
Rio Grande do Sul 1.544 - 3.815 2.445,19 1.544,32 2.500,00 3.150,00 3.815,37
Paraná 1.400 - 5.470 2.475,79 1.400,00 1.800,00 4.516,13 5.470,07


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comunicar-se;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

  • Atividades

    • classificar clientes (rating e score);
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar liderança;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • conferir autenticidade de informações;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • participar de comitê de crédito;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • analisar mercado e concorrência;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • revisar plano diretor;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • remanejar pessoal;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • visitar clientes;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • promover interação da equipe;
    • demonstrar visão gerencial;
    • estudar sugestões de clientes;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • administrar conflitos;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • identificar necessidade de cliente;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • contratar serviços terceirizados;
    • participar de projetos da instituição;
    • implementar políticas internas e externas;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • dispensar pessoas;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • motivar equipes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • demonstrar flexibilidade;
    • examinar operações gerenciais;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • estabelecer prioridades;
    • controlar custos;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • propor remuneração de pessoal;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • delegar atribuições;
    • consolidar informações gerenciais;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • demonstrar persuasão;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • determinar perfil de ocupações;
    • respeitar valores da instituição;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • gerir processos de crédito;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • demonstrar poder de decisão;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • controlar orçamento da área;
    • coordenar equipes;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • executar consultas de crédito;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • programar férias da equipe;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • atender auditoria interna e externa;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • incrementar resultados;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • elaborar orçamento da área;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • selecionar pessoas;
    • estipular políticas por produto;
    • acompanhar formalização de operações;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;


    Setores que mais contratam Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário no mercado de trabalho

    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Construção de edifícios
    • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Compra e venda de imóveis próprios
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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