Salário para o cargo de Ferragista (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Ferragista (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ferragista (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • promover funcionários;
  • captar recursos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • avaliar desempenho;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • gerir investimentos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • promover programas prevencionistas;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • manter apresentação pessoal;
  • examinar currículos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • estimular a motivação das equipes;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • providenciar integração de funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • remanejar leiaute;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • exercer liderança;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • planejar compras e locações;
  • buscar atualização profissional;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • elaborar normas e instruções;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • orientar clientes;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • fazer orçamentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • gerir estoques;
  • elaborar plano de investimentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • determinar perfis profissionais;
  • instruir subordinados;
  • participar de reuniões;
  • definir estratégias de terceirização;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • expressar-se oralmente;
  • representar a empresa;
  • transferir numerário para o banco;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • demonstrar motivação;
  • exercitar a autonomia;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • recepcionar mercadorias;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • designar equipe para projeto;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • contratar serviços;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • entrevistar candidatos;
  • gerir compras;
  • gerir custos;
  • cobrar resultados;
  • expressar-se gestualmente;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • administrar remanejamentos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • medir resultados de treinamento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • operar equipamentos de informática;
  • delegar atribuições;
  • propor compra de novos itens;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • cooperar na definição de projetos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • qualificar fornecedores;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • agir com dinamismo;


Setores que mais contratam Ferragista (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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