Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Monitor de cobrança

Um Monitor de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.081,77 e R$ 2.211,64, com a média salarial de R$ 1.300,54 e o salário mediana em R$ 1.150,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Monitor de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.300,54 15.606,46 325,13 6,78
1º Quartil 1.081,77 12.981,25 270,44 5,64
Salário Mediana 1.150,00 13.800,00 287,50 5,99
3º Quartil 1.686,69 20.240,31 421,67 8,79
Teto Salarial 2.211,64 26.539,70 552,91 11,52


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 2.620 1.362,90 1.049,60 1.078,20 2.163,25 2.620,19
Fortaleza - CE 1.052 - 1.458 1.116,87 1.051,87 1.110,14 1.203,95 1.458,27
Curitiba - PR 1.061 - 1.948 1.245,03 1.060,75 1.156,86 1.608,41 1.948,15
Belo Horizonte - MG 1.074 - 1.789 1.200,33 1.074,06 1.134,65 1.476,80 1.788,74
Ribeirão Preto - SP 1.096 - 1.836 1.315,45 1.095,80 1.352,00 1.516,14 1.836,39
Araçatuba - SP 1.096 - 1.424 1.134,75 1.095,65 1.124,57 1.175,74 1.424,09
Joinville - SC 1.237 - 2.477 1.458,40 1.237,38 1.272,60 2.045,26 2.477,29
Natal - RN 1.177 - 1.507 1.206,74 1.177,14 1.202,90 1.244,08 1.506,86
Uberlândia - MG 1.045 - 1.600 1.122,96 1.045,00 1.045,00 1.320,93 1.599,95
Rio de Janeiro - RJ 1.083 - 3.217 1.572,25 1.082,88 1.300,00 2.656,22 3.217,30
Porto Alegre - RS 1.124 - 2.399 1.377,80 1.123,55 1.180,75 1.980,73 2.399,12
Anápolis - GO 1.100 - 1.453 1.124,78 1.099,54 1.100,00 1.199,91 1.453,36
Brasília - DF 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Santana de Parnaíba - SP 1.048 - 1.615 1.128,61 1.047,60 1.057,00 1.333,65 1.615,35
Goiânia - GO 1.084 - 2.400 1.403,60 1.084,30 1.260,39 1.981,20 2.399,69
Campinas - SP 1.045 - 2.721 1.429,00 1.045,00 1.197,26 2.246,09 2.720,53
Rio Verde - GO 1.070 - 1.371 1.090,48 1.070,44 1.080,00 1.131,63 1.370,67
Foz do Iguaçu - PR 1.141 - 1.575 1.193,85 1.141,22 1.156,86 1.300,60 1.575,33
São Bernardo do Campo - SP 1.052 - 2.143 1.261,86 1.051,64 1.125,54 1.769,54 2.143,32
Sorocaba - SP 1.051 - 1.610 1.131,36 1.050,73 1.050,83 1.329,61 1.610,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 2.419 1.341,55 1.049,25 1.142,00 1.997,12 2.418,98
Minas Gerais 1.046 - 1.785 1.186,64 1.046,15 1.105,04 1.473,69 1.784,98
Paraná 1.072 - 2.038 1.278,39 1.071,54 1.180,57 1.682,24 2.037,58
Ceará 1.052 - 1.470 1.119,04 1.051,57 1.110,14 1.213,47 1.469,79
Santa Catarina 1.174 - 2.422 1.434,18 1.173,70 1.272,60 1.999,41 2.421,75
Goiás 1.073 - 1.881 1.210,07 1.072,70 1.100,00 1.552,68 1.880,66
Rio Grande do Sul 1.135 - 2.452 1.420,48 1.134,99 1.261,75 2.024,69 2.452,36
Rio de Janeiro 1.080 - 3.074 1.538,11 1.080,11 1.284,00 2.538,29 3.074,45
Rio Grande do Norte 1.172 - 1.519 1.207,86 1.171,67 1.202,90 1.253,98 1.518,85
Distrito Federal 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Espírito Santo 1.045 - 1.867 1.195,91 1.045,00 1.100,00 1.541,39 1.866,98
Pernambuco 1.069 - 2.193 1.312,23 1.068,61 1.170,00 1.810,36 2.192,76
Mato Grosso 1.053 - 2.426 1.406,09 1.053,07 1.260,00 2.002,80 2.425,85
Maranhão 1.069 - 1.648 1.192,08 1.069,04 1.183,21 1.360,20 1.647,51
Bahia 1.039 - 2.350 1.329,28 1.038,85 1.130,00 1.940,46 2.350,34
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.958 1.284,61 1.085,62 1.238,00 1.616,35 1.957,77
Rondônia 1.046 - 1.793 1.186,41 1.045,73 1.128,00 1.479,94 1.792,55
Pará 1.097 - 2.190 1.344,99 1.097,23 1.226,00 1.808,04 2.189,95
Tocantins 1.061 - 1.785 1.197,69 1.060,90 1.130,31 1.473,81 1.785,13
Piauí 1.070 - 1.687 1.174,47 1.070,29 1.117,84 1.392,58 1.686,74
Amazonas 1.147 - 2.384 1.450,54 1.147,33 1.304,78 1.968,44 2.384,24
Paraíba 1.075 - 2.490 1.407,79 1.075,38 1.185,00 2.055,57 2.489,77
Alagoas 1.047 - 2.383 1.344,97 1.047,34 1.200,00 1.967,26 2.382,81
Sergipe 1.078 - 2.250 1.299,34 1.077,83 1.150,78 1.857,67 2.250,06
Acre 1.123 - 1.617 1.185,30 1.123,07 1.128,60 1.335,31 1.617,37
Amapá 1.045 - 1.803 1.192,67 1.045,00 1.087,94 1.488,24 1.802,60
Roraima 1.045 - 1.951 1.193,34 1.045,00 1.045,00 1.610,87 1.951,13


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • comunicar-se com devedor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • informar ao devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;
  • atualizar cadastro;
  • cobrar valores devidos;

  • Atividades

    • verificar situação financeira do devedor;
    • demonstrar paciência;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • demonstrar segurança;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • demonstrar dinamismo;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • consultar informações cartográficas;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar postura profissional;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • demonstrar polidez;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • fechar negociações com devedor;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • informar devedor sobre o débito;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • contatar fiador ou avalista;
    • lidar com conflitos;
    • operar sistema de telefonia;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • informar locais de pagamento;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • localizar pagamento efetuado;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • transmitir confiança;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • demonstrar desinibição;
    • registrar informações da negociação;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • anexar documentos;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • emitir recibos;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • operar meios eletrônicos;
    • avaliar estado físico do bem;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • identificar-se ao devedor;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • demonstrar disciplina;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • consultar instituições públicas;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • definir estratégias de cobrança;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • analisar razões da inadimplência;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • demonstrar perseverança;
    • agrupar documentos;
    • notificar débito através de carta;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • demonstrar ambição;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • consultar instituições financeiras;


    Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de livros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração de cartões de crédito
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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