Salário para o cargo de Gerente de crédito rural
CBO 1417-30 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de crédito rural - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de crédito rural

Um Gerente de crédito rural trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.160,70 e R$ 11.070,58, com a média salarial de R$ 5.084,74 e o salário mediana em R$ 4.271,58 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de crédito rural

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.084,74 61.016,85 1.271,18 25,27
1º Quartil 3.160,70 37.928,36 790,17 15,71
Salário Mediana 4.271,58 51.258,96 1.067,90 21,23
3º Quartil 8.442,90 101.314,77 2.110,72 41,95
Teto Salarial 11.070,58 132.846,97 2.767,65 55,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.045 - 54.505 11.667,98 1.045,00 6.400,00 45.000,00 54.505,35
Francisco Beltrão - PR 4.030 - 9.967 6.152,26 4.029,79 5.609,02 8.228,77 9.966,93
Realeza - PR 3.586 - 6.513 3.903,80 3.586,49 3.586,49 5.377,26 6.513,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 3.501 - 8.419 5.034,85 3.501,43 4.799,55 6.950,96 8.419,21
Rio Grande do Sul 2.295 - 10.342 4.583,80 2.294,70 3.832,60 8.538,53 10.342,13
São Paulo 1.223 - 36.337 9.903,31 1.222,50 5.087,54 30.000,00 36.336,90
Minas Gerais 3.282 - 5.027 3.631,79 3.282,39 3.586,49 4.150,69 5.027,43
Santa Catarina 3.274 - 5.950 4.041,19 3.273,94 3.984,44 4.912,75 5.950,47
Goiás 2.500 - 6.162 4.117,11 2.500,00 4.271,58 5.087,54 6.162,18


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de crédito rural

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • controlar orçamento da área;
    • elaborar orçamento da área;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • identificar necessidade de cliente;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • classificar clientes (rating e score);
    • solucionar reclamações de clientes;
    • consolidar informações gerenciais;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • controlar custos;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • examinar operações gerenciais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • participar de comitê de crédito;
    • motivar equipes;
    • demonstrar poder de decisão;
    • conferir autenticidade de informações;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • respeitar valores da instituição;
    • estudar sugestões de clientes;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar persuasão;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • analisar mercado e concorrência;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • determinar perfil de ocupações;
    • incrementar resultados;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • dispensar pessoas;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • demonstrar liderança;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • coordenar equipes;
    • acompanhar formalização de operações;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • executar consultas de crédito;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • participar de projetos da instituição;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • propor remuneração de pessoal;
    • delegar atribuições;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • atender auditoria interna e externa;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • estabelecer prioridades;
    • visitar clientes;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • demonstrar segurança;
    • revisar plano diretor;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • promover interação da equipe;
    • gerir processos de crédito;
    • selecionar pessoas;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • demonstrar flexibilidade;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • implementar políticas internas e externas;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • contratar serviços terceirizados;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • remanejar pessoal;
    • estipular políticas por produto;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • programar férias da equipe;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • demonstrar visão gerencial;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • especificar condições e fluxos operacionais;


    Setores que mais contratam Gerente de crédito rural no mercado de trabalho

    • Cooperativas de crédito rural
    • Criação de bovinos para corte
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Atividades de apoio à pecuária
    • Cultivo de cana-de-açúcar
    • Cultivo de seringueira
    • Atividades de apoio à agricultura
    • Processamento industrial do fumo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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