Salário para o cargo de Chapeleiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Chapeleiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chapeleiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • qualificar fornecedores;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • cooperar na definição de projetos;
  • designar equipe para projeto;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • agir com dinamismo;
  • propor compra de novos itens;
  • gerir custos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • participar de reuniões;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • planejar compras e locações;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • formular incentivos de produtividade;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • gerir compras;
  • fazer orçamentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • administrar remanejamentos;
  • gerir estoques;
  • representar a empresa;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • expressar-se gestualmente;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • manter apresentação pessoal;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • avaliar desempenho;
  • resolver reclamações de clientes;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • examinar currículos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • exercitar a autonomia;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • instruir subordinados;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • elaborar normas e instruções;
  • exercer liderança;
  • providenciar integração de funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • operar equipamentos de informática;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • orientar clientes;
  • recepcionar mercadorias;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • captar recursos;
  • contratar serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • definir estratégias de terceirização;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerir investimentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • buscar atualização profissional;
  • demonstrar motivação;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • delegar atribuições;
  • transferir numerário para o banco;
  • promover funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • promover programas prevencionistas;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • determinar perfis profissionais;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • analisar tendências do mercado;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • expressar-se oralmente;
  • cobrar resultados;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • planejar racionalização do uso de recursos;


Setores que mais contratam Chapeleiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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