Salário para o cargo de Recuperador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Recuperador interno - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Recuperador interno

Um Recuperador interno trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.052,52 e R$ 2.400,15, com a média salarial de R$ 1.300,54 e o salário mediana em R$ 1.150,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recuperador interno

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.300,54 15.606,46 325,13 6,78
1º Quartil 1.052,52 12.630,27 263,13 5,48
Salário Mediana 1.150,00 13.800,00 287,50 5,99
3º Quartil 1.830,46 21.965,49 457,61 9,54
Teto Salarial 2.400,15 28.801,81 600,04 12,51


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 2.620 1.362,90 1.049,60 1.078,20 2.163,25 2.620,19
Fortaleza - CE 1.052 - 1.458 1.116,87 1.051,87 1.110,14 1.203,95 1.458,27
Curitiba - PR 1.061 - 1.948 1.245,03 1.060,75 1.156,86 1.608,41 1.948,15
Belo Horizonte - MG 1.074 - 1.789 1.200,33 1.074,06 1.134,65 1.476,80 1.788,74
Ribeirão Preto - SP 1.096 - 1.836 1.315,45 1.095,80 1.352,00 1.516,14 1.836,39
Araçatuba - SP 1.096 - 1.424 1.134,75 1.095,65 1.124,57 1.175,74 1.424,09
Joinville - SC 1.237 - 2.477 1.458,40 1.237,38 1.272,60 2.045,26 2.477,29
Natal - RN 1.177 - 1.507 1.206,74 1.177,14 1.202,90 1.244,08 1.506,86
Uberlândia - MG 1.045 - 1.600 1.122,96 1.045,00 1.045,00 1.320,93 1.599,95
Rio de Janeiro - RJ 1.083 - 3.217 1.572,25 1.082,88 1.300,00 2.656,22 3.217,30
Porto Alegre - RS 1.124 - 2.399 1.377,80 1.123,55 1.180,75 1.980,73 2.399,12
Anápolis - GO 1.100 - 1.453 1.124,78 1.099,54 1.100,00 1.199,91 1.453,36
Brasília - DF 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Santana de Parnaíba - SP 1.048 - 1.615 1.128,61 1.047,60 1.057,00 1.333,65 1.615,35
Goiânia - GO 1.084 - 2.400 1.403,60 1.084,30 1.260,39 1.981,20 2.399,69
Campinas - SP 1.045 - 2.721 1.429,00 1.045,00 1.197,26 2.246,09 2.720,53
Rio Verde - GO 1.070 - 1.371 1.090,48 1.070,44 1.080,00 1.131,63 1.370,67
Foz do Iguaçu - PR 1.141 - 1.575 1.193,85 1.141,22 1.156,86 1.300,60 1.575,33
São Bernardo do Campo - SP 1.052 - 2.143 1.261,86 1.051,64 1.125,54 1.769,54 2.143,32
Sorocaba - SP 1.051 - 1.610 1.131,36 1.050,73 1.050,83 1.329,61 1.610,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 2.419 1.341,55 1.049,25 1.142,00 1.997,12 2.418,98
Minas Gerais 1.046 - 1.785 1.186,64 1.046,15 1.105,04 1.473,69 1.784,98
Paraná 1.072 - 2.038 1.278,39 1.071,54 1.180,57 1.682,24 2.037,58
Ceará 1.052 - 1.470 1.119,04 1.051,57 1.110,14 1.213,47 1.469,79
Santa Catarina 1.174 - 2.422 1.434,18 1.173,70 1.272,60 1.999,41 2.421,75
Goiás 1.073 - 1.881 1.210,07 1.072,70 1.100,00 1.552,68 1.880,66
Rio Grande do Sul 1.135 - 2.452 1.420,48 1.134,99 1.261,75 2.024,69 2.452,36
Rio de Janeiro 1.080 - 3.074 1.538,11 1.080,11 1.284,00 2.538,29 3.074,45
Rio Grande do Norte 1.172 - 1.519 1.207,86 1.171,67 1.202,90 1.253,98 1.518,85
Distrito Federal 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Espírito Santo 1.045 - 1.867 1.195,91 1.045,00 1.100,00 1.541,39 1.866,98
Pernambuco 1.069 - 2.193 1.312,23 1.068,61 1.170,00 1.810,36 2.192,76
Mato Grosso 1.053 - 2.426 1.406,09 1.053,07 1.260,00 2.002,80 2.425,85
Maranhão 1.069 - 1.648 1.192,08 1.069,04 1.183,21 1.360,20 1.647,51
Bahia 1.039 - 2.350 1.329,28 1.038,85 1.130,00 1.940,46 2.350,34
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.958 1.284,61 1.085,62 1.238,00 1.616,35 1.957,77
Rondônia 1.046 - 1.793 1.186,41 1.045,73 1.128,00 1.479,94 1.792,55
Pará 1.097 - 2.190 1.344,99 1.097,23 1.226,00 1.808,04 2.189,95
Tocantins 1.061 - 1.785 1.197,69 1.060,90 1.130,31 1.473,81 1.785,13
Piauí 1.070 - 1.687 1.174,47 1.070,29 1.117,84 1.392,58 1.686,74
Amazonas 1.147 - 2.384 1.450,54 1.147,33 1.304,78 1.968,44 2.384,24
Paraíba 1.075 - 2.490 1.407,79 1.075,38 1.185,00 2.055,57 2.489,77
Alagoas 1.047 - 2.383 1.344,97 1.047,34 1.200,00 1.967,26 2.382,81
Sergipe 1.078 - 2.250 1.299,34 1.077,83 1.150,78 1.857,67 2.250,06
Acre 1.123 - 1.617 1.185,30 1.123,07 1.128,60 1.335,31 1.617,37
Amapá 1.045 - 1.803 1.192,67 1.045,00 1.087,94 1.488,24 1.802,60
Roraima 1.045 - 1.951 1.193,34 1.045,00 1.045,00 1.610,87 1.951,13


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recuperador interno

Cobradores devem:

  • informar ao devedor;
  • comunicar-se com devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atualizar cadastro;
  • identificar cobranças indevidas;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;

  • Atividades

    • confirmar improcedência da cobrança;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • consultar informações cartográficas;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • analisar razões da inadimplência;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • fechar negociações com devedor;
    • informar devedor sobre o débito;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • agrupar documentos;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • emitir recibos;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • definir estratégias de cobrança;
    • transmitir confiança;
    • anexar documentos;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • consultar instituições públicas;
    • demonstrar paciência;
    • contatar fiador ou avalista;
    • informar locais de pagamento;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • demonstrar perseverança;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar disciplina;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • registrar informações da negociação;
    • consultar instituições financeiras;
    • identificar-se ao devedor;
    • localizar pagamento efetuado;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • avaliar estado físico do bem;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • demonstrar capacidade de observação;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • operar sistema de telefonia;
    • demonstrar postura profissional;
    • notificar débito através de carta;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • demonstrar dinamismo;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • demonstrar desinibição;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • lidar com conflitos;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • operar meios eletrônicos;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • demonstrar polidez;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • demonstrar ambição;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;


    Setores que mais contratam Recuperador interno no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de livros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração de cartões de crédito
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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