Salário para o cargo de Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;

Atividades

  • verificar enquadramento de garantias;
  • demonstrar flexibilidade;
  • selecionar pessoas;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • delegar atribuições;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • revisar plano diretor;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • estipular políticas por produto;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • dispensar pessoas;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • estudar sugestões de clientes;
  • consolidar informações gerenciais;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • classificar clientes (rating e score);
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • promover interação da equipe;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • demonstrar persuasão;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • demonstrar poder de decisão;
  • atender auditoria interna e externa;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • motivar equipes;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • acompanhar formalização de operações;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • conferir autenticidade de informações;
  • demonstrar segurança;
  • executar consultas de crédito;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • propor remuneração de pessoal;
  • incrementar resultados;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • controlar custos;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • remanejar pessoal;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • identificar necessidade de cliente;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar visão gerencial;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • controlar orçamento da área;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • programar férias da equipe;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • estabelecer prioridades;
  • coordenar equipes;
  • elaborar orçamento da área;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • analisar mercado e concorrência;
  • participar de projetos da instituição;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • examinar operações gerenciais;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • participar de comitê de crédito;
  • gerir processos de crédito;
  • visitar clientes;
  • implementar políticas internas e externas;
  • contratar serviços terceirizados;
  • determinar perfil de ocupações;
  • respeitar valores da instituição;
  • administrar conflitos;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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