Salário para o cargo de Representante de cobrança
CBO 4213-05 > Cobradores

Representante de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Representante de cobrança

Um Representante de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,20 e R$ 2.404,57, com a média salarial de R$ 1.358,99 e o salário mediana em R$ 1.178,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.358,99 16.307,91 339,75 6,26
1º Quartil 1.089,20 13.070,44 272,30 5,02
Salário Mediana 1.178,00 14.136,00 294,50 5,43
3º Quartil 1.833,83 22.005,97 458,46 8,45
Teto Salarial 2.404,57 28.854,89 601,14 11,08


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.278 - 3.928 2.037,94 1.277,53 1.805,25 3.243,40 3.928,50
Fortaleza - CE 1.045 - 1.556 1.110,73 1.045,00 1.045,00 1.284,94 1.556,35
Teresina - PI 1.093 - 1.560 1.189,17 1.092,54 1.188,87 1.288,27 1.560,39
Rio de Janeiro - RJ 1.130 - 1.580 1.197,27 1.130,18 1.177,72 1.304,14 1.579,62
Jundiaí - SP 1.190 - 1.490 1.199,84 1.189,55 1.189,76 1.230,30 1.490,17
Florianópolis - SC 1.240 - 1.995 1.504,59 1.239,78 1.629,37 1.646,77 1.994,62
Campinas - SP 1.390 - 1.784 1.420,11 1.389,70 1.401,00 1.473,04 1.784,19
Belém - PA 1.067 - 18.090 4.618,21 1.066,80 1.287,00 14.935,02 18.089,75
São José dos Campos - SP 1.194 - 1.974 1.323,74 1.193,80 1.218,75 1.629,50 1.973,70
Montes Claros - MG 1.015 - 1.553 1.119,85 1.014,97 1.094,37 1.282,23 1.553,07
Belo Horizonte - MG 1.102 - 2.890 1.423,04 1.101,89 1.110,00 2.386,32 2.890,38
São Luís - MA 1.073 - 1.600 1.187,08 1.072,87 1.194,65 1.321,21 1.600,29
Santa Cruz do Sul - RS 1.266 - 2.049 1.437,51 1.265,96 1.406,62 1.691,36 2.048,63
Ananindeua - PA 1.197 - 3.880 1.804,61 1.197,06 1.444,24 3.203,42 3.880,08
João Pessoa - PB 1.104 - 1.418 1.146,34 1.104,29 1.155,00 1.171,07 1.418,44
Marica - RJ 1.404 - 1.755 1.419,91 1.404,40 1.413,55 1.448,63 1.754,62
Imperatriz - MA 1.045 - 2.001 1.202,76 1.045,00 1.086,65 1.651,84 2.000,76
Santarém - PA 1.074 - 1.937 1.257,70 1.073,94 1.141,65 1.599,03 1.936,80
Campo Grande - MS 1.067 - 2.078 1.289,59 1.066,82 1.217,00 1.715,83 2.078,26
Jatai - GO 469 - 1.330 913,93 469,33 1.045,00 1.098,27 1.330,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 2.886 1.612,59 1.180,33 1.452,21 2.382,46 2.885,71
Minas Gerais 1.048 - 2.182 1.271,50 1.047,97 1.110,00 1.801,27 2.181,75
Maranhão 1.049 - 1.597 1.137,25 1.049,49 1.086,91 1.318,33 1.596,80
Pará 1.056 - 4.438 1.778,56 1.056,21 1.203,37 3.664,25 4.438,25
Ceará 1.044 - 1.535 1.113,50 1.044,40 1.059,60 1.267,66 1.535,43
Rio de Janeiro 1.148 - 1.967 1.321,44 1.147,97 1.200,00 1.623,92 1.966,94
Piauí 1.068 - 1.547 1.154,50 1.068,43 1.117,84 1.276,83 1.546,54
Goiás 951 - 1.771 1.144,91 950,52 1.100,00 1.462,49 1.771,42
Bahia 1.038 - 1.825 1.184,66 1.037,91 1.100,00 1.506,75 1.825,02
Rio Grande do Sul 1.156 - 2.543 1.481,67 1.156,23 1.344,00 2.099,21 2.542,63
Paraná 1.170 - 2.406 1.485,32 1.169,53 1.395,68 1.986,18 2.405,73
Mato Grosso 1.024 - 1.810 1.173,68 1.023,94 1.090,98 1.494,68 1.810,41
Santa Catarina 1.232 - 2.286 1.520,95 1.232,30 1.484,43 1.887,44 2.286,12
Mato Grosso do Sul 1.091 - 1.967 1.267,02 1.090,99 1.183,90 1.624,17 1.967,24
Paraíba 1.078 - 2.013 1.257,87 1.077,87 1.155,00 1.661,88 2.012,92
Tocantins 1.049 - 1.414 1.095,74 1.049,06 1.087,68 1.167,58 1.414,21
Pernambuco 1.046 - 2.490 1.330,82 1.046,17 1.107,50 2.056,01 2.490,30
Rondônia 1.106 - 1.803 1.229,81 1.105,83 1.178,00 1.488,96 1.803,47
Amazonas 1.081 - 1.804 1.214,23 1.081,27 1.152,07 1.489,79 1.804,48
Espírito Santo 1.105 - 1.766 1.217,80 1.105,18 1.143,93 1.458,12 1.766,11
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.401 1.075,06 1.045,00 1.045,00 1.156,92 1.401,30
Distrito Federal 1.122 - 2.016 1.387,91 1.121,83 1.393,03 1.664,63 2.016,25
Amapá 1.045 - 1.523 1.125,09 1.045,00 1.100,00 1.257,63 1.523,28
Roraima 1.059 - 1.873 1.172,22 1.059,00 1.065,00 1.546,24 1.872,85
Acre 1.070 - 1.966 1.217,35 1.069,65 1.128,30 1.622,74 1.965,51
Sergipe 1.045 - 1.846 1.179,58 1.045,00 1.093,00 1.523,83 1.845,71
Alagoas 1.057 - 2.478 1.308,82 1.056,67 1.100,00 2.046,20 2.478,42


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante de cobrança

Cobradores devem:

  • informar ao devedor;
  • preparar cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atualizar cadastro;

  • Atividades

    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • avaliar estado físico do bem;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • demonstrar polidez;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • lidar com conflitos;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • anexar documentos;
    • consultar instituições públicas;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • informar devedor sobre o débito;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar perseverança;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • operar sistema de telefonia;
    • emitir recibos;
    • transmitir confiança;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • notificar débito através de carta;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar ambição;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • demonstrar postura profissional;
    • demonstrar segurança;
    • contatar fiador ou avalista;
    • informar locais de pagamento;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • consultar instituições financeiras;
    • consultar informações cartográficas;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • demonstrar disciplina;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • registrar informações da negociação;
    • demonstrar objetividade;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • operar meios eletrônicos;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • demonstrar desinibição;
    • fechar negociações com devedor;
    • demonstrar dinamismo;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • localizar pagamento efetuado;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • definir estratégias de cobrança;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • agrupar documentos;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • identificar-se ao devedor;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • analisar razões da inadimplência;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;


    Setores que mais contratam Representante de cobrança no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de funerárias
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de teleatendimento
    • Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua