Salário para o cargo de Chapeleiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Chapeleiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chapeleiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;

Atividades

  • buscar atualização profissional;
  • agir com dinamismo;
  • representar a empresa;
  • resolver reclamações de clientes;
  • demonstrar motivação;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • administrar remanejamentos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • gerir estoques;
  • analisar tendências do mercado;
  • promover programas prevencionistas;
  • captar recursos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • participar de reuniões;
  • expressar-se oralmente;
  • medir resultados de treinamento;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • contratar serviços;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • gerir custos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • determinar perfis profissionais;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • fazer orçamentos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • instruir subordinados;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • propor compra de novos itens;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • elaborar normas e instruções;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • delegar atribuições;
  • gerir compras;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • cobrar resultados;
  • exercer liderança;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • examinar currículos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • planejar compras e locações;
  • recepcionar mercadorias;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • manter apresentação pessoal;
  • transferir numerário para o banco;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • expressar-se gestualmente;
  • definir estratégias de terceirização;
  • elaborar plano de investimentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • exercitar a autonomia;
  • promover funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • remanejar leiaute;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • entrevistar candidatos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estimular a motivação das equipes;
  • operar equipamentos de informática;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • gerir investimentos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • providenciar integração de funcionários;
  • orientar clientes;
  • designar equipe para projeto;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • avaliar desempenho;
  • qualificar fornecedores;
  • formular incentivos de produtividade;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;


Setores que mais contratam Chapeleiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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