Salário para o cargo de Cobrador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Cobrador interno - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cobrador interno

Cobradores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar valores devidos;
  • comunicar-se com devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • informar ao devedor;
  • atualizar cadastro;
  • preparar cobrança;
  • registrar histórico da ação de cobrança;

Atividades

  • transmitir confiança;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • informar devedor sobre o débito;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar perseverança;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • demonstrar postura profissional;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • anexar documentos;
  • demonstrar segurança;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • localizar pagamento efetuado;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • notificar débito através de carta;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • fechar negociações com devedor;
  • operar sistema de telefonia;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar disciplina;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • analisar razões da inadimplência;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • emitir recibos;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • demonstrar desinibição;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • registrar informações da negociação;
  • operar meios eletrônicos;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • lidar com conflitos;
  • contatar fiador ou avalista;
  • demonstrar polidez;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • demonstrar paciência;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • identificar-se ao devedor;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • informar locais de pagamento;
  • definir estratégias de cobrança;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • demonstrar objetividade;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • demonstrar ambição;


Setores que mais contratam Cobrador interno no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Supervisor de trens
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de trens

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Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de pensão

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