Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Alfarrabista
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
Atividades
- participar de reuniões;
- agir com dinamismo;
- demonstrar motivação;
- providenciar integração de funcionários;
- exercitar a autonomia;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- examinar currículos;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- analisar tendências do mercado;
- expressar-se oralmente;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- gerir custos;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- delegar atribuições;
- captar recursos;
- representar a empresa;
- prover ações de preservação ambiental;
- implementar reciclagem de funcionários;
- operar equipamentos de informática;
- apreciar inovações organizacionais;
- buscar atualização profissional;
- propor compra de novos itens;
- revisar manuais de procedimentos;
- definir estratégias de terceirização;
- administrar conflitos entre funcionários;
- formular incentivos de produtividade;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- acompanhar a execução orçamentária;
- controlar o cumprimento de normas;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- gerir investimentos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- elaborar plano de investimentos;
- negociar preços e condições de pagamento;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- recomendar promoção de funcionários;
- remanejar leiaute;
- promover programas prevencionistas;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- liberar mercadorias para entrega;
- expressar-se gestualmente;
- contratar serviços;
- gerenciar contratos de serviços;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- atender agentes de fiscalização;
- gerir estoques;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- definir perfil do consumidor final;
- realizar reuniões com a equipe;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- fazer orçamentos;
- gerir compras;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- colaborar na definição de epi e epc;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- administrar remanejamentos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- promover funcionários;
- transferir numerário para o banco;
- elaborar normas e instruções;
- cooperar na definição de projetos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- estimular a motivação das equipes;
- exercer liderança;
- entrevistar candidatos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- avaliar desempenho;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- resolver reclamações de clientes;
- instruir subordinados;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- implantar técnicas de vendas;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- orientar clientes;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- determinar perfis profissionais;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- monitorar o andamento de projetos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- manter apresentação pessoal;
- prestar assistência social aos funcionários;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- medir resultados de treinamento;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- planejar compras e locações;
- recepcionar mercadorias;
- cobrar resultados;
- designar equipe para projeto;
Setores que mais contratam Alfarrabista no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial