Salário para o cargo de Operador de telecobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Operador de telecobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Operador de telecobrança

Um Operador de telecobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.081,77 e R$ 2.211,64, com a média salarial de R$ 1.300,54 e o salário mediana em R$ 1.150,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telecobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.300,54 15.606,46 325,13 6,78
1º Quartil 1.081,77 12.981,25 270,44 5,64
Salário Mediana 1.150,00 13.800,00 287,50 5,99
3º Quartil 1.686,69 20.240,31 421,67 8,79
Teto Salarial 2.211,64 26.539,70 552,91 11,52


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 2.620 1.362,90 1.049,60 1.078,20 2.163,25 2.620,19
Fortaleza - CE 1.052 - 1.458 1.116,87 1.051,87 1.110,14 1.203,95 1.458,27
Curitiba - PR 1.061 - 1.948 1.245,03 1.060,75 1.156,86 1.608,41 1.948,15
Belo Horizonte - MG 1.074 - 1.789 1.200,33 1.074,06 1.134,65 1.476,80 1.788,74
Ribeirão Preto - SP 1.096 - 1.836 1.315,45 1.095,80 1.352,00 1.516,14 1.836,39
Araçatuba - SP 1.096 - 1.424 1.134,75 1.095,65 1.124,57 1.175,74 1.424,09
Joinville - SC 1.237 - 2.477 1.458,40 1.237,38 1.272,60 2.045,26 2.477,29
Natal - RN 1.177 - 1.507 1.206,74 1.177,14 1.202,90 1.244,08 1.506,86
Uberlândia - MG 1.045 - 1.600 1.122,96 1.045,00 1.045,00 1.320,93 1.599,95
Rio de Janeiro - RJ 1.083 - 3.217 1.572,25 1.082,88 1.300,00 2.656,22 3.217,30
Porto Alegre - RS 1.124 - 2.399 1.377,80 1.123,55 1.180,75 1.980,73 2.399,12
Anápolis - GO 1.100 - 1.453 1.124,78 1.099,54 1.100,00 1.199,91 1.453,36
Brasília - DF 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Santana de Parnaíba - SP 1.048 - 1.615 1.128,61 1.047,60 1.057,00 1.333,65 1.615,35
Goiânia - GO 1.084 - 2.400 1.403,60 1.084,30 1.260,39 1.981,20 2.399,69
Campinas - SP 1.045 - 2.721 1.429,00 1.045,00 1.197,26 2.246,09 2.720,53
Rio Verde - GO 1.070 - 1.371 1.090,48 1.070,44 1.080,00 1.131,63 1.370,67
Foz do Iguaçu - PR 1.141 - 1.575 1.193,85 1.141,22 1.156,86 1.300,60 1.575,33
São Bernardo do Campo - SP 1.052 - 2.143 1.261,86 1.051,64 1.125,54 1.769,54 2.143,32
Sorocaba - SP 1.051 - 1.610 1.131,36 1.050,73 1.050,83 1.329,61 1.610,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 2.419 1.341,55 1.049,25 1.142,00 1.997,12 2.418,98
Minas Gerais 1.046 - 1.785 1.186,64 1.046,15 1.105,04 1.473,69 1.784,98
Paraná 1.072 - 2.038 1.278,39 1.071,54 1.180,57 1.682,24 2.037,58
Ceará 1.052 - 1.470 1.119,04 1.051,57 1.110,14 1.213,47 1.469,79
Santa Catarina 1.174 - 2.422 1.434,18 1.173,70 1.272,60 1.999,41 2.421,75
Goiás 1.073 - 1.881 1.210,07 1.072,70 1.100,00 1.552,68 1.880,66
Rio Grande do Sul 1.135 - 2.452 1.420,48 1.134,99 1.261,75 2.024,69 2.452,36
Rio de Janeiro 1.080 - 3.074 1.538,11 1.080,11 1.284,00 2.538,29 3.074,45
Rio Grande do Norte 1.172 - 1.519 1.207,86 1.171,67 1.202,90 1.253,98 1.518,85
Distrito Federal 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Espírito Santo 1.045 - 1.867 1.195,91 1.045,00 1.100,00 1.541,39 1.866,98
Pernambuco 1.069 - 2.193 1.312,23 1.068,61 1.170,00 1.810,36 2.192,76
Mato Grosso 1.053 - 2.426 1.406,09 1.053,07 1.260,00 2.002,80 2.425,85
Maranhão 1.069 - 1.648 1.192,08 1.069,04 1.183,21 1.360,20 1.647,51
Bahia 1.039 - 2.350 1.329,28 1.038,85 1.130,00 1.940,46 2.350,34
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.958 1.284,61 1.085,62 1.238,00 1.616,35 1.957,77
Rondônia 1.046 - 1.793 1.186,41 1.045,73 1.128,00 1.479,94 1.792,55
Pará 1.097 - 2.190 1.344,99 1.097,23 1.226,00 1.808,04 2.189,95
Tocantins 1.061 - 1.785 1.197,69 1.060,90 1.130,31 1.473,81 1.785,13
Piauí 1.070 - 1.687 1.174,47 1.070,29 1.117,84 1.392,58 1.686,74
Amazonas 1.147 - 2.384 1.450,54 1.147,33 1.304,78 1.968,44 2.384,24
Paraíba 1.075 - 2.490 1.407,79 1.075,38 1.185,00 2.055,57 2.489,77
Alagoas 1.047 - 2.383 1.344,97 1.047,34 1.200,00 1.967,26 2.382,81
Sergipe 1.078 - 2.250 1.299,34 1.077,83 1.150,78 1.857,67 2.250,06
Acre 1.123 - 1.617 1.185,30 1.123,07 1.128,60 1.335,31 1.617,37
Amapá 1.045 - 1.803 1.192,67 1.045,00 1.087,94 1.488,24 1.802,60
Roraima 1.045 - 1.951 1.193,34 1.045,00 1.045,00 1.610,87 1.951,13


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telecobrança

Cobradores devem:

  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • informar ao devedor;
  • comunicar-se com devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar cobranças indevidas;
  • preparar cobrança;
  • atualizar cadastro;

  • Atividades

    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • demonstrar ambição;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • demonstrar dinamismo;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • anexar documentos;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • operar meios eletrônicos;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • operar sistema de telefonia;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • emitir recibos;
    • analisar razões da inadimplência;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • definir estratégias de cobrança;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • contatar fiador ou avalista;
    • consultar instituições públicas;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • agrupar documentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • fechar negociações com devedor;
    • demonstrar desinibição;
    • demonstrar postura profissional;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • lidar com conflitos;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • registrar informações da negociação;
    • demonstrar segurança;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • demonstrar perseverança;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • avaliar estado físico do bem;
    • transmitir confiança;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • demonstrar polidez;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • consultar informações cartográficas;
    • consultar instituições financeiras;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • demonstrar disciplina;
    • localizar pagamento efetuado;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • identificar-se ao devedor;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • notificar débito através de carta;
    • informar devedor sobre o débito;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar objetividade;
    • informar locais de pagamento;


    Setores que mais contratam Operador de telecobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de livros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração de cartões de crédito
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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