Salário para o cargo de Gerente de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de crédito e cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de crédito e cobrança

Um Gerente de crédito e cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.238,98 e R$ 18.996,97, com a média salarial de R$ 5.521,18 e o salário mediana em R$ 2.640,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de crédito e cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.521,18 66.254,17 1.380,30 25,85
1º Quartil 1.238,98 14.867,74 309,74 5,80
Salário Mediana 2.640,00 31.680,00 660,00 12,36
3º Quartil 14.487,90 173.854,84 3.621,98 67,84
Teto Salarial 18.996,97 227.963,69 4.749,24 88,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.593 - 28.858 11.285,27 2.592,80 9.385,56 23.825,64 28.858,33
Fortaleza - CE 1.168 - 16.158 5.110,94 1.167,50 2.113,06 13.340,45 16.158,36
Curitiba - PR 1.605 - 11.382 4.339,90 1.604,72 3.393,00 9.397,46 11.382,48
Rio de Janeiro - RJ 1.613 - 13.833 4.871,77 1.612,69 3.230,63 11.420,77 13.833,18
Goiânia - GO 1.648 - 20.345 6.367,19 1.648,23 2.620,00 16.797,01 20.345,04
Belo Horizonte - MG 1.453 - 10.334 3.646,80 1.453,47 2.500,00 8.531,51 10.333,63
Teresina - PI 1.078 - 1.963 1.213,62 1.077,55 1.101,00 1.620,90 1.963,29
Recife - PE 1.149 - 6.951 2.719,22 1.149,00 2.132,69 5.738,47 6.950,61
Aracaju - SE 1.102 - 2.600 1.471,46 1.101,74 1.350,00 2.146,50 2.599,91
Umuarama - PR 1.383 - 3.268 1.885,99 1.383,36 1.558,20 2.698,44 3.268,43
Porto Alegre - RS 1.978 - 20.508 7.489,08 1.978,07 4.827,59 16.931,73 20.508,22
Ribeirão Preto - SP 1.409 - 10.809 4.672,53 1.409,01 4.658,42 8.923,58 10.808,51
Redenção - PA 1.045 - 1.480 1.100,11 1.045,00 1.045,00 1.221,79 1.479,86
Caruaru - PE 1.065 - 1.366 1.115,52 1.065,00 1.128,15 1.128,15 1.366,45
São José do Rio Preto - SP 1.993 - 9.936 4.097,48 1.993,00 3.000,00 8.203,60 9.936,44
Presidente Prudente - SP 1.650 - 12.510 5.044,66 1.650,00 2.579,00 10.328,24 12.509,87
Aparecida de Goiânia - GO 2.390 - 8.728 4.968,08 2.390,03 5.883,92 7.205,80 8.727,88
Maringá - PR 1.230 - 6.056 2.647,75 1.229,60 2.111,40 5.000,00 6.056,15
Franca - SP 3.644 - 4.757 3.776,10 3.643,90 3.740,00 3.927,00 4.756,50
Campos dos Goytacazes - RJ 1.500 - 1.926 1.533,86 1.500,00 1.500,00 1.590,00 1.925,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.917 - 24.739 9.023,50 1.917,17 6.522,23 20.424,51 24.738,77
Paraná 1.348 - 8.854 3.246,34 1.348,47 2.100,00 7.309,71 8.853,74
Santa Catarina 1.408 - 7.525 2.785,26 1.407,92 1.696,00 6.213,03 7.525,41
Ceará 1.138 - 13.359 3.988,22 1.138,20 1.500,00 11.029,63 13.359,42
Minas Gerais 1.102 - 8.885 3.118,62 1.102,37 2.041,40 7.335,79 8.885,33
Goiás 1.668 - 16.004 5.367,07 1.668,36 2.648,36 13.212,65 16.003,56
Rio de Janeiro 1.471 - 12.034 4.229,24 1.470,85 2.629,17 9.935,00 12.033,57
Rio Grande do Sul 1.208 - 17.124 5.720,83 1.207,57 3.359,83 14.137,64 17.123,94
Pernambuco 1.092 - 5.142 2.063,85 1.091,72 1.202,50 4.245,50 5.142,27
Piauí 1.078 - 2.154 1.259,97 1.077,96 1.117,72 1.778,10 2.153,69
Pará 1.045 - 4.882 1.838,51 1.045,00 1.154,50 4.030,66 4.882,06
Sergipe 1.102 - 2.745 1.513,07 1.101,74 1.500,00 2.266,50 2.745,25
Bahia 1.204 - 7.484 3.128,14 1.204,34 2.427,09 6.178,61 7.483,72
Mato Grosso 1.146 - 23.127 6.712,06 1.146,33 3.621,54 19.093,50 23.126,62
Maranhão 1.075 - 9.263 2.461,06 1.074,56 1.194,65 7.647,31 9.262,65
Rondônia 1.133 - 6.675 2.268,80 1.133,33 1.315,40 5.510,83 6.674,88
Mato Grosso do Sul 1.137 - 4.065 1.942,82 1.136,67 1.463,00 3.355,74 4.064,58
Rio Grande do Norte 1.045 - 8.479 3.115,75 1.045,00 2.213,89 7.000,00 8.478,61
Espírito Santo 1.256 - 8.935 3.752,65 1.256,40 2.336,90 7.377,00 8.935,24
Amazonas 1.045 - 5.429 2.570,00 1.045,00 2.667,03 4.482,03 5.428,76
Roraima 1.059 - 1.575 1.099,17 1.059,00 1.059,00 1.300,00 1.574,60
Distrito Federal 1.476 - 7.953 3.280,17 1.476,28 2.570,33 6.566,29 7.953,29
Alagoas 1.200 - 6.243 2.321,57 1.200,00 1.635,00 5.154,00 6.242,68


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • gerenciar pessoas;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comunicar-se;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

  • Atividades

    • consolidar informações gerenciais;
    • controlar orçamento da área;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • demonstrar persuasão;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • visitar clientes;
    • demonstrar liderança;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • propor remuneração de pessoal;
    • examinar operações gerenciais;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • executar consultas de crédito;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • demonstrar segurança;
    • incrementar resultados;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • conferir autenticidade de informações;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • acompanhar formalização de operações;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • dispensar pessoas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • gerir processos de crédito;
    • analisar mercado e concorrência;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • remanejar pessoal;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • motivar equipes;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • estipular políticas por produto;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • estudar sugestões de clientes;
    • delegar atribuições;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • demonstrar poder de decisão;
    • programar férias da equipe;
    • identificar necessidade de cliente;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • demonstrar visão gerencial;
    • atender auditoria interna e externa;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • estabelecer prioridades;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • respeitar valores da instituição;
    • administrar conflitos;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • classificar clientes (rating e score);
    • participar de comitê de crédito;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • participar de projetos da instituição;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • promover interação da equipe;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • revisar plano diretor;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • coordenar equipes;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • selecionar pessoas;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • implementar políticas internas e externas;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • controlar custos;
    • elaborar orçamento da área;
    • contratar serviços terceirizados;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • determinar perfil de ocupações;


    Setores que mais contratam Gerente de crédito e cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista de móveis
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços advocatícios
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua