Salário para o cargo de Recuperador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Recuperador interno - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Recuperador interno

Um Recuperador interno trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.081,77 e R$ 2.211,64, com a média salarial de R$ 1.300,54 e o salário mediana em R$ 1.150,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recuperador interno

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.300,54 15.606,46 325,13 6,78
1º Quartil 1.081,77 12.981,25 270,44 5,64
Salário Mediana 1.150,00 13.800,00 287,50 5,99
3º Quartil 1.686,69 20.240,31 421,67 8,79
Teto Salarial 2.211,64 26.539,70 552,91 11,52


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 2.620 1.362,90 1.049,60 1.078,20 2.163,25 2.620,19
Fortaleza - CE 1.052 - 1.458 1.116,87 1.051,87 1.110,14 1.203,95 1.458,27
Curitiba - PR 1.061 - 1.948 1.245,03 1.060,75 1.156,86 1.608,41 1.948,15
Belo Horizonte - MG 1.074 - 1.789 1.200,33 1.074,06 1.134,65 1.476,80 1.788,74
Ribeirão Preto - SP 1.096 - 1.836 1.315,45 1.095,80 1.352,00 1.516,14 1.836,39
Araçatuba - SP 1.096 - 1.424 1.134,75 1.095,65 1.124,57 1.175,74 1.424,09
Joinville - SC 1.237 - 2.477 1.458,40 1.237,38 1.272,60 2.045,26 2.477,29
Natal - RN 1.177 - 1.507 1.206,74 1.177,14 1.202,90 1.244,08 1.506,86
Uberlândia - MG 1.045 - 1.600 1.122,96 1.045,00 1.045,00 1.320,93 1.599,95
Rio de Janeiro - RJ 1.083 - 3.217 1.572,25 1.082,88 1.300,00 2.656,22 3.217,30
Porto Alegre - RS 1.124 - 2.399 1.377,80 1.123,55 1.180,75 1.980,73 2.399,12
Anápolis - GO 1.100 - 1.453 1.124,78 1.099,54 1.100,00 1.199,91 1.453,36
Brasília - DF 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Santana de Parnaíba - SP 1.048 - 1.615 1.128,61 1.047,60 1.057,00 1.333,65 1.615,35
Goiânia - GO 1.084 - 2.400 1.403,60 1.084,30 1.260,39 1.981,20 2.399,69
Campinas - SP 1.045 - 2.721 1.429,00 1.045,00 1.197,26 2.246,09 2.720,53
Rio Verde - GO 1.070 - 1.371 1.090,48 1.070,44 1.080,00 1.131,63 1.370,67
Foz do Iguaçu - PR 1.141 - 1.575 1.193,85 1.141,22 1.156,86 1.300,60 1.575,33
São Bernardo do Campo - SP 1.052 - 2.143 1.261,86 1.051,64 1.125,54 1.769,54 2.143,32
Sorocaba - SP 1.051 - 1.610 1.131,36 1.050,73 1.050,83 1.329,61 1.610,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 2.419 1.341,55 1.049,25 1.142,00 1.997,12 2.418,98
Minas Gerais 1.046 - 1.785 1.186,64 1.046,15 1.105,04 1.473,69 1.784,98
Paraná 1.072 - 2.038 1.278,39 1.071,54 1.180,57 1.682,24 2.037,58
Ceará 1.052 - 1.470 1.119,04 1.051,57 1.110,14 1.213,47 1.469,79
Santa Catarina 1.174 - 2.422 1.434,18 1.173,70 1.272,60 1.999,41 2.421,75
Goiás 1.073 - 1.881 1.210,07 1.072,70 1.100,00 1.552,68 1.880,66
Rio Grande do Sul 1.135 - 2.452 1.420,48 1.134,99 1.261,75 2.024,69 2.452,36
Rio de Janeiro 1.080 - 3.074 1.538,11 1.080,11 1.284,00 2.538,29 3.074,45
Rio Grande do Norte 1.172 - 1.519 1.207,86 1.171,67 1.202,90 1.253,98 1.518,85
Distrito Federal 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Espírito Santo 1.045 - 1.867 1.195,91 1.045,00 1.100,00 1.541,39 1.866,98
Pernambuco 1.069 - 2.193 1.312,23 1.068,61 1.170,00 1.810,36 2.192,76
Mato Grosso 1.053 - 2.426 1.406,09 1.053,07 1.260,00 2.002,80 2.425,85
Maranhão 1.069 - 1.648 1.192,08 1.069,04 1.183,21 1.360,20 1.647,51
Bahia 1.039 - 2.350 1.329,28 1.038,85 1.130,00 1.940,46 2.350,34
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.958 1.284,61 1.085,62 1.238,00 1.616,35 1.957,77
Rondônia 1.046 - 1.793 1.186,41 1.045,73 1.128,00 1.479,94 1.792,55
Pará 1.097 - 2.190 1.344,99 1.097,23 1.226,00 1.808,04 2.189,95
Tocantins 1.061 - 1.785 1.197,69 1.060,90 1.130,31 1.473,81 1.785,13
Piauí 1.070 - 1.687 1.174,47 1.070,29 1.117,84 1.392,58 1.686,74
Amazonas 1.147 - 2.384 1.450,54 1.147,33 1.304,78 1.968,44 2.384,24
Paraíba 1.075 - 2.490 1.407,79 1.075,38 1.185,00 2.055,57 2.489,77
Alagoas 1.047 - 2.383 1.344,97 1.047,34 1.200,00 1.967,26 2.382,81
Sergipe 1.078 - 2.250 1.299,34 1.077,83 1.150,78 1.857,67 2.250,06
Acre 1.123 - 1.617 1.185,30 1.123,07 1.128,60 1.335,31 1.617,37
Amapá 1.045 - 1.803 1.192,67 1.045,00 1.087,94 1.488,24 1.802,60
Roraima 1.045 - 1.951 1.193,34 1.045,00 1.045,00 1.610,87 1.951,13


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recuperador interno

Cobradores devem:

  • cobrar valores devidos;
  • atualizar cadastro;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se com devedor;
  • preparar cobrança;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • informar ao devedor;
  • identificar cobranças indevidas;

  • Atividades

    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • notificar débito através de carta;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • demonstrar segurança;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • fechar negociações com devedor;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • demonstrar dinamismo;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • anexar documentos;
    • informar locais de pagamento;
    • consultar instituições financeiras;
    • localizar pagamento efetuado;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • demonstrar paciência;
    • definir estratégias de cobrança;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • registrar informações da negociação;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • consultar informações cartográficas;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • emitir recibos;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • informar devedor sobre o débito;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • analisar razões da inadimplência;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • demonstrar postura profissional;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • demonstrar polidez;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • demonstrar ambição;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • demonstrar disciplina;
    • consultar instituições públicas;
    • lidar com conflitos;
    • avaliar estado físico do bem;
    • operar sistema de telefonia;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • agrupar documentos;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • demonstrar perseverança;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • identificar-se ao devedor;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • transmitir confiança;
    • contatar fiador ou avalista;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • demonstrar desinibição;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • operar meios eletrônicos;


    Setores que mais contratam Recuperador interno no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de livros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração de cartões de crédito
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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