Salário para o cargo de Gerente de recuperação de crédito
CBO 1417-35 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de recuperação de crédito - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de recuperação de crédito

Um Gerente de recuperação de crédito trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.443,87 e R$ 22.524,70, com a média salarial de R$ 8.553,02 e o salário mediana em R$ 6.810,39 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de recuperação de crédito

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.553,02 102.636,21 2.138,25 41,65
1º Quartil 2.443,87 29.326,46 610,97 11,90
Salário Mediana 6.810,39 81.724,68 1.702,60 33,17
3º Quartil 17.178,30 206.139,59 4.294,57 83,66
Teto Salarial 22.524,70 270.296,42 5.631,18 109,69


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.236 - 20.755 10.063,72 4.235,51 9.644,91 17.135,43 20.754,94
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 8.604 3.167,68 1.300,00 1.300,00 7.103,23 8.603,64


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.116 - 23.185 10.412,67 4.116,14 9.495,15 19.141,83 23.185,16
Rio de Janeiro 1.300 - 8.604 3.167,68 1.300,00 1.300,00 7.103,23 8.603,64
Goiás 2.868 - 13.504 5.909,98 2.867,92 5.220,76 11.148,65 13.503,58


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de recuperação de crédito

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • implementar processos operacionais;

  • Atividades

    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • demonstrar poder de decisão;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • motivar equipes;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • demonstrar flexibilidade;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • programar férias da equipe;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • implementar políticas internas e externas;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • demonstrar segurança;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • gerir processos de crédito;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • estabelecer prioridades;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • estudar sugestões de clientes;
    • participar de projetos da instituição;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • examinar operações gerenciais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • demonstrar persuasão;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • remanejar pessoal;
    • demonstrar liderança;
    • analisar mercado e concorrência;
    • dispensar pessoas;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • atender auditoria interna e externa;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • contratar serviços terceirizados;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • propor remuneração de pessoal;
    • executar consultas de crédito;
    • conferir autenticidade de informações;
    • controlar custos;
    • consolidar informações gerenciais;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • demonstrar visão gerencial;
    • classificar clientes (rating e score);
    • identificar necessidade de cliente;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • acompanhar formalização de operações;
    • respeitar valores da instituição;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • delegar atribuições;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • incrementar resultados;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • revisar plano diretor;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • determinar perfil de ocupações;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • reconhecer nichos de mercado;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • promover interação da equipe;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • controlar orçamento da área;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • coordenar equipes;
    • elaborar orçamento da área;
    • visitar clientes;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • administrar conflitos;
    • participar de comitê de crédito;
    • selecionar pessoas;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • estipular políticas por produto;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;


    Setores que mais contratam Gerente de recuperação de crédito no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Atividades de contabilidade
    • Serviços advocatícios
    • Criação de bovinos para corte
    • Marketing direto
    • Fabricação de refrigerantes




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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