Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Comissário de café
- Proprietário de pebolim (comércio varejista)
- Gerente de balconista
- Antiquário comércio varejista
- Ferragista (comércio varejista)
- Droguista (comércio varejista)
- Peleteiro (comércio varejista)
- Negociante (comércio varejista)
- Gerente de mercearia
- Retalhista (comércio varejista)
- Doceiro (exclusive no comércio ambulante)
- Estancieiro (comércio varejista)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Alfarrabista
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- atender aos clientes;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- entrevistar candidatos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- estimular a motivação das equipes;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- fazer orçamentos;
- analisar tendências do mercado;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- realizar reuniões com a equipe;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- recomendar promoção de funcionários;
- promover funcionários;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- examinar currículos;
- transferir numerário para o banco;
- monitorar o andamento de projetos;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- prover ações de preservação ambiental;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- revisar manuais de procedimentos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- administrar conflitos entre funcionários;
- gerir custos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- gerir investimentos;
- participar de reuniões;
- atender agentes de fiscalização;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- instruir subordinados;
- apreciar inovações organizacionais;
- demonstrar motivação;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- implantar técnicas de vendas;
- expressar-se oralmente;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- propor compra de novos itens;
- gerir estoques;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- resolver reclamações de clientes;
- agir com dinamismo;
- definir perfil do consumidor final;
- manter apresentação pessoal;
- captar recursos;
- cooperar na definição de projetos;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- gerir compras;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- cobrar resultados;
- liberar mercadorias para entrega;
- representar a empresa;
- formular incentivos de produtividade;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- determinar perfis profissionais;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- administrar remanejamentos;
- controlar o cumprimento de normas;
- divulgar mercadorias e serviços;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- acompanhar a execução orçamentária;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- avaliar desempenho;
- providenciar integração de funcionários;
- promover programas prevencionistas;
- argumentar com convicção (persuasão);
- planejar compras e locações;
- medir resultados de treinamento;
- contratar serviços;
- colaborar na definição de epi e epc;
- designar equipe para projeto;
- remanejar leiaute;
- exercer liderança;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- elaborar plano de investimentos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- buscar atualização profissional;
- negociar preços e condições de pagamento;
- implementar reciclagem de funcionários;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- recepcionar mercadorias;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- expressar-se gestualmente;
- delegar atribuições;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- acompanhar rotinas administrativas;
- exercitar a autonomia;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- gerenciar contratos de serviços;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- orientar clientes;
- operar equipamentos de informática;
- definir estratégias de terceirização;
- prestar assistência social aos funcionários;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- elaborar normas e instruções;
Setores que mais contratam Alfarrabista no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial