Salário para o cargo de Chapeleiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Chapeleiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chapeleiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • propor compra de novos itens;
  • formular incentivos de produtividade;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • orientar clientes;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • analisar tendências do mercado;
  • cooperar na definição de projetos;
  • gerir custos;
  • captar recursos;
  • elaborar normas e instruções;
  • definir perfil do consumidor final;
  • administrar remanejamentos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • designar equipe para projeto;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • definir estratégias de terceirização;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • gerir estoques;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • examinar currículos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • representar a empresa;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • promover programas prevencionistas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • remanejar leiaute;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • exercitar a autonomia;
  • planejar compras e locações;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • avaliar desempenho;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • fazer orçamentos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • exercer liderança;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • determinar perfis profissionais;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • participar de reuniões;
  • agir com dinamismo;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • gerir investimentos;
  • transferir numerário para o banco;
  • cobrar resultados;
  • contratar serviços;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • implantar técnicas de vendas;
  • demonstrar motivação;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • buscar atualização profissional;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • providenciar integração de funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerir compras;
  • operar equipamentos de informática;
  • delegar atribuições;
  • expressar-se oralmente;
  • medir resultados de treinamento;
  • qualificar fornecedores;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • recepcionar mercadorias;
  • promover funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • entrevistar candidatos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • expressar-se gestualmente;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • instruir subordinados;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;


Setores que mais contratam Chapeleiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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