Salário para o cargo de Consultor de cobrança
CBO 4213-05 > Cobradores

Consultor de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Consultor de cobrança

Um Consultor de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.050,63 e R$ 2.620,39, com a média salarial de R$ 1.358,99 e o salário mediana em R$ 1.178,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Consultor de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.358,99 16.307,91 339,75 6,26
1º Quartil 1.050,63 12.607,56 262,66 4,84
Salário Mediana 1.178,00 14.136,00 294,50 5,43
3º Quartil 1.998,42 23.981,08 499,61 9,21
Teto Salarial 2.620,39 31.444,71 655,10 12,07


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.278 - 3.928 2.037,94 1.277,53 1.805,25 3.243,40 3.928,50
Fortaleza - CE 1.045 - 1.556 1.110,73 1.045,00 1.045,00 1.284,94 1.556,35
Teresina - PI 1.093 - 1.560 1.189,17 1.092,54 1.188,87 1.288,27 1.560,39
Rio de Janeiro - RJ 1.130 - 1.580 1.197,27 1.130,18 1.177,72 1.304,14 1.579,62
Jundiaí - SP 1.190 - 1.490 1.199,84 1.189,55 1.189,76 1.230,30 1.490,17
Florianópolis - SC 1.240 - 1.995 1.504,59 1.239,78 1.629,37 1.646,77 1.994,62
Campinas - SP 1.390 - 1.784 1.420,11 1.389,70 1.401,00 1.473,04 1.784,19
Belém - PA 1.067 - 18.090 4.618,21 1.066,80 1.287,00 14.935,02 18.089,75
São José dos Campos - SP 1.194 - 1.974 1.323,74 1.193,80 1.218,75 1.629,50 1.973,70
Montes Claros - MG 1.015 - 1.553 1.119,85 1.014,97 1.094,37 1.282,23 1.553,07
Belo Horizonte - MG 1.102 - 2.890 1.423,04 1.101,89 1.110,00 2.386,32 2.890,38
São Luís - MA 1.073 - 1.600 1.187,08 1.072,87 1.194,65 1.321,21 1.600,29
Santa Cruz do Sul - RS 1.266 - 2.049 1.437,51 1.265,96 1.406,62 1.691,36 2.048,63
Ananindeua - PA 1.197 - 3.880 1.804,61 1.197,06 1.444,24 3.203,42 3.880,08
João Pessoa - PB 1.104 - 1.418 1.146,34 1.104,29 1.155,00 1.171,07 1.418,44
Marica - RJ 1.404 - 1.755 1.419,91 1.404,40 1.413,55 1.448,63 1.754,62
Imperatriz - MA 1.045 - 2.001 1.202,76 1.045,00 1.086,65 1.651,84 2.000,76
Santarém - PA 1.074 - 1.937 1.257,70 1.073,94 1.141,65 1.599,03 1.936,80
Campo Grande - MS 1.067 - 2.078 1.289,59 1.066,82 1.217,00 1.715,83 2.078,26
Jatai - GO 469 - 1.330 913,93 469,33 1.045,00 1.098,27 1.330,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 2.886 1.612,59 1.180,33 1.452,21 2.382,46 2.885,71
Minas Gerais 1.048 - 2.182 1.271,50 1.047,97 1.110,00 1.801,27 2.181,75
Maranhão 1.049 - 1.597 1.137,25 1.049,49 1.086,91 1.318,33 1.596,80
Pará 1.056 - 4.438 1.778,56 1.056,21 1.203,37 3.664,25 4.438,25
Ceará 1.044 - 1.535 1.113,50 1.044,40 1.059,60 1.267,66 1.535,43
Rio de Janeiro 1.148 - 1.967 1.321,44 1.147,97 1.200,00 1.623,92 1.966,94
Piauí 1.068 - 1.547 1.154,50 1.068,43 1.117,84 1.276,83 1.546,54
Goiás 951 - 1.771 1.144,91 950,52 1.100,00 1.462,49 1.771,42
Bahia 1.038 - 1.825 1.184,66 1.037,91 1.100,00 1.506,75 1.825,02
Rio Grande do Sul 1.156 - 2.543 1.481,67 1.156,23 1.344,00 2.099,21 2.542,63
Paraná 1.170 - 2.406 1.485,32 1.169,53 1.395,68 1.986,18 2.405,73
Mato Grosso 1.024 - 1.810 1.173,68 1.023,94 1.090,98 1.494,68 1.810,41
Santa Catarina 1.232 - 2.286 1.520,95 1.232,30 1.484,43 1.887,44 2.286,12
Mato Grosso do Sul 1.091 - 1.967 1.267,02 1.090,99 1.183,90 1.624,17 1.967,24
Paraíba 1.078 - 2.013 1.257,87 1.077,87 1.155,00 1.661,88 2.012,92
Tocantins 1.049 - 1.414 1.095,74 1.049,06 1.087,68 1.167,58 1.414,21
Pernambuco 1.046 - 2.490 1.330,82 1.046,17 1.107,50 2.056,01 2.490,30
Rondônia 1.106 - 1.803 1.229,81 1.105,83 1.178,00 1.488,96 1.803,47
Espírito Santo 1.105 - 1.766 1.217,80 1.105,18 1.143,93 1.458,12 1.766,11
Amazonas 1.081 - 1.804 1.214,23 1.081,27 1.152,07 1.489,79 1.804,48
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.401 1.075,06 1.045,00 1.045,00 1.156,92 1.401,30
Distrito Federal 1.122 - 2.016 1.387,91 1.121,83 1.393,03 1.664,63 2.016,25
Amapá 1.045 - 1.523 1.125,09 1.045,00 1.100,00 1.257,63 1.523,28
Acre 1.070 - 1.966 1.217,35 1.069,65 1.128,30 1.622,74 1.965,51
Roraima 1.059 - 1.873 1.172,22 1.059,00 1.065,00 1.546,24 1.872,85
Sergipe 1.045 - 1.846 1.179,58 1.045,00 1.093,00 1.523,83 1.845,71
Alagoas 1.057 - 2.478 1.308,82 1.056,67 1.100,00 2.046,20 2.478,42


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Consultor de cobrança

Cobradores devem:

  • informar ao devedor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • identificar cobranças indevidas;
  • preparar cobrança;
  • atualizar cadastro;

  • Atividades

    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar dinamismo;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • consultar informações cartográficas;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • fechar negociações com devedor;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • definir estratégias de cobrança;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • transmitir confiança;
    • demonstrar desinibição;
    • anexar documentos;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • informar devedor sobre o débito;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • operar meios eletrônicos;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • identificar-se ao devedor;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • agrupar documentos;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar paciência;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • demonstrar disciplina;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • informar locais de pagamento;
    • registrar informações da negociação;
    • notificar débito através de carta;
    • consultar instituições públicas;
    • consultar instituições financeiras;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • demonstrar ambição;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • analisar razões da inadimplência;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • demonstrar perseverança;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • contatar fiador ou avalista;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • demonstrar postura profissional;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • lidar com conflitos;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar objetividade;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • emitir recibos;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • operar sistema de telefonia;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • avaliar estado físico do bem;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • demonstrar polidez;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • localizar pagamento efetuado;


    Setores que mais contratam Consultor de cobrança no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de funerárias
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de teleatendimento
    • Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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