Salário para o cargo de Gerente de crédito rural
CBO 1417-30 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de crédito rural - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de crédito rural

Um Gerente de crédito rural trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.407,25 e R$ 19.533,13, com a média salarial de R$ 7.437,03 e o salário mediana em R$ 4.318,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de crédito rural

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.437,03 89.244,40 1.859,26 35,62
1º Quartil 3.407,25 40.887,00 851,81 16,32
Salário Mediana 4.318,00 51.816,00 1.079,50 20,68
3º Quartil 14.896,80 178.761,55 3.724,20 71,35
Teto Salarial 19.533,13 234.397,51 4.883,28 93,56


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 3.433 - 23.605 7.679,31 3.432,67 4.318,00 19.488,33 23.604,85
Minas Gerais 2.146 - 15.975 6.685,00 2.146,00 5.714,50 13.189,00 15.974,91
Rondônia 3.906 - 7.954 4.655,00 3.906,00 3.906,00 6.567,00 7.954,15
São Paulo 3.671 - 24.458 12.175,07 3.671,00 12.852,00 20.193,00 24.458,37


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de crédito rural

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • implementar processos operacionais;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • gerenciar pessoas;

  • Atividades

    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • demonstrar visão gerencial;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • controlar orçamento da área;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • dispensar pessoas;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • acompanhar formalização de operações;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • programar férias da equipe;
    • estipular políticas por produto;
    • classificar clientes (rating e score);
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • revisar plano diretor;
    • identificar necessidade de cliente;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • visitar clientes;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • atender auditoria interna e externa;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • coordenar equipes;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • remanejar pessoal;
    • motivar equipes;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • estudar sugestões de clientes;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • selecionar pessoas;
    • estabelecer prioridades;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • conferir autenticidade de informações;
    • respeitar valores da instituição;
    • consolidar informações gerenciais;
    • administrar conflitos;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • gerir processos de crédito;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • participar de comitê de crédito;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • determinar perfil de ocupações;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • promover interação da equipe;
    • demonstrar persuasão;
    • analisar mercado e concorrência;
    • controlar custos;
    • executar consultas de crédito;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • demonstrar liderança;
    • delegar atribuições;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • incrementar resultados;
    • demonstrar flexibilidade;
    • examinar operações gerenciais;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • estabelecer objetivos e metas;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • elaborar orçamento da área;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • participar de projetos da instituição;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • contratar serviços terceirizados;
    • implementar políticas internas e externas;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar poder de decisão;
    • propor remuneração de pessoal;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • solucionar reclamações de clientes;


    Setores que mais contratam Gerente de crédito rural no mercado de trabalho

    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Comércio atacadista de café em grão
    • Criação de bovinos para corte
    • Criação de bovinos para leite
    • Cultivo de cana-de-açúcar
    • Cultivo de café
    • Bancos cooperativos
    • Fabricação de óleos vegetais em bruto, exceto óleo de milho
    • Testes e análises técnicas
    • Criação de aves, exceto galináceos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: