Salário para o cargo de Consultor de cobrança
CBO 4213-05 > Cobradores

Consultor de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Consultor de cobrança

Um Consultor de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,20 e R$ 2.404,57, com a média salarial de R$ 1.358,99 e o salário mediana em R$ 1.178,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Consultor de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.358,99 16.307,91 339,75 6,26
1º Quartil 1.089,20 13.070,44 272,30 5,02
Salário Mediana 1.178,00 14.136,00 294,50 5,43
3º Quartil 1.833,83 22.005,97 458,46 8,45
Teto Salarial 2.404,57 28.854,89 601,14 11,08


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.278 - 3.928 2.037,94 1.277,53 1.805,25 3.243,40 3.928,50
Fortaleza - CE 1.045 - 1.556 1.110,73 1.045,00 1.045,00 1.284,94 1.556,35
Teresina - PI 1.093 - 1.560 1.189,17 1.092,54 1.188,87 1.288,27 1.560,39
Rio de Janeiro - RJ 1.130 - 1.580 1.197,27 1.130,18 1.177,72 1.304,14 1.579,62
Jundiaí - SP 1.190 - 1.490 1.199,84 1.189,55 1.189,76 1.230,30 1.490,17
Florianópolis - SC 1.240 - 1.995 1.504,59 1.239,78 1.629,37 1.646,77 1.994,62
Campinas - SP 1.390 - 1.784 1.420,11 1.389,70 1.401,00 1.473,04 1.784,19
Belém - PA 1.067 - 18.090 4.618,21 1.066,80 1.287,00 14.935,02 18.089,75
São José dos Campos - SP 1.194 - 1.974 1.323,74 1.193,80 1.218,75 1.629,50 1.973,70
Montes Claros - MG 1.015 - 1.553 1.119,85 1.014,97 1.094,37 1.282,23 1.553,07
Belo Horizonte - MG 1.102 - 2.890 1.423,04 1.101,89 1.110,00 2.386,32 2.890,38
São Luís - MA 1.073 - 1.600 1.187,08 1.072,87 1.194,65 1.321,21 1.600,29
Santa Cruz do Sul - RS 1.266 - 2.049 1.437,51 1.265,96 1.406,62 1.691,36 2.048,63
Ananindeua - PA 1.197 - 3.880 1.804,61 1.197,06 1.444,24 3.203,42 3.880,08
João Pessoa - PB 1.104 - 1.418 1.146,34 1.104,29 1.155,00 1.171,07 1.418,44
Marica - RJ 1.404 - 1.755 1.419,91 1.404,40 1.413,55 1.448,63 1.754,62
Imperatriz - MA 1.045 - 2.001 1.202,76 1.045,00 1.086,65 1.651,84 2.000,76
Santarém - PA 1.074 - 1.937 1.257,70 1.073,94 1.141,65 1.599,03 1.936,80
Campo Grande - MS 1.067 - 2.078 1.289,59 1.066,82 1.217,00 1.715,83 2.078,26
Jatai - GO 469 - 1.330 913,93 469,33 1.045,00 1.098,27 1.330,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 2.886 1.612,59 1.180,33 1.452,21 2.382,46 2.885,71
Minas Gerais 1.048 - 2.182 1.271,50 1.047,97 1.110,00 1.801,27 2.181,75
Maranhão 1.049 - 1.597 1.137,25 1.049,49 1.086,91 1.318,33 1.596,80
Pará 1.056 - 4.438 1.778,56 1.056,21 1.203,37 3.664,25 4.438,25
Ceará 1.044 - 1.535 1.113,50 1.044,40 1.059,60 1.267,66 1.535,43
Rio de Janeiro 1.148 - 1.967 1.321,44 1.147,97 1.200,00 1.623,92 1.966,94
Piauí 1.068 - 1.547 1.154,50 1.068,43 1.117,84 1.276,83 1.546,54
Goiás 951 - 1.771 1.144,91 950,52 1.100,00 1.462,49 1.771,42
Bahia 1.038 - 1.825 1.184,66 1.037,91 1.100,00 1.506,75 1.825,02
Rio Grande do Sul 1.156 - 2.543 1.481,67 1.156,23 1.344,00 2.099,21 2.542,63
Paraná 1.170 - 2.406 1.485,32 1.169,53 1.395,68 1.986,18 2.405,73
Mato Grosso 1.024 - 1.810 1.173,68 1.023,94 1.090,98 1.494,68 1.810,41
Santa Catarina 1.232 - 2.286 1.520,95 1.232,30 1.484,43 1.887,44 2.286,12
Mato Grosso do Sul 1.091 - 1.967 1.267,02 1.090,99 1.183,90 1.624,17 1.967,24
Paraíba 1.078 - 2.013 1.257,87 1.077,87 1.155,00 1.661,88 2.012,92
Tocantins 1.049 - 1.414 1.095,74 1.049,06 1.087,68 1.167,58 1.414,21
Pernambuco 1.046 - 2.490 1.330,82 1.046,17 1.107,50 2.056,01 2.490,30
Rondônia 1.106 - 1.803 1.229,81 1.105,83 1.178,00 1.488,96 1.803,47
Amazonas 1.081 - 1.804 1.214,23 1.081,27 1.152,07 1.489,79 1.804,48
Espírito Santo 1.105 - 1.766 1.217,80 1.105,18 1.143,93 1.458,12 1.766,11
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.401 1.075,06 1.045,00 1.045,00 1.156,92 1.401,30
Distrito Federal 1.122 - 2.016 1.387,91 1.121,83 1.393,03 1.664,63 2.016,25
Amapá 1.045 - 1.523 1.125,09 1.045,00 1.100,00 1.257,63 1.523,28
Roraima 1.059 - 1.873 1.172,22 1.059,00 1.065,00 1.546,24 1.872,85
Acre 1.070 - 1.966 1.217,35 1.069,65 1.128,30 1.622,74 1.965,51
Sergipe 1.045 - 1.846 1.179,58 1.045,00 1.093,00 1.523,83 1.845,71
Alagoas 1.057 - 2.478 1.308,82 1.056,67 1.100,00 2.046,20 2.478,42


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Consultor de cobrança

Cobradores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar cobrança;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • comunicar-se com devedor;
  • atualizar cadastro;

  • Atividades

    • demonstrar postura profissional;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • agrupar documentos;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • operar meios eletrônicos;
    • demonstrar polidez;
    • fechar negociações com devedor;
    • informar devedor sobre o débito;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • consultar informações cartográficas;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • lidar com conflitos;
    • demonstrar perseverança;
    • localizar pagamento efetuado;
    • transmitir confiança;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • demonstrar objetividade;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • identificar-se ao devedor;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • informar locais de pagamento;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • avaliar estado físico do bem;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • demonstrar segurança;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • demonstrar dinamismo;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • emitir recibos;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • analisar razões da inadimplência;
    • anexar documentos;
    • demonstrar desinibição;
    • definir estratégias de cobrança;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • demonstrar paciência;
    • consultar instituições financeiras;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • registrar informações da negociação;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • demonstrar ambição;
    • contatar fiador ou avalista;
    • consultar instituições públicas;
    • notificar débito através de carta;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • operar sistema de telefonia;
    • demonstrar disciplina;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;


    Setores que mais contratam Consultor de cobrança no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de funerárias
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de teleatendimento
    • Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor