Salário para o cargo de Ferragista (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Ferragista (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ferragista (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • atender agentes de fiscalização;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • gerir compras;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • exercitar a autonomia;
  • definir estratégias de terceirização;
  • buscar atualização profissional;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • analisar tendências do mercado;
  • medir resultados de treinamento;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • elaborar plano de investimentos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • manter apresentação pessoal;
  • promover programas prevencionistas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • resolver reclamações de clientes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • transferir numerário para o banco;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • entrevistar candidatos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • formular incentivos de produtividade;
  • expressar-se gestualmente;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • providenciar integração de funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • elaborar normas e instruções;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • propor compra de novos itens;
  • delegar atribuições;
  • expressar-se oralmente;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • gerir estoques;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • participar de reuniões;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • gerir investimentos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • contratar serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • exercer liderança;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • orientar clientes;
  • planejar compras e locações;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • demonstrar motivação;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • administrar remanejamentos;
  • qualificar fornecedores;
  • designar equipe para projeto;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • captar recursos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • recepcionar mercadorias;
  • definir perfil do consumidor final;
  • gerir custos;
  • instruir subordinados;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • representar a empresa;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • promover funcionários;
  • examinar currículos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • fazer orçamentos;
  • avaliar desempenho;
  • cobrar resultados;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • operar equipamentos de informática;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • agir com dinamismo;
  • cooperar na definição de projetos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;


Setores que mais contratam Ferragista (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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