Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • comunicar-se com devedor;
  • informar ao devedor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar cobranças indevidas;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • atualizar cadastro;
  • preparar cobrança;

Atividades

  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • definir estratégias de cobrança;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • localizar pagamento efetuado;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • emitir recibos;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • anexar documentos;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • demonstrar postura profissional;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • demonstrar disciplina;
  • notificar débito através de carta;
  • demonstrar perseverança;
  • registrar informações da negociação;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • demonstrar ambição;
  • demonstrar paciência;
  • contatar fiador ou avalista;
  • informar devedor sobre o débito;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • demonstrar polidez;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • demonstrar objetividade;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • fechar negociações com devedor;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • operar meios eletrônicos;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • demonstrar segurança;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • operar sistema de telefonia;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • transmitir confiança;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • informar locais de pagamento;
  • identificar-se ao devedor;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • analisar razões da inadimplência;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • demonstrar desinibição;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • demonstrar capacidade de observação;


Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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