Salário para o cargo de Operador de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Operador de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Operador de cobrança

Um Operador de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.052,52 e R$ 2.400,15, com a média salarial de R$ 1.300,54 e o salário mediana em R$ 1.150,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.300,54 15.606,46 325,13 6,78
1º Quartil 1.052,52 12.630,27 263,13 5,48
Salário Mediana 1.150,00 13.800,00 287,50 5,99
3º Quartil 1.830,46 21.965,49 457,61 9,54
Teto Salarial 2.400,15 28.801,81 600,04 12,51


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 2.620 1.362,90 1.049,60 1.078,20 2.163,25 2.620,19
Fortaleza - CE 1.052 - 1.458 1.116,87 1.051,87 1.110,14 1.203,95 1.458,27
Curitiba - PR 1.061 - 1.948 1.245,03 1.060,75 1.156,86 1.608,41 1.948,15
Belo Horizonte - MG 1.074 - 1.789 1.200,33 1.074,06 1.134,65 1.476,80 1.788,74
Ribeirão Preto - SP 1.096 - 1.836 1.315,45 1.095,80 1.352,00 1.516,14 1.836,39
Araçatuba - SP 1.096 - 1.424 1.134,75 1.095,65 1.124,57 1.175,74 1.424,09
Joinville - SC 1.237 - 2.477 1.458,40 1.237,38 1.272,60 2.045,26 2.477,29
Natal - RN 1.177 - 1.507 1.206,74 1.177,14 1.202,90 1.244,08 1.506,86
Uberlândia - MG 1.045 - 1.600 1.122,96 1.045,00 1.045,00 1.320,93 1.599,95
Rio de Janeiro - RJ 1.083 - 3.217 1.572,25 1.082,88 1.300,00 2.656,22 3.217,30
Porto Alegre - RS 1.124 - 2.399 1.377,80 1.123,55 1.180,75 1.980,73 2.399,12
Anápolis - GO 1.100 - 1.453 1.124,78 1.099,54 1.100,00 1.199,91 1.453,36
Brasília - DF 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Santana de Parnaíba - SP 1.048 - 1.615 1.128,61 1.047,60 1.057,00 1.333,65 1.615,35
Goiânia - GO 1.084 - 2.400 1.403,60 1.084,30 1.260,39 1.981,20 2.399,69
Campinas - SP 1.045 - 2.721 1.429,00 1.045,00 1.197,26 2.246,09 2.720,53
Rio Verde - GO 1.070 - 1.371 1.090,48 1.070,44 1.080,00 1.131,63 1.370,67
Foz do Iguaçu - PR 1.141 - 1.575 1.193,85 1.141,22 1.156,86 1.300,60 1.575,33
São Bernardo do Campo - SP 1.052 - 2.143 1.261,86 1.051,64 1.125,54 1.769,54 2.143,32
Sorocaba - SP 1.051 - 1.610 1.131,36 1.050,73 1.050,83 1.329,61 1.610,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 2.419 1.341,55 1.049,25 1.142,00 1.997,12 2.418,98
Minas Gerais 1.046 - 1.785 1.186,64 1.046,15 1.105,04 1.473,69 1.784,98
Paraná 1.072 - 2.038 1.278,39 1.071,54 1.180,57 1.682,24 2.037,58
Ceará 1.052 - 1.470 1.119,04 1.051,57 1.110,14 1.213,47 1.469,79
Santa Catarina 1.174 - 2.422 1.434,18 1.173,70 1.272,60 1.999,41 2.421,75
Goiás 1.073 - 1.881 1.210,07 1.072,70 1.100,00 1.552,68 1.880,66
Rio Grande do Sul 1.135 - 2.452 1.420,48 1.134,99 1.261,75 2.024,69 2.452,36
Rio de Janeiro 1.080 - 3.074 1.538,11 1.080,11 1.284,00 2.538,29 3.074,45
Rio Grande do Norte 1.172 - 1.519 1.207,86 1.171,67 1.202,90 1.253,98 1.518,85
Distrito Federal 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Espírito Santo 1.045 - 1.867 1.195,91 1.045,00 1.100,00 1.541,39 1.866,98
Pernambuco 1.069 - 2.193 1.312,23 1.068,61 1.170,00 1.810,36 2.192,76
Mato Grosso 1.053 - 2.426 1.406,09 1.053,07 1.260,00 2.002,80 2.425,85
Maranhão 1.069 - 1.648 1.192,08 1.069,04 1.183,21 1.360,20 1.647,51
Bahia 1.039 - 2.350 1.329,28 1.038,85 1.130,00 1.940,46 2.350,34
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.958 1.284,61 1.085,62 1.238,00 1.616,35 1.957,77
Rondônia 1.046 - 1.793 1.186,41 1.045,73 1.128,00 1.479,94 1.792,55
Pará 1.097 - 2.190 1.344,99 1.097,23 1.226,00 1.808,04 2.189,95
Tocantins 1.061 - 1.785 1.197,69 1.060,90 1.130,31 1.473,81 1.785,13
Piauí 1.070 - 1.687 1.174,47 1.070,29 1.117,84 1.392,58 1.686,74
Amazonas 1.147 - 2.384 1.450,54 1.147,33 1.304,78 1.968,44 2.384,24
Paraíba 1.075 - 2.490 1.407,79 1.075,38 1.185,00 2.055,57 2.489,77
Alagoas 1.047 - 2.383 1.344,97 1.047,34 1.200,00 1.967,26 2.382,81
Sergipe 1.078 - 2.250 1.299,34 1.077,83 1.150,78 1.857,67 2.250,06
Acre 1.123 - 1.617 1.185,30 1.123,07 1.128,60 1.335,31 1.617,37
Amapá 1.045 - 1.803 1.192,67 1.045,00 1.087,94 1.488,24 1.802,60
Roraima 1.045 - 1.951 1.193,34 1.045,00 1.045,00 1.610,87 1.951,13


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de cobrança

Cobradores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar valores devidos;
  • comunicar-se com devedor;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;
  • preparar cobrança;
  • atualizar cadastro;
  • informar ao devedor;

  • Atividades

    • demonstrar polidez;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir estratégias de cobrança;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • notificar débito através de carta;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • demonstrar desinibição;
    • demonstrar postura profissional;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • consultar instituições financeiras;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • operar sistema de telefonia;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • agrupar documentos;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • operar meios eletrônicos;
    • informar devedor sobre o débito;
    • consultar informações cartográficas;
    • emitir recibos;
    • demonstrar paciência;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar dinamismo;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • anexar documentos;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • analisar razões da inadimplência;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • demonstrar perseverança;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • fechar negociações com devedor;
    • transmitir confiança;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • identificar-se ao devedor;
    • demonstrar disciplina;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • lidar com conflitos;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • contatar fiador ou avalista;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • informar locais de pagamento;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • demonstrar segurança;
    • consultar instituições públicas;
    • localizar pagamento efetuado;
    • avaliar estado físico do bem;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar ambição;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • registrar informações da negociação;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;


    Setores que mais contratam Operador de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de livros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração de cartões de crédito
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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