Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • implementar processos operacionais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • comunicar-se;

Atividades

  • demonstrar liderança;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • atender auditoria interna e externa;
  • classificar clientes (rating e score);
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • determinar perfil de ocupações;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • demonstrar flexibilidade;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • examinar operações gerenciais;
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • visitar clientes;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • administrar conflitos;
  • motivar equipes;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • incrementar resultados;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • coordenar equipes;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • demonstrar visão gerencial;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • delegar atribuições;
  • estipular políticas por produto;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • implementar políticas internas e externas;
  • participar de projetos da instituição;
  • demonstrar persuasão;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • mensurar composição dos ativos do banco;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • executar consultas de crédito;
  • contratar serviços terceirizados;
  • promover interação da equipe;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • elaborar orçamento da área;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • conferir autenticidade de informações;
  • selecionar pessoas;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
  • consolidar informações gerenciais;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • controlar orçamento da área;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • controlar custos;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • analisar mercado e concorrência;
  • estudar sugestões de clientes;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • programar férias da equipe;
  • respeitar valores da instituição;
  • propor remuneração de pessoal;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • identificar necessidade de cliente;
  • remanejar pessoal;
  • dispensar pessoas;
  • acompanhar formalização de operações;
  • gerir processos de crédito;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • demonstrar segurança;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • estabelecer prioridades;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • demonstrar poder de decisão;
  • participar de comitê de crédito;
  • revisar plano diretor;
  • sugerir promoção de pessoal;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Atividades de teleatendimento
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de móveis
  • Comércio varejista de calçados
  • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
  • Administração de cartões de crédito
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Bancos comerciais
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados




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