Salário para o cargo de Gerente de recuperação de crédito
CBO 1417-35 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de recuperação de crédito - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de recuperação de crédito

Um Gerente de recuperação de crédito trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.443,87 e R$ 22.524,70, com a média salarial de R$ 8.553,02 e o salário mediana em R$ 6.810,39 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de recuperação de crédito

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.553,02 102.636,21 2.138,25 41,65
1º Quartil 2.443,87 29.326,46 610,97 11,90
Salário Mediana 6.810,39 81.724,68 1.702,60 33,17
3º Quartil 17.178,30 206.139,59 4.294,57 83,66
Teto Salarial 22.524,70 270.296,42 5.631,18 109,69


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.236 - 20.755 10.063,72 4.235,51 9.644,91 17.135,43 20.754,94
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 8.604 3.167,68 1.300,00 1.300,00 7.103,23 8.603,64


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.116 - 23.185 10.412,67 4.116,14 9.495,15 19.141,83 23.185,16
Rio de Janeiro 1.300 - 8.604 3.167,68 1.300,00 1.300,00 7.103,23 8.603,64
Goiás 2.868 - 13.504 5.909,98 2.867,92 5.220,76 11.148,65 13.503,58


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de recuperação de crédito

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;

  • Atividades

    • analisar mercado e concorrência;
    • controlar orçamento da área;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • consolidar informações gerenciais;
    • gerir processos de crédito;
    • estabelecer prioridades;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • conferir autenticidade de informações;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • propor remuneração de pessoal;
    • classificar clientes (rating e score);
    • delegar atribuições;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • acompanhar formalização de operações;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • remanejar pessoal;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar poder de decisão;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • visitar clientes;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • demonstrar visão gerencial;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • determinar perfil de ocupações;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • examinar operações gerenciais;
    • demonstrar flexibilidade;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • executar consultas de crédito;
    • promover interação da equipe;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • selecionar pessoas;
    • demonstrar persuasão;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • participar de comitê de crédito;
    • revisar plano diretor;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • estudar sugestões de clientes;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • motivar equipes;
    • programar férias da equipe;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • respeitar valores da instituição;
    • dispensar pessoas;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • demonstrar percepção (feeling);
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • coordenar equipes;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • estipular políticas por produto;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • controlar custos;
    • contratar serviços terceirizados;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • atender auditoria interna e externa;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • elaborar orçamento da área;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • identificar necessidade de cliente;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • demonstrar liderança;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • demonstrar segurança;
    • participar de projetos da instituição;
    • implementar políticas internas e externas;
    • incrementar resultados;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;


    Setores que mais contratam Gerente de recuperação de crédito no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Atividades de contabilidade
    • Criação de bovinos para corte
    • Serviços advocatícios
    • Bancos comerciais
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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