Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança

Um Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.238,98 e R$ 18.996,97, com a média salarial de R$ 5.521,18 e o salário mediana em R$ 2.640,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.521,18 66.254,17 1.380,30 25,85
1º Quartil 1.238,98 14.867,74 309,74 5,80
Salário Mediana 2.640,00 31.680,00 660,00 12,36
3º Quartil 14.487,90 173.854,84 3.621,98 67,84
Teto Salarial 18.996,97 227.963,69 4.749,24 88,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.593 - 28.858 11.285,27 2.592,80 9.385,56 23.825,64 28.858,33
Fortaleza - CE 1.168 - 16.158 5.110,94 1.167,50 2.113,06 13.340,45 16.158,36
Curitiba - PR 1.605 - 11.382 4.339,90 1.604,72 3.393,00 9.397,46 11.382,48
Rio de Janeiro - RJ 1.613 - 13.833 4.871,77 1.612,69 3.230,63 11.420,77 13.833,18
Goiânia - GO 1.648 - 20.345 6.367,19 1.648,23 2.620,00 16.797,01 20.345,04
Belo Horizonte - MG 1.453 - 10.334 3.646,80 1.453,47 2.500,00 8.531,51 10.333,63
Teresina - PI 1.078 - 1.963 1.213,62 1.077,55 1.101,00 1.620,90 1.963,29
Recife - PE 1.149 - 6.951 2.719,22 1.149,00 2.132,69 5.738,47 6.950,61
Aracaju - SE 1.102 - 2.600 1.471,46 1.101,74 1.350,00 2.146,50 2.599,91
Umuarama - PR 1.383 - 3.268 1.885,99 1.383,36 1.558,20 2.698,44 3.268,43
Porto Alegre - RS 1.978 - 20.508 7.489,08 1.978,07 4.827,59 16.931,73 20.508,22
Ribeirão Preto - SP 1.409 - 10.809 4.672,53 1.409,01 4.658,42 8.923,58 10.808,51
Redenção - PA 1.045 - 1.480 1.100,11 1.045,00 1.045,00 1.221,79 1.479,86
Caruaru - PE 1.065 - 1.366 1.115,52 1.065,00 1.128,15 1.128,15 1.366,45
Aparecida de Goiânia - GO 2.390 - 8.728 4.968,08 2.390,03 5.883,92 7.205,80 8.727,88
São José do Rio Preto - SP 1.993 - 9.936 4.097,48 1.993,00 3.000,00 8.203,60 9.936,44
Presidente Prudente - SP 1.650 - 12.510 5.044,66 1.650,00 2.579,00 10.328,24 12.509,87
Franca - SP 3.644 - 4.757 3.776,10 3.643,90 3.740,00 3.927,00 4.756,50
Maringá - PR 1.230 - 6.056 2.647,75 1.229,60 2.111,40 5.000,00 6.056,15
Sorocaba - SP 1.158 - 20.426 7.661,94 1.158,00 4.934,67 16.864,00 20.426,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.917 - 24.739 9.023,50 1.917,17 6.522,23 20.424,51 24.738,77
Paraná 1.348 - 8.854 3.246,34 1.348,47 2.100,00 7.309,71 8.853,74
Santa Catarina 1.408 - 7.525 2.785,26 1.407,92 1.696,00 6.213,03 7.525,41
Ceará 1.138 - 13.359 3.988,22 1.138,20 1.500,00 11.029,63 13.359,42
Minas Gerais 1.102 - 8.885 3.118,62 1.102,37 2.041,40 7.335,79 8.885,33
Goiás 1.668 - 16.004 5.367,07 1.668,36 2.648,36 13.212,65 16.003,56
Rio de Janeiro 1.471 - 12.034 4.229,24 1.470,85 2.629,17 9.935,00 12.033,57
Rio Grande do Sul 1.208 - 17.124 5.720,83 1.207,57 3.359,83 14.137,64 17.123,94
Pernambuco 1.092 - 5.142 2.063,85 1.091,72 1.202,50 4.245,50 5.142,27
Piauí 1.078 - 2.154 1.259,97 1.077,96 1.117,72 1.778,10 2.153,69
Pará 1.045 - 4.882 1.838,51 1.045,00 1.154,50 4.030,66 4.882,06
Sergipe 1.102 - 2.745 1.513,07 1.101,74 1.500,00 2.266,50 2.745,25
Bahia 1.204 - 7.484 3.128,14 1.204,34 2.427,09 6.178,61 7.483,72
Mato Grosso 1.146 - 23.127 6.712,06 1.146,33 3.621,54 19.093,50 23.126,62
Maranhão 1.075 - 9.263 2.461,06 1.074,56 1.194,65 7.647,31 9.262,65
Rondônia 1.133 - 6.675 2.268,80 1.133,33 1.315,40 5.510,83 6.674,88
Mato Grosso do Sul 1.137 - 4.065 1.942,82 1.136,67 1.463,00 3.355,74 4.064,58
Rio Grande do Norte 1.045 - 8.479 3.115,75 1.045,00 2.213,89 7.000,00 8.478,61
Espírito Santo 1.256 - 8.935 3.752,65 1.256,40 2.336,90 7.377,00 8.935,24
Amazonas 1.045 - 5.429 2.570,00 1.045,00 2.667,03 4.482,03 5.428,76
Roraima 1.059 - 1.575 1.099,17 1.059,00 1.059,00 1.300,00 1.574,60
Distrito Federal 1.476 - 7.953 3.280,17 1.476,28 2.570,33 6.566,29 7.953,29
Alagoas 1.200 - 6.243 2.321,57 1.200,00 1.635,00 5.154,00 6.242,68


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • gerenciar pessoas;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • implementar processos operacionais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;

  • Atividades

    • definir estrutura organizacional da área;
    • identificar necessidade de cliente;
    • classificar clientes (rating e score);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • analisar mercado e concorrência;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • demonstrar persuasão;
    • incrementar resultados;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • coordenar equipes;
    • controlar orçamento da área;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • promover interação da equipe;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • demonstrar liderança;
    • motivar equipes;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • participar de comitê de crédito;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • remanejar pessoal;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • acompanhar formalização de operações;
    • controlar custos;
    • administrar conflitos;
    • revisar plano diretor;
    • determinar perfil de ocupações;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • selecionar pessoas;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • dispensar pessoas;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • atender auditoria interna e externa;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • demonstrar poder de decisão;
    • demonstrar segurança;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • elaborar orçamento da área;
    • consolidar informações gerenciais;
    • implementar políticas internas e externas;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • delegar atribuições;
    • demonstrar visão gerencial;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • programar férias da equipe;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • visitar clientes;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • conferir autenticidade de informações;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • examinar operações gerenciais;
    • respeitar valores da instituição;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • propor remuneração de pessoal;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • executar consultas de crédito;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • participar de projetos da instituição;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • gerir processos de crédito;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • contratar serviços terceirizados;
    • estudar sugestões de clientes;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • estipular políticas por produto;
    • estabelecer prioridades;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • reciclar-se profissionalmente;


    Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista de móveis
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços advocatícios
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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