Salário para o cargo de Gerente de crédito rural
CBO 1417-30 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de crédito rural - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de crédito rural

Um Gerente de crédito rural trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.160,70 e R$ 11.070,58, com a média salarial de R$ 5.084,74 e o salário mediana em R$ 4.271,58 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de crédito rural

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.084,74 61.016,85 1.271,18 25,27
1º Quartil 3.160,70 37.928,36 790,17 15,71
Salário Mediana 4.271,58 51.258,96 1.067,90 21,23
3º Quartil 8.442,90 101.314,77 2.110,72 41,95
Teto Salarial 11.070,58 132.846,97 2.767,65 55,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.045 - 54.505 11.667,98 1.045,00 6.400,00 45.000,00 54.505,35
Francisco Beltrão - PR 4.030 - 9.967 6.152,26 4.029,79 5.609,02 8.228,77 9.966,93
Realeza - PR 3.586 - 6.513 3.903,80 3.586,49 3.586,49 5.377,26 6.513,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 3.501 - 8.419 5.034,85 3.501,43 4.799,55 6.950,96 8.419,21
Rio Grande do Sul 2.295 - 10.342 4.583,80 2.294,70 3.832,60 8.538,53 10.342,13
São Paulo 1.223 - 36.337 9.903,31 1.222,50 5.087,54 30.000,00 36.336,90
Minas Gerais 3.282 - 5.027 3.631,79 3.282,39 3.586,49 4.150,69 5.027,43
Santa Catarina 3.274 - 5.950 4.041,19 3.273,94 3.984,44 4.912,75 5.950,47
Goiás 2.500 - 6.162 4.117,11 2.500,00 4.271,58 5.087,54 6.162,18


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de crédito rural

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;

  • Atividades

    • contratar serviços terceirizados;
    • controlar custos;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • atender auditoria interna e externa;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • examinar operações gerenciais;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • controlar orçamento da área;
    • respeitar valores da instituição;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • promover interação da equipe;
    • dispensar pessoas;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • determinar perfil de ocupações;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • executar consultas de crédito;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • elaborar orçamento da área;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • implementar políticas internas e externas;
    • demonstrar poder de decisão;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • consolidar informações gerenciais;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • classificar clientes (rating e score);
    • propor remuneração de pessoal;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • demonstrar visão gerencial;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • conferir autenticidade de informações;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • demonstrar persuasão;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • remanejar pessoal;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • participar de comitê de crédito;
    • identificar necessidade de cliente;
    • acompanhar formalização de operações;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • demonstrar liderança;
    • coordenar equipes;
    • gerir processos de crédito;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • programar férias da equipe;
    • revisar plano diretor;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • incrementar resultados;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • estudar sugestões de clientes;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • analisar mercado e concorrência;
    • estabelecer prioridades;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estipular políticas por produto;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • motivar equipes;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • administrar conflitos;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • participar de projetos da instituição;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • selecionar pessoas;
    • delegar atribuições;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • visitar clientes;


    Setores que mais contratam Gerente de crédito rural no mercado de trabalho

    • Cooperativas de crédito rural
    • Criação de bovinos para corte
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Atividades de apoio à agricultura
    • Cultivo de seringueira
    • Cultivo de cana-de-açúcar
    • Atividades de apoio à pecuária
    • Processamento industrial do fumo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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