Salário para o cargo de Ferragista (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Ferragista (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ferragista (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • remanejar leiaute;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • estimular a motivação das equipes;
  • contratar serviços;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • determinar perfis profissionais;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • exercitar a autonomia;
  • propor compra de novos itens;
  • implantar técnicas de vendas;
  • definir perfil do consumidor final;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • gerir custos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • promover funcionários;
  • administrar remanejamentos;
  • manter apresentação pessoal;
  • representar a empresa;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • captar recursos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • operar equipamentos de informática;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • qualificar fornecedores;
  • delegar atribuições;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • entrevistar candidatos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • providenciar integração de funcionários;
  • gerir compras;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • gerir estoques;
  • resolver reclamações de clientes;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • elaborar normas e instruções;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir investimentos;
  • recepcionar mercadorias;
  • expressar-se oralmente;
  • cobrar resultados;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • formular incentivos de produtividade;
  • participar de reuniões;
  • examinar currículos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • transferir numerário para o banco;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • analisar tendências do mercado;
  • medir resultados de treinamento;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • demonstrar motivação;
  • agir com dinamismo;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • buscar atualização profissional;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • instruir subordinados;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • exercer liderança;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar compras e locações;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • designar equipe para projeto;
  • fazer orçamentos;
  • promover programas prevencionistas;
  • expressar-se gestualmente;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • avaliar desempenho;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • orientar clientes;
  • apreciar inovações organizacionais;


Setores que mais contratam Ferragista (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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