Salário para o cargo de Gerente de produtos bancários
CBO 1417-05 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de produtos bancários - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de produtos bancários

Um Gerente de produtos bancários trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.597,78 e R$ 27.238,12, com a média salarial de R$ 10.148,60 e o salário mediana em R$ 7.741,94 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de produtos bancários

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.148,60 121.783,25 2.537,15 49,96
1º Quartil 3.597,78 43.173,34 899,44 17,71
Salário Mediana 7.741,94 92.903,28 1.935,49 38,11
3º Quartil 20.772,95 249.275,41 5.193,24 102,26
Teto Salarial 27.238,12 326.857,40 6.809,53 134,08


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.151 - 30.657 13.374,27 5.150,98 10.981,05 25.310,29 30.656,59
Belo Horizonte - MG 3.602 - 20.208 9.015,16 3.601,62 8.507,84 16.683,76 20.207,87
São Caetano do Sul - SP 12.562 - 26.811 16.080,65 12.561,73 15.000,00 22.135,73 26.811,46
Campinas - SP 4.409 - 11.048 6.577,68 4.408,52 6.774,20 9.121,42 11.048,13
Rio de Janeiro - RJ 4.358 - 23.373 10.709,14 4.357,97 8.258,07 19.296,66 23.372,69
Goiânia - GO 4.597 - 11.466 6.575,21 4.596,84 5.502,92 9.466,58 11.466,20
Cuiabá - MT 2.852 - 7.442 4.103,79 2.852,19 3.500,00 6.144,50 7.442,40
Barueri - SP 5.520 - 27.296 11.785,17 5.520,18 9.677,42 22.535,89 27.296,15
Ribeirão Preto - SP 4.057 - 23.460 9.830,06 4.056,86 7.419,36 19.368,55 23.459,77
Osasco - SP 3.684 - 35.756 11.457,89 3.683,67 6.246,46 29.520,58 35.756,21
Porto Alegre - RS 3.871 - 14.396 8.454,84 3.871,23 9.032,00 11.885,12 14.395,62
Brasília - DF 4.258 - 18.232 8.517,22 4.258,10 7.352,01 15.052,21 18.231,68
Recife - PE 2.496 - 18.284 8.270,52 2.495,68 8.064,47 15.095,67 18.284,32
Piracicaba - SP 5.604 - 13.234 7.538,62 5.604,10 6.774,20 10.926,27 13.234,22
Campo Grande - MS 3.005 - 9.377 5.158,16 3.004,76 4.690,12 7.741,89 9.377,21
Sinop - MT 3.433 - 7.912 4.799,73 3.433,33 4.500,00 6.532,26 7.912,07
Rondonópolis - MT 1.690 - 2.880 2.076,45 1.690,48 2.171,43 2.377,47 2.879,66
Guarulhos - SP 3.621 - 10.354 5.801,94 3.620,56 6.129,04 8.548,60 10.354,32
Presidente Prudente - SP 2.671 - 13.955 5.646,73 2.671,14 4.824,48 11.521,69 13.955,41
Cacoal - RO 3.500 - 5.632 3.787,50 3.500,00 3.500,00 4.650,00 5.632,22


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.543 - 28.751 12.274,24 4.543,02 10.164,22 23.736,75 28.750,67
Minas Gerais 3.462 - 15.541 6.732,25 3.462,24 5.137,50 12.830,81 15.541,06
Mato Grosso 2.095 - 7.203 3.777,31 2.095,07 3.500,00 5.946,70 7.202,82
Goiás 4.220 - 11.463 6.338,36 4.219,87 5.476,46 9.463,78 11.462,81
Rio de Janeiro 3.938 - 23.373 10.317,99 3.938,01 8.258,07 19.296,66 23.372,69
Paraná 3.594 - 13.034 6.641,76 3.594,41 6.099,25 10.761,33 13.034,45
Santa Catarina 3.758 - 12.714 6.416,02 3.758,24 5.451,54 10.496,70 12.713,91
Mato Grosso do Sul 2.724 - 8.741 4.558,74 2.724,11 4.000,00 7.216,72 8.741,11
Rio Grande do Sul 3.913 - 13.641 7.439,50 3.913,14 8.666,67 11.261,87 13.640,72
Bahia 4.283 - 11.654 6.089,19 4.282,99 5.217,52 9.621,47 11.653,82
Pernambuco 2.247 - 16.932 7.420,91 2.246,76 6.451,62 13.979,06 16.931,86
Rondônia 2.824 - 8.922 4.179,86 2.823,51 3.500,00 7.366,27 8.922,25
Distrito Federal 4.258 - 18.232 8.517,22 4.258,10 7.352,01 15.052,21 18.231,68
Paraíba 2.602 - 10.386 4.990,91 2.602,40 4.575,52 8.574,49 10.385,68
Ceará 3.324 - 11.435 5.868,36 3.323,72 5.388,86 9.440,72 11.434,88
Pará 4.662 - 14.785 6.874,72 4.661,77 5.382,04 12.206,41 14.784,77
Rio Grande do Norte 4.664 - 7.814 5.311,99 4.663,68 5.022,81 6.451,62 7.814,40
Tocantins 3.213 - 7.026 4.697,59 3.212,96 4.888,53 5.800,60 7.025,86
Alagoas 4.550 - 10.609 6.158,71 4.549,77 5.501,72 8.759,07 10.609,24
Amazonas 3.839 - 19.985 7.859,95 3.838,74 5.195,95 16.500,00 19.985,30
Piauí 2.582 - 6.600 4.183,59 2.581,71 4.037,39 5.448,70 6.599,63
Acre 1.650 - 5.513 2.893,12 1.650,00 2.980,00 4.551,82 5.513,30


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de produtos bancários

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comunicar-se;
  • gerenciar pessoas;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

  • Atividades

    • consolidar informações gerenciais;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • examinar operações gerenciais;
    • gerir processos de crédito;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • dispensar pessoas;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • determinar perfil de ocupações;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • acompanhar formalização de operações;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • demonstrar visão gerencial;
    • respeitar valores da instituição;
    • demonstrar persuasão;
    • incrementar resultados;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • motivar equipes;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • elaborar orçamento da área;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • participar de projetos da instituição;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • classificar clientes (rating e score);
    • promover interação da equipe;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • estabelecer prioridades;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • revisar plano diretor;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • controlar custos;
    • atender auditoria interna e externa;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • identificar necessidade de cliente;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • contratar serviços terceirizados;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • propor remuneração de pessoal;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • visitar clientes;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • estipular políticas por produto;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • delegar atribuições;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • coordenar equipes;
    • selecionar pessoas;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • remanejar pessoal;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • administrar conflitos;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estudar sugestões de clientes;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • programar férias da equipe;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • demonstrar liderança;
    • implementar políticas internas e externas;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • demonstrar flexibilidade;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • controlar orçamento da área;
    • analisar mercado e concorrência;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • executar consultas de crédito;
    • participar de comitê de crédito;
    • demonstrar segurança;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • demonstrar poder de decisão;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • conferir autenticidade de informações;
    • solicitar compra de equipamentos;


    Setores que mais contratam Gerente de produtos bancários no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Bancos comerciais
    • Cooperativas de crédito rural
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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