Salário para o cargo de Auxiliar de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Auxiliar de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Auxiliar de cobrança

Um Auxiliar de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.081,77 e R$ 2.211,64, com a média salarial de R$ 1.300,54 e o salário mediana em R$ 1.150,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.300,54 15.606,46 325,13 6,78
1º Quartil 1.081,77 12.981,25 270,44 5,64
Salário Mediana 1.150,00 13.800,00 287,50 5,99
3º Quartil 1.686,69 20.240,31 421,67 8,79
Teto Salarial 2.211,64 26.539,70 552,91 11,52


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 2.620 1.362,90 1.049,60 1.078,20 2.163,25 2.620,19
Fortaleza - CE 1.052 - 1.458 1.116,87 1.051,87 1.110,14 1.203,95 1.458,27
Curitiba - PR 1.061 - 1.948 1.245,03 1.060,75 1.156,86 1.608,41 1.948,15
Belo Horizonte - MG 1.074 - 1.789 1.200,33 1.074,06 1.134,65 1.476,80 1.788,74
Ribeirão Preto - SP 1.096 - 1.836 1.315,45 1.095,80 1.352,00 1.516,14 1.836,39
Araçatuba - SP 1.096 - 1.424 1.134,75 1.095,65 1.124,57 1.175,74 1.424,09
Joinville - SC 1.237 - 2.477 1.458,40 1.237,38 1.272,60 2.045,26 2.477,29
Natal - RN 1.177 - 1.507 1.206,74 1.177,14 1.202,90 1.244,08 1.506,86
Uberlândia - MG 1.045 - 1.600 1.122,96 1.045,00 1.045,00 1.320,93 1.599,95
Rio de Janeiro - RJ 1.083 - 3.217 1.572,25 1.082,88 1.300,00 2.656,22 3.217,30
Porto Alegre - RS 1.124 - 2.399 1.377,80 1.123,55 1.180,75 1.980,73 2.399,12
Anápolis - GO 1.100 - 1.453 1.124,78 1.099,54 1.100,00 1.199,91 1.453,36
Brasília - DF 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Santana de Parnaíba - SP 1.048 - 1.615 1.128,61 1.047,60 1.057,00 1.333,65 1.615,35
Goiânia - GO 1.084 - 2.400 1.403,60 1.084,30 1.260,39 1.981,20 2.399,69
Campinas - SP 1.045 - 2.721 1.429,00 1.045,00 1.197,26 2.246,09 2.720,53
Rio Verde - GO 1.070 - 1.371 1.090,48 1.070,44 1.080,00 1.131,63 1.370,67
Foz do Iguaçu - PR 1.141 - 1.575 1.193,85 1.141,22 1.156,86 1.300,60 1.575,33
São Bernardo do Campo - SP 1.052 - 2.143 1.261,86 1.051,64 1.125,54 1.769,54 2.143,32
Sorocaba - SP 1.051 - 1.610 1.131,36 1.050,73 1.050,83 1.329,61 1.610,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 2.419 1.341,55 1.049,25 1.142,00 1.997,12 2.418,98
Minas Gerais 1.046 - 1.785 1.186,64 1.046,15 1.105,04 1.473,69 1.784,98
Paraná 1.072 - 2.038 1.278,39 1.071,54 1.180,57 1.682,24 2.037,58
Ceará 1.052 - 1.470 1.119,04 1.051,57 1.110,14 1.213,47 1.469,79
Santa Catarina 1.174 - 2.422 1.434,18 1.173,70 1.272,60 1.999,41 2.421,75
Goiás 1.073 - 1.881 1.210,07 1.072,70 1.100,00 1.552,68 1.880,66
Rio Grande do Sul 1.135 - 2.452 1.420,48 1.134,99 1.261,75 2.024,69 2.452,36
Rio de Janeiro 1.080 - 3.074 1.538,11 1.080,11 1.284,00 2.538,29 3.074,45
Rio Grande do Norte 1.172 - 1.519 1.207,86 1.171,67 1.202,90 1.253,98 1.518,85
Distrito Federal 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Espírito Santo 1.045 - 1.867 1.195,91 1.045,00 1.100,00 1.541,39 1.866,98
Pernambuco 1.069 - 2.193 1.312,23 1.068,61 1.170,00 1.810,36 2.192,76
Mato Grosso 1.053 - 2.426 1.406,09 1.053,07 1.260,00 2.002,80 2.425,85
Maranhão 1.069 - 1.648 1.192,08 1.069,04 1.183,21 1.360,20 1.647,51
Bahia 1.039 - 2.350 1.329,28 1.038,85 1.130,00 1.940,46 2.350,34
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.958 1.284,61 1.085,62 1.238,00 1.616,35 1.957,77
Rondônia 1.046 - 1.793 1.186,41 1.045,73 1.128,00 1.479,94 1.792,55
Pará 1.097 - 2.190 1.344,99 1.097,23 1.226,00 1.808,04 2.189,95
Tocantins 1.061 - 1.785 1.197,69 1.060,90 1.130,31 1.473,81 1.785,13
Piauí 1.070 - 1.687 1.174,47 1.070,29 1.117,84 1.392,58 1.686,74
Amazonas 1.147 - 2.384 1.450,54 1.147,33 1.304,78 1.968,44 2.384,24
Paraíba 1.075 - 2.490 1.407,79 1.075,38 1.185,00 2.055,57 2.489,77
Alagoas 1.047 - 2.383 1.344,97 1.047,34 1.200,00 1.967,26 2.382,81
Sergipe 1.078 - 2.250 1.299,34 1.077,83 1.150,78 1.857,67 2.250,06
Amapá 1.045 - 1.803 1.192,67 1.045,00 1.087,94 1.488,24 1.802,60
Acre 1.123 - 1.617 1.185,30 1.123,07 1.128,60 1.335,31 1.617,37
Roraima 1.045 - 1.951 1.193,34 1.045,00 1.045,00 1.610,87 1.951,13


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de cobrança

Cobradores devem:

  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • atualizar cadastro;
  • identificar cobranças indevidas;
  • preparar cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • consultar informações cartográficas;
    • demonstrar perseverança;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • agrupar documentos;
    • consultar instituições financeiras;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • demonstrar ambição;
    • operar meios eletrônicos;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar desinibição;
    • localizar pagamento efetuado;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • registrar informações da negociação;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • definir estratégias de cobrança;
    • consultar instituições públicas;
    • analisar razões da inadimplência;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • identificar-se ao devedor;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • anexar documentos;
    • notificar débito através de carta;
    • fechar negociações com devedor;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • demonstrar segurança;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • levantar informações sobre o devedor;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • demonstrar disciplina;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • operar sistema de telefonia;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • lidar com conflitos;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • contatar fiador ou avalista;
    • demonstrar polidez;
    • avaliar estado físico do bem;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • transmitir confiança;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • demonstrar postura profissional;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • emitir recibos;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • informar devedor sobre o débito;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • demonstrar paciência;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • demonstrar dinamismo;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • informar locais de pagamento;


    Setores que mais contratam Auxiliar de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de livros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração de cartões de crédito
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: