Salário para o cargo de Gerente de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de crédito e cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de crédito e cobrança

Um Gerente de crédito e cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.238,98 e R$ 18.996,97, com a média salarial de R$ 5.521,18 e o salário mediana em R$ 2.640,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de crédito e cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.521,18 66.254,17 1.380,30 25,85
1º Quartil 1.238,98 14.867,74 309,74 5,80
Salário Mediana 2.640,00 31.680,00 660,00 12,36
3º Quartil 14.487,90 173.854,84 3.621,98 67,84
Teto Salarial 18.996,97 227.963,69 4.749,24 88,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.593 - 28.858 11.285,27 2.592,80 9.385,56 23.825,64 28.858,33
Fortaleza - CE 1.168 - 16.158 5.110,94 1.167,50 2.113,06 13.340,45 16.158,36
Curitiba - PR 1.605 - 11.382 4.339,90 1.604,72 3.393,00 9.397,46 11.382,48
Rio de Janeiro - RJ 1.613 - 13.833 4.871,77 1.612,69 3.230,63 11.420,77 13.833,18
Goiânia - GO 1.648 - 20.345 6.367,19 1.648,23 2.620,00 16.797,01 20.345,04
Belo Horizonte - MG 1.453 - 10.334 3.646,80 1.453,47 2.500,00 8.531,51 10.333,63
Recife - PE 1.149 - 6.951 2.719,22 1.149,00 2.132,69 5.738,47 6.950,61
Teresina - PI 1.078 - 1.963 1.213,62 1.077,55 1.101,00 1.620,90 1.963,29
Aracaju - SE 1.102 - 2.600 1.471,46 1.101,74 1.350,00 2.146,50 2.599,91
Umuarama - PR 1.383 - 3.268 1.885,99 1.383,36 1.558,20 2.698,44 3.268,43
Porto Alegre - RS 1.978 - 20.508 7.489,08 1.978,07 4.827,59 16.931,73 20.508,22
Ribeirão Preto - SP 1.409 - 10.809 4.672,53 1.409,01 4.658,42 8.923,58 10.808,51
Redenção - PA 1.045 - 1.480 1.100,11 1.045,00 1.045,00 1.221,79 1.479,86
Caruaru - PE 1.065 - 1.366 1.115,52 1.065,00 1.128,15 1.128,15 1.366,45
São José do Rio Preto - SP 1.993 - 9.936 4.097,48 1.993,00 3.000,00 8.203,60 9.936,44
Aparecida de Goiânia - GO 2.390 - 8.728 4.968,08 2.390,03 5.883,92 7.205,80 8.727,88
Presidente Prudente - SP 1.650 - 12.510 5.044,66 1.650,00 2.579,00 10.328,24 12.509,87
Maringá - PR 1.230 - 6.056 2.647,75 1.229,60 2.111,40 5.000,00 6.056,15
Franca - SP 3.644 - 4.757 3.776,10 3.643,90 3.740,00 3.927,00 4.756,50
Salvador - BA 1.055 - 13.140 4.186,87 1.055,19 3.500,00 10.848,39 13.139,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.917 - 24.739 9.023,50 1.917,17 6.522,23 20.424,51 24.738,77
Paraná 1.348 - 8.854 3.246,34 1.348,47 2.100,00 7.309,71 8.853,74
Santa Catarina 1.408 - 7.525 2.785,26 1.407,92 1.696,00 6.213,03 7.525,41
Ceará 1.138 - 13.359 3.988,22 1.138,20 1.500,00 11.029,63 13.359,42
Minas Gerais 1.102 - 8.885 3.118,62 1.102,37 2.041,40 7.335,79 8.885,33
Goiás 1.668 - 16.004 5.367,07 1.668,36 2.648,36 13.212,65 16.003,56
Rio de Janeiro 1.471 - 12.034 4.229,24 1.470,85 2.629,17 9.935,00 12.033,57
Rio Grande do Sul 1.208 - 17.124 5.720,83 1.207,57 3.359,83 14.137,64 17.123,94
Pernambuco 1.092 - 5.142 2.063,85 1.091,72 1.202,50 4.245,50 5.142,27
Piauí 1.078 - 2.154 1.259,97 1.077,96 1.117,72 1.778,10 2.153,69
Pará 1.045 - 4.882 1.838,51 1.045,00 1.154,50 4.030,66 4.882,06
Sergipe 1.102 - 2.745 1.513,07 1.101,74 1.500,00 2.266,50 2.745,25
Bahia 1.204 - 7.484 3.128,14 1.204,34 2.427,09 6.178,61 7.483,72
Mato Grosso 1.146 - 23.127 6.712,06 1.146,33 3.621,54 19.093,50 23.126,62
Maranhão 1.075 - 9.263 2.461,06 1.074,56 1.194,65 7.647,31 9.262,65
Rondônia 1.133 - 6.675 2.268,80 1.133,33 1.315,40 5.510,83 6.674,88
Rio Grande do Norte 1.045 - 8.479 3.115,75 1.045,00 2.213,89 7.000,00 8.478,61
Mato Grosso do Sul 1.137 - 4.065 1.942,82 1.136,67 1.463,00 3.355,74 4.064,58
Amazonas 1.045 - 5.429 2.570,00 1.045,00 2.667,03 4.482,03 5.428,76
Espírito Santo 1.256 - 8.935 3.752,65 1.256,40 2.336,90 7.377,00 8.935,24
Roraima 1.059 - 1.575 1.099,17 1.059,00 1.059,00 1.300,00 1.574,60
Distrito Federal 1.476 - 7.953 3.280,17 1.476,28 2.570,33 6.566,29 7.953,29
Alagoas 1.200 - 6.243 2.321,57 1.200,00 1.635,00 5.154,00 6.242,68


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • implementar processos operacionais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • planejar processos de operações bancárias;

  • Atividades

    • fomentar prospecção de clientes;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • consolidar informações gerenciais;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • participar de comitê de crédito;
    • acompanhar formalização de operações;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • elaborar orçamento da área;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • conferir autenticidade de informações;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • administrar conflitos;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • incrementar resultados;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • controlar custos;
    • revisar plano diretor;
    • identificar necessidade de cliente;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • estipular políticas por produto;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • propor remuneração de pessoal;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • participar de projetos da instituição;
    • classificar clientes (rating e score);
    • solicitar compra de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • executar consultas de crédito;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • dispensar pessoas;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • motivar equipes;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • determinar perfil de ocupações;
    • demonstrar visão gerencial;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • demonstrar liderança;
    • contratar serviços terceirizados;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • estudar sugestões de clientes;
    • gerir processos de crédito;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • programar férias da equipe;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • controlar orçamento da área;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • implementar políticas internas e externas;
    • analisar mercado e concorrência;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • delegar atribuições;
    • remanejar pessoal;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • demonstrar persuasão;
    • atender auditoria interna e externa;
    • examinar operações gerenciais;
    • respeitar valores da instituição;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • selecionar pessoas;
    • promover interação da equipe;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • coordenar equipes;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • demonstrar poder de decisão;
    • estabelecer prioridades;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • visitar clientes;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;


    Setores que mais contratam Gerente de crédito e cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista de móveis
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços advocatícios
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Comércio varejista de calçados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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