Salário para o cargo de Recuperador de crédito
CBO 4213-10 > Cobradores

Recuperador de crédito - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Recuperador de crédito

Um Recuperador de crédito trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.081,77 e R$ 2.211,64, com a média salarial de R$ 1.300,54 e o salário mediana em R$ 1.150,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recuperador de crédito

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.300,54 15.606,46 325,13 6,78
1º Quartil 1.081,77 12.981,25 270,44 5,64
Salário Mediana 1.150,00 13.800,00 287,50 5,99
3º Quartil 1.686,69 20.240,31 421,67 8,79
Teto Salarial 2.211,64 26.539,70 552,91 11,52


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 2.620 1.362,90 1.049,60 1.078,20 2.163,25 2.620,19
Fortaleza - CE 1.052 - 1.458 1.116,87 1.051,87 1.110,14 1.203,95 1.458,27
Curitiba - PR 1.061 - 1.948 1.245,03 1.060,75 1.156,86 1.608,41 1.948,15
Belo Horizonte - MG 1.074 - 1.789 1.200,33 1.074,06 1.134,65 1.476,80 1.788,74
Ribeirão Preto - SP 1.096 - 1.836 1.315,45 1.095,80 1.352,00 1.516,14 1.836,39
Araçatuba - SP 1.096 - 1.424 1.134,75 1.095,65 1.124,57 1.175,74 1.424,09
Joinville - SC 1.237 - 2.477 1.458,40 1.237,38 1.272,60 2.045,26 2.477,29
Natal - RN 1.177 - 1.507 1.206,74 1.177,14 1.202,90 1.244,08 1.506,86
Uberlândia - MG 1.045 - 1.600 1.122,96 1.045,00 1.045,00 1.320,93 1.599,95
Rio de Janeiro - RJ 1.083 - 3.217 1.572,25 1.082,88 1.300,00 2.656,22 3.217,30
Porto Alegre - RS 1.124 - 2.399 1.377,80 1.123,55 1.180,75 1.980,73 2.399,12
Anápolis - GO 1.100 - 1.453 1.124,78 1.099,54 1.100,00 1.199,91 1.453,36
Brasília - DF 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Santana de Parnaíba - SP 1.048 - 1.615 1.128,61 1.047,60 1.057,00 1.333,65 1.615,35
Goiânia - GO 1.084 - 2.400 1.403,60 1.084,30 1.260,39 1.981,20 2.399,69
Campinas - SP 1.045 - 2.721 1.429,00 1.045,00 1.197,26 2.246,09 2.720,53
Rio Verde - GO 1.070 - 1.371 1.090,48 1.070,44 1.080,00 1.131,63 1.370,67
Foz do Iguaçu - PR 1.141 - 1.575 1.193,85 1.141,22 1.156,86 1.300,60 1.575,33
São Bernardo do Campo - SP 1.052 - 2.143 1.261,86 1.051,64 1.125,54 1.769,54 2.143,32
Sorocaba - SP 1.051 - 1.610 1.131,36 1.050,73 1.050,83 1.329,61 1.610,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 2.419 1.341,55 1.049,25 1.142,00 1.997,12 2.418,98
Minas Gerais 1.046 - 1.785 1.186,64 1.046,15 1.105,04 1.473,69 1.784,98
Paraná 1.072 - 2.038 1.278,39 1.071,54 1.180,57 1.682,24 2.037,58
Ceará 1.052 - 1.470 1.119,04 1.051,57 1.110,14 1.213,47 1.469,79
Santa Catarina 1.174 - 2.422 1.434,18 1.173,70 1.272,60 1.999,41 2.421,75
Goiás 1.073 - 1.881 1.210,07 1.072,70 1.100,00 1.552,68 1.880,66
Rio Grande do Sul 1.135 - 2.452 1.420,48 1.134,99 1.261,75 2.024,69 2.452,36
Rio de Janeiro 1.080 - 3.074 1.538,11 1.080,11 1.284,00 2.538,29 3.074,45
Rio Grande do Norte 1.172 - 1.519 1.207,86 1.171,67 1.202,90 1.253,98 1.518,85
Distrito Federal 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Espírito Santo 1.045 - 1.867 1.195,91 1.045,00 1.100,00 1.541,39 1.866,98
Pernambuco 1.069 - 2.193 1.312,23 1.068,61 1.170,00 1.810,36 2.192,76
Mato Grosso 1.053 - 2.426 1.406,09 1.053,07 1.260,00 2.002,80 2.425,85
Maranhão 1.069 - 1.648 1.192,08 1.069,04 1.183,21 1.360,20 1.647,51
Bahia 1.039 - 2.350 1.329,28 1.038,85 1.130,00 1.940,46 2.350,34
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.958 1.284,61 1.085,62 1.238,00 1.616,35 1.957,77
Rondônia 1.046 - 1.793 1.186,41 1.045,73 1.128,00 1.479,94 1.792,55
Pará 1.097 - 2.190 1.344,99 1.097,23 1.226,00 1.808,04 2.189,95
Tocantins 1.061 - 1.785 1.197,69 1.060,90 1.130,31 1.473,81 1.785,13
Piauí 1.070 - 1.687 1.174,47 1.070,29 1.117,84 1.392,58 1.686,74
Amazonas 1.147 - 2.384 1.450,54 1.147,33 1.304,78 1.968,44 2.384,24
Paraíba 1.075 - 2.490 1.407,79 1.075,38 1.185,00 2.055,57 2.489,77
Alagoas 1.047 - 2.383 1.344,97 1.047,34 1.200,00 1.967,26 2.382,81
Sergipe 1.078 - 2.250 1.299,34 1.077,83 1.150,78 1.857,67 2.250,06
Acre 1.123 - 1.617 1.185,30 1.123,07 1.128,60 1.335,31 1.617,37
Amapá 1.045 - 1.803 1.192,67 1.045,00 1.087,94 1.488,24 1.802,60
Roraima 1.045 - 1.951 1.193,34 1.045,00 1.045,00 1.610,87 1.951,13


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recuperador de crédito

Cobradores devem:

  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar cobranças indevidas;
  • cobrar valores devidos;
  • atualizar cadastro;
  • informar ao devedor;
  • comunicar-se com devedor;

  • Atividades

    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • demonstrar postura profissional;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • localizar pagamento efetuado;
    • transmitir confiança;
    • informar locais de pagamento;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • contatar fiador ou avalista;
    • consultar instituições públicas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • fechar negociações com devedor;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • consultar instituições financeiras;
    • registrar informações da negociação;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • emitir recibos;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • demonstrar dinamismo;
    • notificar débito através de carta;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • lidar com conflitos;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar perseverança;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • agrupar documentos;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • avaliar estado físico do bem;
    • demonstrar disciplina;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • operar meios eletrônicos;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • consultar informações cartográficas;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • demonstrar desinibição;
    • informar devedor sobre o débito;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • analisar razões da inadimplência;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • identificar-se ao devedor;
    • demonstrar ambição;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • definir estratégias de cobrança;
    • anexar documentos;
    • demonstrar paciência;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • demonstrar polidez;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • operar sistema de telefonia;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;


    Setores que mais contratam Recuperador de crédito no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de livros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração de cartões de crédito
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: