Salário para o cargo de Cobrador externo
CBO 4213-05 > Cobradores

Cobrador externo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Cobrador externo

Um Cobrador externo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,20 e R$ 2.404,57, com a média salarial de R$ 1.358,99 e o salário mediana em R$ 1.178,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Cobrador externo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.358,99 16.307,91 339,75 6,26
1º Quartil 1.089,20 13.070,44 272,30 5,02
Salário Mediana 1.178,00 14.136,00 294,50 5,43
3º Quartil 1.833,83 22.005,97 458,46 8,45
Teto Salarial 2.404,57 28.854,89 601,14 11,08


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.278 - 3.928 2.037,94 1.277,53 1.805,25 3.243,40 3.928,50
Fortaleza - CE 1.045 - 1.556 1.110,73 1.045,00 1.045,00 1.284,94 1.556,35
Teresina - PI 1.093 - 1.560 1.189,17 1.092,54 1.188,87 1.288,27 1.560,39
Rio de Janeiro - RJ 1.130 - 1.580 1.197,27 1.130,18 1.177,72 1.304,14 1.579,62
Jundiaí - SP 1.190 - 1.490 1.199,84 1.189,55 1.189,76 1.230,30 1.490,17
Florianópolis - SC 1.240 - 1.995 1.504,59 1.239,78 1.629,37 1.646,77 1.994,62
Campinas - SP 1.390 - 1.784 1.420,11 1.389,70 1.401,00 1.473,04 1.784,19
Belém - PA 1.067 - 18.090 4.618,21 1.066,80 1.287,00 14.935,02 18.089,75
São José dos Campos - SP 1.194 - 1.974 1.323,74 1.193,80 1.218,75 1.629,50 1.973,70
Montes Claros - MG 1.015 - 1.553 1.119,85 1.014,97 1.094,37 1.282,23 1.553,07
Belo Horizonte - MG 1.102 - 2.890 1.423,04 1.101,89 1.110,00 2.386,32 2.890,38
São Luís - MA 1.073 - 1.600 1.187,08 1.072,87 1.194,65 1.321,21 1.600,29
Santa Cruz do Sul - RS 1.266 - 2.049 1.437,51 1.265,96 1.406,62 1.691,36 2.048,63
Ananindeua - PA 1.197 - 3.880 1.804,61 1.197,06 1.444,24 3.203,42 3.880,08
João Pessoa - PB 1.104 - 1.418 1.146,34 1.104,29 1.155,00 1.171,07 1.418,44
Marica - RJ 1.404 - 1.755 1.419,91 1.404,40 1.413,55 1.448,63 1.754,62
Imperatriz - MA 1.045 - 2.001 1.202,76 1.045,00 1.086,65 1.651,84 2.000,76
Santarém - PA 1.074 - 1.937 1.257,70 1.073,94 1.141,65 1.599,03 1.936,80
Campo Grande - MS 1.067 - 2.078 1.289,59 1.066,82 1.217,00 1.715,83 2.078,26
Jatai - GO 469 - 1.330 913,93 469,33 1.045,00 1.098,27 1.330,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 2.886 1.612,59 1.180,33 1.452,21 2.382,46 2.885,71
Minas Gerais 1.048 - 2.182 1.271,50 1.047,97 1.110,00 1.801,27 2.181,75
Maranhão 1.049 - 1.597 1.137,25 1.049,49 1.086,91 1.318,33 1.596,80
Pará 1.056 - 4.438 1.778,56 1.056,21 1.203,37 3.664,25 4.438,25
Ceará 1.044 - 1.535 1.113,50 1.044,40 1.059,60 1.267,66 1.535,43
Rio de Janeiro 1.148 - 1.967 1.321,44 1.147,97 1.200,00 1.623,92 1.966,94
Piauí 1.068 - 1.547 1.154,50 1.068,43 1.117,84 1.276,83 1.546,54
Goiás 951 - 1.771 1.144,91 950,52 1.100,00 1.462,49 1.771,42
Bahia 1.038 - 1.825 1.184,66 1.037,91 1.100,00 1.506,75 1.825,02
Rio Grande do Sul 1.156 - 2.543 1.481,67 1.156,23 1.344,00 2.099,21 2.542,63
Paraná 1.170 - 2.406 1.485,32 1.169,53 1.395,68 1.986,18 2.405,73
Mato Grosso 1.024 - 1.810 1.173,68 1.023,94 1.090,98 1.494,68 1.810,41
Santa Catarina 1.232 - 2.286 1.520,95 1.232,30 1.484,43 1.887,44 2.286,12
Mato Grosso do Sul 1.091 - 1.967 1.267,02 1.090,99 1.183,90 1.624,17 1.967,24
Paraíba 1.078 - 2.013 1.257,87 1.077,87 1.155,00 1.661,88 2.012,92
Tocantins 1.049 - 1.414 1.095,74 1.049,06 1.087,68 1.167,58 1.414,21
Pernambuco 1.046 - 2.490 1.330,82 1.046,17 1.107,50 2.056,01 2.490,30
Rondônia 1.106 - 1.803 1.229,81 1.105,83 1.178,00 1.488,96 1.803,47
Amazonas 1.081 - 1.804 1.214,23 1.081,27 1.152,07 1.489,79 1.804,48
Espírito Santo 1.105 - 1.766 1.217,80 1.105,18 1.143,93 1.458,12 1.766,11
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.401 1.075,06 1.045,00 1.045,00 1.156,92 1.401,30
Distrito Federal 1.122 - 2.016 1.387,91 1.121,83 1.393,03 1.664,63 2.016,25
Amapá 1.045 - 1.523 1.125,09 1.045,00 1.100,00 1.257,63 1.523,28
Roraima 1.059 - 1.873 1.172,22 1.059,00 1.065,00 1.546,24 1.872,85
Acre 1.070 - 1.966 1.217,35 1.069,65 1.128,30 1.622,74 1.965,51
Sergipe 1.045 - 1.846 1.179,58 1.045,00 1.093,00 1.523,83 1.845,71
Alagoas 1.057 - 2.478 1.308,82 1.056,67 1.100,00 2.046,20 2.478,42


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cobrador externo

Cobradores devem:

  • identificar cobranças indevidas;
  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;
  • preparar cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • atualizar cadastro;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • avaliar estado físico do bem;
    • consultar instituições financeiras;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • fechar negociações com devedor;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • demonstrar segurança;
    • informar devedor sobre o débito;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • demonstrar polidez;
    • notificar débito através de carta;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • operar sistema de telefonia;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • emitir recibos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • consultar informações cartográficas;
    • demonstrar paciência;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • analisar razões da inadimplência;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • transmitir confiança;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • demonstrar objetividade;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • identificar-se ao devedor;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • operar meios eletrônicos;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • demonstrar disciplina;
    • informar locais de pagamento;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • demonstrar desinibição;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • lidar com conflitos;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • anexar documentos;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • agrupar documentos;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • consultar instituições públicas;
    • demonstrar postura profissional;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • definir estratégias de cobrança;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • localizar pagamento efetuado;
    • contatar fiador ou avalista;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar ambição;
    • registrar informações da negociação;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • demonstrar perseverança;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;


    Setores que mais contratam Cobrador externo no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de funerárias
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de teleatendimento
    • Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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