Salário para o cargo de Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior

Um Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.865,85 e R$ 22.619,71, com a média salarial de R$ 8.738,47 e o salário mediana em R$ 7.048,39 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.738,47 104.861,58 2.184,62 41,88
1º Quartil 2.865,85 34.390,16 716,46 13,73
Salário Mediana 7.048,39 84.580,68 1.762,10 33,78
3º Quartil 17.250,75 207.009,04 4.312,69 82,67
Teto Salarial 22.619,71 271.436,47 5.654,93 108,40


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.170 - 22.852 9.580,68 3.169,78 8.478,68 18.866,53 22.851,71
Campinas - SP 4.266 - 17.692 8.530,41 4.265,98 8.500,00 14.606,61 17.691,97
Rio de Janeiro - RJ 2.761 - 23.403 11.448,79 2.760,50 12.000,57 19.321,71 23.403,03
Curitiba - PR 2.575 - 22.558 7.161,01 2.574,88 5.485,69 18.624,00 22.557,95
Florianópolis - SC 2.000 - 5.439 2.803,78 2.000,00 2.764,21 4.490,46 5.438,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.122 - 21.760 9.235,28 3.122,37 7.835,88 17.965,52 21.760,37
Santa Catarina 2.224 - 17.128 6.394,84 2.224,29 4.745,23 14.140,89 17.127,87
Paraná 2.058 - 12.968 5.433,03 2.058,29 4.971,37 10.706,61 12.968,17
Rio de Janeiro 3.526 - 21.860 10.411,94 3.525,59 9.881,16 18.047,80 21.860,04
Rio Grande do Sul 2.238 - 16.770 7.939,77 2.237,98 7.000,00 13.845,02 16.769,50
Minas Gerais 3.000 - 18.967 7.135,17 3.000,00 4.500,00 15.659,00 18.966,65


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • conduzir reuniões com equipe;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • coordenar equipes;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • contratar serviços terceirizados;
    • gerir processos de crédito;
    • demonstrar liderança;
    • administrar conflitos;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • visitar clientes;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • estudar sugestões de clientes;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • determinar perfil de ocupações;
    • demonstrar persuasão;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • sugerir promoção de pessoal;
    • dispensar pessoas;
    • analisar mercado e concorrência;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • selecionar pessoas;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • examinar operações gerenciais;
    • revisar plano diretor;
    • elaborar orçamento da área;
    • participar de projetos da instituição;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • estabelecer prioridades;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • respeitar valores da instituição;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • estipular políticas por produto;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • conferir autenticidade de informações;
    • implementar políticas internas e externas;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • identificar necessidade de cliente;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • demonstrar poder de decisão;
    • delegar atribuições;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • atender auditoria interna e externa;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • remanejar pessoal;
    • demonstrar segurança;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • programar férias da equipe;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar de comitê de crédito;
    • controlar custos;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • demonstrar flexibilidade;
    • promover interação da equipe;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • incrementar resultados;
    • consolidar informações gerenciais;
    • demonstrar visão gerencial;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • classificar clientes (rating e score);
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • propor remuneração de pessoal;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • motivar equipes;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • executar consultas de crédito;
    • acompanhar formalização de operações;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • controlar orçamento da área;


    Setores que mais contratam Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Corretoras de câmbio
    • Bancos comerciais
    • Organização logística do transporte de carga
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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