Salário para o cargo de Auxiliar de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Auxiliar de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Auxiliar de cobrança

Um Auxiliar de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.052,52 e R$ 2.400,15, com a média salarial de R$ 1.300,54 e o salário mediana em R$ 1.150,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.300,54 15.606,46 325,13 6,78
1º Quartil 1.052,52 12.630,27 263,13 5,48
Salário Mediana 1.150,00 13.800,00 287,50 5,99
3º Quartil 1.830,46 21.965,49 457,61 9,54
Teto Salarial 2.400,15 28.801,81 600,04 12,51


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 2.620 1.362,90 1.049,60 1.078,20 2.163,25 2.620,19
Fortaleza - CE 1.052 - 1.458 1.116,87 1.051,87 1.110,14 1.203,95 1.458,27
Curitiba - PR 1.061 - 1.948 1.245,03 1.060,75 1.156,86 1.608,41 1.948,15
Belo Horizonte - MG 1.074 - 1.789 1.200,33 1.074,06 1.134,65 1.476,80 1.788,74
Ribeirão Preto - SP 1.096 - 1.836 1.315,45 1.095,80 1.352,00 1.516,14 1.836,39
Araçatuba - SP 1.096 - 1.424 1.134,75 1.095,65 1.124,57 1.175,74 1.424,09
Joinville - SC 1.237 - 2.477 1.458,40 1.237,38 1.272,60 2.045,26 2.477,29
Natal - RN 1.177 - 1.507 1.206,74 1.177,14 1.202,90 1.244,08 1.506,86
Uberlândia - MG 1.045 - 1.600 1.122,96 1.045,00 1.045,00 1.320,93 1.599,95
Rio de Janeiro - RJ 1.083 - 3.217 1.572,25 1.082,88 1.300,00 2.656,22 3.217,30
Porto Alegre - RS 1.124 - 2.399 1.377,80 1.123,55 1.180,75 1.980,73 2.399,12
Anápolis - GO 1.100 - 1.453 1.124,78 1.099,54 1.100,00 1.199,91 1.453,36
Brasília - DF 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Santana de Parnaíba - SP 1.048 - 1.615 1.128,61 1.047,60 1.057,00 1.333,65 1.615,35
Goiânia - GO 1.084 - 2.400 1.403,60 1.084,30 1.260,39 1.981,20 2.399,69
Campinas - SP 1.045 - 2.721 1.429,00 1.045,00 1.197,26 2.246,09 2.720,53
Rio Verde - GO 1.070 - 1.371 1.090,48 1.070,44 1.080,00 1.131,63 1.370,67
Foz do Iguaçu - PR 1.141 - 1.575 1.193,85 1.141,22 1.156,86 1.300,60 1.575,33
São Bernardo do Campo - SP 1.052 - 2.143 1.261,86 1.051,64 1.125,54 1.769,54 2.143,32
Sorocaba - SP 1.051 - 1.610 1.131,36 1.050,73 1.050,83 1.329,61 1.610,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 2.419 1.341,55 1.049,25 1.142,00 1.997,12 2.418,98
Minas Gerais 1.046 - 1.785 1.186,64 1.046,15 1.105,04 1.473,69 1.784,98
Paraná 1.072 - 2.038 1.278,39 1.071,54 1.180,57 1.682,24 2.037,58
Ceará 1.052 - 1.470 1.119,04 1.051,57 1.110,14 1.213,47 1.469,79
Santa Catarina 1.174 - 2.422 1.434,18 1.173,70 1.272,60 1.999,41 2.421,75
Goiás 1.073 - 1.881 1.210,07 1.072,70 1.100,00 1.552,68 1.880,66
Rio Grande do Sul 1.135 - 2.452 1.420,48 1.134,99 1.261,75 2.024,69 2.452,36
Rio de Janeiro 1.080 - 3.074 1.538,11 1.080,11 1.284,00 2.538,29 3.074,45
Rio Grande do Norte 1.172 - 1.519 1.207,86 1.171,67 1.202,90 1.253,98 1.518,85
Distrito Federal 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Espírito Santo 1.045 - 1.867 1.195,91 1.045,00 1.100,00 1.541,39 1.866,98
Pernambuco 1.069 - 2.193 1.312,23 1.068,61 1.170,00 1.810,36 2.192,76
Mato Grosso 1.053 - 2.426 1.406,09 1.053,07 1.260,00 2.002,80 2.425,85
Maranhão 1.069 - 1.648 1.192,08 1.069,04 1.183,21 1.360,20 1.647,51
Bahia 1.039 - 2.350 1.329,28 1.038,85 1.130,00 1.940,46 2.350,34
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.958 1.284,61 1.085,62 1.238,00 1.616,35 1.957,77
Rondônia 1.046 - 1.793 1.186,41 1.045,73 1.128,00 1.479,94 1.792,55
Pará 1.097 - 2.190 1.344,99 1.097,23 1.226,00 1.808,04 2.189,95
Tocantins 1.061 - 1.785 1.197,69 1.060,90 1.130,31 1.473,81 1.785,13
Piauí 1.070 - 1.687 1.174,47 1.070,29 1.117,84 1.392,58 1.686,74
Amazonas 1.147 - 2.384 1.450,54 1.147,33 1.304,78 1.968,44 2.384,24
Paraíba 1.075 - 2.490 1.407,79 1.075,38 1.185,00 2.055,57 2.489,77
Alagoas 1.047 - 2.383 1.344,97 1.047,34 1.200,00 1.967,26 2.382,81
Sergipe 1.078 - 2.250 1.299,34 1.077,83 1.150,78 1.857,67 2.250,06
Acre 1.123 - 1.617 1.185,30 1.123,07 1.128,60 1.335,31 1.617,37
Amapá 1.045 - 1.803 1.192,67 1.045,00 1.087,94 1.488,24 1.802,60
Roraima 1.045 - 1.951 1.193,34 1.045,00 1.045,00 1.610,87 1.951,13


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de cobrança

Cobradores devem:

  • informar ao devedor;
  • atualizar cadastro;
  • comunicar-se com devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • preparar cobrança;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • demonstrar disciplina;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • demonstrar ambição;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • definir estratégias de cobrança;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • fechar negociações com devedor;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • registrar informações da negociação;
    • anexar documentos;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • demonstrar paciência;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • localizar pagamento efetuado;
    • emitir recibos;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • demonstrar postura profissional;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • agrupar documentos;
    • demonstrar perseverança;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar dinamismo;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • demonstrar polidez;
    • identificar-se ao devedor;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • operar sistema de telefonia;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • consultar instituições públicas;
    • demonstrar objetividade;
    • consultar instituições financeiras;
    • notificar débito através de carta;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • contatar fiador ou avalista;
    • operar meios eletrônicos;
    • lidar com conflitos;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • informar devedor sobre o débito;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • demonstrar desinibição;
    • transmitir confiança;
    • avaliar estado físico do bem;
    • consultar informações cartográficas;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • analisar razões da inadimplência;
    • informar locais de pagamento;
    • demonstrar habilidade numérica;


    Setores que mais contratam Auxiliar de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de livros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração de cartões de crédito
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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