Salário para o cargo de Operador de telecobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Operador de telecobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Operador de telecobrança

Um Operador de telecobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.052,52 e R$ 2.400,15, com a média salarial de R$ 1.300,54 e o salário mediana em R$ 1.150,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telecobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.300,54 15.606,46 325,13 6,78
1º Quartil 1.052,52 12.630,27 263,13 5,48
Salário Mediana 1.150,00 13.800,00 287,50 5,99
3º Quartil 1.830,46 21.965,49 457,61 9,54
Teto Salarial 2.400,15 28.801,81 600,04 12,51


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 2.620 1.362,90 1.049,60 1.078,20 2.163,25 2.620,19
Fortaleza - CE 1.052 - 1.458 1.116,87 1.051,87 1.110,14 1.203,95 1.458,27
Curitiba - PR 1.061 - 1.948 1.245,03 1.060,75 1.156,86 1.608,41 1.948,15
Belo Horizonte - MG 1.074 - 1.789 1.200,33 1.074,06 1.134,65 1.476,80 1.788,74
Ribeirão Preto - SP 1.096 - 1.836 1.315,45 1.095,80 1.352,00 1.516,14 1.836,39
Araçatuba - SP 1.096 - 1.424 1.134,75 1.095,65 1.124,57 1.175,74 1.424,09
Joinville - SC 1.237 - 2.477 1.458,40 1.237,38 1.272,60 2.045,26 2.477,29
Natal - RN 1.177 - 1.507 1.206,74 1.177,14 1.202,90 1.244,08 1.506,86
Uberlândia - MG 1.045 - 1.600 1.122,96 1.045,00 1.045,00 1.320,93 1.599,95
Rio de Janeiro - RJ 1.083 - 3.217 1.572,25 1.082,88 1.300,00 2.656,22 3.217,30
Porto Alegre - RS 1.124 - 2.399 1.377,80 1.123,55 1.180,75 1.980,73 2.399,12
Anápolis - GO 1.100 - 1.453 1.124,78 1.099,54 1.100,00 1.199,91 1.453,36
Brasília - DF 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Santana de Parnaíba - SP 1.048 - 1.615 1.128,61 1.047,60 1.057,00 1.333,65 1.615,35
Goiânia - GO 1.084 - 2.400 1.403,60 1.084,30 1.260,39 1.981,20 2.399,69
Campinas - SP 1.045 - 2.721 1.429,00 1.045,00 1.197,26 2.246,09 2.720,53
Rio Verde - GO 1.070 - 1.371 1.090,48 1.070,44 1.080,00 1.131,63 1.370,67
Foz do Iguaçu - PR 1.141 - 1.575 1.193,85 1.141,22 1.156,86 1.300,60 1.575,33
São Bernardo do Campo - SP 1.052 - 2.143 1.261,86 1.051,64 1.125,54 1.769,54 2.143,32
Sorocaba - SP 1.051 - 1.610 1.131,36 1.050,73 1.050,83 1.329,61 1.610,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 2.419 1.341,55 1.049,25 1.142,00 1.997,12 2.418,98
Minas Gerais 1.046 - 1.785 1.186,64 1.046,15 1.105,04 1.473,69 1.784,98
Paraná 1.072 - 2.038 1.278,39 1.071,54 1.180,57 1.682,24 2.037,58
Ceará 1.052 - 1.470 1.119,04 1.051,57 1.110,14 1.213,47 1.469,79
Santa Catarina 1.174 - 2.422 1.434,18 1.173,70 1.272,60 1.999,41 2.421,75
Goiás 1.073 - 1.881 1.210,07 1.072,70 1.100,00 1.552,68 1.880,66
Rio Grande do Sul 1.135 - 2.452 1.420,48 1.134,99 1.261,75 2.024,69 2.452,36
Rio de Janeiro 1.080 - 3.074 1.538,11 1.080,11 1.284,00 2.538,29 3.074,45
Rio Grande do Norte 1.172 - 1.519 1.207,86 1.171,67 1.202,90 1.253,98 1.518,85
Distrito Federal 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Espírito Santo 1.045 - 1.867 1.195,91 1.045,00 1.100,00 1.541,39 1.866,98
Pernambuco 1.069 - 2.193 1.312,23 1.068,61 1.170,00 1.810,36 2.192,76
Mato Grosso 1.053 - 2.426 1.406,09 1.053,07 1.260,00 2.002,80 2.425,85
Maranhão 1.069 - 1.648 1.192,08 1.069,04 1.183,21 1.360,20 1.647,51
Bahia 1.039 - 2.350 1.329,28 1.038,85 1.130,00 1.940,46 2.350,34
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.958 1.284,61 1.085,62 1.238,00 1.616,35 1.957,77
Rondônia 1.046 - 1.793 1.186,41 1.045,73 1.128,00 1.479,94 1.792,55
Pará 1.097 - 2.190 1.344,99 1.097,23 1.226,00 1.808,04 2.189,95
Tocantins 1.061 - 1.785 1.197,69 1.060,90 1.130,31 1.473,81 1.785,13
Piauí 1.070 - 1.687 1.174,47 1.070,29 1.117,84 1.392,58 1.686,74
Amazonas 1.147 - 2.384 1.450,54 1.147,33 1.304,78 1.968,44 2.384,24
Paraíba 1.075 - 2.490 1.407,79 1.075,38 1.185,00 2.055,57 2.489,77
Alagoas 1.047 - 2.383 1.344,97 1.047,34 1.200,00 1.967,26 2.382,81
Sergipe 1.078 - 2.250 1.299,34 1.077,83 1.150,78 1.857,67 2.250,06
Acre 1.123 - 1.617 1.185,30 1.123,07 1.128,60 1.335,31 1.617,37
Amapá 1.045 - 1.803 1.192,67 1.045,00 1.087,94 1.488,24 1.802,60
Roraima 1.045 - 1.951 1.193,34 1.045,00 1.045,00 1.610,87 1.951,13


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telecobrança

Cobradores devem:

  • atualizar cadastro;
  • identificar cobranças indevidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • informar ao devedor;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • cobrar valores devidos;

  • Atividades

    • elaborar itinerário de cobrança;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • registrar informações da negociação;
    • transmitir confiança;
    • contatar fiador ou avalista;
    • consultar informações cartográficas;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • demonstrar polidez;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • demonstrar disciplina;
    • lidar com conflitos;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • fechar negociações com devedor;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • definir estratégias de cobrança;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • demonstrar objetividade;
    • analisar razões da inadimplência;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • operar meios eletrônicos;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • consultar instituições financeiras;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • informar devedor sobre o débito;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • localizar pagamento efetuado;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • demonstrar perseverança;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • consultar instituições públicas;
    • agrupar documentos;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • operar sistema de telefonia;
    • anexar documentos;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • informar locais de pagamento;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • notificar débito através de carta;
    • demonstrar desinibição;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • emitir recibos;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • identificar-se ao devedor;
    • demonstrar postura profissional;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • avaliar estado físico do bem;
    • demonstrar dinamismo;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar segurança;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • demonstrar ambição;


    Setores que mais contratam Operador de telecobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de livros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração de cartões de crédito
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico