Salário para o cargo de Monitor de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Monitor de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Monitor de cobrança

Um Monitor de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.052,52 e R$ 2.400,15, com a média salarial de R$ 1.300,54 e o salário mediana em R$ 1.150,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Monitor de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.300,54 15.606,46 325,13 6,78
1º Quartil 1.052,52 12.630,27 263,13 5,48
Salário Mediana 1.150,00 13.800,00 287,50 5,99
3º Quartil 1.830,46 21.965,49 457,61 9,54
Teto Salarial 2.400,15 28.801,81 600,04 12,51


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 2.620 1.362,90 1.049,60 1.078,20 2.163,25 2.620,19
Fortaleza - CE 1.052 - 1.458 1.116,87 1.051,87 1.110,14 1.203,95 1.458,27
Curitiba - PR 1.061 - 1.948 1.245,03 1.060,75 1.156,86 1.608,41 1.948,15
Belo Horizonte - MG 1.074 - 1.789 1.200,33 1.074,06 1.134,65 1.476,80 1.788,74
Ribeirão Preto - SP 1.096 - 1.836 1.315,45 1.095,80 1.352,00 1.516,14 1.836,39
Araçatuba - SP 1.096 - 1.424 1.134,75 1.095,65 1.124,57 1.175,74 1.424,09
Joinville - SC 1.237 - 2.477 1.458,40 1.237,38 1.272,60 2.045,26 2.477,29
Natal - RN 1.177 - 1.507 1.206,74 1.177,14 1.202,90 1.244,08 1.506,86
Uberlândia - MG 1.045 - 1.600 1.122,96 1.045,00 1.045,00 1.320,93 1.599,95
Rio de Janeiro - RJ 1.083 - 3.217 1.572,25 1.082,88 1.300,00 2.656,22 3.217,30
Porto Alegre - RS 1.124 - 2.399 1.377,80 1.123,55 1.180,75 1.980,73 2.399,12
Anápolis - GO 1.100 - 1.453 1.124,78 1.099,54 1.100,00 1.199,91 1.453,36
Brasília - DF 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Santana de Parnaíba - SP 1.048 - 1.615 1.128,61 1.047,60 1.057,00 1.333,65 1.615,35
Goiânia - GO 1.084 - 2.400 1.403,60 1.084,30 1.260,39 1.981,20 2.399,69
Campinas - SP 1.045 - 2.721 1.429,00 1.045,00 1.197,26 2.246,09 2.720,53
Rio Verde - GO 1.070 - 1.371 1.090,48 1.070,44 1.080,00 1.131,63 1.370,67
Foz do Iguaçu - PR 1.141 - 1.575 1.193,85 1.141,22 1.156,86 1.300,60 1.575,33
São Bernardo do Campo - SP 1.052 - 2.143 1.261,86 1.051,64 1.125,54 1.769,54 2.143,32
Sorocaba - SP 1.051 - 1.610 1.131,36 1.050,73 1.050,83 1.329,61 1.610,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 2.419 1.341,55 1.049,25 1.142,00 1.997,12 2.418,98
Minas Gerais 1.046 - 1.785 1.186,64 1.046,15 1.105,04 1.473,69 1.784,98
Paraná 1.072 - 2.038 1.278,39 1.071,54 1.180,57 1.682,24 2.037,58
Ceará 1.052 - 1.470 1.119,04 1.051,57 1.110,14 1.213,47 1.469,79
Santa Catarina 1.174 - 2.422 1.434,18 1.173,70 1.272,60 1.999,41 2.421,75
Goiás 1.073 - 1.881 1.210,07 1.072,70 1.100,00 1.552,68 1.880,66
Rio Grande do Sul 1.135 - 2.452 1.420,48 1.134,99 1.261,75 2.024,69 2.452,36
Rio de Janeiro 1.080 - 3.074 1.538,11 1.080,11 1.284,00 2.538,29 3.074,45
Rio Grande do Norte 1.172 - 1.519 1.207,86 1.171,67 1.202,90 1.253,98 1.518,85
Distrito Federal 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Espírito Santo 1.045 - 1.867 1.195,91 1.045,00 1.100,00 1.541,39 1.866,98
Pernambuco 1.069 - 2.193 1.312,23 1.068,61 1.170,00 1.810,36 2.192,76
Mato Grosso 1.053 - 2.426 1.406,09 1.053,07 1.260,00 2.002,80 2.425,85
Maranhão 1.069 - 1.648 1.192,08 1.069,04 1.183,21 1.360,20 1.647,51
Bahia 1.039 - 2.350 1.329,28 1.038,85 1.130,00 1.940,46 2.350,34
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.958 1.284,61 1.085,62 1.238,00 1.616,35 1.957,77
Rondônia 1.046 - 1.793 1.186,41 1.045,73 1.128,00 1.479,94 1.792,55
Pará 1.097 - 2.190 1.344,99 1.097,23 1.226,00 1.808,04 2.189,95
Tocantins 1.061 - 1.785 1.197,69 1.060,90 1.130,31 1.473,81 1.785,13
Piauí 1.070 - 1.687 1.174,47 1.070,29 1.117,84 1.392,58 1.686,74
Amazonas 1.147 - 2.384 1.450,54 1.147,33 1.304,78 1.968,44 2.384,24
Paraíba 1.075 - 2.490 1.407,79 1.075,38 1.185,00 2.055,57 2.489,77
Alagoas 1.047 - 2.383 1.344,97 1.047,34 1.200,00 1.967,26 2.382,81
Sergipe 1.078 - 2.250 1.299,34 1.077,83 1.150,78 1.857,67 2.250,06
Acre 1.123 - 1.617 1.185,30 1.123,07 1.128,60 1.335,31 1.617,37
Amapá 1.045 - 1.803 1.192,67 1.045,00 1.087,94 1.488,24 1.802,60
Roraima 1.045 - 1.951 1.193,34 1.045,00 1.045,00 1.610,87 1.951,13


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de cobrança

Cobradores devem:

  • identificar cobranças indevidas;
  • informar ao devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • preparar cobrança;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atualizar cadastro;
  • comunicar-se com devedor;

  • Atividades

    • anexar documentos;
    • demonstrar postura profissional;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • informar devedor sobre o débito;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • consultar instituições públicas;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • operar sistema de telefonia;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • demonstrar desinibição;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • demonstrar objetividade;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • demonstrar segurança;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • demonstrar disciplina;
    • lidar com conflitos;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • avaliar estado físico do bem;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • fechar negociações com devedor;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar polidez;
    • analisar razões da inadimplência;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • definir estratégias de cobrança;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • registrar informações da negociação;
    • informar locais de pagamento;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • operar meios eletrônicos;
    • localizar pagamento efetuado;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar dinamismo;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • demonstrar paciência;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • transmitir confiança;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • consultar informações cartográficas;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • contatar fiador ou avalista;
    • identificar-se ao devedor;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • demonstrar perseverança;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • consultar instituições financeiras;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • demonstrar ambição;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • notificar débito através de carta;
    • emitir recibos;
    • agrupar documentos;


    Setores que mais contratam Monitor de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de livros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração de cartões de crédito
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue