Salário para o cargo de Gerente de recuperação de crédito
CBO 1417-35 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de recuperação de crédito - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de recuperação de crédito

Um Gerente de recuperação de crédito trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.443,87 e R$ 22.524,70, com a média salarial de R$ 8.553,02 e o salário mediana em R$ 6.810,39 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de recuperação de crédito

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.553,02 102.636,21 2.138,25 41,65
1º Quartil 2.443,87 29.326,46 610,97 11,90
Salário Mediana 6.810,39 81.724,68 1.702,60 33,17
3º Quartil 17.178,30 206.139,59 4.294,57 83,66
Teto Salarial 22.524,70 270.296,42 5.631,18 109,69


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.236 - 20.755 10.063,72 4.235,51 9.644,91 17.135,43 20.754,94
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 8.604 3.167,68 1.300,00 1.300,00 7.103,23 8.603,64


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.116 - 23.185 10.412,67 4.116,14 9.495,15 19.141,83 23.185,16
Rio de Janeiro 1.300 - 8.604 3.167,68 1.300,00 1.300,00 7.103,23 8.603,64
Goiás 2.868 - 13.504 5.909,98 2.867,92 5.220,76 11.148,65 13.503,58


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de recuperação de crédito

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comunicar-se;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;

  • Atividades

    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • remanejar pessoal;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • identificar necessidade de cliente;
    • classificar clientes (rating e score);
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • executar consultas de crédito;
    • demonstrar segurança;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • programar férias da equipe;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • elaborar orçamento da área;
    • acompanhar formalização de operações;
    • estudar sugestões de clientes;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • revisar plano diretor;
    • implementar políticas internas e externas;
    • selecionar pessoas;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • visitar clientes;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • controlar orçamento da área;
    • examinar operações gerenciais;
    • conferir autenticidade de informações;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • propor remuneração de pessoal;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • atender auditoria interna e externa;
    • gerir processos de crédito;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • coordenar equipes;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • demonstrar flexibilidade;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • promover interação da equipe;
    • consolidar informações gerenciais;
    • participar de comitê de crédito;
    • administrar conflitos;
    • estabelecer prioridades;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • estipular políticas por produto;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • demonstrar persuasão;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • demonstrar liderança;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • respeitar valores da instituição;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • contratar serviços terceirizados;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • participar de projetos da instituição;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • delegar atribuições;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • analisar mercado e concorrência;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • dispensar pessoas;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • determinar perfil de ocupações;
    • demonstrar poder de decisão;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • incrementar resultados;
    • controlar custos;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • motivar equipes;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • demonstrar visão gerencial;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;


    Setores que mais contratam Gerente de recuperação de crédito no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Atividades de contabilidade
    • Criação de bovinos para corte
    • Serviços advocatícios
    • Bancos comerciais
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: