Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • informar ao devedor;
  • preparar cobrança;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • atualizar cadastro;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar cobranças indevidas;
  • cobrar valores devidos;
  • comunicar-se com devedor;

Atividades

  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • demonstrar perseverança;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • definir estratégias de cobrança;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • demonstrar objetividade;
  • contatar fiador ou avalista;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • registrar informações da negociação;
  • demonstrar postura profissional;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • informar locais de pagamento;
  • demonstrar ambição;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • transmitir confiança;
  • fechar negociações com devedor;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar desinibição;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • emitir recibos;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • notificar débito através de carta;
  • informar devedor sobre o débito;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • operar sistema de telefonia;
  • demonstrar paciência;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar dinamismo;
  • identificar-se ao devedor;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • localizar pagamento efetuado;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • anexar documentos;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar segurança;
  • lidar com conflitos;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • operar meios eletrônicos;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • demonstrar disciplina;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • analisar razões da inadimplência;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • demonstrar polidez;


Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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