Salário para o cargo de Ferragista (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Ferragista (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ferragista (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • exercer liderança;
  • examinar currículos;
  • designar equipe para projeto;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • expressar-se gestualmente;
  • administrar remanejamentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • planejar compras e locações;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • expressar-se oralmente;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • transferir numerário para o banco;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • gerir investimentos;
  • contratar serviços;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • instruir subordinados;
  • fazer orçamentos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • gerir compras;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • promover funcionários;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • delegar atribuições;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • definir estratégias de terceirização;
  • formular incentivos de produtividade;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • exercitar a autonomia;
  • implantar técnicas de vendas;
  • participar de reuniões;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • cooperar na definição de projetos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • captar recursos;
  • propor compra de novos itens;
  • analisar tendências do mercado;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • avaliar desempenho;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • manter apresentação pessoal;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • atender agentes de fiscalização;
  • orientar clientes;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir custos;
  • qualificar fornecedores;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • entrevistar candidatos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • buscar atualização profissional;
  • operar equipamentos de informática;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • recepcionar mercadorias;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • gerir estoques;
  • medir resultados de treinamento;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • remanejar leiaute;
  • representar a empresa;
  • cobrar resultados;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • elaborar normas e instruções;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • promover programas prevencionistas;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;


Setores que mais contratam Ferragista (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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