Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança

Um Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.238,98 e R$ 18.996,97, com a média salarial de R$ 5.521,18 e o salário mediana em R$ 2.640,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.521,18 66.254,17 1.380,30 25,85
1º Quartil 1.238,98 14.867,74 309,74 5,80
Salário Mediana 2.640,00 31.680,00 660,00 12,36
3º Quartil 14.487,90 173.854,84 3.621,98 67,84
Teto Salarial 18.996,97 227.963,69 4.749,24 88,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.593 - 28.858 11.285,27 2.592,80 9.385,56 23.825,64 28.858,33
Fortaleza - CE 1.168 - 16.158 5.110,94 1.167,50 2.113,06 13.340,45 16.158,36
Curitiba - PR 1.605 - 11.382 4.339,90 1.604,72 3.393,00 9.397,46 11.382,48
Rio de Janeiro - RJ 1.613 - 13.833 4.871,77 1.612,69 3.230,63 11.420,77 13.833,18
Goiânia - GO 1.648 - 20.345 6.367,19 1.648,23 2.620,00 16.797,01 20.345,04
Belo Horizonte - MG 1.453 - 10.334 3.646,80 1.453,47 2.500,00 8.531,51 10.333,63
Recife - PE 1.149 - 6.951 2.719,22 1.149,00 2.132,69 5.738,47 6.950,61
Teresina - PI 1.078 - 1.963 1.213,62 1.077,55 1.101,00 1.620,90 1.963,29
Aracaju - SE 1.102 - 2.600 1.471,46 1.101,74 1.350,00 2.146,50 2.599,91
Umuarama - PR 1.383 - 3.268 1.885,99 1.383,36 1.558,20 2.698,44 3.268,43
Porto Alegre - RS 1.978 - 20.508 7.489,08 1.978,07 4.827,59 16.931,73 20.508,22
Ribeirão Preto - SP 1.409 - 10.809 4.672,53 1.409,01 4.658,42 8.923,58 10.808,51
Redenção - PA 1.045 - 1.480 1.100,11 1.045,00 1.045,00 1.221,79 1.479,86
Caruaru - PE 1.065 - 1.366 1.115,52 1.065,00 1.128,15 1.128,15 1.366,45
São José do Rio Preto - SP 1.993 - 9.936 4.097,48 1.993,00 3.000,00 8.203,60 9.936,44
Aparecida de Goiânia - GO 2.390 - 8.728 4.968,08 2.390,03 5.883,92 7.205,80 8.727,88
Presidente Prudente - SP 1.650 - 12.510 5.044,66 1.650,00 2.579,00 10.328,24 12.509,87
Maringá - PR 1.230 - 6.056 2.647,75 1.229,60 2.111,40 5.000,00 6.056,15
Franca - SP 3.644 - 4.757 3.776,10 3.643,90 3.740,00 3.927,00 4.756,50
Salvador - BA 1.055 - 13.140 4.186,87 1.055,19 3.500,00 10.848,39 13.139,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.917 - 24.739 9.023,50 1.917,17 6.522,23 20.424,51 24.738,77
Paraná 1.348 - 8.854 3.246,34 1.348,47 2.100,00 7.309,71 8.853,74
Santa Catarina 1.408 - 7.525 2.785,26 1.407,92 1.696,00 6.213,03 7.525,41
Ceará 1.138 - 13.359 3.988,22 1.138,20 1.500,00 11.029,63 13.359,42
Minas Gerais 1.102 - 8.885 3.118,62 1.102,37 2.041,40 7.335,79 8.885,33
Goiás 1.668 - 16.004 5.367,07 1.668,36 2.648,36 13.212,65 16.003,56
Rio de Janeiro 1.471 - 12.034 4.229,24 1.470,85 2.629,17 9.935,00 12.033,57
Rio Grande do Sul 1.208 - 17.124 5.720,83 1.207,57 3.359,83 14.137,64 17.123,94
Pernambuco 1.092 - 5.142 2.063,85 1.091,72 1.202,50 4.245,50 5.142,27
Piauí 1.078 - 2.154 1.259,97 1.077,96 1.117,72 1.778,10 2.153,69
Pará 1.045 - 4.882 1.838,51 1.045,00 1.154,50 4.030,66 4.882,06
Sergipe 1.102 - 2.745 1.513,07 1.101,74 1.500,00 2.266,50 2.745,25
Bahia 1.204 - 7.484 3.128,14 1.204,34 2.427,09 6.178,61 7.483,72
Mato Grosso 1.146 - 23.127 6.712,06 1.146,33 3.621,54 19.093,50 23.126,62
Maranhão 1.075 - 9.263 2.461,06 1.074,56 1.194,65 7.647,31 9.262,65
Rondônia 1.133 - 6.675 2.268,80 1.133,33 1.315,40 5.510,83 6.674,88
Rio Grande do Norte 1.045 - 8.479 3.115,75 1.045,00 2.213,89 7.000,00 8.478,61
Mato Grosso do Sul 1.137 - 4.065 1.942,82 1.136,67 1.463,00 3.355,74 4.064,58
Amazonas 1.045 - 5.429 2.570,00 1.045,00 2.667,03 4.482,03 5.428,76
Espírito Santo 1.256 - 8.935 3.752,65 1.256,40 2.336,90 7.377,00 8.935,24
Roraima 1.059 - 1.575 1.099,17 1.059,00 1.059,00 1.300,00 1.574,60
Distrito Federal 1.476 - 7.953 3.280,17 1.476,28 2.570,33 6.566,29 7.953,29
Alagoas 1.200 - 6.243 2.321,57 1.200,00 1.635,00 5.154,00 6.242,68


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • gerenciar pessoas;
  • comunicar-se;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • implementar processos operacionais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • programar férias da equipe;
    • determinar perfil de ocupações;
    • respeitar valores da instituição;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • visitar clientes;
    • analisar mercado e concorrência;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • controlar custos;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • contratar serviços terceirizados;
    • demonstrar segurança;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • acompanhar formalização de operações;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • motivar equipes;
    • incrementar resultados;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • dispensar pessoas;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • estudar sugestões de clientes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • remanejar pessoal;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • executar consultas de crédito;
    • participar de comitê de crédito;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • fomentar prospecção de clientes;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • examinar operações gerenciais;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • demonstrar persuasão;
    • participar de projetos da instituição;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • elaborar orçamento da área;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • delegar atribuições;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • controlar orçamento da área;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • consolidar informações gerenciais;
    • administrar conflitos;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • revisar plano diretor;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • demonstrar poder de decisão;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar visão gerencial;
    • conferir autenticidade de informações;
    • classificar clientes (rating e score);
    • identificar necessidade de cliente;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • propor remuneração de pessoal;
    • implementar políticas internas e externas;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • coordenar equipes;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • gerir processos de crédito;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • demonstrar percepção (feeling);
    • reciclar-se profissionalmente;
    • estabelecer prioridades;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • selecionar pessoas;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • atender auditoria interna e externa;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • estipular políticas por produto;
    • promover interação da equipe;


    Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista de móveis
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços advocatícios
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Comércio varejista de calçados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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